A influência dos ativos intangíveis na criação de valor das empresas de serviços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braune, Erica Sumoyama
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23400
Resumo: As empresas estão focando nos ativos intangíveis com a intenção de obter vantagem competitiva. Contudo, não há uma forma sistemática de calculá-los. Gu e Lev (2003; 2011) propõem um modelo de mensuração dos ativos intangíveis, onde o desempenho econômico da empresa é gerado por ativos físicos, financeiros e intangíveis. Baseado nessa proposta nós calculamos o Intangible Capital (IC) e o Intangibles-Driven-Earnings (IDE) para empresas do setor de serviços ao consumidor dos Estados Unidos de acordo com a disponibilidade de dados no período de 2001 a 2010. Também investigamos os índices de intangibilidade propostos por Lev (1999); Gu e Lev (2003) e sua relação com a criação de valor aos acionistas. Assim pretendemos responder ao seguinte problema de pesquisa: Qual a influência dos ativos intangíveis na criação de valor de empresas do setor de serviços ao consumidor? Baseado no modelo de dados em painel, os resultados mostram que o Comprehensive Value tem uma relação positiva e significante com o valor de mercado das empresas e que o Intangible Capital (IC) e o Intangibles-Driven-Earnings (IDE) são positivamente relacionados com as variáveis de pesquisa e desenvolvimento (RD) e dispêndio de capital (CAPEX), variáveis financeiras que são comumente utilizadas para medir os intangíveis. Além disso, verificamos a maioria dos índices de intangibilidade, possuem relação positiva e significante com o retorno total ao acionista, mostrando que podem ser bons indicadores de intangibilidade.
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Assim pretendemos responder ao seguinte problema de pesquisa: Qual a influência dos ativos intangíveis na criação de valor de empresas do setor de serviços ao consumidor? Baseado no modelo de dados em painel, os resultados mostram que o Comprehensive Value tem uma relação positiva e significante com o valor de mercado das empresas e que o Intangible Capital (IC) e o Intangibles-Driven-Earnings (IDE) são positivamente relacionados com as variáveis de pesquisa e desenvolvimento (RD) e dispêndio de capital (CAPEX), variáveis financeiras que são comumente utilizadas para medir os intangíveis. Além disso, verificamos a maioria dos índices de intangibilidade, possuem relação positiva e significante com o retorno total ao acionista, mostrando que podem ser bons indicadores de intangibilidade.Companies are focusing on intangible assets with the intention of gaining competitive advantage. However, there is not a systematic way to calculate them. Gu and Lev (2003; 2011) propose a model of measurement of intangible assets, where the company's economic performance is generated by physical, financial and intangible assets. Based on this proposal, we calculate the Intangible Capital (IC) and Intangibles-Driven-Earnings (IDE) for companies in the consumer services sector of the United States according to data availability in the period from 2001 to 2010. We also investigate intangibility indexes proposed by Lev (1999); Gu e Lev (2003) and their relationship with value creation to shareholders. So we intend to provide a response to the following survey problem: Which is the influence of intangible assets on the value creation of consumer services companies? Based on a panel data, results show that the Comprehensive Value (CV) has a positive and significant relationship with the market value of firms and that there Intangible Capital (IC) and Intangibles-Driven-Earnings (IDE) are positively related to Research and Development (RD) and Capital Expenditure (CAPEX), financial variables that are commonly used to measure intangibles. In addition, we found most of the indices of intangibility have positive and significant relationship with the total shareholder return, showing they can be good indicators of intangibility.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfhttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23400porUniversidade Presbiteriana Mackenzieativos intangíveiscriação de valorretorno total ao acionistaintangible assets, value creation, total shareholder returnCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/2964/Erica%20Sumoyama%20Braune.pdf.jpgA influência dos ativos intangíveis na criação de valor das empresas de serviçosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEKimura, Herberthttp://lattes.cnpq.br/2048706172366367Kayo, Eduardo Kazuohttp://lattes.cnpq.br/6629229841222438BRAdministraçãoUPMAdministração de EmpresasORIGINALErica Sumoyama Braune.pdfErica Sumoyama Braune.pdfapplication/pdf1695752https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9868c818-e264-41db-881e-ac68ae783460/download771d29608f76fdca7698a20012fa67ccMD51TEXTErica Sumoyama Braune.pdf.txtErica Sumoyama Braune.pdf.txtExtracted texttext/plain121336https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/68338aed-01f2-4d48-9dff-e09579439b8b/downloadd572c320dc909de3f02b3b3b99a975e6MD52THUMBNAILErica Sumoyama Braune.pdf.jpgErica Sumoyama Braune.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1161https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/19c9e037-4f9c-45b8-939a-bbbdf920df37/download7f9c48275aa542fcf6a14e4dd127ac55MD5310899/234002022-03-14 16:12:36.315oai:dspace.mackenzie.br:10899/23400https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T16:12:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
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