A influência do marketing sensorial na retenção de clientes em um salão de beleza de Passo Fundo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UPF |
Texto Completo: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2177 |
Resumo: | As mulheres estão cada vez mais preocupadas com a estética, junto a isso, há um crescimento exponencial no número de salões de beleza e consequentemente uma maior concorrência, precisando achar uma forma de se diferenciar dos demais para conseguir manter e conquistar novos clientes. Dessa forma esse estudo procurou analisar se as práticas de marketing sensorial influenciavam na intenção de retorno ao salão de beleza. Foi feita uma pesquisa qualitativa e exploratória com 22 clientes de um salão de beleza, no qual demonstrou-se que os elementos dos cinco sentidos como: cores, decoração, músicas, aromas, cadeiras e até a conversa e o toque das profissionais influenciam na percepção das clientes, trazendo sentimentos como feminilidade, tranquilidade, higiene, diferenciação e aconchego, que fazem com que a experiência seja melhor apreciada. Já os principais atributos responsáveis pelo retorno do cliente ao salão, foram o atendimento, resultado de serviço e localização conveniente, sendo enfatizado a questão tátil como um item muito presente no ambiente da loja. Por fim, recomenda-se que o salão de beleza utilize estratégias do marketing de relacionamento, como chamar pelo nome, usar o toque como forma de aproximação, criar um clube de benefícios e permanecer com os pacotes de serviços, além de focar seus esforços nos profissionais de linha de frente, investindo em um bom atendimento e qualificação profissional, tendo em vista atrair e reter mais clientes. |
id |
UPF_49c94c30a58c709472210678c9ac7486 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riupf/2177 |
network_acronym_str |
UPF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UPF |
repository_id_str |
1610 |
spelling |
A influência do marketing sensorial na retenção de clientes em um salão de beleza de Passo FundoAdministração de empresasCinco sentidosMarketing sensorialRetenção de clientesSalão de belezaAs mulheres estão cada vez mais preocupadas com a estética, junto a isso, há um crescimento exponencial no número de salões de beleza e consequentemente uma maior concorrência, precisando achar uma forma de se diferenciar dos demais para conseguir manter e conquistar novos clientes. Dessa forma esse estudo procurou analisar se as práticas de marketing sensorial influenciavam na intenção de retorno ao salão de beleza. Foi feita uma pesquisa qualitativa e exploratória com 22 clientes de um salão de beleza, no qual demonstrou-se que os elementos dos cinco sentidos como: cores, decoração, músicas, aromas, cadeiras e até a conversa e o toque das profissionais influenciam na percepção das clientes, trazendo sentimentos como feminilidade, tranquilidade, higiene, diferenciação e aconchego, que fazem com que a experiência seja melhor apreciada. Já os principais atributos responsáveis pelo retorno do cliente ao salão, foram o atendimento, resultado de serviço e localização conveniente, sendo enfatizado a questão tátil como um item muito presente no ambiente da loja. Por fim, recomenda-se que o salão de beleza utilize estratégias do marketing de relacionamento, como chamar pelo nome, usar o toque como forma de aproximação, criar um clube de benefícios e permanecer com os pacotes de serviços, além de focar seus esforços nos profissionais de linha de frente, investindo em um bom atendimento e qualificação profissional, tendo em vista atrair e reter mais clientes.Universidade de Passo FundoBrasilFaculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEACUPFCruz, Cassiana Maris LimaBrum, Bianca Assumpção2022-03-31T14:33:07Z2022-03-312022-03-31T14:33:07Z2020-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBRUM, Bianca Assumpção. A influência do marketing sensorial na retenção de clientes em um salão de beleza de Passo Fundo. 2020. 20 f. Artigo de conclusão de curso (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2020.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2177porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPF2022-04-05T19:19:28Zoai:localhost:riupf/2177Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102022-04-05T19:19:28Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência do marketing sensorial na retenção de clientes em um salão de beleza de Passo Fundo |
title |
A influência do marketing sensorial na retenção de clientes em um salão de beleza de Passo Fundo |
spellingShingle |
A influência do marketing sensorial na retenção de clientes em um salão de beleza de Passo Fundo Brum, Bianca Assumpção Administração de empresas Cinco sentidos Marketing sensorial Retenção de clientes Salão de beleza |
title_short |
A influência do marketing sensorial na retenção de clientes em um salão de beleza de Passo Fundo |
title_full |
A influência do marketing sensorial na retenção de clientes em um salão de beleza de Passo Fundo |
title_fullStr |
A influência do marketing sensorial na retenção de clientes em um salão de beleza de Passo Fundo |
title_full_unstemmed |
A influência do marketing sensorial na retenção de clientes em um salão de beleza de Passo Fundo |
title_sort |
A influência do marketing sensorial na retenção de clientes em um salão de beleza de Passo Fundo |
author |
Brum, Bianca Assumpção |
author_facet |
Brum, Bianca Assumpção |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cruz, Cassiana Maris Lima |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brum, Bianca Assumpção |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração de empresas Cinco sentidos Marketing sensorial Retenção de clientes Salão de beleza |
topic |
Administração de empresas Cinco sentidos Marketing sensorial Retenção de clientes Salão de beleza |
description |
As mulheres estão cada vez mais preocupadas com a estética, junto a isso, há um crescimento exponencial no número de salões de beleza e consequentemente uma maior concorrência, precisando achar uma forma de se diferenciar dos demais para conseguir manter e conquistar novos clientes. Dessa forma esse estudo procurou analisar se as práticas de marketing sensorial influenciavam na intenção de retorno ao salão de beleza. Foi feita uma pesquisa qualitativa e exploratória com 22 clientes de um salão de beleza, no qual demonstrou-se que os elementos dos cinco sentidos como: cores, decoração, músicas, aromas, cadeiras e até a conversa e o toque das profissionais influenciam na percepção das clientes, trazendo sentimentos como feminilidade, tranquilidade, higiene, diferenciação e aconchego, que fazem com que a experiência seja melhor apreciada. Já os principais atributos responsáveis pelo retorno do cliente ao salão, foram o atendimento, resultado de serviço e localização conveniente, sendo enfatizado a questão tátil como um item muito presente no ambiente da loja. Por fim, recomenda-se que o salão de beleza utilize estratégias do marketing de relacionamento, como chamar pelo nome, usar o toque como forma de aproximação, criar um clube de benefícios e permanecer com os pacotes de serviços, além de focar seus esforços nos profissionais de linha de frente, investindo em um bom atendimento e qualificação profissional, tendo em vista atrair e reter mais clientes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-15 2022-03-31T14:33:07Z 2022-03-31 2022-03-31T14:33:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BRUM, Bianca Assumpção. A influência do marketing sensorial na retenção de clientes em um salão de beleza de Passo Fundo. 2020. 20 f. Artigo de conclusão de curso (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2020. http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2177 |
identifier_str_mv |
BRUM, Bianca Assumpção. A influência do marketing sensorial na retenção de clientes em um salão de beleza de Passo Fundo. 2020. 20 f. Artigo de conclusão de curso (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2020. |
url |
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2177 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo Brasil Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC UPF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo Brasil Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC UPF |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UPF instname:Universidade de Passo Fundo (UPF) instacron:UPF |
instname_str |
Universidade de Passo Fundo (UPF) |
instacron_str |
UPF |
institution |
UPF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UPF |
collection |
Repositório Institucional da UPF |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817440983844913152 |