Paralisia cerebral: um desafio para a educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UPF |
Texto Completo: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1831 |
Resumo: | No presente trabalho se aborda o tema “Educação Inclusiva: Paralisia Cerebral”, tendo como principal objetivo compreender o processo de aprendizagem e o cotidiano escolar do aluno com essa deficiência. A metodologia utilizada nesse artigo se deu de forma bibliográfica, a qual buscou esclarecer possíveis dúvidas sobre a inclusão das crianças especiais, de acordo com o ponto de vista dos autores. Para tanto, fez-se necessário compreender as características do aluno com paralisia cerebral, o papel da família e o papel do pedagogo para o crescimento e avanço de seu desenvolvimento. Ao final do estudo, foi possível perceber que o cuidado com essas crianças deve ser de atenção e cuidado, pois as mesmas possuem muitas potencialidades que deverão ser afloradas ao longo do passar do tempo. Por isso, a família e a escola devem estar em extrema união, pois esses indivíduos necessitam de muito carinho e amor, para um bom andamento de inclusão e vitórias. |
id |
UPF_df3fc8a0a5a51f899dfaf23b59c370c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riupf/1831 |
network_acronym_str |
UPF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UPF |
repository_id_str |
1610 |
spelling |
Paralisia cerebral: um desafio para a educação infantilPedagogiaParalisia cerebralFamíliaEscolaInclusãoNo presente trabalho se aborda o tema “Educação Inclusiva: Paralisia Cerebral”, tendo como principal objetivo compreender o processo de aprendizagem e o cotidiano escolar do aluno com essa deficiência. A metodologia utilizada nesse artigo se deu de forma bibliográfica, a qual buscou esclarecer possíveis dúvidas sobre a inclusão das crianças especiais, de acordo com o ponto de vista dos autores. Para tanto, fez-se necessário compreender as características do aluno com paralisia cerebral, o papel da família e o papel do pedagogo para o crescimento e avanço de seu desenvolvimento. Ao final do estudo, foi possível perceber que o cuidado com essas crianças deve ser de atenção e cuidado, pois as mesmas possuem muitas potencialidades que deverão ser afloradas ao longo do passar do tempo. Por isso, a família e a escola devem estar em extrema união, pois esses indivíduos necessitam de muito carinho e amor, para um bom andamento de inclusão e vitórias.Universidade de Passo FundoBrasilFaculdade de Educação - FAEDUPFFoschiera, Elisabeth MariaKnob, Gabriela2020-07-06T17:21:45Z2020-07-062020-07-06T17:21:45Z2019-11-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisKNOB, Gabriela. Paralisia cerebral: um desafio para a educação infantil. 2019. 10 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1831porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPF2020-07-06T17:21:45Zoai:localhost:riupf/1831Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102020-07-06T17:21:45Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Paralisia cerebral: um desafio para a educação infantil |
title |
Paralisia cerebral: um desafio para a educação infantil |
spellingShingle |
Paralisia cerebral: um desafio para a educação infantil Knob, Gabriela Pedagogia Paralisia cerebral Família Escola Inclusão |
title_short |
Paralisia cerebral: um desafio para a educação infantil |
title_full |
Paralisia cerebral: um desafio para a educação infantil |
title_fullStr |
Paralisia cerebral: um desafio para a educação infantil |
title_full_unstemmed |
Paralisia cerebral: um desafio para a educação infantil |
title_sort |
Paralisia cerebral: um desafio para a educação infantil |
author |
Knob, Gabriela |
author_facet |
Knob, Gabriela |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Foschiera, Elisabeth Maria |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Knob, Gabriela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Paralisia cerebral Família Escola Inclusão |
topic |
Pedagogia Paralisia cerebral Família Escola Inclusão |
description |
No presente trabalho se aborda o tema “Educação Inclusiva: Paralisia Cerebral”, tendo como principal objetivo compreender o processo de aprendizagem e o cotidiano escolar do aluno com essa deficiência. A metodologia utilizada nesse artigo se deu de forma bibliográfica, a qual buscou esclarecer possíveis dúvidas sobre a inclusão das crianças especiais, de acordo com o ponto de vista dos autores. Para tanto, fez-se necessário compreender as características do aluno com paralisia cerebral, o papel da família e o papel do pedagogo para o crescimento e avanço de seu desenvolvimento. Ao final do estudo, foi possível perceber que o cuidado com essas crianças deve ser de atenção e cuidado, pois as mesmas possuem muitas potencialidades que deverão ser afloradas ao longo do passar do tempo. Por isso, a família e a escola devem estar em extrema união, pois esses indivíduos necessitam de muito carinho e amor, para um bom andamento de inclusão e vitórias. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-19 2020-07-06T17:21:45Z 2020-07-06 2020-07-06T17:21:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
KNOB, Gabriela. Paralisia cerebral: um desafio para a educação infantil. 2019. 10 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019. http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1831 |
identifier_str_mv |
KNOB, Gabriela. Paralisia cerebral: um desafio para a educação infantil. 2019. 10 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019. |
url |
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1831 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo Brasil Faculdade de Educação - FAED UPF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo Brasil Faculdade de Educação - FAED UPF |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UPF instname:Universidade de Passo Fundo (UPF) instacron:UPF |
instname_str |
Universidade de Passo Fundo (UPF) |
instacron_str |
UPF |
institution |
UPF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UPF |
collection |
Repositório Institucional da UPF |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1821345922349531136 |