Pesquisa de satisfação de clientes: um estudo na Empresa Varejista Alfa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribas, Barbara Gauza
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1623
Resumo: Este estudo teve como objetivo a realização de uma pesquisa de satisfação de clientes na empresa varejista Alfa. Para tanto, utilizou-se primeiramente uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, buscando-se identificar junto a consumidores de lojas varejistas de móveis e eletrodomésticos os atributos de satisfação de maior relevância. Após, utilizou-se de uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa, a fim de avaliar o grau de satisfação dos clientes da empresa em estudo em relação aos atributos elencados na primeira etapa. De maneira geral, identificou-se que a empresa possui um bom grau de satisfação, destacando-se positivamente os atributos de qualidade e variedade dos produtos oferecidos, montagem e entrega dos produtos, atendimento dos funcionários, limpeza do ambiente de loja, prazo e condições de pagamento, disponibilidade dos atendentes em resolver dúvidas ou problemas, assim como o interesse que é dado ao cliente. Por outro lado, notou-se que em aspectos como preço dos produtos, localização e facilidade de acesso a loja, serviço de pós-venda, disposição e organização do ambiente de loja, apresentação e instruções dos atendentes quanto aos produtos oferecidos, houve algumas citações negativas por parte dos clientes, necessitando de melhorias.
id UPF_ac7feecc8c6a98ea80ddf0d93dde31e3
oai_identifier_str oai:localhost:riupf/1623
network_acronym_str UPF
network_name_str Repositório Institucional da UPF
repository_id_str 1610
spelling 2019-03-14T01:12:23Z2019-03-132019-03-14T01:12:23Z2018-12-10RIBAS, Barbara Gauza. Pesquisa de satisfação de clientes: um estudo na Empresa Varejista Alfa. 2018. 66 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1623Submitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2019-03-14T01:12:23Z No. of bitstreams: 1 PF2018Barbara Gauza Ribas.pdf: 543780 bytes, checksum: 535fb5def060eec5497db8a2f858d8b4 (MD5)Made available in DSpace on 2019-03-14T01:12:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2018Barbara Gauza Ribas.pdf: 543780 bytes, checksum: 535fb5def060eec5497db8a2f858d8b4 (MD5) Previous issue date: 2018-12-10Este estudo teve como objetivo a realização de uma pesquisa de satisfação de clientes na empresa varejista Alfa. Para tanto, utilizou-se primeiramente uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, buscando-se identificar junto a consumidores de lojas varejistas de móveis e eletrodomésticos os atributos de satisfação de maior relevância. Após, utilizou-se de uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa, a fim de avaliar o grau de satisfação dos clientes da empresa em estudo em relação aos atributos elencados na primeira etapa. De maneira geral, identificou-se que a empresa possui um bom grau de satisfação, destacando-se positivamente os atributos de qualidade e variedade dos produtos oferecidos, montagem e entrega dos produtos, atendimento dos funcionários, limpeza do ambiente de loja, prazo e condições de pagamento, disponibilidade dos atendentes em resolver dúvidas ou problemas, assim como o interesse que é dado ao cliente. Por outro lado, notou-se que em aspectos como preço dos produtos, localização e facilidade de acesso a loja, serviço de pós-venda, disposição e organização do ambiente de loja, apresentação e instruções dos atendentes quanto aos produtos oferecidos, houve algumas citações negativas por parte dos clientes, necessitando de melhorias.porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEACAdministração de empresasMarketingPesquisa de satisfaçãoVarejoPesquisa de satisfação de clientes: um estudo na Empresa Varejista Alfainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMedeiros, Janine Fleith deRibas, Barbara Gauzainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/1623/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALPF2018Barbara Gauza Ribas.pdfPF2018Barbara Gauza Ribas.pdfMonografia Barbara Gauza Ribasapplication/pdf543780http://localhost:8080/bitstream/riupf/1623/1/PF2018Barbara%20Gauza%20Ribas.pdf535fb5def060eec5497db8a2f858d8b4MD51riupf/16232019-03-13 22:12:23.218oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102019-03-14T01:12:23Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pesquisa de satisfação de clientes: um estudo na Empresa Varejista Alfa
title Pesquisa de satisfação de clientes: um estudo na Empresa Varejista Alfa
spellingShingle Pesquisa de satisfação de clientes: um estudo na Empresa Varejista Alfa
Ribas, Barbara Gauza
Administração de empresas
Marketing
Pesquisa de satisfação
Varejo
title_short Pesquisa de satisfação de clientes: um estudo na Empresa Varejista Alfa
title_full Pesquisa de satisfação de clientes: um estudo na Empresa Varejista Alfa
title_fullStr Pesquisa de satisfação de clientes: um estudo na Empresa Varejista Alfa
title_full_unstemmed Pesquisa de satisfação de clientes: um estudo na Empresa Varejista Alfa
title_sort Pesquisa de satisfação de clientes: um estudo na Empresa Varejista Alfa
author Ribas, Barbara Gauza
author_facet Ribas, Barbara Gauza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medeiros, Janine Fleith de
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribas, Barbara Gauza
contributor_str_mv Medeiros, Janine Fleith de
dc.subject.por.fl_str_mv Administração de empresas
Marketing
Pesquisa de satisfação
Varejo
topic Administração de empresas
Marketing
Pesquisa de satisfação
Varejo
description Este estudo teve como objetivo a realização de uma pesquisa de satisfação de clientes na empresa varejista Alfa. Para tanto, utilizou-se primeiramente uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, buscando-se identificar junto a consumidores de lojas varejistas de móveis e eletrodomésticos os atributos de satisfação de maior relevância. Após, utilizou-se de uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa, a fim de avaliar o grau de satisfação dos clientes da empresa em estudo em relação aos atributos elencados na primeira etapa. De maneira geral, identificou-se que a empresa possui um bom grau de satisfação, destacando-se positivamente os atributos de qualidade e variedade dos produtos oferecidos, montagem e entrega dos produtos, atendimento dos funcionários, limpeza do ambiente de loja, prazo e condições de pagamento, disponibilidade dos atendentes em resolver dúvidas ou problemas, assim como o interesse que é dado ao cliente. Por outro lado, notou-se que em aspectos como preço dos produtos, localização e facilidade de acesso a loja, serviço de pós-venda, disposição e organização do ambiente de loja, apresentação e instruções dos atendentes quanto aos produtos oferecidos, houve algumas citações negativas por parte dos clientes, necessitando de melhorias.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-14T01:12:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-03-13
2019-03-14T01:12:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RIBAS, Barbara Gauza. Pesquisa de satisfação de clientes: um estudo na Empresa Varejista Alfa. 2018. 66 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1623
identifier_str_mv RIBAS, Barbara Gauza. Pesquisa de satisfação de clientes: um estudo na Empresa Varejista Alfa. 2018. 66 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
url http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UPF
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Repositório Institucional da UPF
collection Repositório Institucional da UPF
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/bitstream/riupf/1623/2/license.txt
http://localhost:8080/bitstream/riupf/1623/1/PF2018Barbara%20Gauza%20Ribas.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4c
535fb5def060eec5497db8a2f858d8b4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798492619830984704