A contribuição do personagem publicitário no posicionamento da marca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Samantha Valar
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/763
Resumo: O trabalho pretende identificar a contribuição do personagem publicitário no posicionamento de marca. Na busca de tal objetivo utilizam-se fundamentos teóricos baseados em Kotler, quando abordado o posicionamento de marca, em Morsch, ao tratar sobre personagens, e em Aaker, quando citado valor de marca. O referencial de Semiótica enfatiza Peirce ao tratar os conteúdos de iconicidade, significado e significante. Para compreender o uso do personagem publicitário, dois personagens são tomados como objeto de pesquisa. Tal amostra se revela intencional, pois ambos os ícones foram um marco na história na publicidade. A partir disso, há a análise semiótica com o Tigre Tony da Sucrilhos e o Jotalhão do Extrato de tomate Knorr-Cica. A metodologia utilizada é a bibliográfica e, a partir dela, segue a análise de imagem, adotando a teoria de semiótica americana de Peirce. Através do referencial base e das análises realizadas, se descrevem os signos que compõe os personagens estudados e seus significados, além do relato de como contribuíram para o posicionamento das marcas que representam. Percebe-se que muitos personagens ficam eternizados na mente do consumidor e que essa ferramenta possibilita estreitar laços com os clientes, além de fortalecer a lembrança de marca. A pesquisa revela-se de caráter significativo para a publicidade, notado que existem poucos estudos que relacionam o personagem com o posicionamento de marca.
id UPF_be1b49cb13e85cd6065ab4bf8a8ff567
oai_identifier_str oai:localhost:riupf/763
network_acronym_str UPF
network_name_str Repositório Institucional da UPF
repository_id_str 1610
spelling 2015-09-04T19:29:18Z2015-09-04T19:29:18Z2015-09-04CASTRO, Samantha Valar. A contribuição do personagem publicitário no posicionamento da marca. 2015. 62 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2015.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/763Submitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2015-09-04T19:29:18Z No. of bitstreams: 1 PF2015SamanthaValarCastro.pdf: 4251161 bytes, checksum: c8e90c198f19459af4158c46d533ddc2 (MD5)Made available in DSpace on 2015-09-04T19:29:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2015SamanthaValarCastro.pdf: 4251161 bytes, checksum: c8e90c198f19459af4158c46d533ddc2 (MD5)O trabalho pretende identificar a contribuição do personagem publicitário no posicionamento de marca. Na busca de tal objetivo utilizam-se fundamentos teóricos baseados em Kotler, quando abordado o posicionamento de marca, em Morsch, ao tratar sobre personagens, e em Aaker, quando citado valor de marca. O referencial de Semiótica enfatiza Peirce ao tratar os conteúdos de iconicidade, significado e significante. Para compreender o uso do personagem publicitário, dois personagens são tomados como objeto de pesquisa. Tal amostra se revela intencional, pois ambos os ícones foram um marco na história na publicidade. A partir disso, há a análise semiótica com o Tigre Tony da Sucrilhos e o Jotalhão do Extrato de tomate Knorr-Cica. A metodologia utilizada é a bibliográfica e, a partir dela, segue a análise de imagem, adotando a teoria de semiótica americana de Peirce. Através do referencial base e das análises realizadas, se descrevem os signos que compõe os personagens estudados e seus significados, além do relato de como contribuíram para o posicionamento das marcas que representam. Percebe-se que muitos personagens ficam eternizados na mente do consumidor e que essa ferramenta possibilita estreitar laços com os clientes, além de fortalecer a lembrança de marca. A pesquisa revela-se de caráter significativo para a publicidade, notado que existem poucos estudos que relacionam o personagem com o posicionamento de marca.porPublicidadePropagandaMarca de produtosSemióticaA contribuição do personagem publicitário no posicionamento da marcainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBacaltchuk, BenamiCastro, Samantha Valarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINALPF2015SamanthaValarCastro.pdfPF2015SamanthaValarCastro.pdfMonografia Samantha Valar Castroapplication/pdf4251161http://localhost:8080/bitstream/riupf/763/1/PF2015SamanthaValarCastro.pdfc8e90c198f19459af4158c46d533ddc2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://localhost:8080/bitstream/riupf/763/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riupf/7632017-05-26 09:54:58.949oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102017-05-26T12:54:58Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A contribuição do personagem publicitário no posicionamento da marca
title A contribuição do personagem publicitário no posicionamento da marca
spellingShingle A contribuição do personagem publicitário no posicionamento da marca
Castro, Samantha Valar
Publicidade
Propaganda
Marca de produtos
Semiótica
title_short A contribuição do personagem publicitário no posicionamento da marca
title_full A contribuição do personagem publicitário no posicionamento da marca
title_fullStr A contribuição do personagem publicitário no posicionamento da marca
title_full_unstemmed A contribuição do personagem publicitário no posicionamento da marca
title_sort A contribuição do personagem publicitário no posicionamento da marca
author Castro, Samantha Valar
author_facet Castro, Samantha Valar
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bacaltchuk, Benami
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Samantha Valar
contributor_str_mv Bacaltchuk, Benami
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Propaganda
Marca de produtos
Semiótica
topic Publicidade
Propaganda
Marca de produtos
Semiótica
description O trabalho pretende identificar a contribuição do personagem publicitário no posicionamento de marca. Na busca de tal objetivo utilizam-se fundamentos teóricos baseados em Kotler, quando abordado o posicionamento de marca, em Morsch, ao tratar sobre personagens, e em Aaker, quando citado valor de marca. O referencial de Semiótica enfatiza Peirce ao tratar os conteúdos de iconicidade, significado e significante. Para compreender o uso do personagem publicitário, dois personagens são tomados como objeto de pesquisa. Tal amostra se revela intencional, pois ambos os ícones foram um marco na história na publicidade. A partir disso, há a análise semiótica com o Tigre Tony da Sucrilhos e o Jotalhão do Extrato de tomate Knorr-Cica. A metodologia utilizada é a bibliográfica e, a partir dela, segue a análise de imagem, adotando a teoria de semiótica americana de Peirce. Através do referencial base e das análises realizadas, se descrevem os signos que compõe os personagens estudados e seus significados, além do relato de como contribuíram para o posicionamento das marcas que representam. Percebe-se que muitos personagens ficam eternizados na mente do consumidor e que essa ferramenta possibilita estreitar laços com os clientes, além de fortalecer a lembrança de marca. A pesquisa revela-se de caráter significativo para a publicidade, notado que existem poucos estudos que relacionam o personagem com o posicionamento de marca.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-09-04T19:29:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-09-04T19:29:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-09-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CASTRO, Samantha Valar. A contribuição do personagem publicitário no posicionamento da marca. 2015. 62 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.upf.br/handle/riupf/763
identifier_str_mv CASTRO, Samantha Valar. A contribuição do personagem publicitário no posicionamento da marca. 2015. 62 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2015.
url http://repositorio.upf.br/handle/riupf/763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UPF
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Repositório Institucional da UPF
collection Repositório Institucional da UPF
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/bitstream/riupf/763/1/PF2015SamanthaValarCastro.pdf
http://localhost:8080/bitstream/riupf/763/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c8e90c198f19459af4158c46d533ddc2
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798492612581130240