Conexão e engajamento com os consumidores a partir do Instagram: o caso da empresa VR Veículos Recife.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braz, Igor Danilo dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5326
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo demonstrar a importância da interação humana na relação fornecedor-consumidor dentro do ambiente digital, utilizando referências antropológicas do consumo e tendências do marketing digital. A partir de um estudo de caso único, foi analisado dentro de uma abordagem qualitativa, como as publicações com conteúdos sobre a vida pessoal do proprietário da empresa VR Veículos Recife funcionam como estratégia de engajamento e conexão com os seguidores do perfil da empresa no Instagram. A coleta de informações foi realizada através de entrevista com o empresário, análise da relação entre o conteúdo das publicações e as métricas e indicadores de engajamento na plataforma e a influência sobre as vendas. Por fim, foram apresentadas as conclusões que comprovaram a relevância de se aplicar estratégias de conexão com os seguidores para os pequenos empreendimentos que almejam o sucesso dentro da plataforma.
id UFRPE_a5a1d4d3410c0ddc0b8638c179109ebb
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/5326
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Conexão e engajamento com os consumidores a partir do Instagram: o caso da empresa VR Veículos Recife.Consumo (Economia)Instagram (Rede social on-line)Marketing de relacionamentoInteração socialComportamento do consumidorEssa pesquisa teve como objetivo demonstrar a importância da interação humana na relação fornecedor-consumidor dentro do ambiente digital, utilizando referências antropológicas do consumo e tendências do marketing digital. A partir de um estudo de caso único, foi analisado dentro de uma abordagem qualitativa, como as publicações com conteúdos sobre a vida pessoal do proprietário da empresa VR Veículos Recife funcionam como estratégia de engajamento e conexão com os seguidores do perfil da empresa no Instagram. A coleta de informações foi realizada através de entrevista com o empresário, análise da relação entre o conteúdo das publicações e as métricas e indicadores de engajamento na plataforma e a influência sobre as vendas. Por fim, foram apresentadas as conclusões que comprovaram a relevância de se aplicar estratégias de conexão com os seguidores para os pequenos empreendimentos que almejam o sucesso dentro da plataforma.This research aims to underscore the pivotal role of human interaction within the supplier-consumer dynamic in the digital realm, drawing upon anthropological insights into consumption patterns and contemporary digital marketing trends. Assuming a singular case study as its foundation, this study adopts a qualitative approach to scrutinize the efficacy of incorporating posts pertaining to the personal life of the VR Veículos Recife owner. The primary focus of the study is to analyze how such posts work as a strategic tool for fostering engagement and forging connections with the company's Instagram followers. Methodologically, data was collected through interviews with the business owner, coupled with an analysis of the interplay between post content and the corresponding metrics of engagement on the platform, as well as their discernible impact on sales figures. Ultimately, the study concludes by underscoring the indispensability of deploying connection-oriented strategies for the success of small businesses striving to make their mark on this platform.BrasilFalcão, Carolina Cavalcantihttp://lattes.cnpq.br/9887570122994623Braz, Igor Danilo dos Santos2024-01-08T14:32:21Z2024-01-08T14:32:21Z2023-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis46 f.application/pdfBRAZ, Igor Danilo dos Santos. Conexão e engajamento com os consumidores a partir do Instagram: o caso da empresa VR Veículos Recife. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências do Consumo) – Departamento de Ciências do Consumo, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5326porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2024-01-08T14:32:21Zoai:dspace:123456789/5326Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122024-01-08T14:32:21Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Conexão e engajamento com os consumidores a partir do Instagram: o caso da empresa VR Veículos Recife.
title Conexão e engajamento com os consumidores a partir do Instagram: o caso da empresa VR Veículos Recife.
spellingShingle Conexão e engajamento com os consumidores a partir do Instagram: o caso da empresa VR Veículos Recife.
Braz, Igor Danilo dos Santos
Consumo (Economia)
Instagram (Rede social on-line)
Marketing de relacionamento
Interação social
Comportamento do consumidor
title_short Conexão e engajamento com os consumidores a partir do Instagram: o caso da empresa VR Veículos Recife.
title_full Conexão e engajamento com os consumidores a partir do Instagram: o caso da empresa VR Veículos Recife.
title_fullStr Conexão e engajamento com os consumidores a partir do Instagram: o caso da empresa VR Veículos Recife.
title_full_unstemmed Conexão e engajamento com os consumidores a partir do Instagram: o caso da empresa VR Veículos Recife.
title_sort Conexão e engajamento com os consumidores a partir do Instagram: o caso da empresa VR Veículos Recife.
author Braz, Igor Danilo dos Santos
author_facet Braz, Igor Danilo dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Falcão, Carolina Cavalcanti
http://lattes.cnpq.br/9887570122994623
dc.contributor.author.fl_str_mv Braz, Igor Danilo dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo (Economia)
Instagram (Rede social on-line)
Marketing de relacionamento
Interação social
Comportamento do consumidor
topic Consumo (Economia)
Instagram (Rede social on-line)
Marketing de relacionamento
Interação social
Comportamento do consumidor
description Essa pesquisa teve como objetivo demonstrar a importância da interação humana na relação fornecedor-consumidor dentro do ambiente digital, utilizando referências antropológicas do consumo e tendências do marketing digital. A partir de um estudo de caso único, foi analisado dentro de uma abordagem qualitativa, como as publicações com conteúdos sobre a vida pessoal do proprietário da empresa VR Veículos Recife funcionam como estratégia de engajamento e conexão com os seguidores do perfil da empresa no Instagram. A coleta de informações foi realizada através de entrevista com o empresário, análise da relação entre o conteúdo das publicações e as métricas e indicadores de engajamento na plataforma e a influência sobre as vendas. Por fim, foram apresentadas as conclusões que comprovaram a relevância de se aplicar estratégias de conexão com os seguidores para os pequenos empreendimentos que almejam o sucesso dentro da plataforma.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-14
2024-01-08T14:32:21Z
2024-01-08T14:32:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRAZ, Igor Danilo dos Santos. Conexão e engajamento com os consumidores a partir do Instagram: o caso da empresa VR Veículos Recife. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências do Consumo) – Departamento de Ciências do Consumo, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2023.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5326
identifier_str_mv BRAZ, Igor Danilo dos Santos. Conexão e engajamento com os consumidores a partir do Instagram: o caso da empresa VR Veículos Recife. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências do Consumo) – Departamento de Ciências do Consumo, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2023.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BR
Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BR
Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 46 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277155855564800