Endomarketing e capacidade absortiva: um estudo na empresa Zanella e Zanella Fábrica de Tijolos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UPF |
Texto Completo: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2579 |
Resumo: | A capacidade absortiva e o endomarketing são formas de se conquistar e engajar o público interno da organização em prol do objetivo organizacional, pensando nisso, esse estudo teve como objetivo analisar a relação entre o endomarketing e a capacidade absortiva na empresa Zanella e Zanella Fábrica de tijolos. Para isso foi realizada uma pesquisa aplicada, de campo, exploratória, descritiva com abordagem quantitativa. Participaram da pesquisa 12 funcionários da empresa Zanella e Zanella Fábrica de tijolos. Os dados foram coletados através de questionário online que foi dividido em três blocos: levantamento de perfil sociodemográfico, escala de endomarketing de Queirós (2014) e a escala de capacidade absortiva de Flatten et al. (2011). Os dados foram analisados através de estatísticas descritivas. Os principais resultados indicam que os funcionários são do gênero masculino, a maior parte tem mais de três anos de empresa, e faz parte do setor de produção. Quanto aos níveis de endomarketing e de capacidade absortiva percebe-se que existe uma tendência positiva em ambos os constructos. Quanto a relação entre endomarketing e capacidade absortiva foi encontrado um resultado inusitado que foi a relação negativa entre as dimensões assimilação, transformação e exploração. As principais sugestões para a empresa são a disponibilização de feedback, promoção de eventos e confraternizações; e disponibilização de materiais para melhorias nos processos. |
id |
UPF_3ca710b7c5f518c8843f0d365316bef6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riupf/2579 |
network_acronym_str |
UPF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UPF |
repository_id_str |
1610 |
spelling |
2024-02-02T18:09:17Z2024-02-022024-02-02T18:09:17Z2023-12-12ZANELLA, André Luiz Cazarotto. Endomarketing e capacidade absortiva: um estudo na empresa Zanella e Zanella Fábrica de Tijolos. 2023. 25 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Sarandi-RS, 2023.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2579A capacidade absortiva e o endomarketing são formas de se conquistar e engajar o público interno da organização em prol do objetivo organizacional, pensando nisso, esse estudo teve como objetivo analisar a relação entre o endomarketing e a capacidade absortiva na empresa Zanella e Zanella Fábrica de tijolos. Para isso foi realizada uma pesquisa aplicada, de campo, exploratória, descritiva com abordagem quantitativa. Participaram da pesquisa 12 funcionários da empresa Zanella e Zanella Fábrica de tijolos. Os dados foram coletados através de questionário online que foi dividido em três blocos: levantamento de perfil sociodemográfico, escala de endomarketing de Queirós (2014) e a escala de capacidade absortiva de Flatten et al. (2011). Os dados foram analisados através de estatísticas descritivas. Os principais resultados indicam que os funcionários são do gênero masculino, a maior parte tem mais de três anos de empresa, e faz parte do setor de produção. Quanto aos níveis de endomarketing e de capacidade absortiva percebe-se que existe uma tendência positiva em ambos os constructos. Quanto a relação entre endomarketing e capacidade absortiva foi encontrado um resultado inusitado que foi a relação negativa entre as dimensões assimilação, transformação e exploração. As principais sugestões para a empresa são a disponibilização de feedback, promoção de eventos e confraternizações; e disponibilização de materiais para melhorias nos processos.Absorptive capacity and internal marketing are ways of winning over and engaging the organization's internal public in favor of the organizational objective. With this in mind, this study aimed to analyze the relationship between internal marketing and absorptive capacity in the company Zanella and Zanella Fábrica de bricks . To this end, applied, field, exploratory, descriptive research was carried out with a quantitative approach. 12 employees from the company Zanella and Zanella Fábrica de bricks participated in the research. Data were collected through an online questionnaire that was divided into three blocks: sociodemographic profile survey, internal marketing scale by Queirós (2014) and the absorptive capacity scale by Flatten et al. (2011). Data were analyzed using descriptive statistics. The main results indicate that the employees are male, most have been with the company for more than three years, and are part of the production sector. Regarding the levels of internal marketing and absorptive capacity, it is clear that there is a positive trend in both constructs. Regarding the relationship between internal marketing and absorptive capacity, an unusual result was found, which was the negative relationship between the dimensions of assimilation, transformation and exploration. The main suggestions for the company are providing feedback, promoting events and get-togethers; and provision of materials for process improvements.Submitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-02-02T18:09:17Z No. of bitstreams: 1 SAR2023AndréLuizCazarottoZanella.pdf: 360243 bytes, checksum: c1ae7893c95bb403f53e5b93d6d7c569 (MD5)Made available in DSpace on 2024-02-02T18:09:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SAR2023AndréLuizCazarottoZanella.pdf: 360243 bytes, checksum: c1ae7893c95bb403f53e5b93d6d7c569 (MD5) Previous issue date: 2023-12-12porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEACEndomarketingCapacidade absortivaGestão de pessoasGestãoEndomarketing e capacidade absortiva: um estudo na empresa Zanella e Zanella Fábrica de Tijolosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSecchi, MorganaZanella, André Luiz Cazarottoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/2579/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALSAR2023AndréLuizCazarottoZanella.pdfSAR2023AndréLuizCazarottoZanella.pdfTrbalho de conclusão de curso André Luiz Cazarotto Zanellaapplication/pdf360243http://localhost:8080/bitstream/riupf/2579/1/SAR2023Andr%c3%a9LuizCazarottoZanella.pdfc1ae7893c95bb403f53e5b93d6d7c569MD51riupf/25792024-02-02 16:09:17.124oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102024-02-02T18:09:17Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Endomarketing e capacidade absortiva: um estudo na empresa Zanella e Zanella Fábrica de Tijolos |
title |
Endomarketing e capacidade absortiva: um estudo na empresa Zanella e Zanella Fábrica de Tijolos |
spellingShingle |
Endomarketing e capacidade absortiva: um estudo na empresa Zanella e Zanella Fábrica de Tijolos Zanella, André Luiz Cazarotto Endomarketing Capacidade absortiva Gestão de pessoas Gestão |
title_short |
Endomarketing e capacidade absortiva: um estudo na empresa Zanella e Zanella Fábrica de Tijolos |
title_full |
Endomarketing e capacidade absortiva: um estudo na empresa Zanella e Zanella Fábrica de Tijolos |
title_fullStr |
Endomarketing e capacidade absortiva: um estudo na empresa Zanella e Zanella Fábrica de Tijolos |
title_full_unstemmed |
Endomarketing e capacidade absortiva: um estudo na empresa Zanella e Zanella Fábrica de Tijolos |
title_sort |
Endomarketing e capacidade absortiva: um estudo na empresa Zanella e Zanella Fábrica de Tijolos |
author |
Zanella, André Luiz Cazarotto |
author_facet |
Zanella, André Luiz Cazarotto |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Secchi, Morgana |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanella, André Luiz Cazarotto |
contributor_str_mv |
Secchi, Morgana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Endomarketing Capacidade absortiva Gestão de pessoas Gestão |
topic |
Endomarketing Capacidade absortiva Gestão de pessoas Gestão |
description |
A capacidade absortiva e o endomarketing são formas de se conquistar e engajar o público interno da organização em prol do objetivo organizacional, pensando nisso, esse estudo teve como objetivo analisar a relação entre o endomarketing e a capacidade absortiva na empresa Zanella e Zanella Fábrica de tijolos. Para isso foi realizada uma pesquisa aplicada, de campo, exploratória, descritiva com abordagem quantitativa. Participaram da pesquisa 12 funcionários da empresa Zanella e Zanella Fábrica de tijolos. Os dados foram coletados através de questionário online que foi dividido em três blocos: levantamento de perfil sociodemográfico, escala de endomarketing de Queirós (2014) e a escala de capacidade absortiva de Flatten et al. (2011). Os dados foram analisados através de estatísticas descritivas. Os principais resultados indicam que os funcionários são do gênero masculino, a maior parte tem mais de três anos de empresa, e faz parte do setor de produção. Quanto aos níveis de endomarketing e de capacidade absortiva percebe-se que existe uma tendência positiva em ambos os constructos. Quanto a relação entre endomarketing e capacidade absortiva foi encontrado um resultado inusitado que foi a relação negativa entre as dimensões assimilação, transformação e exploração. As principais sugestões para a empresa são a disponibilização de feedback, promoção de eventos e confraternizações; e disponibilização de materiais para melhorias nos processos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-12-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-02-02T18:09:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-02-02 2024-02-02T18:09:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ZANELLA, André Luiz Cazarotto. Endomarketing e capacidade absortiva: um estudo na empresa Zanella e Zanella Fábrica de Tijolos. 2023. 25 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Sarandi-RS, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2579 |
identifier_str_mv |
ZANELLA, André Luiz Cazarotto. Endomarketing e capacidade absortiva: um estudo na empresa Zanella e Zanella Fábrica de Tijolos. 2023. 25 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Sarandi-RS, 2023. |
url |
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UPF instname:Universidade de Passo Fundo (UPF) instacron:UPF |
instname_str |
Universidade de Passo Fundo (UPF) |
instacron_str |
UPF |
institution |
UPF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UPF |
collection |
Repositório Institucional da UPF |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://localhost:8080/bitstream/riupf/2579/2/license.txt http://localhost:8080/bitstream/riupf/2579/1/SAR2023Andr%c3%a9LuizCazarottoZanella.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4c c1ae7893c95bb403f53e5b93d6d7c569 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814813997596147712 |