Endomarketing e capacidade absortiva: um estudo na empresa Zanella e Zanella Fábrica de Tijolos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanella, André Luiz Cazarotto
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2579
Resumo: A capacidade absortiva e o endomarketing são formas de se conquistar e engajar o público interno da organização em prol do objetivo organizacional, pensando nisso, esse estudo teve como objetivo analisar a relação entre o endomarketing e a capacidade absortiva na empresa Zanella e Zanella Fábrica de tijolos. Para isso foi realizada uma pesquisa aplicada, de campo, exploratória, descritiva com abordagem quantitativa. Participaram da pesquisa 12 funcionários da empresa Zanella e Zanella Fábrica de tijolos. Os dados foram coletados através de questionário online que foi dividido em três blocos: levantamento de perfil sociodemográfico, escala de endomarketing de Queirós (2014) e a escala de capacidade absortiva de Flatten et al. (2011). Os dados foram analisados através de estatísticas descritivas. Os principais resultados indicam que os funcionários são do gênero masculino, a maior parte tem mais de três anos de empresa, e faz parte do setor de produção. Quanto aos níveis de endomarketing e de capacidade absortiva percebe-se que existe uma tendência positiva em ambos os constructos. Quanto a relação entre endomarketing e capacidade absortiva foi encontrado um resultado inusitado que foi a relação negativa entre as dimensões assimilação, transformação e exploração. As principais sugestões para a empresa são a disponibilização de feedback, promoção de eventos e confraternizações; e disponibilização de materiais para melhorias nos processos.
id UPF_3ca710b7c5f518c8843f0d365316bef6
oai_identifier_str oai:localhost:riupf/2579
network_acronym_str UPF
network_name_str Repositório Institucional da UPF
repository_id_str 1610
spelling 2024-02-02T18:09:17Z2024-02-022024-02-02T18:09:17Z2023-12-12ZANELLA, André Luiz Cazarotto. Endomarketing e capacidade absortiva: um estudo na empresa Zanella e Zanella Fábrica de Tijolos. 2023. 25 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Sarandi-RS, 2023.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2579A capacidade absortiva e o endomarketing são formas de se conquistar e engajar o público interno da organização em prol do objetivo organizacional, pensando nisso, esse estudo teve como objetivo analisar a relação entre o endomarketing e a capacidade absortiva na empresa Zanella e Zanella Fábrica de tijolos. Para isso foi realizada uma pesquisa aplicada, de campo, exploratória, descritiva com abordagem quantitativa. Participaram da pesquisa 12 funcionários da empresa Zanella e Zanella Fábrica de tijolos. Os dados foram coletados através de questionário online que foi dividido em três blocos: levantamento de perfil sociodemográfico, escala de endomarketing de Queirós (2014) e a escala de capacidade absortiva de Flatten et al. (2011). Os dados foram analisados através de estatísticas descritivas. Os principais resultados indicam que os funcionários são do gênero masculino, a maior parte tem mais de três anos de empresa, e faz parte do setor de produção. Quanto aos níveis de endomarketing e de capacidade absortiva percebe-se que existe uma tendência positiva em ambos os constructos. Quanto a relação entre endomarketing e capacidade absortiva foi encontrado um resultado inusitado que foi a relação negativa entre as dimensões assimilação, transformação e exploração. As principais sugestões para a empresa são a disponibilização de feedback, promoção de eventos e confraternizações; e disponibilização de materiais para melhorias nos processos.Absorptive capacity and internal marketing are ways of winning over and engaging the organization's internal public in favor of the organizational objective. With this in mind, this study aimed to analyze the relationship between internal marketing and absorptive capacity in the company Zanella and Zanella Fábrica de bricks . To this end, applied, field, exploratory, descriptive research was carried out with a quantitative approach. 12 employees from the company Zanella and Zanella Fábrica de bricks participated in the research. Data were collected through an online questionnaire that was divided into three blocks: sociodemographic profile survey, internal marketing scale by Queirós (2014) and the absorptive capacity scale by Flatten et al. (2011). Data were analyzed using descriptive statistics. The main results indicate that the employees are male, most have been with the company for more than three years, and are part of the production sector. Regarding the levels of internal marketing and absorptive capacity, it is clear that there is a positive trend in both constructs. Regarding the relationship between internal marketing and absorptive capacity, an unusual result was found, which was the negative relationship between the dimensions of assimilation, transformation and exploration. The main suggestions for the company are providing feedback, promoting events and get-togethers; and provision of materials for process improvements.Submitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-02-02T18:09:17Z No. of bitstreams: 1 SAR2023AndréLuizCazarottoZanella.pdf: 360243 bytes, checksum: c1ae7893c95bb403f53e5b93d6d7c569 (MD5)Made available in DSpace on 2024-02-02T18:09:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SAR2023AndréLuizCazarottoZanella.pdf: 360243 bytes, checksum: c1ae7893c95bb403f53e5b93d6d7c569 (MD5) Previous issue date: 2023-12-12porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEACEndomarketingCapacidade absortivaGestão de pessoasGestãoEndomarketing e capacidade absortiva: um estudo na empresa Zanella e Zanella Fábrica de Tijolosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSecchi, MorganaZanella, André Luiz Cazarottoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/2579/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALSAR2023AndréLuizCazarottoZanella.pdfSAR2023AndréLuizCazarottoZanella.pdfTrbalho de conclusão de curso André Luiz Cazarotto Zanellaapplication/pdf360243http://localhost:8080/bitstream/riupf/2579/1/SAR2023Andr%c3%a9LuizCazarottoZanella.pdfc1ae7893c95bb403f53e5b93d6d7c569MD51riupf/25792024-02-02 16:09:17.124oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102024-02-02T18:09:17Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Endomarketing e capacidade absortiva: um estudo na empresa Zanella e Zanella Fábrica de Tijolos
title Endomarketing e capacidade absortiva: um estudo na empresa Zanella e Zanella Fábrica de Tijolos
spellingShingle Endomarketing e capacidade absortiva: um estudo na empresa Zanella e Zanella Fábrica de Tijolos
Zanella, André Luiz Cazarotto
Endomarketing
Capacidade absortiva
Gestão de pessoas
Gestão
title_short Endomarketing e capacidade absortiva: um estudo na empresa Zanella e Zanella Fábrica de Tijolos
title_full Endomarketing e capacidade absortiva: um estudo na empresa Zanella e Zanella Fábrica de Tijolos
title_fullStr Endomarketing e capacidade absortiva: um estudo na empresa Zanella e Zanella Fábrica de Tijolos
title_full_unstemmed Endomarketing e capacidade absortiva: um estudo na empresa Zanella e Zanella Fábrica de Tijolos
title_sort Endomarketing e capacidade absortiva: um estudo na empresa Zanella e Zanella Fábrica de Tijolos
author Zanella, André Luiz Cazarotto
author_facet Zanella, André Luiz Cazarotto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Secchi, Morgana
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanella, André Luiz Cazarotto
contributor_str_mv Secchi, Morgana
dc.subject.por.fl_str_mv Endomarketing
Capacidade absortiva
Gestão de pessoas
Gestão
topic Endomarketing
Capacidade absortiva
Gestão de pessoas
Gestão
description A capacidade absortiva e o endomarketing são formas de se conquistar e engajar o público interno da organização em prol do objetivo organizacional, pensando nisso, esse estudo teve como objetivo analisar a relação entre o endomarketing e a capacidade absortiva na empresa Zanella e Zanella Fábrica de tijolos. Para isso foi realizada uma pesquisa aplicada, de campo, exploratória, descritiva com abordagem quantitativa. Participaram da pesquisa 12 funcionários da empresa Zanella e Zanella Fábrica de tijolos. Os dados foram coletados através de questionário online que foi dividido em três blocos: levantamento de perfil sociodemográfico, escala de endomarketing de Queirós (2014) e a escala de capacidade absortiva de Flatten et al. (2011). Os dados foram analisados através de estatísticas descritivas. Os principais resultados indicam que os funcionários são do gênero masculino, a maior parte tem mais de três anos de empresa, e faz parte do setor de produção. Quanto aos níveis de endomarketing e de capacidade absortiva percebe-se que existe uma tendência positiva em ambos os constructos. Quanto a relação entre endomarketing e capacidade absortiva foi encontrado um resultado inusitado que foi a relação negativa entre as dimensões assimilação, transformação e exploração. As principais sugestões para a empresa são a disponibilização de feedback, promoção de eventos e confraternizações; e disponibilização de materiais para melhorias nos processos.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-02T18:09:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-02
2024-02-02T18:09:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ZANELLA, André Luiz Cazarotto. Endomarketing e capacidade absortiva: um estudo na empresa Zanella e Zanella Fábrica de Tijolos. 2023. 25 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Sarandi-RS, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2579
identifier_str_mv ZANELLA, André Luiz Cazarotto. Endomarketing e capacidade absortiva: um estudo na empresa Zanella e Zanella Fábrica de Tijolos. 2023. 25 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Sarandi-RS, 2023.
url http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UPF
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Repositório Institucional da UPF
collection Repositório Institucional da UPF
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/bitstream/riupf/2579/2/license.txt
http://localhost:8080/bitstream/riupf/2579/1/SAR2023Andr%c3%a9LuizCazarottoZanella.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4c
c1ae7893c95bb403f53e5b93d6d7c569
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798492628887535616