Tradução, adaptação transcultural e evidências de validade das Escalas Bayley III de Desenvolvimento Infantil em uma população do Município de Barueri, São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madaschi, Vanessa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22514
Resumo: Introdução: Sabe-se que, no universo acadêmico e clínico, há uma carência de instrumentos de avaliação do desenvolvimento infantil validados para nossa população. A busca de instrumentos com evidência de utilidade clínica e de pesquisa é crucial, considerando que os resultados dos testes são parte de uma avaliação abrangente do diagnóstico do desenvolvimento infantil. As Escalas Bayley III, aplicadas em crianças de 16 dias a 42 meses de idade, são reconhecidas como um dos melhores instrumentos para a avaliação do desenvolvimento infantil. O objetivo deste estudo foi realizar a tradução, adaptação transcultural e buscar evidências de validade por mudanças desenvolvimentais e por padrões de convergência de crianças de 12 a 42 meses de idade. Método: A tradução e a adaptação transcultural foram realizadas a partir das diretrizes propostas pelo Internation Test Commission. Foram seguidos os seguintes passos: tradução, duas revisões, adaptação cultural, teste piloto e revisão produzindo uma versão final do instrumento nos três domínios. Essa versão brasileira obteve a aprovação da editora americana que detém os direitos autorais e comerciais do instrumento, estando atualmente disponível para uso. A amostra do estudo foi de 207 crianças de 12 a 42 mese de idade de creches públicas do município de Barueri (SP). Resultados: análises descritivas mostraram validade por mudanças desenvolvimentais, visto que o desempenho da amostra dos participantes avaliados pelas Escalas Bayley III foi sensível à idade. Padrões de convergência foram confirmados por meio de correlações positivas e significantes entre os escores das Escalas Bayley III e os instrumentos Peabody Developmental Motor Scale (domínios motor grosso e fino), Leiter International Performance Scale-Revised (cognitivo), Lista de Avaliação de Vocabulário Expressivo (linguagem expressiva) e Teste de Vocabulário por Imagens Peabody (linguagem receptiva). Conclusões: os resultados da pesquisa sugerem boa adequação dos parâmetros psicométricos buscados para a versão brasileira das Escalas Bayley III, atestando a qualidade do instrumento.
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Método: A tradução e a adaptação transcultural foram realizadas a partir das diretrizes propostas pelo Internation Test Commission. Foram seguidos os seguintes passos: tradução, duas revisões, adaptação cultural, teste piloto e revisão produzindo uma versão final do instrumento nos três domínios. Essa versão brasileira obteve a aprovação da editora americana que detém os direitos autorais e comerciais do instrumento, estando atualmente disponível para uso. A amostra do estudo foi de 207 crianças de 12 a 42 mese de idade de creches públicas do município de Barueri (SP). Resultados: análises descritivas mostraram validade por mudanças desenvolvimentais, visto que o desempenho da amostra dos participantes avaliados pelas Escalas Bayley III foi sensível à idade. Padrões de convergência foram confirmados por meio de correlações positivas e significantes entre os escores das Escalas Bayley III e os instrumentos Peabody Developmental Motor Scale (domínios motor grosso e fino), Leiter International Performance Scale-Revised (cognitivo), Lista de Avaliação de Vocabulário Expressivo (linguagem expressiva) e Teste de Vocabulário por Imagens Peabody (linguagem receptiva). Conclusões: os resultados da pesquisa sugerem boa adequação dos parâmetros psicométricos buscados para a versão brasileira das Escalas Bayley III, atestando a qualidade do instrumento.Introduction: It is known that in the academic and clinical training, there is a lack of validated assessment tools in child development for the Brazilian population. The search of instruments with evidence of clinical utility and research is crucial considering that the test results are part of a comprehensive evaluation of the diagnosis of child development. Bayley Scales III, applied to children of 16 days to 42 months old, are recognized as one of the best instruments for the assessment of child development. The aim of this study was to perform the translation, cultural adaptation and search for evidences of validity for developmental changes and convergence patterns of 12-42 months children. Method: The translation and cultural adaptation were accomplished based on the guidelines proposed by the Internation Test Commission. The following steps were the guidelines of this study: translation, it two reading, cultural adaptation, pilot test and review producing a final version of the instrument in all three domains. The Brazilian version obtained approval from U.S. publisher that owns the copyright and trade instrument; they are currently available for use. The study sample were 207 children between 12 and 42 months old at public daycare centers of Barueri, SP. Results: Descriptive analyzes showed validity for developmental changes, since the performance of the sample of participants assessed by the Bayley Scales III was sensitive to age. Patterns of convergence were confirmed through significant and positive correlations between the scores of the Bayley Scales III and the Peabody Developmental Motor Scale instruments (fine and gross motor domains), Leiter International Performance Scale-Revised (cognitive), Assessment List of Expressive Vocabulary (expressive language) and Peabody Picture Vocabulary Test (receptive language). Conclusion: The results of the research suggest good fit on psychometric parameters searched for the Brazilian version of the Bayley Scales III, attesting to the quality of the instrument.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfMADASCHI, Vanessa. Translation, cultural adaptation and validity evidences of Bayley Scales III of infant development in the population of Barueri, São Paulo. 2012. 85 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22514porUniversidade Presbiteriana Mackenzieescala de avaliaçãodesenvolvimento infantilEscalas Bayley IIIassessment scalechild developmentBayley Scale IIICNPQ::CIENCIAS DA SAUDEhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3742/Vanessa%20Madaschi.pdf.jpgTradução, adaptação transcultural e evidências de validade das Escalas Bayley III de Desenvolvimento Infantil em uma população do Município de Barueri, São PauloTranslation, cultural adaptation and validity evidences of Bayley Scales III of infant development in the population of Barueri, São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIESchwartzman, José Salomãohttp://lattes.cnpq.br/1470693655000888Santos, Denise Castilho Cabrerahttp://lattes.cnpq.br/5359936580844926BRPsicologiaUPMDistúrbios do DesenvolvimentoORIGINALVanessa Madaschi.pdfVanessa Madaschi.pdfapplication/pdf5734070https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/766953f4-f9c2-4db5-9a15-6712ad49acc1/download4e9355f318de6e957a01fe1733b554faMD51TEXTVanessa Madaschi.pdf.txtVanessa Madaschi.pdf.txtExtracted texttext/plain134602https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1f12c597-f5f6-4a98-bbab-2c1cb15eee00/download68759d7458bac20735d10a3bd2509afeMD52THUMBNAILVanessa Madaschi.pdf.jpgVanessa Madaschi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1200https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/5a178707-467e-472e-875f-0e9bc619047b/download366de8ec883f95fb4f5caffb34eba7c9MD5310899/225142022-03-14 15:37:43.57oai:dspace.mackenzie.br:10899/22514https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T15:37:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
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