Planejamento estratégico: loja Peça Rara, Não-Me-Toque/RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UPF |
Texto Completo: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2271 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo identificar os pontos fortes e fracos da Loja Peça Rara, assim como as ameaças e oportunidades do ambiente externo da empresa e propor a partir do diagnóstico realizado, estratégias visando o aumento da competitividade da empresa. De acordo com isto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os proprietários a fim de conhecer melhor a estrutura da empresa e levantar dados para a realização do plano de ação. Em seguida foram realizadas entrevistas com as colaboradoras da empresa, a fim de complementar o diagnóstico interno da organização. Também, foram realizados questionários com os clientes da empresa, os quais foram escolhidos por meio de uma amostragem não probabilística por conveniência, buscando-se identificar suas percepções a respeito dos pontos fortes e fracos da loja, assim como sugestões. Para analisar o ambiente externo, buscou-se informações em dados primários e secundários. Ao analisar as variáveis internas e externas da empresa por meio da Matriz SWOT, evidenciou-se um predomínio de pontos fortes no ambiente interno e de oportunidades no ambiente externo, classificando a empresa em uma postura estratégica de desenvolvimento. Posteriormente criou-se um plano de ação 5W2H, a fim de sanar os pontos fracos apresentados pela empresa, como a deficiência no marketing digital e divulgação local, necessidade de aparelhos eletrônicos para desenvolvimento das vendas, falta de um meio de pagamento próprio da loja e investimento no treinamento de vendas dos colaboradores, assim preparando a organização para enfrentar o mercado altamente competitivo, aproveitando das oportunidades e minimizando as ameaças. Os resultados obtidos a partir da pesquisa e análise do ambiente demonstram que a empresa tem grande potencial em atingir seus objetivos, através do planejamento estratégico e seu plano de ação. |
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2022-09-05T18:47:30Z2022-09-052022-09-05T18:47:30Z2022-06-27SILVA, Mônica Jandrey da. Planejamento estratégico: loja Peça Rara, Não-Me-Toque/RS. 2022. 33 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Carazinho, 2022.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2271O presente estudo teve como objetivo identificar os pontos fortes e fracos da Loja Peça Rara, assim como as ameaças e oportunidades do ambiente externo da empresa e propor a partir do diagnóstico realizado, estratégias visando o aumento da competitividade da empresa. De acordo com isto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os proprietários a fim de conhecer melhor a estrutura da empresa e levantar dados para a realização do plano de ação. Em seguida foram realizadas entrevistas com as colaboradoras da empresa, a fim de complementar o diagnóstico interno da organização. Também, foram realizados questionários com os clientes da empresa, os quais foram escolhidos por meio de uma amostragem não probabilística por conveniência, buscando-se identificar suas percepções a respeito dos pontos fortes e fracos da loja, assim como sugestões. Para analisar o ambiente externo, buscou-se informações em dados primários e secundários. Ao analisar as variáveis internas e externas da empresa por meio da Matriz SWOT, evidenciou-se um predomínio de pontos fortes no ambiente interno e de oportunidades no ambiente externo, classificando a empresa em uma postura estratégica de desenvolvimento. Posteriormente criou-se um plano de ação 5W2H, a fim de sanar os pontos fracos apresentados pela empresa, como a deficiência no marketing digital e divulgação local, necessidade de aparelhos eletrônicos para desenvolvimento das vendas, falta de um meio de pagamento próprio da loja e investimento no treinamento de vendas dos colaboradores, assim preparando a organização para enfrentar o mercado altamente competitivo, aproveitando das oportunidades e minimizando as ameaças. Os resultados obtidos a partir da pesquisa e análise do ambiente demonstram que a empresa tem grande potencial em atingir seus objetivos, através do planejamento estratégico e seu plano de ação.The present study aimed to identify the strengths and weaknesses of Loja Peça Rara, as well as the threats and opportunities of the company's external environment and to propose, from the diagnosis carried out, strategies aimed at increasing the company's competitiveness. In accordance with this, semi-structured interviews were carried out with the owners in order to better understand the company's structure and collect data for the implementation of the action plan. Afterwards, interviews were carried out with the company's employees, in order to complement the organization's internal diagnosis. Questionnaires were also carried out with the company's customers, who were chosen through a non-probabilistic convenience sampling, seeking to identify their perceptions regarding the store's strengths and weaknesses, as well as suggestions. To analyze the external environment, information was sought in primary and secondary data. When analyzing the internal and external variables of the company through the SWOT Matrix, a predominance of strengths in the internal environment and opportunities in the external environment was evidenced, classifying the company in a strategic development posture. Subsequently, a 5W2H action plan was created, in order to remedy the weaknesses presented by the company, such as the deficiency in digital marketing and local dissemination, need for electronic devices for sales development, lack of a means of2 payment for the store and investment in employee sales training, thus preparing the organization to face the highly competitive market, taking advantage of opportunities and minimizing threats. The results obtained from the research and analysis of the environment demonstrate that the company has great potential to achieve its objectives, through strategic planning and its action plan.Submitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2022-09-05T18:47:29Z No. of bitstreams: 1 CAR2022MonicaJandreySilva.pdf: 447570 bytes, checksum: f42fe3deb359f540b256238a5a3319de (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-05T18:47:30Z (GMT). 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