Comportamento do consumidor e as redes sociais: análise da marca Nike no Instagram
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UPF |
Texto Completo: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/698 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a influência do Instagram no comportamento do consumidor, como também apresenta as estratégias de marketing virtual adota pela Nike para essa plataforma. Para isso, o estudo constitui-se em uma pesquisa qualitativa, onde foram utilizadas técnicas de investigação por meio de dois grupos focais, com intenção de desvendar quais elementos que o Instagram possui que podem influenciar no comportamento do consumidor e no seu processo de decisão de compra. Da mesma forma, evidenciar as estratégias utilizadas pela Nike no Instagram. Como resultado, o estudo demonstrou que o comportamento do consumidor está relacionado à dinâmica de como os usuários utilizam essa plataforma, que vai além de partilhar fotos com os amigos, revelando aspectos ligados a busca de conteúdos, informações e seleção de grupos de referência. Já em relação à Nike, esse estudo demonstra que suas estratégias de comunicação e marketing digital são assertivas junto aos seus seguidores. |
id |
UPF_b572b010faa5efc28fe60acd7c77a59e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riupf/698 |
network_acronym_str |
UPF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UPF |
repository_id_str |
1610 |
spelling |
2015-08-18T18:25:35Z2015-08-18T18:25:35Z2015-08-18MACIEL, Mateus de Lima. Comportamento do consumidor e as redes sociais: análise da marca Nike no Instagram. 2014. 65 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2014.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/698Submitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2015-08-18T18:25:35Z No. of bitstreams: 1 PF2014Mateus_de_Lima_Maciel.pdf: 843778 bytes, checksum: 3249cd0714c98210def055e3d4b4e496 (MD5)Made available in DSpace on 2015-08-18T18:25:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2014Mateus_de_Lima_Maciel.pdf: 843778 bytes, checksum: 3249cd0714c98210def055e3d4b4e496 (MD5)Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a influência do Instagram no comportamento do consumidor, como também apresenta as estratégias de marketing virtual adota pela Nike para essa plataforma. Para isso, o estudo constitui-se em uma pesquisa qualitativa, onde foram utilizadas técnicas de investigação por meio de dois grupos focais, com intenção de desvendar quais elementos que o Instagram possui que podem influenciar no comportamento do consumidor e no seu processo de decisão de compra. Da mesma forma, evidenciar as estratégias utilizadas pela Nike no Instagram. Como resultado, o estudo demonstrou que o comportamento do consumidor está relacionado à dinâmica de como os usuários utilizam essa plataforma, que vai além de partilhar fotos com os amigos, revelando aspectos ligados a busca de conteúdos, informações e seleção de grupos de referência. Já em relação à Nike, esse estudo demonstra que suas estratégias de comunicação e marketing digital são assertivas junto aos seus seguidores.porAdministração de empresasComportamento do consumidorMarketingInstagram (Rede social on-line)Comportamento do consumidor e as redes sociais: análise da marca Nike no Instagraminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisHermes, Lisiane Caroline RodriguesMaciel, Mateus de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINALPF2014Mateus_de_Lima_Maciel.pdfPF2014Mateus_de_Lima_Maciel.pdfMonografia Mateus de Lima Macielapplication/pdf843778http://localhost:8080/bitstream/riupf/698/1/PF2014Mateus_de_Lima_Maciel.pdf3249cd0714c98210def055e3d4b4e496MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://localhost:8080/bitstream/riupf/698/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riupf/6982017-05-26 09:54:46.63oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102017-05-26T12:54:46Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor e as redes sociais: análise da marca Nike no Instagram |
title |
Comportamento do consumidor e as redes sociais: análise da marca Nike no Instagram |
spellingShingle |
Comportamento do consumidor e as redes sociais: análise da marca Nike no Instagram Maciel, Mateus de Lima Administração de empresas Comportamento do consumidor Marketing Instagram (Rede social on-line) |
title_short |
Comportamento do consumidor e as redes sociais: análise da marca Nike no Instagram |
title_full |
Comportamento do consumidor e as redes sociais: análise da marca Nike no Instagram |
title_fullStr |
Comportamento do consumidor e as redes sociais: análise da marca Nike no Instagram |
title_full_unstemmed |
Comportamento do consumidor e as redes sociais: análise da marca Nike no Instagram |
title_sort |
Comportamento do consumidor e as redes sociais: análise da marca Nike no Instagram |
author |
Maciel, Mateus de Lima |
author_facet |
Maciel, Mateus de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hermes, Lisiane Caroline Rodrigues |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel, Mateus de Lima |
contributor_str_mv |
Hermes, Lisiane Caroline Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração de empresas Comportamento do consumidor Marketing Instagram (Rede social on-line) |
topic |
Administração de empresas Comportamento do consumidor Marketing Instagram (Rede social on-line) |
description |
Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a influência do Instagram no comportamento do consumidor, como também apresenta as estratégias de marketing virtual adota pela Nike para essa plataforma. Para isso, o estudo constitui-se em uma pesquisa qualitativa, onde foram utilizadas técnicas de investigação por meio de dois grupos focais, com intenção de desvendar quais elementos que o Instagram possui que podem influenciar no comportamento do consumidor e no seu processo de decisão de compra. Da mesma forma, evidenciar as estratégias utilizadas pela Nike no Instagram. Como resultado, o estudo demonstrou que o comportamento do consumidor está relacionado à dinâmica de como os usuários utilizam essa plataforma, que vai além de partilhar fotos com os amigos, revelando aspectos ligados a busca de conteúdos, informações e seleção de grupos de referência. Já em relação à Nike, esse estudo demonstra que suas estratégias de comunicação e marketing digital são assertivas junto aos seus seguidores. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-08-18T18:25:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-08-18T18:25:35Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-08-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MACIEL, Mateus de Lima. Comportamento do consumidor e as redes sociais: análise da marca Nike no Instagram. 2014. 65 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/698 |
identifier_str_mv |
MACIEL, Mateus de Lima. Comportamento do consumidor e as redes sociais: análise da marca Nike no Instagram. 2014. 65 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2014. |
url |
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/698 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UPF instname:Universidade de Passo Fundo (UPF) instacron:UPF |
instname_str |
Universidade de Passo Fundo (UPF) |
instacron_str |
UPF |
institution |
UPF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UPF |
collection |
Repositório Institucional da UPF |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://localhost:8080/bitstream/riupf/698/1/PF2014Mateus_de_Lima_Maciel.pdf http://localhost:8080/bitstream/riupf/698/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3249cd0714c98210def055e3d4b4e496 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798492611938353152 |