Representação das mulheres na campanha 'o verão é nosso' da cerveja Itaipava

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Orth, Carina Elis
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/877
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso consiste em uma pesquisa exploratória com o objetivo de descobrir como as mulheres são representadas na campanha 'O VERÃO É NOSSO' da cerveja Itaipava. Realizar-se-á a análise de dois VTs da campanha em questão, os vídeos serão analisados através dos métodos de observação e descrição, para responder quesitos de análise como: quantas mulheres aparecem nos VTs, qual a função elas exercem e se há diversidade da mulher representada na campanha. Com esta finalidade, além do referencial teórico elaborado através de uma pesquisa bibliográfica com suporte dos autores Douglas Kellner, Gilles Lipovetsky, Alves e Pitanguy entre outros, irá se confrontar a percepção da sociedade brasileira diante da figura feminina na mídia, para tal, utilizar-se-á como uma das ferramentas para a análise a pesquisa do Instituto Patrícia Galvão, `Representação das Mulheres nas propagandas de TV (2013) obtida através de pesquisa documental. Assim, a partir das análises realizadas neste trabalho, pode-se considerar inicialmente que as mulheres não são representadas em sua diversidade na publicidade da cerveja Itaipava e que os valores agregados às mulheres são aqueles que remetem a sensualidade e erotização da figura feminina. Ainda, a partir da pesquisa do Instituto Patrícia Galvão pode-se observar que as agências e os anunciantes não valorizam a diversidade da mulher brasileira; que a publicidade reforça os padrões estabelecidos e corroboram os papéis de gênero introduzidos na sociedade. Os questionamentos levantados a partir deste estudo levam a considerar a necessidade de um novo caminho para a publicidade brasileira, que respeite todo e qualquer tipo de diversidade.
id UPF_63f137764aeb770adfb57c25dd7654a5
oai_identifier_str oai:localhost:riupf/877
network_acronym_str UPF
network_name_str Repositório Institucional da UPF
repository_id_str 1610
spelling 2017-08-03T18:59:54Z2017-08-032017-08-03T18:59:54Z2015-11-23ORTH, Carina Elis. Representação das mulheres na campanha 'o verão é nosso' da cerveja Itaipava. 2015. 83 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2015.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/877Submitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2017-08-03T18:59:54Z No. of bitstreams: 1 PF2015Carina Elis Orth.pdf: 23934207 bytes, checksum: c0ebcfc382dd498393194373f6ab9a4b (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-03T18:59:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2015Carina Elis Orth.pdf: 23934207 bytes, checksum: c0ebcfc382dd498393194373f6ab9a4b (MD5) Previous issue date: 2015-11-23O presente trabalho de conclusão de curso consiste em uma pesquisa exploratória com o objetivo de descobrir como as mulheres são representadas na campanha 'O VERÃO É NOSSO' da cerveja Itaipava. Realizar-se-á a análise de dois VTs da campanha em questão, os vídeos serão analisados através dos métodos de observação e descrição, para responder quesitos de análise como: quantas mulheres aparecem nos VTs, qual a função elas exercem e se há diversidade da mulher representada na campanha. Com esta finalidade, além do referencial teórico elaborado através de uma pesquisa bibliográfica com suporte dos autores Douglas Kellner, Gilles Lipovetsky, Alves e Pitanguy entre outros, irá se confrontar a percepção da sociedade brasileira diante da figura feminina na mídia, para tal, utilizar-se-á como uma das ferramentas para a análise a pesquisa do Instituto Patrícia Galvão, `Representação das Mulheres nas propagandas de TV (2013) obtida através de pesquisa documental. Assim, a partir das análises realizadas neste trabalho, pode-se considerar inicialmente que as mulheres não são representadas em sua diversidade na publicidade da cerveja Itaipava e que os valores agregados às mulheres são aqueles que remetem a sensualidade e erotização da figura feminina. Ainda, a partir da pesquisa do Instituto Patrícia Galvão pode-se observar que as agências e os anunciantes não valorizam a diversidade da mulher brasileira; que a publicidade reforça os padrões estabelecidos e corroboram os papéis de gênero introduzidos na sociedade. Os questionamentos levantados a partir deste estudo levam a considerar a necessidade de um novo caminho para a publicidade brasileira, que respeite todo e qualquer tipo de diversidade.porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Artes e Comunicação - FACPublicidadePropagandaCultura da mídiaIdeologiaGêneroCerveja ItaipavaRepresentação das mulheres na campanha 'o verão é nosso' da cerveja Itaipavainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCarmo, Aline doOrth, Carina Elisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/877/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALPF2015Carina Elis Orth.pdfPF2015Carina Elis Orth.pdfMonografia Carina Elis Orthapplication/pdf23934207http://localhost:8080/bitstream/riupf/877/1/PF2015Carina%20Elis%20Orth.pdfc0ebcfc382dd498393194373f6ab9a4bMD51riupf/8772017-08-03 15:59:54.961oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102017-08-03T18:59:54Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Representação das mulheres na campanha 'o verão é nosso' da cerveja Itaipava
title Representação das mulheres na campanha 'o verão é nosso' da cerveja Itaipava
spellingShingle Representação das mulheres na campanha 'o verão é nosso' da cerveja Itaipava
Orth, Carina Elis
Publicidade
Propaganda
Cultura da mídia
Ideologia
Gênero
Cerveja Itaipava
title_short Representação das mulheres na campanha 'o verão é nosso' da cerveja Itaipava
title_full Representação das mulheres na campanha 'o verão é nosso' da cerveja Itaipava
title_fullStr Representação das mulheres na campanha 'o verão é nosso' da cerveja Itaipava
title_full_unstemmed Representação das mulheres na campanha 'o verão é nosso' da cerveja Itaipava
title_sort Representação das mulheres na campanha 'o verão é nosso' da cerveja Itaipava
author Orth, Carina Elis
author_facet Orth, Carina Elis
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carmo, Aline do
dc.contributor.author.fl_str_mv Orth, Carina Elis
contributor_str_mv Carmo, Aline do
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Propaganda
Cultura da mídia
Ideologia
Gênero
Cerveja Itaipava
topic Publicidade
Propaganda
Cultura da mídia
Ideologia
Gênero
Cerveja Itaipava
description O presente trabalho de conclusão de curso consiste em uma pesquisa exploratória com o objetivo de descobrir como as mulheres são representadas na campanha 'O VERÃO É NOSSO' da cerveja Itaipava. Realizar-se-á a análise de dois VTs da campanha em questão, os vídeos serão analisados através dos métodos de observação e descrição, para responder quesitos de análise como: quantas mulheres aparecem nos VTs, qual a função elas exercem e se há diversidade da mulher representada na campanha. Com esta finalidade, além do referencial teórico elaborado através de uma pesquisa bibliográfica com suporte dos autores Douglas Kellner, Gilles Lipovetsky, Alves e Pitanguy entre outros, irá se confrontar a percepção da sociedade brasileira diante da figura feminina na mídia, para tal, utilizar-se-á como uma das ferramentas para a análise a pesquisa do Instituto Patrícia Galvão, `Representação das Mulheres nas propagandas de TV (2013) obtida através de pesquisa documental. Assim, a partir das análises realizadas neste trabalho, pode-se considerar inicialmente que as mulheres não são representadas em sua diversidade na publicidade da cerveja Itaipava e que os valores agregados às mulheres são aqueles que remetem a sensualidade e erotização da figura feminina. Ainda, a partir da pesquisa do Instituto Patrícia Galvão pode-se observar que as agências e os anunciantes não valorizam a diversidade da mulher brasileira; que a publicidade reforça os padrões estabelecidos e corroboram os papéis de gênero introduzidos na sociedade. Os questionamentos levantados a partir deste estudo levam a considerar a necessidade de um novo caminho para a publicidade brasileira, que respeite todo e qualquer tipo de diversidade.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-11-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-03T18:59:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-08-03
2017-08-03T18:59:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ORTH, Carina Elis. Representação das mulheres na campanha 'o verão é nosso' da cerveja Itaipava. 2015. 83 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.upf.br/handle/riupf/877
identifier_str_mv ORTH, Carina Elis. Representação das mulheres na campanha 'o verão é nosso' da cerveja Itaipava. 2015. 83 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2015.
url http://repositorio.upf.br/handle/riupf/877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UPF
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Repositório Institucional da UPF
collection Repositório Institucional da UPF
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/bitstream/riupf/877/2/license.txt
http://localhost:8080/bitstream/riupf/877/1/PF2015Carina%20Elis%20Orth.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4c
c0ebcfc382dd498393194373f6ab9a4b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798492613406359552