O filme The Thashmaster e a técnica Machinima

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leindecker, Gustavo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/323
Resumo: Atualmente pode-se afirmar que o cinema e o videogame se aproximam em termos de produção. A existência de uma técnica denominada Machinima é prova de que ambos não só caminham juntos, mas podem ser fundidos, formando uma obra única. O filme The Trashmaster foi criado através da junção da máquina (machine) com o cinema, ou seja, através da técnica Machinima. O filme revela que é possível a criação de uma obra cinematográfica complexa, através do domínio do motor de jogo (game engine) de algum game específico. Para a produção do longa-metragem foi utilizado, por seu produtor, o jogo Grand Theft Auto (GTA) IV, da produtora Rockstar. O presente trabalho tem como objetivo traçar a história do cinema e dos videogames até os dias de hoje, apresentando os pontos em que ambos se aproximam, assim como comentar sobre o filme The Trashmaster, abordando sua estrutura dramática e a técnica Machinima utilizada na produção.
id UPF_b2fea4adeacd82ab22437118660eae8b
oai_identifier_str oai:localhost:riupf/323
network_acronym_str UPF
network_name_str Repositório Institucional da UPF
repository_id_str 1610
spelling 2014-08-29T13:38:51Z2014-08-29T13:38:51Z2014-08-29LEINDECKER, Gustavo. O filme The Thashmaster e a técnica Machinima. 2013. 55 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2013.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/323Submitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2014-08-29T13:38:51Z No. of bitstreams: 1 PF2013Gustavo_Leindecker.pdf: 4598322 bytes, checksum: f7b30cf34cdbe858e688f067cea002f4 (MD5)Made available in DSpace on 2014-08-29T13:38:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2013Gustavo_Leindecker.pdf: 4598322 bytes, checksum: f7b30cf34cdbe858e688f067cea002f4 (MD5)Atualmente pode-se afirmar que o cinema e o videogame se aproximam em termos de produção. A existência de uma técnica denominada Machinima é prova de que ambos não só caminham juntos, mas podem ser fundidos, formando uma obra única. O filme The Trashmaster foi criado através da junção da máquina (machine) com o cinema, ou seja, através da técnica Machinima. O filme revela que é possível a criação de uma obra cinematográfica complexa, através do domínio do motor de jogo (game engine) de algum game específico. Para a produção do longa-metragem foi utilizado, por seu produtor, o jogo Grand Theft Auto (GTA) IV, da produtora Rockstar. O presente trabalho tem como objetivo traçar a história do cinema e dos videogames até os dias de hoje, apresentando os pontos em que ambos se aproximam, assim como comentar sobre o filme The Trashmaster, abordando sua estrutura dramática e a técnica Machinima utilizada na produção.porCinemaVídeo gamesO filme The Thashmaster e a técnica Machinimainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisDalbosco, Cleber NelsonLeindecker, Gustavoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINALPF2013Gustavo_Leindecker.pdfPF2013Gustavo_Leindecker.pdfMonografia Gustavo Leindeckerapplication/pdf4598322http://localhost:8080/bitstream/riupf/323/1/PF2013Gustavo_Leindecker.pdff7b30cf34cdbe858e688f067cea002f4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://localhost:8080/bitstream/riupf/323/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riupf/3232017-05-26 09:53:53.162oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102017-05-26T12:53:53Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O filme The Thashmaster e a técnica Machinima
title O filme The Thashmaster e a técnica Machinima
spellingShingle O filme The Thashmaster e a técnica Machinima
Leindecker, Gustavo
Cinema
Vídeo games
title_short O filme The Thashmaster e a técnica Machinima
title_full O filme The Thashmaster e a técnica Machinima
title_fullStr O filme The Thashmaster e a técnica Machinima
title_full_unstemmed O filme The Thashmaster e a técnica Machinima
title_sort O filme The Thashmaster e a técnica Machinima
author Leindecker, Gustavo
author_facet Leindecker, Gustavo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalbosco, Cleber Nelson
dc.contributor.author.fl_str_mv Leindecker, Gustavo
contributor_str_mv Dalbosco, Cleber Nelson
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Vídeo games
topic Cinema
Vídeo games
description Atualmente pode-se afirmar que o cinema e o videogame se aproximam em termos de produção. A existência de uma técnica denominada Machinima é prova de que ambos não só caminham juntos, mas podem ser fundidos, formando uma obra única. O filme The Trashmaster foi criado através da junção da máquina (machine) com o cinema, ou seja, através da técnica Machinima. O filme revela que é possível a criação de uma obra cinematográfica complexa, através do domínio do motor de jogo (game engine) de algum game específico. Para a produção do longa-metragem foi utilizado, por seu produtor, o jogo Grand Theft Auto (GTA) IV, da produtora Rockstar. O presente trabalho tem como objetivo traçar a história do cinema e dos videogames até os dias de hoje, apresentando os pontos em que ambos se aproximam, assim como comentar sobre o filme The Trashmaster, abordando sua estrutura dramática e a técnica Machinima utilizada na produção.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-29T13:38:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-08-29T13:38:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LEINDECKER, Gustavo. O filme The Thashmaster e a técnica Machinima. 2013. 55 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.upf.br/handle/riupf/323
identifier_str_mv LEINDECKER, Gustavo. O filme The Thashmaster e a técnica Machinima. 2013. 55 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2013.
url http://repositorio.upf.br/handle/riupf/323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UPF
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Repositório Institucional da UPF
collection Repositório Institucional da UPF
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/bitstream/riupf/323/1/PF2013Gustavo_Leindecker.pdf
http://localhost:8080/bitstream/riupf/323/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f7b30cf34cdbe858e688f067cea002f4
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798492608725516288