Validity Evidences for the Teste Pictórico de Memória: Intelligence Relation
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Presbiteriana Mackenzie. Online) |
Texto Completo: | http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/677 |
Resumo: | The aim of this study was to search for validity evidences for the Teste Pictórico de Memória. The test was administered to 436 students of both sexes, aged between 10 and 60 years old, all of them attending at classes from second-grades elementary school to college. They were applied the Teste Pictórico de Memória and the Teste de Raciocínio Inferencial. The results showed correlations varying from 0,19 to 0,44 for the three environments that compose the Teste Pictórico de Memória, and correlations varying from 0,40 to 0,56 when considered the total punctuation of the test. As for the extreme groups, the individuals with discharge and low punctuation in the Teste de Raciocínio Inferencial presented differences in the four measures of the Test of Memory. In that way, evidences of validity of competitive criterion and for extreme groups they were verified for the Teste Pictórico de Memória. |
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Validity Evidences for the Teste Pictórico de Memória: Intelligence RelationEvidencias de Validez para el Test Pictórico de Memoria: Relación com la InteligenciaEvidências de Validade para o Teste Pictórico de Memória: Relação com a Inteligênciamemoryintelligencepsychological assessmentvaliditytestsmemoriainteligenciaevaluación psicológicavalideztestsmemóriainteligênciaavaliação psicológicavalidadetestesThe aim of this study was to search for validity evidences for the Teste Pictórico de Memória. The test was administered to 436 students of both sexes, aged between 10 and 60 years old, all of them attending at classes from second-grades elementary school to college. They were applied the Teste Pictórico de Memória and the Teste de Raciocínio Inferencial. The results showed correlations varying from 0,19 to 0,44 for the three environments that compose the Teste Pictórico de Memória, and correlations varying from 0,40 to 0,56 when considered the total punctuation of the test. As for the extreme groups, the individuals with discharge and low punctuation in the Teste de Raciocínio Inferencial presented differences in the four measures of the Test of Memory. In that way, evidences of validity of competitive criterion and for extreme groups they were verified for the Teste Pictórico de Memória.El objetivo del estudio ha sido verificar evidencias de validez para el Test Pictórico de Memoria. Han participado 436 personas, siendo 182 del sexo masculino y 254 del femenino, con edades entre 10 y 60 años que estaban cursando del segundo grado de la enseñanza secundaria hasta cursos universitarios. Han sido aplicados colectivamente el Test Pictórico de Memoria y el Test de Raciocinio Inferencial. Los resultados han mostrado correlaciones variando de 0,19 hasta 0,44 para los tres ambientes que componen el Test Pictórico de Memoria y correlaciones variando de 0,40 hasta 0,56 cuando fue considerada la puntuación total del test. En relación a los grupos extremos, los individuos con puntuación alta y baja en el Test de Raciocinio Inferencial han presentado diferencias en las cuatro medidas del Test de Memoria. De esa forma, evidencias de validez de criterio concurrente y por grupos extremos fueron verificadas para el Test Pictórico de Memoria.O objetivo do estudo foi verificar evidências de validade para o Teste Pictórico de Memória. Participaram 436 indivíduos, sendo 182 do sexo masculino e 254 do feminino, com idades variando de 10 a 60 anos, que cursavam desde a segunda série do Ensino Fundamental até cursos universitários. Foram aplicados o Teste Pictórico de Memória e o Teste de Raciocínio Inferencial de forma coletiva. Os resultados revelaram correlações variando de 0,19 até 0,44 para os três ambientes que compõem o Teste Pictórico de Memória, e correlações variando de 0,40 até 0,56 quando considerada a pontuação total do teste. Quanto aos grupos extremos, os indivíduos com alta e baixa pontuação no Teste de Raciocínio Inferencial apresentaram diferenças nas quatro medidas do Teste de Memória. Dessa forma, evidências de validade de critério concorrente e por grupos extremos foram verificadas para o Teste Pictórico de Memória.Editora Mackenzie2007-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/677Journal Psychology: Theory and Practice ; Vol. 9 No. 1 (2007); 14-26Revista Psicologia: Teoría y Práctica; Vol. 9 Núm. 1 (2007); 14-26Revista Psicologia: Teoria e Prática; v. 9 n. 1 (2007); 14-261980-69061516-3687reponame:Psicologia (Universidade Presbiteriana Mackenzie. Online)instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)instacron:UPMporhttp://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/677/396Rueda, Fabián Javier MarínSisto, Fermino FernandesCunha, Cláudia Araújo daMachado, FernandaJúnior, Rui de MoraesVitorino, Fabiana CândidaSousa, Vanessa Coelho deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-15T19:59:56Zoai:ojs.editorarevistas.mackenzie.br:article/677Revistahttp://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/indexPRIhttp://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/oairevistapsico@mackenzie.br1980-69061516-3687opendoar:2023-01-12T16:39:26.897435Psicologia (Universidade Presbiteriana Mackenzie. Online) - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)false |
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