Aeronave de treinamento primário/básico: análise do sistema de instrução de vôo, dos fatores de engenharia e sua implicação nos requisitos de projeto de uma nova aeronave
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25835 |
Resumo: | O presente trabalho é o amadurecimento da pesquisa de requisitos para o projeto de uma aeronave de treinamento primário/básico, para substituir os atuais treinadores de fabricação nacional Neiva T-25C Universal. Estas aeronaves estão no término de suas vidas operacionais e, até o presente momento, não há ainda uma aeronave escolhida para dar continuidade à tarefa de instrução dos cadetes na Academia da Força Aérea Brasileira (AFA). Na busca por requisitos e normas para a definição das características do novo treinador, o autor acabou por utilizar uma metodologia de análise, emprestada da Engenharia de Sistemas, onde, sob uma ótica mais holística e macro, destacou três principais aspectos do sistema de instrução: Homem, Máquina e Método. O trabalho inicia-se com a definição das interfaces entre: engenharia, design e arquitetura, seguindo a uma exposição dos objetivos do trabalho e uma revisão do processo de pilotagem civil e militar neste país, procurando enfatizar os problemas, para a construção das hipóteses e da tese. Foi discutida, após análise e comparação do sistema brasileiro com o processo de instrução da USAF (Força Aérea dos Estados Unidos), a mudança no programa de instrução brasileiro, que passaria a contar com uma fase inicial de instrução utilizando-se aeronaves leves, que além de contribuir para a diminuição do número de atrito desligamentos dos cadetes não adaptados para a tarefa do vôo), economizaria aos cofres públicos uma centena de milhares de reais por ano. Foi realizada uma pesquisa com os instrutores da AFA, visando saber das restrições, problemas e características ideais para o cumprimento da tarefa de instrução na força aérea brasileira. Há ainda uma revisão do processo de engenharia de sistemas e seu emprego na indústria aeronáutica. Na parte final do volume, pode ser encontrada um estudo comparativo entre aeronaves de instrução disponíveis comercialmente no mercado. A comparação se faz com o objetivo de estabelecer um cenário para a mudança no sistema de treinamento e a inclusão do novo vetor de instrução. Foram gerados requisitos gerais com relação à configuração, características e desempenho em voo, que podem servir para embasar o processo de seleção ou projeto de uma nova aeronave de instrução. |
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O trabalho inicia-se com a definição das interfaces entre: engenharia, design e arquitetura, seguindo a uma exposição dos objetivos do trabalho e uma revisão do processo de pilotagem civil e militar neste país, procurando enfatizar os problemas, para a construção das hipóteses e da tese. Foi discutida, após análise e comparação do sistema brasileiro com o processo de instrução da USAF (Força Aérea dos Estados Unidos), a mudança no programa de instrução brasileiro, que passaria a contar com uma fase inicial de instrução utilizando-se aeronaves leves, que além de contribuir para a diminuição do número de atrito desligamentos dos cadetes não adaptados para a tarefa do vôo), economizaria aos cofres públicos uma centena de milhares de reais por ano. Foi realizada uma pesquisa com os instrutores da AFA, visando saber das restrições, problemas e características ideais para o cumprimento da tarefa de instrução na força aérea brasileira. Há ainda uma revisão do processo de engenharia de sistemas e seu emprego na indústria aeronáutica. Na parte final do volume, pode ser encontrada um estudo comparativo entre aeronaves de instrução disponíveis comercialmente no mercado. A comparação se faz com o objetivo de estabelecer um cenário para a mudança no sistema de treinamento e a inclusão do novo vetor de instrução. Foram gerados requisitos gerais com relação à configuração, características e desempenho em voo, que podem servir para embasar o processo de seleção ou projeto de uma nova aeronave de instrução.The present work is the matureness of the research for new primary/basic trainer aircraft requirements to substitute the current Brazilian made Universal Neiva T-25C. These aircrafts are at the end of their service life with the Brazilian Air Force and, at the moment, there are no substitutes to act as a replacement trainer to the Braziliam Air Force Academy (AFA) cadets. In the search for requirements and standards to define the characteristics of the new trainer, the author took advantage of a Systems Engineering analysis methodology with which, under a more holistic and macro point - of - view, he highlighted three main aspects of the instruction system: man, machine and method. The work begins with the definition of the interfaces among engineering, design and architecture; after that there is an exposition of the objectives and a national private (civilian) and military flight training programs review, in order to emphasize the problems and build up the hypotheses and the thesis. After the analysis and comparison of the Brazilian system with the USAF (United States Air Force) program, a change in the Brazilian flight training program was discussed, which would start with an initial flight instruction phase using light aircraft. This new revised program would contribute for the reduction of the attrition number (elimination of cadets not suited to flying in the training process) and would save hundreds of thousands of reais per year of the tax payers money. A research was done with the Brazilian Air Force Academy instructors, aiming to reveal the real facts, problems and characteristics for a hypothetic brand new trainer aircraft. There is still an analysis of the systems engineering process and its role in the aeronautical industry. In the final part of this work, a comparative study of commercially available trainer aircraft can be found. The trade study aims to establish a scenario for the changes in the present training system and the adoption of the light aircraft as an initial trainer. The requirements extracted from the reports review and the instructor survey can help future works concerning aircraft selection or the design of a new trainer aircraft.application/pdfhttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25835porUniversidade Presbiteriana Mackenzieprojeto de aeronavesprincípio da solução mínimainstrução de vôoaircraft designprinciple of minimal solutionflight instructionCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOAeronave de treinamento primário/básico: análise do sistema de instrução de vôo, dos fatores de engenharia e sua implicação nos requisitos de projeto de uma nova aeronaveinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEVincent, Charles de Castrohttp://lattes.cnpq.br/4075041758425211Andrade, Donizeti dehttp://lattes.cnpq.br/5978469870150241Alexandre, Carlos Alberto Ináciohttp://lattes.cnpq.br/6237324179270151Carrieri Junior, Renatohttp://lattes.cnpq.br/8181818181818181BRArquitetura e UrbanismoUPMArquitetura e UrbanismoORIGINALMarcelo Silva Oliveira....pdfMarcelo Silva Oliveira....pdfMarcelo Oliveiraapplication/pdf3475777https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/a993d36c-4505-489a-9ddb-3fca4a3bff37/download9c4aac48ebc0b7896f8736dbad56f4d5MD51TEXTMarcelo Silva Oliveira....pdf.txtMarcelo Silva Oliveira....pdf.txtExtracted texttext/plain344114https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/bd768913-5bb3-40bd-ada4-177cfe11e358/downloadb68a3627a9392d30747d9078d705493eMD54THUMBNAILMarcelo Silva Oliveira....pdf.jpgMarcelo Silva Oliveira....pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1346https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/72d4be49-bf5e-4c8e-b992-25c02e95bb99/downloadac4f689035ca8e31c2e36dc96def16e9MD5510899/258352022-03-14 18:34:05.102oai:dspace.mackenzie.br:10899/25835https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T18:34:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
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