Arte libertária: o grafite e a pixação como meio de protesto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UPF |
Texto Completo: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1293 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta as questões do grafite e da pixação, mais especificamente analisando como ambos são usados como uma forma de protesto, nos aspectos estudantil, político e social. Nos apropriaremos de vários estudos teóricos, entre eles, autores como: Paulo Freire, Michel Justamand, Celso Gitahy, Teresa do Rio Caldeira entre outros, para apresentar a questão histórica das duas intervenções, seu surgimento no Brasil e no restante do mundo e as diferenças, e como a mesma pode ser usada como forma de libertação dos homens. Será apresentado um dos profissionais mais reconhecidos dentro da pichação e também do grafite e suas trajetórias no cotidiano contemporâneo em que estão inseridos. Refletimos também com base nas referências sobre as discussões acerca desses trabalhos, e o que os mesmos tem a dizer, sendo apropriados como forma de reinvindicação por direitos, igualdade e outras questões, como essas intervenções se fazem presentes no cotidiano dos espaços urbanos, sendo uma forma de voz dos que são invisíveis dentro da sociedade, contemporânea e a libertação que os mesmos buscam a partir de seus trabalhos criados, se apropriando da cidade e a transformando em galeria a céu aberto, democrática e livre, uma exposição ao ar livre, disponível e acessível a todos. |
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Nos apropriaremos de vários estudos teóricos, entre eles, autores como: Paulo Freire, Michel Justamand, Celso Gitahy, Teresa do Rio Caldeira entre outros, para apresentar a questão histórica das duas intervenções, seu surgimento no Brasil e no restante do mundo e as diferenças, e como a mesma pode ser usada como forma de libertação dos homens. Será apresentado um dos profissionais mais reconhecidos dentro da pichação e também do grafite e suas trajetórias no cotidiano contemporâneo em que estão inseridos. Refletimos também com base nas referências sobre as discussões acerca desses trabalhos, e o que os mesmos tem a dizer, sendo apropriados como forma de reinvindicação por direitos, igualdade e outras questões, como essas intervenções se fazem presentes no cotidiano dos espaços urbanos, sendo uma forma de voz dos que são invisíveis dentro da sociedade, contemporânea e a libertação que os mesmos buscam a partir de seus trabalhos criados, se apropriando da cidade e a transformando em galeria a céu aberto, democrática e livre, uma exposição ao ar livre, disponível e acessível a todos.porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Artes e Comunicação - FACArtes visuaisGrafiteProtestoLibertaçãoArteArte libertária: o grafite e a pixação como meio de protestoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSilva, Margarida Brandina Pantaleão daMelo, Gabriel Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/1293/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALPF2017Gabriel Carvalho Melo.pdfPF2017Gabriel Carvalho Melo.pdfMonografia Gabriel Carvalho Meloapplication/pdf900170http://localhost:8080/bitstream/riupf/1293/1/PF2017Gabriel%20Carvalho%20Melo.pdf76c56087a9d4b938152fe5ef68b64f9bMD51riupf/12932018-01-13 17:15:35.435oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102018-01-13T19:15:35Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
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