Espaço educar : resposta arquitetônica às necessidades das pedagogias alternativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Patricia Mezzetti dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/20004
Resumo: O objetivo principal desse trabalho deteve-se em identificar e analisar as possíveis maneiras através das quais a arquitetura se mostra capaz de se adequar às propostas educacionais de tais pedagogias, voltando-se essencialmente à Pedagogia Montessori. Para isso, durante o processo de pesquisa inicial a preocupação foi compreender historicamente os modelos pedagógicos e formais que se desenvolveram no âmbito da educação ao redor do mundo com o passar dos anos. Desde o surgimento do primeiro edifício escolar, uma série de adaptações se seguiram ao longo das décadas para que as soluções encontradas melhor se adequassem à realidade espacial e temporal na qual o prédio estivesse exposto. Dentre os modelos estudados, são as pedagogias alternativas as quais se mostraram merecedoras de maior atenção.
id UPM_0a1a82fde719fb5ca44410640dc6e230
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/20004
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling Cruz, Patricia Mezzetti dos SantosBelleza, Gilberto Silva Domingues de Oliveira2019-08-05T18:38:18Z2019-08-05T18:38:18Z2018-12-12O objetivo principal desse trabalho deteve-se em identificar e analisar as possíveis maneiras através das quais a arquitetura se mostra capaz de se adequar às propostas educacionais de tais pedagogias, voltando-se essencialmente à Pedagogia Montessori. Para isso, durante o processo de pesquisa inicial a preocupação foi compreender historicamente os modelos pedagógicos e formais que se desenvolveram no âmbito da educação ao redor do mundo com o passar dos anos. Desde o surgimento do primeiro edifício escolar, uma série de adaptações se seguiram ao longo das décadas para que as soluções encontradas melhor se adequassem à realidade espacial e temporal na qual o prédio estivesse exposto. Dentre os modelos estudados, são as pedagogias alternativas as quais se mostraram merecedoras de maior atenção.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/20004Universidade Presbiteriana MackenziearquiteturapedagogiaMontessoriEspaço educar : resposta arquitetônica às necessidades das pedagogias alternativasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEinfo:eu-repo/semantics/openAccessFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)THUMBNAILPATRICIA MEZZETTI DOS SANTOS CRUZ.pdf.jpgPATRICIA MEZZETTI DOS SANTOS CRUZ.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2620https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/74669ed7-e362-4d62-bf1e-bccbfd780926/download93cc8124e23064af32fcd91d60216185MD55TEXTPATRICIA MEZZETTI DOS SANTOS CRUZ.pdf.txtPATRICIA MEZZETTI DOS SANTOS CRUZ.pdf.txtExtracted texttext/plain190048https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/572b3e0f-68f9-401f-8fe9-25627b77fdea/downloadd37925d58778a508386f87521b7cd9b0MD54ORIGINALPATRICIA MEZZETTI DOS SANTOS CRUZ.pdfPATRICIA MEZZETTI DOS SANTOS CRUZ.pdfPATRICIA MEZZETTI DOS SANTOS CRUZapplication/pdf18719794https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d48969e2-fa79-442b-9b34-574bba40f495/downloadc4c7419366196d9067c81ea71a6c1933MD5110899/200042022-03-14 15:21:08.495oai:dspace.mackenzie.br:10899/20004https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T15:21:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Espaço educar : resposta arquitetônica às necessidades das pedagogias alternativas
title Espaço educar : resposta arquitetônica às necessidades das pedagogias alternativas
spellingShingle Espaço educar : resposta arquitetônica às necessidades das pedagogias alternativas
Cruz, Patricia Mezzetti dos Santos
arquitetura
pedagogia
Montessori
title_short Espaço educar : resposta arquitetônica às necessidades das pedagogias alternativas
title_full Espaço educar : resposta arquitetônica às necessidades das pedagogias alternativas
title_fullStr Espaço educar : resposta arquitetônica às necessidades das pedagogias alternativas
title_full_unstemmed Espaço educar : resposta arquitetônica às necessidades das pedagogias alternativas
title_sort Espaço educar : resposta arquitetônica às necessidades das pedagogias alternativas
author Cruz, Patricia Mezzetti dos Santos
author_facet Cruz, Patricia Mezzetti dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Patricia Mezzetti dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Belleza, Gilberto Silva Domingues de Oliveira
contributor_str_mv Belleza, Gilberto Silva Domingues de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv arquitetura
pedagogia
Montessori
topic arquitetura
pedagogia
Montessori
description O objetivo principal desse trabalho deteve-se em identificar e analisar as possíveis maneiras através das quais a arquitetura se mostra capaz de se adequar às propostas educacionais de tais pedagogias, voltando-se essencialmente à Pedagogia Montessori. Para isso, durante o processo de pesquisa inicial a preocupação foi compreender historicamente os modelos pedagógicos e formais que se desenvolveram no âmbito da educação ao redor do mundo com o passar dos anos. Desde o surgimento do primeiro edifício escolar, uma série de adaptações se seguiram ao longo das décadas para que as soluções encontradas melhor se adequassem à realidade espacial e temporal na qual o prédio estivesse exposto. Dentre os modelos estudados, são as pedagogias alternativas as quais se mostraram merecedoras de maior atenção.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-05T18:38:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-05T18:38:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/20004
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/20004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/74669ed7-e362-4d62-bf1e-bccbfd780926/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/572b3e0f-68f9-401f-8fe9-25627b77fdea/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d48969e2-fa79-442b-9b34-574bba40f495/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 93cc8124e23064af32fcd91d60216185
d37925d58778a508386f87521b7cd9b0
c4c7419366196d9067c81ea71a6c1933
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813819988433174528