Práticas de multiletramentos na proposta curricular da rede estadual do Rio de Janeiro
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Grau Zero |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3319 |
Resumo: | Este artigo apresenta a análise da proposta curricular de língua portuguesa para o primeiro ano do Ensino Médio da rede pública estadual do Rio de Janeiro – o Currículo Mínimo (2012). O objetivo desta análise é observar em que medida as competências, habilidades e gêneros discursivos propostos para estudo propiciam o trabalho com os multiletramentos. A partir de uma perspectiva socio-interacionista da linguagem, buscam-se encaminhamentos nesse documento que convirjam para um processo de ensinoa-prendizagem de língua materna que contemple a diversidade cultural – o multiculturalismo –, e semiótica – a multimodalidade. Parte-se do pressuposto que a escola deve ser um espaço de negociação de sentidos e de diferenças, abandonando-se a concepção monolítica e hierarquizante das manifestações linguísticas legítimas. [Recebido: 15 set. 2015 – Aceito: 10 nov. 2015] |
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