Paralisia cerebral: um desafio para a educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Knob, Gabriela
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1831
Resumo: No presente trabalho se aborda o tema “Educação Inclusiva: Paralisia Cerebral”, tendo como principal objetivo compreender o processo de aprendizagem e o cotidiano escolar do aluno com essa deficiência. A metodologia utilizada nesse artigo se deu de forma bibliográfica, a qual buscou esclarecer possíveis dúvidas sobre a inclusão das crianças especiais, de acordo com o ponto de vista dos autores. Para tanto, fez-se necessário compreender as características do aluno com paralisia cerebral, o papel da família e o papel do pedagogo para o crescimento e avanço de seu desenvolvimento. Ao final do estudo, foi possível perceber que o cuidado com essas crianças deve ser de atenção e cuidado, pois as mesmas possuem muitas potencialidades que deverão ser afloradas ao longo do passar do tempo. Por isso, a família e a escola devem estar em extrema união, pois esses indivíduos necessitam de muito carinho e amor, para um bom andamento de inclusão e vitórias.
id UPF_df3fc8a0a5a51f899dfaf23b59c370c7
oai_identifier_str oai:localhost:riupf/1831
network_acronym_str UPF
network_name_str Repositório Institucional da UPF
repository_id_str 1610
spelling Paralisia cerebral: um desafio para a educação infantilPedagogiaParalisia cerebralFamíliaEscolaInclusãoNo presente trabalho se aborda o tema “Educação Inclusiva: Paralisia Cerebral”, tendo como principal objetivo compreender o processo de aprendizagem e o cotidiano escolar do aluno com essa deficiência. A metodologia utilizada nesse artigo se deu de forma bibliográfica, a qual buscou esclarecer possíveis dúvidas sobre a inclusão das crianças especiais, de acordo com o ponto de vista dos autores. Para tanto, fez-se necessário compreender as características do aluno com paralisia cerebral, o papel da família e o papel do pedagogo para o crescimento e avanço de seu desenvolvimento. Ao final do estudo, foi possível perceber que o cuidado com essas crianças deve ser de atenção e cuidado, pois as mesmas possuem muitas potencialidades que deverão ser afloradas ao longo do passar do tempo. Por isso, a família e a escola devem estar em extrema união, pois esses indivíduos necessitam de muito carinho e amor, para um bom andamento de inclusão e vitórias.Universidade de Passo FundoBrasilFaculdade de Educação - FAEDUPFFoschiera, Elisabeth MariaKnob, Gabriela2020-07-06T17:21:45Z2020-07-062020-07-06T17:21:45Z2019-11-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisKNOB, Gabriela. Paralisia cerebral: um desafio para a educação infantil. 2019. 10 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1831porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPF2020-07-06T17:21:45Zoai:localhost:riupf/1831Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102020-07-06T17:21:45Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv Paralisia cerebral: um desafio para a educação infantil
title Paralisia cerebral: um desafio para a educação infantil
spellingShingle Paralisia cerebral: um desafio para a educação infantil
Knob, Gabriela
Pedagogia
Paralisia cerebral
Família
Escola
Inclusão
title_short Paralisia cerebral: um desafio para a educação infantil
title_full Paralisia cerebral: um desafio para a educação infantil
title_fullStr Paralisia cerebral: um desafio para a educação infantil
title_full_unstemmed Paralisia cerebral: um desafio para a educação infantil
title_sort Paralisia cerebral: um desafio para a educação infantil
author Knob, Gabriela
author_facet Knob, Gabriela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Foschiera, Elisabeth Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Knob, Gabriela
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia
Paralisia cerebral
Família
Escola
Inclusão
topic Pedagogia
Paralisia cerebral
Família
Escola
Inclusão
description No presente trabalho se aborda o tema “Educação Inclusiva: Paralisia Cerebral”, tendo como principal objetivo compreender o processo de aprendizagem e o cotidiano escolar do aluno com essa deficiência. A metodologia utilizada nesse artigo se deu de forma bibliográfica, a qual buscou esclarecer possíveis dúvidas sobre a inclusão das crianças especiais, de acordo com o ponto de vista dos autores. Para tanto, fez-se necessário compreender as características do aluno com paralisia cerebral, o papel da família e o papel do pedagogo para o crescimento e avanço de seu desenvolvimento. Ao final do estudo, foi possível perceber que o cuidado com essas crianças deve ser de atenção e cuidado, pois as mesmas possuem muitas potencialidades que deverão ser afloradas ao longo do passar do tempo. Por isso, a família e a escola devem estar em extrema união, pois esses indivíduos necessitam de muito carinho e amor, para um bom andamento de inclusão e vitórias.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-19
2020-07-06T17:21:45Z
2020-07-06
2020-07-06T17:21:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv KNOB, Gabriela. Paralisia cerebral: um desafio para a educação infantil. 2019. 10 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1831
identifier_str_mv KNOB, Gabriela. Paralisia cerebral: um desafio para a educação infantil. 2019. 10 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.
url http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
Brasil
Faculdade de Educação - FAED
UPF
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
Brasil
Faculdade de Educação - FAED
UPF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UPF
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Repositório Institucional da UPF
collection Repositório Institucional da UPF
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1821345922349531136