A influência da publicidade na geração de comportamentos pró-ambientais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assumpção, Otávio Augusto
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1948
Resumo: O presente estudo tem como objetivo central analisar de que maneira a publicidade e propaganda influencia na conscientização ambiental e na geração de comportamentos pró-ambientais. Para tanto realizou-se um estudo bibliográfico acerca do tema comportamento pró-ambiental, assim como conceitos próximos, como marketing verde. Logo após, foi selecionada uma amostra e enviado um questionário para alunos da Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo. Os principais resultados demonstraram que existe uma incerteza referente a utilização de anúncios publicitários na tentativa de reduzir o consumo e uso de resíduos plásticos em geral. Embora a maioria tenha compreendido a finalidade dos anúncios e até mesmo os achado esteticamente bem apresentados, não foram apontadas possibilidades de eficácia para que tal redução fosse possível.
id UPF_b3e03d72a602e8db6104e5ee16cb0b91
oai_identifier_str oai:localhost:riupf/1948
network_acronym_str UPF
network_name_str Repositório Institucional da UPF
repository_id_str 1610
spelling 2021-05-06T19:26:06Z2021-05-062021-05-06T19:26:06Z2020-06-23ASSUMPÇÃO, Otávio Augusto. A influência da publicidade na geração de comportamentos pró-ambientais. 2019. 40 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1948Submitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2021-05-06T19:26:06Z No. of bitstreams: 1 PF2020Otavio Augusto Assumpcao.pdf: 884494 bytes, checksum: 58214348e89c3837996f60e1f83db48a (MD5)Made available in DSpace on 2021-05-06T19:26:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2020Otavio Augusto Assumpcao.pdf: 884494 bytes, checksum: 58214348e89c3837996f60e1f83db48a (MD5) Previous issue date: 2020-06-23O presente estudo tem como objetivo central analisar de que maneira a publicidade e propaganda influencia na conscientização ambiental e na geração de comportamentos pró-ambientais. Para tanto realizou-se um estudo bibliográfico acerca do tema comportamento pró-ambiental, assim como conceitos próximos, como marketing verde. Logo após, foi selecionada uma amostra e enviado um questionário para alunos da Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo. Os principais resultados demonstraram que existe uma incerteza referente a utilização de anúncios publicitários na tentativa de reduzir o consumo e uso de resíduos plásticos em geral. Embora a maioria tenha compreendido a finalidade dos anúncios e até mesmo os achado esteticamente bem apresentados, não foram apontadas possibilidades de eficácia para que tal redução fosse possível.porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Artes e Comunicação - FACPublicidadePropagandaComportamento pró-ambientalComunicação para comportamento pró-ambientalMarketing verdeDesenvolvimento sustentávelA influência da publicidade na geração de comportamentos pró-ambientaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisHermes, Lisiane Caroline RodriguesAssumpção, Otávio Augustoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/1948/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALPF2020Otavio Augusto Assumpcao.pdfPF2020Otavio Augusto Assumpcao.pdfMonografia Otávio Augusto Assumpçãoapplication/pdf884494http://localhost:8080/bitstream/riupf/1948/1/PF2020Otavio%20Augusto%20Assumpcao.pdf58214348e89c3837996f60e1f83db48aMD51riupf/19482021-05-06 16:26:06.277oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102021-05-06T19:26:06Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A influência da publicidade na geração de comportamentos pró-ambientais
title A influência da publicidade na geração de comportamentos pró-ambientais
spellingShingle A influência da publicidade na geração de comportamentos pró-ambientais
Assumpção, Otávio Augusto
Publicidade
Propaganda
Comportamento pró-ambiental
Comunicação para comportamento pró-ambiental
Marketing verde
Desenvolvimento sustentável
title_short A influência da publicidade na geração de comportamentos pró-ambientais
title_full A influência da publicidade na geração de comportamentos pró-ambientais
title_fullStr A influência da publicidade na geração de comportamentos pró-ambientais
title_full_unstemmed A influência da publicidade na geração de comportamentos pró-ambientais
title_sort A influência da publicidade na geração de comportamentos pró-ambientais
author Assumpção, Otávio Augusto
author_facet Assumpção, Otávio Augusto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hermes, Lisiane Caroline Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Assumpção, Otávio Augusto
contributor_str_mv Hermes, Lisiane Caroline Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Propaganda
Comportamento pró-ambiental
Comunicação para comportamento pró-ambiental
Marketing verde
Desenvolvimento sustentável
topic Publicidade
Propaganda
Comportamento pró-ambiental
Comunicação para comportamento pró-ambiental
Marketing verde
Desenvolvimento sustentável
description O presente estudo tem como objetivo central analisar de que maneira a publicidade e propaganda influencia na conscientização ambiental e na geração de comportamentos pró-ambientais. Para tanto realizou-se um estudo bibliográfico acerca do tema comportamento pró-ambiental, assim como conceitos próximos, como marketing verde. Logo após, foi selecionada uma amostra e enviado um questionário para alunos da Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo. Os principais resultados demonstraram que existe uma incerteza referente a utilização de anúncios publicitários na tentativa de reduzir o consumo e uso de resíduos plásticos em geral. Embora a maioria tenha compreendido a finalidade dos anúncios e até mesmo os achado esteticamente bem apresentados, não foram apontadas possibilidades de eficácia para que tal redução fosse possível.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-06-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-06T19:26:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-06
2021-05-06T19:26:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ASSUMPÇÃO, Otávio Augusto. A influência da publicidade na geração de comportamentos pró-ambientais. 2019. 40 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1948
identifier_str_mv ASSUMPÇÃO, Otávio Augusto. A influência da publicidade na geração de comportamentos pró-ambientais. 2019. 40 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.
url http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1948
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UPF
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Repositório Institucional da UPF
collection Repositório Institucional da UPF
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/bitstream/riupf/1948/2/license.txt
http://localhost:8080/bitstream/riupf/1948/1/PF2020Otavio%20Augusto%20Assumpcao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4c
58214348e89c3837996f60e1f83db48a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798492622879195136