O projeto natureza & criança: aprendendo com animais e plantas como proposta de ações de educação ambiental na formação de estagiários da área de Biociências e alunos do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24822 |
Resumo: | This research describes and analyses the program of projeto natureza & criança: aprendendo com animais e plantas (nature & child project: learning with animals and plants), developed by Universidade de Taubate, aiming contribute to the process of teaching and learning in the sciences fields for children from elementary school and to the formation of biosciences (agronomy, biology and pedagogy) undergraduation trainees that participated on the project. Using an exploratory qualitative nature methodology, interviews were made from the application of questionnaires with the project coordinators, as well as scholars and voluntary trainees that participated on it in 2007 and 2008. The data obtained were treated and discussed from the Bardin s method. The analysis of questionnaires answers enabled a discussion about the perceptions of research individuals, as well as awareness of environmental issues form them. The research demonstrates satisfactory results related to effectiveness of actions and activities developed by project, indicating that the used subjects and strategies contributed to the construction of knowledge on environmental education and entomology on the formation of undergraduation and elementary school students. |
id |
UPM_0a32d8f60956c4ee9ee44750e25d05d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/24822 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
2016-03-15T19:43:04Z2020-05-28T18:11:00Z2016-01-052020-05-28T18:11:00Z2015-08-21RIBEIRO, Gabriela Dávila. O projeto natureza & criança: aprendendo com animais e plantas como proposta de ações de educação ambiental na formação de estagiários da área de Biociências e alunos do ensino fundamental. 2015. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24822This research describes and analyses the program of projeto natureza & criança: aprendendo com animais e plantas (nature & child project: learning with animals and plants), developed by Universidade de Taubate, aiming contribute to the process of teaching and learning in the sciences fields for children from elementary school and to the formation of biosciences (agronomy, biology and pedagogy) undergraduation trainees that participated on the project. Using an exploratory qualitative nature methodology, interviews were made from the application of questionnaires with the project coordinators, as well as scholars and voluntary trainees that participated on it in 2007 and 2008. The data obtained were treated and discussed from the Bardin s method. The analysis of questionnaires answers enabled a discussion about the perceptions of research individuals, as well as awareness of environmental issues form them. The research demonstrates satisfactory results related to effectiveness of actions and activities developed by project, indicating that the used subjects and strategies contributed to the construction of knowledge on environmental education and entomology on the formation of undergraduation and elementary school students.A presente dissertação descreve e analisa o programa do projeto natureza & Criança: aprendendo com animais e plantas , desenvolvido pela universidade de Taubaté, visando contribuir para o processo de ensino-aprendizagem na área de Ciências para as crianças das séries iniciais do ensino fundamental e formação de Estagiários de graduação das áreas de biociências (agronomia, biologia e Pedagogia) que participaram do projeto. Utilizando-se da metodologia de natureza Qualitativa do tipo exploratória, efetuaram-se entrevistas a partir da aplicação de questionários com as coordenadoras idealizadoras do projeto, como também com os estagiários bolsistas e voluntários que participaram do projeto nos anos de 2007 e 2008. Os dados obtidos foram tratados e discutidos utilizando-se do método de Bardin. A análise das respostas dos questionários possibilitou uma discussão sobre as percepções dos sujeitos da pesquisa, sobre a conscientização das mesmas na Temática ambiental. A pesquisa, demonstrou resultados satisfatórios com relação a efetividade das ações e atividades desenvolvidas pelo projeto, indicando que os temas e estratégias utilizados contribuíram para a construção de conhecimentos de educação ambiental e entomologia na formação dos graduandos e para os alunos do ensino fundamental.Instituto Presbiteriano Mackenzieapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEducação, Arte e História da CulturaUPMBREducação, Arte e Históriaeducação ambientalensino fundamentalentomologiaformação de estagiáriosciências ambientaisenvironmental educationelementary schoolentomologytrainees formationenvironmental scienceCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO projeto natureza & criança: aprendendo com animais e plantas como proposta de ações de educação ambiental na formação de estagiários da área de Biociências e alunos do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSanchez, Petra Sanchezhttp://lattes.cnpq.br/8981709844306799Giora, Regina Célia Faria Amarohttp://lattes.cnpq.br/7987535061534762Labinas, Adriana Mascarettehttp://lattes.cnpq.br/4061871628964789http://lattes.cnpq.br/8415264087774672Ribeiro, Gabriela Dávilahttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4265/Gabriela%20Davila%20Ribeiro.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1937/1/Gabriela%20Davila%20Ribeiro.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/248222020-05-28 15:11:00.28Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI |
dc.title.por.fl_str_mv |
O projeto natureza & criança: aprendendo com animais e plantas como proposta de ações de educação ambiental na formação de estagiários da área de Biociências e alunos do ensino fundamental |
title |
O projeto natureza & criança: aprendendo com animais e plantas como proposta de ações de educação ambiental na formação de estagiários da área de Biociências e alunos do ensino fundamental |
spellingShingle |
O projeto natureza & criança: aprendendo com animais e plantas como proposta de ações de educação ambiental na formação de estagiários da área de Biociências e alunos do ensino fundamental Ribeiro, Gabriela Dávila educação ambiental ensino fundamental entomologia formação de estagiários ciências ambientais environmental education elementary school entomology trainees formation environmental science CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O projeto natureza & criança: aprendendo com animais e plantas como proposta de ações de educação ambiental na formação de estagiários da área de Biociências e alunos do ensino fundamental |
title_full |
O projeto natureza & criança: aprendendo com animais e plantas como proposta de ações de educação ambiental na formação de estagiários da área de Biociências e alunos do ensino fundamental |
title_fullStr |
O projeto natureza & criança: aprendendo com animais e plantas como proposta de ações de educação ambiental na formação de estagiários da área de Biociências e alunos do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
O projeto natureza & criança: aprendendo com animais e plantas como proposta de ações de educação ambiental na formação de estagiários da área de Biociências e alunos do ensino fundamental |
title_sort |
O projeto natureza & criança: aprendendo com animais e plantas como proposta de ações de educação ambiental na formação de estagiários da área de Biociências e alunos do ensino fundamental |
author |
Ribeiro, Gabriela Dávila |
author_facet |
Ribeiro, Gabriela Dávila |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sanchez, Petra Sanchez |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8981709844306799 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Giora, Regina Célia Faria Amaro |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7987535061534762 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Labinas, Adriana Mascarette |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4061871628964789 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8415264087774672 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Gabriela Dávila |
contributor_str_mv |
Sanchez, Petra Sanchez Giora, Regina Célia Faria Amaro Labinas, Adriana Mascarette |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação ambiental ensino fundamental entomologia formação de estagiários ciências ambientais |
topic |
educação ambiental ensino fundamental entomologia formação de estagiários ciências ambientais environmental education elementary school entomology trainees formation environmental science CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
environmental education elementary school entomology trainees formation environmental science |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This research describes and analyses the program of projeto natureza & criança: aprendendo com animais e plantas (nature & child project: learning with animals and plants), developed by Universidade de Taubate, aiming contribute to the process of teaching and learning in the sciences fields for children from elementary school and to the formation of biosciences (agronomy, biology and pedagogy) undergraduation trainees that participated on the project. Using an exploratory qualitative nature methodology, interviews were made from the application of questionnaires with the project coordinators, as well as scholars and voluntary trainees that participated on it in 2007 and 2008. The data obtained were treated and discussed from the Bardin s method. The analysis of questionnaires answers enabled a discussion about the perceptions of research individuals, as well as awareness of environmental issues form them. The research demonstrates satisfactory results related to effectiveness of actions and activities developed by project, indicating that the used subjects and strategies contributed to the construction of knowledge on environmental education and entomology on the formation of undergraduation and elementary school students. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-08-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:43:04Z 2020-05-28T18:11:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-01-05 2020-05-28T18:11:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RIBEIRO, Gabriela Dávila. O projeto natureza & criança: aprendendo com animais e plantas como proposta de ações de educação ambiental na formação de estagiários da área de Biociências e alunos do ensino fundamental. 2015. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24822 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, Gabriela Dávila. O projeto natureza & criança: aprendendo com animais e plantas como proposta de ações de educação ambiental na formação de estagiários da área de Biociências e alunos do ensino fundamental. 2015. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24822 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Educação, Arte e História da Cultura |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação, Arte e História |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1757177215791923200 |