Educação inclusiva de alunos com deficiência física: reflexões e desafios dos professores na escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Russo, Josyvanda Basilio
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22474
Resumo: O objetivo desse estudo consistiu em identificar as dificuldades que enfrentam os professores no cotidiano de sala de aula e como avaliam a sua atuação no processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência física. O estudo foi realizado com vinte e sete professores de duas escolas da rede municipal de São Paulo. Para alcançar o objetivo proposto, o estudo foi desenvolvido numa perspectiva teórico-metodológica qualitativa com aporte quantitativo, por meio de pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas. Os instrumentos utilizados foram um questionário com perguntas estruturadas e entrevista de grupo focal, possibilitando desenvolver tópicos que se constituíram em núcleos temáticos. Os dados tabulados e categorizados foram submetidos à análise do conteúdo. Conforme revelou a pesquisa, a formação em nível superior não é suficiente ao preparo do professor para atuar numa perspectiva de educação inclusiva, condição que vem ao encontro das dificuldades apresentadas pelos professores, em realizar ações que favoreçam a aprendizagem do aluno com deficiência física, e que necessita de uma abordagem educacional diferenciada ou de recursos específicos para aprender, sendo esse um dos principais obstáculos à proposta de inclusão e um dos grandes desafios da educação inclusiva. Para que hajam mudanças nesse quadro, são necessárias novas ações de políticas públicas para formalizar parcerias entre a área da educação e da saúde, visando uma formação que lhes proporcione aprofundamento teórico e prático. Esse estudo atingiu os objetivos propostos e o seu conteúdo evidencia a complexidade e a abrangência do tema, sendo impossível esgotá-lo em suas dimensões, levantando indicadores que possibilitam a continuidade de pesquisas com propostas interdisciplinares de intervenção junto aos professores, a fim de desenvolver oportunidades de ensino e aprendizagem para todos.
id UPM_0d95f54cadfb1344281546441f87fab0
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/22474
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/8616985212179373Russo, Josyvanda BasilioSaeta, Beatriz Regina Pereirahttp://lattes.cnpq.br/23303517204944812016-03-15T19:39:43Z2020-03-19T15:19:51Z2011-06-292020-03-19T15:19:51Z2011-02-10O objetivo desse estudo consistiu em identificar as dificuldades que enfrentam os professores no cotidiano de sala de aula e como avaliam a sua atuação no processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência física. O estudo foi realizado com vinte e sete professores de duas escolas da rede municipal de São Paulo. Para alcançar o objetivo proposto, o estudo foi desenvolvido numa perspectiva teórico-metodológica qualitativa com aporte quantitativo, por meio de pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas. Os instrumentos utilizados foram um questionário com perguntas estruturadas e entrevista de grupo focal, possibilitando desenvolver tópicos que se constituíram em núcleos temáticos. Os dados tabulados e categorizados foram submetidos à análise do conteúdo. Conforme revelou a pesquisa, a formação em nível superior não é suficiente ao preparo do professor para atuar numa perspectiva de educação inclusiva, condição que vem ao encontro das dificuldades apresentadas pelos professores, em realizar ações que favoreçam a aprendizagem do aluno com deficiência física, e que necessita de uma abordagem educacional diferenciada ou de recursos específicos para aprender, sendo esse um dos principais obstáculos à proposta de inclusão e um dos grandes desafios da educação inclusiva. Para que hajam mudanças nesse quadro, são necessárias novas ações de políticas públicas para formalizar parcerias entre a área da educação e da saúde, visando uma formação que lhes proporcione aprofundamento teórico e prático. Esse estudo atingiu os objetivos propostos e o seu conteúdo evidencia a complexidade e a abrangência do tema, sendo impossível esgotá-lo em suas dimensões, levantando indicadores que possibilitam a continuidade de pesquisas com propostas interdisciplinares de intervenção junto aos professores, a fim de desenvolver oportunidades de ensino e aprendizagem para todos.The aim of this study consisted of identifying the difficulties that teachers have faced in daily classroom and how they have evaluated their performance of teaching students with physical disabilities. The research was conducted with twenty-seven teachers from two schools in the São Paulo city. In order to achieve the proposed objective, this research was developed in a theoretical qualitative methodology, with quantitative outlines, through bibliographical literature, documentary analysis and interviews. A survey with structured questions and focus group interview were utilized as tools which enabling to develop topics that became themselves into thematic cores. The tabulated and classified data were subjected to content analysis. As revealed by the research, is not the college degree enough to prepare the teacher to deal with the perspective on inclusive education, that is why teachers have had difficulties in taking actions to help students with physical disabilities, which requires a differentiated education or specific resources, to learn. This is the main obstacle to the proposal of inclusion and one of the biggest challenges to the inclusive education. Therefore, in order to change this framework, new actions from public policies are required so that a partnership between public education and health services can be formed, aiming at a training that provides them a deeper theory and practice. This paper reached its proposed aims and its content demonstrates the complexity and breadth of the subject, so that it is impossible to exhaust it in its dimensions, identifying indicators that enable the continuity of the researches with teachers on interdisciplinary proposals to provide teaching and learning opportunities for all.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22474porUniversidade Presbiteriana Mackenzieeducação inclusivadeficiência físicaformação de professoresinclusive educationphysical disabilitiestraining of teachersCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3690/Josyvanda%20Basilio%20Russo.pdf.jpgEducação inclusiva de alunos com deficiência física: reflexões e desafios dos professores na escola públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEMazzotta, Marcos José da Silveirahttp://lattes.cnpq.br/8192357535076113Mattos, Edna Antonia dehttp://lattes.cnpq.br/5435766995285675BRPsicologiaUPMDistúrbios do DesenvolvimentoORIGINALJosyvanda Basilio Russo.pdfJosyvanda Basilio Russo.pdfapplication/pdf359580https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/47222ca1-7ecb-4af2-b959-524adcc87ef2/download10970ffeadd964b17b7e4b56c70d52ecMD51TEXTJosyvanda Basilio Russo.pdf.txtJosyvanda Basilio Russo.pdf.txtExtracted texttext/plain204632https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/89eee7d2-dcad-44a7-a581-8e30e6a71b9f/download782a38cf5c332409293a40797a2e0a0eMD52THUMBNAILJosyvanda Basilio Russo.pdf.jpgJosyvanda Basilio Russo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1194https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/b3ea898f-506b-4761-b50f-9579207fe6ac/download17f819aa5f8ef8097e79286837972caeMD5310899/224742022-03-14 15:36:15.725oai:dspace.mackenzie.br:10899/22474https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T15:36:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv Educação inclusiva de alunos com deficiência física: reflexões e desafios dos professores na escola pública
title Educação inclusiva de alunos com deficiência física: reflexões e desafios dos professores na escola pública
spellingShingle Educação inclusiva de alunos com deficiência física: reflexões e desafios dos professores na escola pública
Russo, Josyvanda Basilio
educação inclusiva
deficiência física
formação de professores
inclusive education
physical disabilities
training of teachers
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Educação inclusiva de alunos com deficiência física: reflexões e desafios dos professores na escola pública
title_full Educação inclusiva de alunos com deficiência física: reflexões e desafios dos professores na escola pública
title_fullStr Educação inclusiva de alunos com deficiência física: reflexões e desafios dos professores na escola pública
title_full_unstemmed Educação inclusiva de alunos com deficiência física: reflexões e desafios dos professores na escola pública
title_sort Educação inclusiva de alunos com deficiência física: reflexões e desafios dos professores na escola pública
author Russo, Josyvanda Basilio
author_facet Russo, Josyvanda Basilio
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8616985212179373
dc.contributor.author.fl_str_mv Russo, Josyvanda Basilio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Saeta, Beatriz Regina Pereira
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2330351720494481
contributor_str_mv Saeta, Beatriz Regina Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv educação inclusiva
deficiência física
formação de professores
topic educação inclusiva
deficiência física
formação de professores
inclusive education
physical disabilities
training of teachers
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv inclusive education
physical disabilities
training of teachers
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O objetivo desse estudo consistiu em identificar as dificuldades que enfrentam os professores no cotidiano de sala de aula e como avaliam a sua atuação no processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência física. O estudo foi realizado com vinte e sete professores de duas escolas da rede municipal de São Paulo. Para alcançar o objetivo proposto, o estudo foi desenvolvido numa perspectiva teórico-metodológica qualitativa com aporte quantitativo, por meio de pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas. Os instrumentos utilizados foram um questionário com perguntas estruturadas e entrevista de grupo focal, possibilitando desenvolver tópicos que se constituíram em núcleos temáticos. Os dados tabulados e categorizados foram submetidos à análise do conteúdo. Conforme revelou a pesquisa, a formação em nível superior não é suficiente ao preparo do professor para atuar numa perspectiva de educação inclusiva, condição que vem ao encontro das dificuldades apresentadas pelos professores, em realizar ações que favoreçam a aprendizagem do aluno com deficiência física, e que necessita de uma abordagem educacional diferenciada ou de recursos específicos para aprender, sendo esse um dos principais obstáculos à proposta de inclusão e um dos grandes desafios da educação inclusiva. Para que hajam mudanças nesse quadro, são necessárias novas ações de políticas públicas para formalizar parcerias entre a área da educação e da saúde, visando uma formação que lhes proporcione aprofundamento teórico e prático. Esse estudo atingiu os objetivos propostos e o seu conteúdo evidencia a complexidade e a abrangência do tema, sendo impossível esgotá-lo em suas dimensões, levantando indicadores que possibilitam a continuidade de pesquisas com propostas interdisciplinares de intervenção junto aos professores, a fim de desenvolver oportunidades de ensino e aprendizagem para todos.
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-06-29
2020-03-19T15:19:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-02-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:39:43Z
2020-03-19T15:19:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22474
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/47222ca1-7ecb-4af2-b959-524adcc87ef2/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/89eee7d2-dcad-44a7-a581-8e30e6a71b9f/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/b3ea898f-506b-4761-b50f-9579207fe6ac/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 10970ffeadd964b17b7e4b56c70d52ec
782a38cf5c332409293a40797a2e0a0e
17f819aa5f8ef8097e79286837972cae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813820024463294464