Práticas de multiletramentos na proposta curricular da rede estadual do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES, Giselle Maria Sarti Leal Muniz
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Grau Zero
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3319
Resumo: Este artigo apresenta a análise da proposta curricular de língua portuguesa para o primeiro ano do Ensino Médio da rede pública estadual do Rio de Janeiro – o Currículo Mínimo (2012). O objetivo desta análise é observar em que medida as competências, habilidades e gêneros discursivos propostos para estudo propiciam o trabalho com os multiletramentos. A partir de uma perspectiva socio-interacionista da linguagem, buscam-se encaminhamentos nesse documento que convirjam para um processo de ensinoa-prendizagem de língua materna que contemple a diversidade cultural – o multiculturalismo –, e semiótica – a multimodalidade. Parte-se do pressuposto que a escola deve ser um espaço de negociação de sentidos e de diferenças, abandonando-se a concepção monolítica e hierarquizante das manifestações linguísticas legítimas. [Recebido: 15 set. 2015 – Aceito: 10 nov. 2015]
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