Ainda somos mamíferos?: a permanência da publicidade na memória afetiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rochneski, Monique
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1566
Resumo: Este trabalho buscou identificar se a publicidade “Mamíferos” ainda pode ser encontrada no coração do seu público-alvo da época, sejam as crianças que desejaram com olhos espertos a coleção de pelúcias ou de pais que compravam o leite em grandes quantidades para atender o desejo de seus filhos pelos brindes. Apoiado em teorias da comunicação e psicologia, o estudo buscou fazer a relação entre a comunicação de massa, a fixação da memória e a formação de um imaginário com viés afetivo, seguido por explanação bibliográfica sobre os caminhos de marketing que levaram a Parmalat a crescer no mercado e se tornar líder em seu segmento, e sobre a construção da memória emocional e de grupo, dando apoio à hipótese desenvolvida. Utilizando entrevistas de grupo focal, com indivíduos divididos em três faixas etárias, o estudo concluiu que o carinho pelas pelúcias da promoção de vendas permanece, principalmente entre o público de maior faixa etária, mas que todos recordam com facilidade o contato que tiveram com os carismáticos bichinhos.
id UPF_dd1eccc6b48296033d9751575c04d027
oai_identifier_str oai:localhost:riupf/1566
network_acronym_str UPF
network_name_str Repositório Institucional da UPF
repository_id_str 1610
spelling 2019-01-15T17:41:51Z2019-01-152019-01-15T17:41:51Z2018-11-30ROCHNESKI, Monique. Ainda somos mamíferos?: a permanência da publicidade na memória afetiva. 2018. 82 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1566Submitted by Fernanda Ferronato (fernandaf@upf.br) on 2019-01-15T17:41:51Z No. of bitstreams: 1 PF2018Monique Rochneski.pdf: 913042 bytes, checksum: 38476b5f6fb3b313b2d4d3446e3cc3e1 (MD5)Made available in DSpace on 2019-01-15T17:41:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2018Monique Rochneski.pdf: 913042 bytes, checksum: 38476b5f6fb3b313b2d4d3446e3cc3e1 (MD5) Previous issue date: 2018-11-30Este trabalho buscou identificar se a publicidade “Mamíferos” ainda pode ser encontrada no coração do seu público-alvo da época, sejam as crianças que desejaram com olhos espertos a coleção de pelúcias ou de pais que compravam o leite em grandes quantidades para atender o desejo de seus filhos pelos brindes. Apoiado em teorias da comunicação e psicologia, o estudo buscou fazer a relação entre a comunicação de massa, a fixação da memória e a formação de um imaginário com viés afetivo, seguido por explanação bibliográfica sobre os caminhos de marketing que levaram a Parmalat a crescer no mercado e se tornar líder em seu segmento, e sobre a construção da memória emocional e de grupo, dando apoio à hipótese desenvolvida. Utilizando entrevistas de grupo focal, com indivíduos divididos em três faixas etárias, o estudo concluiu que o carinho pelas pelúcias da promoção de vendas permanece, principalmente entre o público de maior faixa etária, mas que todos recordam com facilidade o contato que tiveram com os carismáticos bichinhos.porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Artes e Comunicação - FACPublicidadePropagandaMemória afetivaParmalatBrindeMamíferosAinda somos mamíferos?: a permanência da publicidade na memória afetivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisHachmann, RobertoRochneski, Moniqueinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/1566/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALPF2018Monique Rochneski.pdfPF2018Monique Rochneski.pdfMonografia Monique Rochneskiapplication/pdf913042http://localhost:8080/bitstream/riupf/1566/1/PF2018Monique%20Rochneski.pdf38476b5f6fb3b313b2d4d3446e3cc3e1MD51riupf/15662019-01-15 15:41:51.245oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102019-01-15T17:41:51Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ainda somos mamíferos?: a permanência da publicidade na memória afetiva
title Ainda somos mamíferos?: a permanência da publicidade na memória afetiva
spellingShingle Ainda somos mamíferos?: a permanência da publicidade na memória afetiva
Rochneski, Monique
Publicidade
Propaganda
Memória afetiva
Parmalat
Brinde
Mamíferos
title_short Ainda somos mamíferos?: a permanência da publicidade na memória afetiva
title_full Ainda somos mamíferos?: a permanência da publicidade na memória afetiva
title_fullStr Ainda somos mamíferos?: a permanência da publicidade na memória afetiva
title_full_unstemmed Ainda somos mamíferos?: a permanência da publicidade na memória afetiva
title_sort Ainda somos mamíferos?: a permanência da publicidade na memória afetiva
author Rochneski, Monique
author_facet Rochneski, Monique
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hachmann, Roberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Rochneski, Monique
contributor_str_mv Hachmann, Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Propaganda
Memória afetiva
Parmalat
Brinde
Mamíferos
topic Publicidade
Propaganda
Memória afetiva
Parmalat
Brinde
Mamíferos
description Este trabalho buscou identificar se a publicidade “Mamíferos” ainda pode ser encontrada no coração do seu público-alvo da época, sejam as crianças que desejaram com olhos espertos a coleção de pelúcias ou de pais que compravam o leite em grandes quantidades para atender o desejo de seus filhos pelos brindes. Apoiado em teorias da comunicação e psicologia, o estudo buscou fazer a relação entre a comunicação de massa, a fixação da memória e a formação de um imaginário com viés afetivo, seguido por explanação bibliográfica sobre os caminhos de marketing que levaram a Parmalat a crescer no mercado e se tornar líder em seu segmento, e sobre a construção da memória emocional e de grupo, dando apoio à hipótese desenvolvida. Utilizando entrevistas de grupo focal, com indivíduos divididos em três faixas etárias, o estudo concluiu que o carinho pelas pelúcias da promoção de vendas permanece, principalmente entre o público de maior faixa etária, mas que todos recordam com facilidade o contato que tiveram com os carismáticos bichinhos.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-15T17:41:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-01-15
2019-01-15T17:41:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROCHNESKI, Monique. Ainda somos mamíferos?: a permanência da publicidade na memória afetiva. 2018. 82 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1566
identifier_str_mv ROCHNESKI, Monique. Ainda somos mamíferos?: a permanência da publicidade na memória afetiva. 2018. 82 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
url http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UPF
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Repositório Institucional da UPF
collection Repositório Institucional da UPF
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/bitstream/riupf/1566/2/license.txt
http://localhost:8080/bitstream/riupf/1566/1/PF2018Monique%20Rochneski.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4c
38476b5f6fb3b313b2d4d3446e3cc3e1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798492619566743552