Cartografia do processo de inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/255170 |
Resumo: | Este trabalho aborda o processo de inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral. A metodologia adotada é a cartografia com estudo de caso, na intenção de analisar as práticas mobilizadas em vista da promoção da inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral. Para o estudo desenvolvido parte-se do seguinte problema: Como ocorre a inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral em uma escola de educação básica da rede pública estadual de ensino? Em vista da análise desenvolvida, foi organizado o objetivo geral, qual seja, Analisar como ocorre o processo de inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral na rede pública de ensino de um município do litoral norte do Rio Grande do Sul. Assim, inicialmente tornou-se necessário compreender de modo amplo alguns conceitos que estruturam aspectos elementares no desenvolvimento de sujeitos com paralisia cerebral. Este estudo mobiliza a autora a desenvolver um processo analítico acerca dos desafios e possibilidades na educação de alunos com paralisia cerebral a partir das vivências por ela estabelecidas em uma escola da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. Conclui-se que o aluno com paralisia cerebral requer uma abordagem única, pois apresenta particularidades, que faz com que os professores necessitam de conhecimentos específicos e aperfeiçoamento constante nas questões que embasam o desenvolvimento de sujeitos com paralisia cerebral. Isso além do investimento na formação docente, implica uma reestruturação do currículo considerando-se para tal, as diversas possibilidades de desenvolvimento, aprendizagem e participação de estudantes com paralisia cerebral na escola pública. Portanto, a inclusão escolar constitui um movimento complexo, que em certas circunstâncias exige que determinadas verdades sobre o desenvolvimento cognitivo sejam suspensas em vista da afirmação política da diferença. |
id |
UFRGS-2_9464904dde83903a514f39ca7e07ae31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255170 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferreira, Tânia Augusta FragaKraemer, Graciele Marjana2023-02-28T03:23:06Z2022http://hdl.handle.net/10183/255170001163088Este trabalho aborda o processo de inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral. A metodologia adotada é a cartografia com estudo de caso, na intenção de analisar as práticas mobilizadas em vista da promoção da inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral. Para o estudo desenvolvido parte-se do seguinte problema: Como ocorre a inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral em uma escola de educação básica da rede pública estadual de ensino? Em vista da análise desenvolvida, foi organizado o objetivo geral, qual seja, Analisar como ocorre o processo de inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral na rede pública de ensino de um município do litoral norte do Rio Grande do Sul. Assim, inicialmente tornou-se necessário compreender de modo amplo alguns conceitos que estruturam aspectos elementares no desenvolvimento de sujeitos com paralisia cerebral. Este estudo mobiliza a autora a desenvolver um processo analítico acerca dos desafios e possibilidades na educação de alunos com paralisia cerebral a partir das vivências por ela estabelecidas em uma escola da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. Conclui-se que o aluno com paralisia cerebral requer uma abordagem única, pois apresenta particularidades, que faz com que os professores necessitam de conhecimentos específicos e aperfeiçoamento constante nas questões que embasam o desenvolvimento de sujeitos com paralisia cerebral. Isso além do investimento na formação docente, implica uma reestruturação do currículo considerando-se para tal, as diversas possibilidades de desenvolvimento, aprendizagem e participação de estudantes com paralisia cerebral na escola pública. Portanto, a inclusão escolar constitui um movimento complexo, que em certas circunstâncias exige que determinadas verdades sobre o desenvolvimento cognitivo sejam suspensas em vista da afirmação política da diferença.application/pdfporInclusão escolarParalisia cerebralCartografia do processo de inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001163088.pdf.txt001163088.pdf.txtExtracted Texttext/plain56570http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255170/2/001163088.pdf.txt28ec8dd552fb0af3895f4a3a47993eeeMD52ORIGINAL001163088.pdfTexto completoapplication/pdf210979http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255170/1/001163088.pdf017dc221d6df7e5b2b466780e544727fMD5110183/2551702023-03-01 03:30:55.829959oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255170Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-01T06:30:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cartografia do processo de inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral |
title |
Cartografia do processo de inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral |
spellingShingle |
Cartografia do processo de inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral Ferreira, Tânia Augusta Fraga Inclusão escolar Paralisia cerebral |
title_short |
Cartografia do processo de inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral |
title_full |
Cartografia do processo de inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral |
title_fullStr |
Cartografia do processo de inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral |
title_full_unstemmed |
Cartografia do processo de inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral |
title_sort |
Cartografia do processo de inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral |
author |
Ferreira, Tânia Augusta Fraga |
author_facet |
Ferreira, Tânia Augusta Fraga |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Tânia Augusta Fraga |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kraemer, Graciele Marjana |
contributor_str_mv |
Kraemer, Graciele Marjana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão escolar Paralisia cerebral |
topic |
Inclusão escolar Paralisia cerebral |
description |
Este trabalho aborda o processo de inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral. A metodologia adotada é a cartografia com estudo de caso, na intenção de analisar as práticas mobilizadas em vista da promoção da inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral. Para o estudo desenvolvido parte-se do seguinte problema: Como ocorre a inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral em uma escola de educação básica da rede pública estadual de ensino? Em vista da análise desenvolvida, foi organizado o objetivo geral, qual seja, Analisar como ocorre o processo de inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral na rede pública de ensino de um município do litoral norte do Rio Grande do Sul. Assim, inicialmente tornou-se necessário compreender de modo amplo alguns conceitos que estruturam aspectos elementares no desenvolvimento de sujeitos com paralisia cerebral. Este estudo mobiliza a autora a desenvolver um processo analítico acerca dos desafios e possibilidades na educação de alunos com paralisia cerebral a partir das vivências por ela estabelecidas em uma escola da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. Conclui-se que o aluno com paralisia cerebral requer uma abordagem única, pois apresenta particularidades, que faz com que os professores necessitam de conhecimentos específicos e aperfeiçoamento constante nas questões que embasam o desenvolvimento de sujeitos com paralisia cerebral. Isso além do investimento na formação docente, implica uma reestruturação do currículo considerando-se para tal, as diversas possibilidades de desenvolvimento, aprendizagem e participação de estudantes com paralisia cerebral na escola pública. Portanto, a inclusão escolar constitui um movimento complexo, que em certas circunstâncias exige que determinadas verdades sobre o desenvolvimento cognitivo sejam suspensas em vista da afirmação política da diferença. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-28T03:23:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/255170 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001163088 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/255170 |
identifier_str_mv |
001163088 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255170/2/001163088.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255170/1/001163088.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
28ec8dd552fb0af3895f4a3a47993eee 017dc221d6df7e5b2b466780e544727f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447332152410112 |