Cartografia do processo de inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Tânia Augusta Fraga
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255170
Resumo: Este trabalho aborda o processo de inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral. A metodologia adotada é a cartografia com estudo de caso, na intenção de analisar as práticas mobilizadas em vista da promoção da inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral. Para o estudo desenvolvido parte-se do seguinte problema: Como ocorre a inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral em uma escola de educação básica da rede pública estadual de ensino? Em vista da análise desenvolvida, foi organizado o objetivo geral, qual seja, Analisar como ocorre o processo de inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral na rede pública de ensino de um município do litoral norte do Rio Grande do Sul. Assim, inicialmente tornou-se necessário compreender de modo amplo alguns conceitos que estruturam aspectos elementares no desenvolvimento de sujeitos com paralisia cerebral. Este estudo mobiliza a autora a desenvolver um processo analítico acerca dos desafios e possibilidades na educação de alunos com paralisia cerebral a partir das vivências por ela estabelecidas em uma escola da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. Conclui-se que o aluno com paralisia cerebral requer uma abordagem única, pois apresenta particularidades, que faz com que os professores necessitam de conhecimentos específicos e aperfeiçoamento constante nas questões que embasam o desenvolvimento de sujeitos com paralisia cerebral. Isso além do investimento na formação docente, implica uma reestruturação do currículo considerando-se para tal, as diversas possibilidades de desenvolvimento, aprendizagem e participação de estudantes com paralisia cerebral na escola pública. Portanto, a inclusão escolar constitui um movimento complexo, que em certas circunstâncias exige que determinadas verdades sobre o desenvolvimento cognitivo sejam suspensas em vista da afirmação política da diferença.
id UFRGS-2_9464904dde83903a514f39ca7e07ae31
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255170
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ferreira, Tânia Augusta FragaKraemer, Graciele Marjana2023-02-28T03:23:06Z2022http://hdl.handle.net/10183/255170001163088Este trabalho aborda o processo de inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral. A metodologia adotada é a cartografia com estudo de caso, na intenção de analisar as práticas mobilizadas em vista da promoção da inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral. Para o estudo desenvolvido parte-se do seguinte problema: Como ocorre a inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral em uma escola de educação básica da rede pública estadual de ensino? Em vista da análise desenvolvida, foi organizado o objetivo geral, qual seja, Analisar como ocorre o processo de inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral na rede pública de ensino de um município do litoral norte do Rio Grande do Sul. Assim, inicialmente tornou-se necessário compreender de modo amplo alguns conceitos que estruturam aspectos elementares no desenvolvimento de sujeitos com paralisia cerebral. Este estudo mobiliza a autora a desenvolver um processo analítico acerca dos desafios e possibilidades na educação de alunos com paralisia cerebral a partir das vivências por ela estabelecidas em uma escola da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. Conclui-se que o aluno com paralisia cerebral requer uma abordagem única, pois apresenta particularidades, que faz com que os professores necessitam de conhecimentos específicos e aperfeiçoamento constante nas questões que embasam o desenvolvimento de sujeitos com paralisia cerebral. Isso além do investimento na formação docente, implica uma reestruturação do currículo considerando-se para tal, as diversas possibilidades de desenvolvimento, aprendizagem e participação de estudantes com paralisia cerebral na escola pública. Portanto, a inclusão escolar constitui um movimento complexo, que em certas circunstâncias exige que determinadas verdades sobre o desenvolvimento cognitivo sejam suspensas em vista da afirmação política da diferença.application/pdfporInclusão escolarParalisia cerebralCartografia do processo de inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001163088.pdf.txt001163088.pdf.txtExtracted Texttext/plain56570http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255170/2/001163088.pdf.txt28ec8dd552fb0af3895f4a3a47993eeeMD52ORIGINAL001163088.pdfTexto completoapplication/pdf210979http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255170/1/001163088.pdf017dc221d6df7e5b2b466780e544727fMD5110183/2551702023-03-01 03:30:55.829959oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255170Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-01T06:30:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cartografia do processo de inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral
title Cartografia do processo de inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral
spellingShingle Cartografia do processo de inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral
Ferreira, Tânia Augusta Fraga
Inclusão escolar
Paralisia cerebral
title_short Cartografia do processo de inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral
title_full Cartografia do processo de inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral
title_fullStr Cartografia do processo de inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral
title_full_unstemmed Cartografia do processo de inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral
title_sort Cartografia do processo de inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral
author Ferreira, Tânia Augusta Fraga
author_facet Ferreira, Tânia Augusta Fraga
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Tânia Augusta Fraga
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kraemer, Graciele Marjana
contributor_str_mv Kraemer, Graciele Marjana
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Paralisia cerebral
topic Inclusão escolar
Paralisia cerebral
description Este trabalho aborda o processo de inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral. A metodologia adotada é a cartografia com estudo de caso, na intenção de analisar as práticas mobilizadas em vista da promoção da inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral. Para o estudo desenvolvido parte-se do seguinte problema: Como ocorre a inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral em uma escola de educação básica da rede pública estadual de ensino? Em vista da análise desenvolvida, foi organizado o objetivo geral, qual seja, Analisar como ocorre o processo de inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral na rede pública de ensino de um município do litoral norte do Rio Grande do Sul. Assim, inicialmente tornou-se necessário compreender de modo amplo alguns conceitos que estruturam aspectos elementares no desenvolvimento de sujeitos com paralisia cerebral. Este estudo mobiliza a autora a desenvolver um processo analítico acerca dos desafios e possibilidades na educação de alunos com paralisia cerebral a partir das vivências por ela estabelecidas em uma escola da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. Conclui-se que o aluno com paralisia cerebral requer uma abordagem única, pois apresenta particularidades, que faz com que os professores necessitam de conhecimentos específicos e aperfeiçoamento constante nas questões que embasam o desenvolvimento de sujeitos com paralisia cerebral. Isso além do investimento na formação docente, implica uma reestruturação do currículo considerando-se para tal, as diversas possibilidades de desenvolvimento, aprendizagem e participação de estudantes com paralisia cerebral na escola pública. Portanto, a inclusão escolar constitui um movimento complexo, que em certas circunstâncias exige que determinadas verdades sobre o desenvolvimento cognitivo sejam suspensas em vista da afirmação política da diferença.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-28T03:23:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/255170
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001163088
url http://hdl.handle.net/10183/255170
identifier_str_mv 001163088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255170/2/001163088.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255170/1/001163088.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 28ec8dd552fb0af3895f4a3a47993eee
017dc221d6df7e5b2b466780e544727f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447332152410112