Acorrentados ao ritmo: A publicidade através de influenciadores digitais no Instagram e a Geração Z
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UPF |
Texto Completo: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1102 |
Resumo: | As formas de comunicação da humanidade foram drasticamente modificadas com o surgimento da Internet e das redes sociais digitais. Composta por jovens nativos digitais, a geração Z, prepondera inteiramente o universo tecnológico, dispondo de um ônus no âmbito comercial-digital, por retratarem-se como o público substancial dos influenciadores. A abordagem metodológica, aplicada neste estudo, fez alusão ao cunho qualitativo, por meio de grupos de foco compostos por 18 participantes, residentes na cidade de Erechim. O propósito primacial deu-se através da análise da influência de famosos no meio digital - na rede social Instagram - sobre a geração Z, bem como da percepção desta geração para com a publicidade transmitida por estes atores digitais. A pesquisa alvejou a consecução de fatores como a análise comportamental da geração Z relativa à publicidade na faceta tecnológica, o discernimento da congruência dos meios comunicacionais tradicionais para o meio digital e se, de fato, essa publicidade detém algum nível de influencia na aquisição de novos produtos. Com alicerce na realização e análise dos grupos focais, tornou-se possível a percepção da opinião dos influenciadores digitais como um fator determinante na decisão de compra da geração Z. |
id |
UPF_aeb4cde672aa1303dbdc2b936121df25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riupf/1102 |
network_acronym_str |
UPF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UPF |
repository_id_str |
1610 |
spelling |
2017-08-08T17:17:30Z2017-08-082017-08-08T17:17:30Z2017-06-27PIGATTO, Fernanda Cristina. Acorrentados ao ritmo: A publicidade através de influenciadores digitais no Instagram e a Geração Z. 2017. 99 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1102Submitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2017-08-08T17:17:30Z No. of bitstreams: 1 PF2017Fernanda Cristina Pigatto.pdf: 2008333 bytes, checksum: d3931f095cc9e89e1423141d8b4383e9 (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-08T17:17:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2017Fernanda Cristina Pigatto.pdf: 2008333 bytes, checksum: d3931f095cc9e89e1423141d8b4383e9 (MD5) Previous issue date: 2017-06-27As formas de comunicação da humanidade foram drasticamente modificadas com o surgimento da Internet e das redes sociais digitais. Composta por jovens nativos digitais, a geração Z, prepondera inteiramente o universo tecnológico, dispondo de um ônus no âmbito comercial-digital, por retratarem-se como o público substancial dos influenciadores. A abordagem metodológica, aplicada neste estudo, fez alusão ao cunho qualitativo, por meio de grupos de foco compostos por 18 participantes, residentes na cidade de Erechim. O propósito primacial deu-se através da análise da influência de famosos no meio digital - na rede social Instagram - sobre a geração Z, bem como da percepção desta geração para com a publicidade transmitida por estes atores digitais. A pesquisa alvejou a consecução de fatores como a análise comportamental da geração Z relativa à publicidade na faceta tecnológica, o discernimento da congruência dos meios comunicacionais tradicionais para o meio digital e se, de fato, essa publicidade detém algum nível de influencia na aquisição de novos produtos. Com alicerce na realização e análise dos grupos focais, tornou-se possível a percepção da opinião dos influenciadores digitais como um fator determinante na decisão de compra da geração Z.porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Artes e Comunicação - FACPublicidadePropagandaInternetRedes sociais digitaisInstagramPublicidade na internetInfluenciadores digitaisGeração ZAcorrentados ao ritmo: A publicidade através de influenciadores digitais no Instagram e a Geração Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSchaeffer, Olmiro Cristiano LaraPigatto, Fernanda Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/1102/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALPF2017Fernanda Cristina Pigatto.pdfPF2017Fernanda Cristina Pigatto.pdfMonografia Fernanda Cristina Pigattoapplication/pdf2008333http://localhost:8080/bitstream/riupf/1102/1/PF2017Fernanda%20Cristina%20Pigatto.pdfd3931f095cc9e89e1423141d8b4383e9MD51riupf/11022017-08-14 15:34:00.875oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102017-08-14T18:34Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Acorrentados ao ritmo: A publicidade através de influenciadores digitais no Instagram e a Geração Z |
title |
Acorrentados ao ritmo: A publicidade através de influenciadores digitais no Instagram e a Geração Z |
spellingShingle |
Acorrentados ao ritmo: A publicidade através de influenciadores digitais no Instagram e a Geração Z Pigatto, Fernanda Cristina Publicidade Propaganda Internet Redes sociais digitais Publicidade na internet Influenciadores digitais Geração Z |
title_short |
Acorrentados ao ritmo: A publicidade através de influenciadores digitais no Instagram e a Geração Z |
title_full |
Acorrentados ao ritmo: A publicidade através de influenciadores digitais no Instagram e a Geração Z |
title_fullStr |
Acorrentados ao ritmo: A publicidade através de influenciadores digitais no Instagram e a Geração Z |
title_full_unstemmed |
Acorrentados ao ritmo: A publicidade através de influenciadores digitais no Instagram e a Geração Z |
title_sort |
Acorrentados ao ritmo: A publicidade através de influenciadores digitais no Instagram e a Geração Z |
author |
Pigatto, Fernanda Cristina |
author_facet |
Pigatto, Fernanda Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schaeffer, Olmiro Cristiano Lara |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pigatto, Fernanda Cristina |
contributor_str_mv |
Schaeffer, Olmiro Cristiano Lara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Propaganda Internet Redes sociais digitais Publicidade na internet Influenciadores digitais Geração Z |
topic |
Publicidade Propaganda Internet Redes sociais digitais Publicidade na internet Influenciadores digitais Geração Z |
description |
As formas de comunicação da humanidade foram drasticamente modificadas com o surgimento da Internet e das redes sociais digitais. Composta por jovens nativos digitais, a geração Z, prepondera inteiramente o universo tecnológico, dispondo de um ônus no âmbito comercial-digital, por retratarem-se como o público substancial dos influenciadores. A abordagem metodológica, aplicada neste estudo, fez alusão ao cunho qualitativo, por meio de grupos de foco compostos por 18 participantes, residentes na cidade de Erechim. O propósito primacial deu-se através da análise da influência de famosos no meio digital - na rede social Instagram - sobre a geração Z, bem como da percepção desta geração para com a publicidade transmitida por estes atores digitais. A pesquisa alvejou a consecução de fatores como a análise comportamental da geração Z relativa à publicidade na faceta tecnológica, o discernimento da congruência dos meios comunicacionais tradicionais para o meio digital e se, de fato, essa publicidade detém algum nível de influencia na aquisição de novos produtos. Com alicerce na realização e análise dos grupos focais, tornou-se possível a percepção da opinião dos influenciadores digitais como um fator determinante na decisão de compra da geração Z. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-08-08T17:17:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-08-08 2017-08-08T17:17:30Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-06-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PIGATTO, Fernanda Cristina. Acorrentados ao ritmo: A publicidade através de influenciadores digitais no Instagram e a Geração Z. 2017. 99 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1102 |
identifier_str_mv |
PIGATTO, Fernanda Cristina. Acorrentados ao ritmo: A publicidade através de influenciadores digitais no Instagram e a Geração Z. 2017. 99 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017. |
url |
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Artes e Comunicação - FAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UPF instname:Universidade de Passo Fundo (UPF) instacron:UPF |
instname_str |
Universidade de Passo Fundo (UPF) |
instacron_str |
UPF |
institution |
UPF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UPF |
collection |
Repositório Institucional da UPF |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://localhost:8080/bitstream/riupf/1102/2/license.txt http://localhost:8080/bitstream/riupf/1102/1/PF2017Fernanda%20Cristina%20Pigatto.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4c d3931f095cc9e89e1423141d8b4383e9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814813983446663168 |