A influência do marketing sensorial na retenção de clientes em um salão de beleza de Passo Fundo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brum, Bianca Assumpção
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2177
Resumo: As mulheres estão cada vez mais preocupadas com a estética, junto a isso, há um crescimento exponencial no número de salões de beleza e consequentemente uma maior concorrência, precisando achar uma forma de se diferenciar dos demais para conseguir manter e conquistar novos clientes. Dessa forma esse estudo procurou analisar se as práticas de marketing sensorial influenciavam na intenção de retorno ao salão de beleza. Foi feita uma pesquisa qualitativa e exploratória com 22 clientes de um salão de beleza, no qual demonstrou-se que os elementos dos cinco sentidos como: cores, decoração, músicas, aromas, cadeiras e até a conversa e o toque das profissionais influenciam na percepção das clientes, trazendo sentimentos como feminilidade, tranquilidade, higiene, diferenciação e aconchego, que fazem com que a experiência seja melhor apreciada. Já os principais atributos responsáveis pelo retorno do cliente ao salão, foram o atendimento, resultado de serviço e localização conveniente, sendo enfatizado a questão tátil como um item muito presente no ambiente da loja. Por fim, recomenda-se que o salão de beleza utilize estratégias do marketing de relacionamento, como chamar pelo nome, usar o toque como forma de aproximação, criar um clube de benefícios e permanecer com os pacotes de serviços, além de focar seus esforços nos profissionais de linha de frente, investindo em um bom atendimento e qualificação profissional, tendo em vista atrair e reter mais clientes.
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