A publicidade através de influenciadores digitais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UPF |
Texto Completo: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1491 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo investigar a comunicação e o uso da publicidade na página Tali Mãe dos Bê, na rede social Instagram, pela Influenciadora Digital Talita Ramos. A metodologia envolveu a realização de pesquisa bibliográfica com abordagem exploratória e também pesquisa de campo avaliativa de natureza quantitativa e qualitativa. Além da apresentação de conceitos acerca da publicidade e product placement e do papel dos influenciadores digitais nas redes sociais, foi realizado um levantamento das publicações de Talita Ramos durante o mês de abril de 2018. Realizou-se análise quantitativa das postagens, considerando aspectos como data/hora, título, categoria (descrição), publicidade, presença de marca, likes, número de comentários, tipos de comentários, respostas da influenciadora e características do conteúdo. Para a análise qualitativa realizou-se análise de conteúdo de algumas das postagens mais curtidas e comentadas, bem como aquelas com veiculação de publicidade. Os resultados mostraram que a Influenciadora Digital apresenta em sua rede social no Instagram seu cotidiano como mãe. Ao longo do mês de abril, foram 109 publicações, com uma média de 3,63 postagens/dia, estando baseadas em imagens e textos, com poucas vinculações de vídeo, sendo que as mais curtidas também foram as mais comentadas. No período de análise, 49% das publicações traziam conteúdo envolvendo publicidade, mas apenas seis publicações apresentavam a hashtag #publi que é obrigatória segundo o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR). A conclusão é de que na rede social analisada não há cuidado com relação à veiculação de publicidade nas postagens, o que pode acarretar possíveis penalidades à Influenciadora e empresas parceiras. |
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A metodologia envolveu a realização de pesquisa bibliográfica com abordagem exploratória e também pesquisa de campo avaliativa de natureza quantitativa e qualitativa. Além da apresentação de conceitos acerca da publicidade e product placement e do papel dos influenciadores digitais nas redes sociais, foi realizado um levantamento das publicações de Talita Ramos durante o mês de abril de 2018. Realizou-se análise quantitativa das postagens, considerando aspectos como data/hora, título, categoria (descrição), publicidade, presença de marca, likes, número de comentários, tipos de comentários, respostas da influenciadora e características do conteúdo. Para a análise qualitativa realizou-se análise de conteúdo de algumas das postagens mais curtidas e comentadas, bem como aquelas com veiculação de publicidade. Os resultados mostraram que a Influenciadora Digital apresenta em sua rede social no Instagram seu cotidiano como mãe. Ao longo do mês de abril, foram 109 publicações, com uma média de 3,63 postagens/dia, estando baseadas em imagens e textos, com poucas vinculações de vídeo, sendo que as mais curtidas também foram as mais comentadas. No período de análise, 49% das publicações traziam conteúdo envolvendo publicidade, mas apenas seis publicações apresentavam a hashtag #publi que é obrigatória segundo o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR). A conclusão é de que na rede social analisada não há cuidado com relação à veiculação de publicidade nas postagens, o que pode acarretar possíveis penalidades à Influenciadora e empresas parceiras.porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Artes e Comunicação - FACPublicidadePropagandaInfluenciadores digitaisRedes sociaisInstagramProduct placementA publicidade através de influenciadores digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSchaeffer, Olmiro Cristiano LaraBatista, Camila Zanandreainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/1491/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALPF2018Camila Zanandrea Batista.pdfPF2018Camila Zanandrea Batista.pdfMonografia Camila Zanandrea Batistaapplication/pdf9051350http://localhost:8080/bitstream/riupf/1491/1/PF2018Camila%20Zanandrea%20Batista.pdf4fbe7ec96c99f24fb4be45424e47cc4bMD51riupf/14912018-08-25 22:15:54.541oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102018-08-26T01:15:54Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
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