Espaço educar : resposta arquitetônica às necessidades das pedagogias alternativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/20004 |
Resumo: | O objetivo principal desse trabalho deteve-se em identificar e analisar as possíveis maneiras através das quais a arquitetura se mostra capaz de se adequar às propostas educacionais de tais pedagogias, voltando-se essencialmente à Pedagogia Montessori. Para isso, durante o processo de pesquisa inicial a preocupação foi compreender historicamente os modelos pedagógicos e formais que se desenvolveram no âmbito da educação ao redor do mundo com o passar dos anos. Desde o surgimento do primeiro edifício escolar, uma série de adaptações se seguiram ao longo das décadas para que as soluções encontradas melhor se adequassem à realidade espacial e temporal na qual o prédio estivesse exposto. Dentre os modelos estudados, são as pedagogias alternativas as quais se mostraram merecedoras de maior atenção. |
id |
UPM_0a1a82fde719fb5ca44410640dc6e230 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/20004 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
Cruz, Patricia Mezzetti dos SantosBelleza, Gilberto Silva Domingues de Oliveira2019-08-05T18:38:18Z2019-08-05T18:38:18Z2018-12-12http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/20004O objetivo principal desse trabalho deteve-se em identificar e analisar as possíveis maneiras através das quais a arquitetura se mostra capaz de se adequar às propostas educacionais de tais pedagogias, voltando-se essencialmente à Pedagogia Montessori. Para isso, durante o processo de pesquisa inicial a preocupação foi compreender historicamente os modelos pedagógicos e formais que se desenvolveram no âmbito da educação ao redor do mundo com o passar dos anos. Desde o surgimento do primeiro edifício escolar, uma série de adaptações se seguiram ao longo das décadas para que as soluções encontradas melhor se adequassem à realidade espacial e temporal na qual o prédio estivesse exposto. Dentre os modelos estudados, são as pedagogias alternativas as quais se mostraram merecedoras de maior atenção.Universidade Presbiteriana MackenzieFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)arquiteturapedagogiaMontessoriEspaço educar : resposta arquitetônica às necessidades das pedagogias alternativasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILPATRICIA MEZZETTI DOS SANTOS CRUZ.pdf.jpgPATRICIA MEZZETTI DOS SANTOS CRUZ.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2620http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/20004/3/PATRICIA%20MEZZETTI%20DOS%20SANTOS%20CRUZ.pdf.jpg93cc8124e23064af32fcd91d60216185MD53TEXTPATRICIA MEZZETTI DOS SANTOS CRUZ.pdf.txtPATRICIA MEZZETTI DOS SANTOS CRUZ.pdf.txtExtracted texttext/plain0http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/20004/2/PATRICIA%20MEZZETTI%20DOS%20SANTOS%20CRUZ.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINALPATRICIA MEZZETTI DOS SANTOS CRUZ.pdfPATRICIA MEZZETTI DOS SANTOS CRUZ.pdfPATRICIA MEZZETTI DOS SANTOS CRUZapplication/pdf18719794http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/20004/1/PATRICIA%20MEZZETTI%20DOS%20SANTOS%20CRUZ.pdfc4c7419366196d9067c81ea71a6c1933MD5110899/200042020-03-04 11:57:11.924Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Espaço educar : resposta arquitetônica às necessidades das pedagogias alternativas |
title |
Espaço educar : resposta arquitetônica às necessidades das pedagogias alternativas |
spellingShingle |
Espaço educar : resposta arquitetônica às necessidades das pedagogias alternativas Cruz, Patricia Mezzetti dos Santos arquitetura pedagogia Montessori |
title_short |
Espaço educar : resposta arquitetônica às necessidades das pedagogias alternativas |
title_full |
Espaço educar : resposta arquitetônica às necessidades das pedagogias alternativas |
title_fullStr |
Espaço educar : resposta arquitetônica às necessidades das pedagogias alternativas |
title_full_unstemmed |
Espaço educar : resposta arquitetônica às necessidades das pedagogias alternativas |
title_sort |
Espaço educar : resposta arquitetônica às necessidades das pedagogias alternativas |
author |
Cruz, Patricia Mezzetti dos Santos |
author_facet |
Cruz, Patricia Mezzetti dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Patricia Mezzetti dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Belleza, Gilberto Silva Domingues de Oliveira |
contributor_str_mv |
Belleza, Gilberto Silva Domingues de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
arquitetura pedagogia Montessori |
topic |
arquitetura pedagogia Montessori |
description |
O objetivo principal desse trabalho deteve-se em identificar e analisar as possíveis maneiras através das quais a arquitetura se mostra capaz de se adequar às propostas educacionais de tais pedagogias, voltando-se essencialmente à Pedagogia Montessori. Para isso, durante o processo de pesquisa inicial a preocupação foi compreender historicamente os modelos pedagógicos e formais que se desenvolveram no âmbito da educação ao redor do mundo com o passar dos anos. Desde o surgimento do primeiro edifício escolar, uma série de adaptações se seguiram ao longo das décadas para que as soluções encontradas melhor se adequassem à realidade espacial e temporal na qual o prédio estivesse exposto. Dentre os modelos estudados, são as pedagogias alternativas as quais se mostraram merecedoras de maior atenção. |
publishDate |
2018 |
dc.date.qualified.none.fl_str_mv |
2018-12-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-05T18:38:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-05T18:38:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/20004 |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/20004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/20004/3/PATRICIA%20MEZZETTI%20DOS%20SANTOS%20CRUZ.pdf.jpg http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/20004/2/PATRICIA%20MEZZETTI%20DOS%20SANTOS%20CRUZ.pdf.txt http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/20004/1/PATRICIA%20MEZZETTI%20DOS%20SANTOS%20CRUZ.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
93cc8124e23064af32fcd91d60216185 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e c4c7419366196d9067c81ea71a6c1933 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1757177221743640576 |