Sandálias havaianas: um estudo verbal e visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Rose Cristina Araujo
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25365
Resumo: A publicidade exerce inúmeras funções na comunicação que variam, conforme o propósito de cada empresa. Desta forma, este estudo teve como objetivo estudar a campanha publicitária das sandálias havaianas, tendo como enfoque as linguagens verbal e não-verbal que abordasse o conjunto imagem e cores. Sendo assim, a pesquisa baseou-se em teóricos, como: Kotler, Farina, Greimas, Semprini dentre outros. O período escolhido foi de 1994 a 2006, porque em 1994 que a empresa São Paulo Alpargatas modernizou-se na divisão havaianas. Assim, foi realizada uma análise das campanhas quanto à estrutura do anúncio, elementos verbais e não-verbais no período escolhido com intervalos de três anos. Observou-se que os investimentos realizados para dinamizar a marca fizeram elevar o produto final. Houve uma notória mudança nas cores que contribuíram para despertar o público e ganhar espaço na propaganda impressa; o discurso publicitário adequou-se ao público-alvo. Finalmente, observou-se que as mudanças agradaram e houve um aumento nas vendas do produto, tanto no mercado nacional como internacional.
id UPM_28db21c1671e2d0209418e45eb5be554
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/25365
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/1219952144987057Duarte, Rose Cristina AraujoBorges, Maria Zéliahttp://lattes.cnpq.br/96109260540713292016-03-15T19:46:37Z2020-05-28T18:13:15Z2010-08-232020-05-28T18:13:15Z2008-02-26A publicidade exerce inúmeras funções na comunicação que variam, conforme o propósito de cada empresa. Desta forma, este estudo teve como objetivo estudar a campanha publicitária das sandálias havaianas, tendo como enfoque as linguagens verbal e não-verbal que abordasse o conjunto imagem e cores. Sendo assim, a pesquisa baseou-se em teóricos, como: Kotler, Farina, Greimas, Semprini dentre outros. O período escolhido foi de 1994 a 2006, porque em 1994 que a empresa São Paulo Alpargatas modernizou-se na divisão havaianas. Assim, foi realizada uma análise das campanhas quanto à estrutura do anúncio, elementos verbais e não-verbais no período escolhido com intervalos de três anos. Observou-se que os investimentos realizados para dinamizar a marca fizeram elevar o produto final. Houve uma notória mudança nas cores que contribuíram para despertar o público e ganhar espaço na propaganda impressa; o discurso publicitário adequou-se ao público-alvo. Finalmente, observou-se que as mudanças agradaram e houve um aumento nas vendas do produto, tanto no mercado nacional como internacional.Publicity requires various functions in communication that vary according to the purpose of the company. Thus, the purpose of this study was to study the publicitary campaign of the havaianas flip-flops, having as focus the verbal and non verbal languagues which approached the conjunct made by image and colors. This way, the research was based on theorists, like: Kotler, Farina, Greimas, Semprini, among others. The period chosen was from 1994 to 2006, because in 1994 the São Paulo Alpargatas company was renewed in the Havaianas section. Thus, a campaign analyzis was done as for the structure of the advertising, verbal and on verbal elements in the period chosen with intervals of three years. Thus, it is observed that the investments made to make the brand more dynamical improved the final product. There was a noticeable change in colors which contributed to awake the public and gain space in the pressed media, the publicitary discourse was adequated to the target public. At last, it was observed that the changes pleased the public and there was an increase on the product sales, in both national and international market.Secretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfDUARTE, Rose Cristina Araujo. Sandálias havaianas: um estudo verbal e visual. 2008. 86 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25365porUniversidade Presbiteriana Mackenziesandálias havaianascomunicaçãomarcacoreshavaianas flip flopscommunicationbrandcolorsCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTEShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4478/Rose%20Cristina%20de%20Araujo%20Duarte.pdf.jpgSandálias havaianas: um estudo verbal e visualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEPinto, Elisa Guimarãeshttp://lattes.cnpq.br/6024055344777721Silva, Vera Lúcia Crevin dahttp://lattes.cnpq.br/3532360944334827BRLetrasUPMLetrasORIGINALRose Cristina de Araujo Duarte.pdfRose Cristina de Araujo Duarte.pdfapplication/pdf777086https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/0f78d556-f3af-4f17-96e1-f54f39d718ef/download32fd256ec8e7286a4419a2f3504924a6MD51TEXTRose Cristina de Araujo Duarte.pdf.txtRose Cristina de Araujo Duarte.pdf.txtExtracted texttext/plain104251https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/91dbc68d-df2a-467b-8ea0-4c6be7568f43/downloadeaeac2c9479bf1b92f28fc79115fb97eMD52THUMBNAILRose Cristina de Araujo Duarte.pdf.jpgRose Cristina de Araujo Duarte.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1188https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2162d585-3475-4322-a0d2-2a3e8cebacb4/download88e70e8661e78e7944fbdc3ff2727270MD5310899/253652022-03-14 18:01:37.807oai:dspace.mackenzie.br:10899/25365https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T18:01:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv Sandálias havaianas: um estudo verbal e visual
title Sandálias havaianas: um estudo verbal e visual
spellingShingle Sandálias havaianas: um estudo verbal e visual
Duarte, Rose Cristina Araujo
sandálias havaianas
comunicação
marca
cores
havaianas flip flops
communication
brand
colors
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short Sandálias havaianas: um estudo verbal e visual
title_full Sandálias havaianas: um estudo verbal e visual
title_fullStr Sandálias havaianas: um estudo verbal e visual
title_full_unstemmed Sandálias havaianas: um estudo verbal e visual
title_sort Sandálias havaianas: um estudo verbal e visual
author Duarte, Rose Cristina Araujo
author_facet Duarte, Rose Cristina Araujo
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1219952144987057
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Rose Cristina Araujo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borges, Maria Zélia
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9610926054071329
contributor_str_mv Borges, Maria Zélia
dc.subject.por.fl_str_mv sandálias havaianas
comunicação
marca
cores
topic sandálias havaianas
comunicação
marca
cores
havaianas flip flops
communication
brand
colors
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
dc.subject.eng.fl_str_mv havaianas flip flops
communication
brand
colors
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description A publicidade exerce inúmeras funções na comunicação que variam, conforme o propósito de cada empresa. Desta forma, este estudo teve como objetivo estudar a campanha publicitária das sandálias havaianas, tendo como enfoque as linguagens verbal e não-verbal que abordasse o conjunto imagem e cores. Sendo assim, a pesquisa baseou-se em teóricos, como: Kotler, Farina, Greimas, Semprini dentre outros. O período escolhido foi de 1994 a 2006, porque em 1994 que a empresa São Paulo Alpargatas modernizou-se na divisão havaianas. Assim, foi realizada uma análise das campanhas quanto à estrutura do anúncio, elementos verbais e não-verbais no período escolhido com intervalos de três anos. Observou-se que os investimentos realizados para dinamizar a marca fizeram elevar o produto final. Houve uma notória mudança nas cores que contribuíram para despertar o público e ganhar espaço na propaganda impressa; o discurso publicitário adequou-se ao público-alvo. Finalmente, observou-se que as mudanças agradaram e houve um aumento nas vendas do produto, tanto no mercado nacional como internacional.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-02-26
dc.date.available.fl_str_mv 2010-08-23
2020-05-28T18:13:15Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:46:37Z
2020-05-28T18:13:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DUARTE, Rose Cristina Araujo. Sandálias havaianas: um estudo verbal e visual. 2008. 86 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25365
identifier_str_mv DUARTE, Rose Cristina Araujo. Sandálias havaianas: um estudo verbal e visual. 2008. 86 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/0f78d556-f3af-4f17-96e1-f54f39d718ef/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/91dbc68d-df2a-467b-8ea0-4c6be7568f43/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2162d585-3475-4322-a0d2-2a3e8cebacb4/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 32fd256ec8e7286a4419a2f3504924a6
eaeac2c9479bf1b92f28fc79115fb97e
88e70e8661e78e7944fbdc3ff2727270
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813820039279673344