Elementos lingüísticos no discurso publicitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maffei, Carlos Eduardo
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25345
Resumo: Este trabalho tem por objetivo explorar linguagens verbais e linguagens não-verbais configuradas em anúncios publicitários veiculados em revista de circulação nacional (VEJA). A apresentação publicitária de qualquer objeto é uma força que, inegavelmente, pode ser contestada. Ela atrai por todos os meios. Os argumentos que são apresentados nas mensagens vêm ao encontro das expectativas dos consumidores, deixando-os felizes e acreditando nas possibilidades de satisfazer a seus desejos. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar peças publicitárias, verificando como as linguagens verbal e visual presentes no anúncio fazem parte do processo de persuasão do leitor. Para tanto, nosso trabalho considera como fundamentação teórica aspectos gerais da mensagem publicitária, do uso da palavra na propaganda, a argumentação e a Retórica de Aristóteles e Perelman. Também ressaltamos a importância da imagem como componente argumentativo na propaganda e as relações existentes entre texto e imagem, contribuindo para o processo persuasivo. A conclusão deste trabalho demonstrou que a argumentação publicitária faz uso da linguagem verbal e visual com a finalidade de persuadir o leitor.
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