O discurso sobre os muçulmanos, as muçulmanas e o Islã nas mídias digitais: construções, desconstruções e reconstruções discursivas
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28693 |
Resumo: | Esta pesquisa de abordagem qualitativa se insere na Linha de Pesquisa, Procedimentos de constituição dos sentidos do discurso e do texto do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie e tem o propósito de analisar, pelo viés da análise do discurso (AD) de linha francesa, 14 manchetes jornalísticas, de maneira mais detalhada, que trazem informações (de valorações positivas e negativas) a respeito dos muçulmanos e das muçulmanas, sendo elas, 5 do jornal Le Monde (França), 3 do jornal El País (Espanha), 1 do jornal El Mundo (Espanha), 2 da BBC (Brasil/Reino Unido), 2 da Revista Exame (Brasil) e 1 do jornal CNN (EUA/Brasil), todas na sua versão on-line. A partir da análise desse material e também de um material extra (uma obra literária, uma obra cinematográfica e a comparação com outros trabalhos acadêmicos com temas similares – “estado da arte”), intenciona-se investigar o processo pelo qual são construídos (e desconstruídos) os discursos sobre os muçulmanos em mídias digitais de grande circulação. A hipótese principal que conduz essa pesquisa é que os discursos sobre os muçulmanos e as muçulmanas, nas diferentes mídias escolhidas, trazem uma representação estereotipada dessa comunidade religiosa, o que contribui para a propagação de preconceitos que, em muitos momentos, são reflexos dos valores da sociedade. Para responder a essa questão foram utilizados estudos como os de Fiorin (2013) sobre a argumentação em diferentes aspectos, sobretudo no que tangem às ideias implícitas e explícitas que podem gerar opiniões preconceituosas, também, as ideias de Maingueneau (2004, 2006, 2014, 2015, 2020) no que se referem aos estudos sobre o ethos dos sujeitos envolvidos no discurso midiático, além do conceito de enunciação aforizante. Para embasar o conteúdo que diz respeito às mídias, como elas agem na sociedade e a construção das identidades dessas instâncias de informação, as ideias de Charaudeau (2013, 2016) e de John B.Thompson (2013) serviram de grande aporte. Para tratar da construção histórica do povo muçulmano, alguns autores foram fontes de pesquisa como: Demant (2013) e Edward Said (1990), além disso, utilizamos, também, para comprovar a imagem distorcida dos muçulmanos nas mídias, o livro Alcorão Sagrado, algumas Sunnas (hábitos) do profeta Muhammad e o depoimento de um líder muçulmano libanês. A pesquisa se dividiu em quatro partes, todas tratando do aspecto discursivo presente em cada instância, a primeira parte, tratando do discurso do islã e dos muçulmanos; a segunda parte, do discurso das mídias; a terceira parte, dos discursos literário, cinematográfico e acadêmico; e a quarta parte, tratando dos discursos construídos e desconstruídos nas mídias acerca da comunidade islâmica. Concluímos com este trabalho que a mídia, como uma poderosa influenciadora ajuda a moldar ideologias e, assim, pode construir imagens colaborantes ou deformantes dos muçulmanos e, por causa disso, muitos preconceitos podem ser evidenciados, reproduzidos ou até evitados. |
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Freitas, Priscilla Cláudia Pavan deBastos, Neusa Maria Oliveira Barbosa2022-01-26T18:47:53Z2022-01-26T18:47:53Z2021-08-13Esta pesquisa de abordagem qualitativa se insere na Linha de Pesquisa, Procedimentos de constituição dos sentidos do discurso e do texto do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie e tem o propósito de analisar, pelo viés da análise do discurso (AD) de linha francesa, 14 manchetes jornalísticas, de maneira mais detalhada, que trazem informações (de valorações positivas e negativas) a respeito dos muçulmanos e das muçulmanas, sendo elas, 5 do jornal Le Monde (França), 3 do jornal El País (Espanha), 1 do jornal El Mundo (Espanha), 2 da BBC (Brasil/Reino Unido), 2 da Revista Exame (Brasil) e 1 do jornal CNN (EUA/Brasil), todas na sua versão on-line. A partir da análise desse material e também de um material extra (uma obra literária, uma obra cinematográfica e a comparação com outros trabalhos acadêmicos com temas similares – “estado da arte”), intenciona-se investigar o processo pelo qual são construídos (e desconstruídos) os discursos sobre os muçulmanos em mídias digitais de grande circulação. A hipótese principal que conduz essa pesquisa é que os discursos sobre os muçulmanos e as muçulmanas, nas diferentes mídias escolhidas, trazem uma representação estereotipada dessa comunidade religiosa, o que contribui para a propagação de preconceitos que, em muitos momentos, são reflexos dos valores da sociedade. Para responder a essa questão foram utilizados estudos como os de Fiorin (2013) sobre a argumentação em diferentes aspectos, sobretudo no que tangem às ideias implícitas e explícitas que podem gerar opiniões preconceituosas, também, as ideias de Maingueneau (2004, 2006, 2014, 2015, 2020) no que se referem aos estudos sobre o ethos dos sujeitos envolvidos no discurso midiático, além do conceito de enunciação aforizante. Para embasar o conteúdo que diz respeito às mídias, como elas agem na sociedade e a construção das identidades dessas instâncias de informação, as ideias de Charaudeau (2013, 2016) e de John B.Thompson (2013) serviram de grande aporte. Para tratar da construção histórica do povo muçulmano, alguns autores foram fontes de pesquisa como: Demant (2013) e Edward Said (1990), além disso, utilizamos, também, para comprovar a imagem distorcida dos muçulmanos nas mídias, o livro Alcorão Sagrado, algumas Sunnas (hábitos) do profeta Muhammad e o depoimento de um líder muçulmano libanês. A pesquisa se dividiu em quatro partes, todas tratando do aspecto discursivo presente em cada instância, a primeira parte, tratando do discurso do islã e dos muçulmanos; a segunda parte, do discurso das mídias; a terceira parte, dos discursos literário, cinematográfico e acadêmico; e a quarta parte, tratando dos discursos construídos e desconstruídos nas mídias acerca da comunidade islâmica. Concluímos com este trabalho que a mídia, como uma poderosa influenciadora ajuda a moldar ideologias e, assim, pode construir imagens colaborantes ou deformantes dos muçulmanos e, por causa disso, muitos preconceitos podem ser evidenciados, reproduzidos ou até evitados.IPM - Instituto Presbiteriano Mackenziehttps://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28693Universidade Presbiteriana MackenzieAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessdiscurso midiáticoislamofobiaislamofoniadiscurso islâmicoO discurso sobre os muçulmanos, as muçulmanas e o Islã nas mídias digitais: construções, desconstruções e reconstruções discursivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEhttp://lattes.cnpq.br/6767627111553241http://lattes.cnpq.br/8465834516588993Brito, Regina Pires deFarah, Paulo DanielMarquesi, Sueli CristinaHanna, Vera Lucia HarabagiThis qualitative approach research is part of the Line of Research, Procedures for the constitution of the meanings of discourse and text of the Postgraduate Program in Language at Universidade Presbiteriana Mackenzie and aims to analyze, through the bias of Discourse Analysis of French line, 14 journalistic headlines, in a more detailed way, that bring information (with positive and negative valuations) about Muslims, including 5 from the newspaper Le Monde (France), 3 from the newspaper El País (Spain ), 1 from the newspaper El Mundo (Spain), 2 from the BBC (Brazil/United Kingdom) 2 from Revista Exame (Brazil) and 1 from CNN newspaper, all in their online version. From the analysis of this material and also of extra material (a literary work, a cinematographic work and the comparison with other academic works with similar themes - "state of the art"), the intention is to investigate the process by which they are constructed (and deconstructed) discourses about Muslims in mainstream media. The main hypothesis that leads this research is that the discourses about Muslims, in the different chosen media, bring a stereotyped representation of this religious community, which contributes to the propagation of prejudices, which, in many moments, are reflections of values of society. To answer this question, studies such as Fiorin's (2013) on argumentation in different aspects were used, especially with regard to implicit and explicit ideas that can generate prejudiced opinions, also the ideas of Maingueneau (2004, 2006, 2014, 2015, 2020) to studies on the ethos of subjects involved in media discourse, in addition to the concept of aphorizing enunciation. To support the content regarding the Media, how it acts in society and the construction of the identity of information instances, the ideas of Charaudeau (2013, 2016) and John B.Thompson (2013) served as a great contribution. To address the historical construction of the Muslim people in relation to what the Media conveys, some authors were research sources such as: Demant (2013) and Edward Said (1990), in addition, we also used it to prove the distorted image of Muslims in the Media, the Holy Quran book, some Sunnas (habits) of Prophet Muhammad and the testimony of a Muslim leader. The research was divided into four parts, all dealing with the discursive aspect present in each instance, the first part dealing with the discourse of Islam and Muslims; the second part, from the discourse of the media; the third part, from literary, cinematographic and academic discourses; and the fourth part, dealing with the constructed and deconstructed discourses in the Media about the Islamic community. We conclude with this work that the media, as a powerful influencer, helps to shape ideologies and, thus, can build collaborative or distorting images of Muslims and, because of that, many prejudices can be evidenced and reproduced.media discourseislamophobiaislamophonyislamic speechBrasilCentro de Comunicação e Letras (CCL)UPMLetrasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAORIGINALPriscilla Cláudia Pavan de Freitas....pdfPriscilla Cláudia Pavan de Freitas....pdfPriscilla Cláudia Pavan de Freitasapplication/pdf3832198https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/fc70a327-0f6a-4cd6-bce3-6e52a35e6c0b/download5d0339d6c630794589c4addf456e2684MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/faf43ad7-1d2c-4b0e-b454-331566af696a/downloade39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81997https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1c734269-f274-4c46-a98c-3cd54b699b40/downloadfb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57MD53TEXTPriscilla Cláudia Pavan de Freitas....pdf.txtPriscilla Cláudia Pavan de Freitas....pdf.txtExtracted texttext/plain651051https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/63c58e1f-bb17-4dfd-9081-88c34ad8b01d/download83bf7ef02fa7f2fe036a6c27f25d5e57MD56THUMBNAILPriscilla Cláudia Pavan de Freitas....pdf.jpgPriscilla Cláudia Pavan de Freitas....pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1210https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8bf03de9-15ea-486a-8d9d-f55839b787a9/downloadfbcace7d94515284c4783e6f55408803MD5710899/286932022-03-14 21:35:01.071http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Braziloai:dspace.mackenzie.br:10899/28693https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T21:35:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)falseTElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgw6AgVW5pdmVyc2lkYWRlIFByZXNiaXRlcmlhbmEgTWFja2VuemllIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBzZXUgdHJhYmFsaG8gKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3VtbykgcG9yIHRvZG8gbyBtdW5kbyBubyBmb3JtYXRvIGltcHJlc3NvIGUgZWxldHLDtG5pY28gZSBlbSBxdWFscXVlciBtZWlvLCBpbmNsdWluZG8gb3MgZm9ybWF0b3Mgw6F1ZGlvIG91IHbDrWRlby4KClZvY8OqIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBQcmVzYml0ZXJpYW5hIE1hY2tlbnppZSBwb2RlLCBzZW0gYWx0ZXJhciBvIGNvbnRlw7pkbywgdHJhbnNwb3IgbyBzZXUgdHJhYmFsaG8gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBQcmVzYml0ZXJpYW5hIE1hY2tlbnppZSBwb2RlIG1hbnRlciBtYWlzIGRlIHVtYSBjw7NwaWEgZG8gc2V1IHRyYWJhbGhvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIGUgcHJlc2VydmHDp8Ojby4KClZvY8OqIGRlY2xhcmEgcXVlIHNldSB0cmFiYWxobyDDqSBvcmlnaW5hbCBlIHF1ZSB2b2PDqiB0ZW0gbyBwb2RlciBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gVm9jw6ogdGFtYsOpbSBkZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRlcMOzc2l0byBkbyBzZXUgdHJhYmFsaG8gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc2V1IHRyYWJhbGhvIGNvbnRlbmhhIG1hdGVyaWFsIHF1ZSB2b2PDqiBuw6NvIHBvc3N1aSBhIHRpdHVsYXJpZGFkZSBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIHZvY8OqIGRlY2xhcmFyIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgw6AgVW5pdmVyc2lkYWRlIFByZXNiaXRlcmlhbmEgTWFja2VuemllIG9zIGRpcmVpdG9zIGFwcmVzZW50YWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBkZSBwcm9wcmllZGFkZSBkZSB0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZG8gc2V1IHRyYWJhbGhvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRvLgoKQ0FTTyBPIFRSQUJBTEhPIE9SQSBERVBPU0lUQURPIFRFTkhBIFNJRE8gUkVTVUxUQURPIERFIFVNIFBBVFJPQ8ONTklPIE9VIEFQT0lPIERFIFVNQSBBR8OKTkNJQSBERSBGT01FTlRPIE9VIE9VVFJPIE9SR0FOSVNNTyBRVUUgTsODTyBTRUpBIEEgVU5JVkVSU0lEQURFIFBSRVNCSVRFUklBTkEgTUFDS0VOWklFLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCkEgVW5pdmVyc2lkYWRlIFByZXNiaXRlcmlhbmEgTWFja2VuemllIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRvIHNldSB0cmFiYWxobywgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBhbMOpbSBkYXF1ZWxhcyBjb25jZWRpZGFzIHBvciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLgo= |
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