A função da internet das coisas na relação entre o ecossistema da cadeia de suprimentos e o seu desempenho, mediados pelos custos de transação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Marília Teixeira dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
eng
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/39652
Resumo: Empresas de diversas indústrias buscam a otimização na cadeia de suprimentos, visando a melhoria dos processos produtivos e desempenho operacional. Nesse processo de aprimoramento das capabilidades operacionais, empresas e indústrias buscam a inovação tecnológica e a digitalização dos sistemas, visando agilidade e competitividade no mercado, na expectativa de reduzir impactos ambientais, incertezas e custos operacionais. Sob essa perspectiva, a utilização da Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) no ambiente empresarial pode contribuir não só com a gestão do ecossistema da cadeia de suprimentos, como também pode facilitar o compartilhamento das informações, o controle da automação, promover agilidade na operação e na comunicação. Assim, tendo por base o aporte teórico sobre Ecossistema da Cadeia de Suprimentos (ECS), Internet das Coisas (IoT), Custos de Transação (CT), Incertezas (IN) e Desempenho (D), com este estudo, buscou-se verificar a aplicação da tecnologia IoT, com efeito moderador, na relação entre o ecossistema da cadeia de Suprimentos, custos de transação e desempenho (IoT em ECS-CT-D) do setor automotivo brasileiro. Para tanto, a pesquisa aconteceu em duas etapas. A primeira, de natureza qualitativa e exploratória, foi realizada por meio de entrevistas em profundidade junto a dez lojistas de veículos, cujos dados foram tratados com a aplicação do Atlas.ti e, posteriormente, os conteúdos foram analisados e, finalmente, discutidos. A segunda etapa, do tipo quantitativa com questionário estruturado, foi realizada de forma on-line, por meio de aplicativo e QR Code, junto a 150 respondentes que atuam em empresas do setor automotivo brasileiro. O tratamento e a análise dos dados foram realizados por meio da modelagem de equações estruturais com o software SmartPLS® 4.0. Na pesquisa qualitativa, os resultados apontaram a função relevante da IoT em oferecer acesso às plataformas digitais e mídias sociais para efetivar o negócio, com predominância no relacionamento B2C (Business to Consumer). A IoT neste ambiente de negócio dos lojistas é utilizada para transacionar, efetivar o comércio de compra e venda de veículos e fazer a divulgação dos veículos em mídias sociais. Na pesquisa quantitativa, com os testes dos modelos de mensuração e bootstraping, constatou-se que a IoT não apresentou efeito moderador nas relações entre ECS-CT-D. Devido a relação IoT em ECS-CT-D não apresentar correlação e significância estatística, as hipóteses de moderação não foram validadas, indicando que os resultados estão em desacordo com a teoria elaborada para a variável Internet das coisas (IoT) como variável moderadora. No teste das demais hipóteses, contatou-se que: o ecossistema da cadeia de suprimentos impacta negativamente no desempenho da cadeia; os custos de transação exercem efeito mediador entre ecossistema e desempenho; ecossistema impacta e forma negativa em custos de transação e a incerteza impacta positivamente o ecossistema da cadeia. Portanto, os achados sugerem que dentre as hipóteses propostas, três delas foram validadas por alinhamento com a teoria elaborada para esta pesquisa, pois demonstraram uma relação entre o Ecossistema da Cadeia de Suprimentos, Internet das Coisas, Custos de Transação e Desempenho. A utilização da IoT no âmbito empresarial pode contribuir para otimizar a gestão da cadeia de suprimentos, mitigar os custos de transação e contribuir para alavancar o desempenho operacional.
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spelling Reis, Marília Teixeira dosPerez, Gilberto2024-10-23T21:41:43Z2024-10-23T21:41:43Z2024-08-09Empresas de diversas indústrias buscam a otimização na cadeia de suprimentos, visando a melhoria dos processos produtivos e desempenho operacional. Nesse processo de aprimoramento das capabilidades operacionais, empresas e indústrias buscam a inovação tecnológica e a digitalização dos sistemas, visando agilidade e competitividade no mercado, na expectativa de reduzir impactos ambientais, incertezas e custos operacionais. Sob essa perspectiva, a utilização da Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) no ambiente empresarial pode contribuir não só com a gestão do ecossistema da cadeia de suprimentos, como também pode facilitar o compartilhamento das informações, o controle da automação, promover agilidade na operação e na comunicação. Assim, tendo por base o aporte teórico sobre Ecossistema da Cadeia de Suprimentos (ECS), Internet das Coisas (IoT), Custos de Transação (CT), Incertezas (IN) e Desempenho (D), com este estudo, buscou-se verificar a aplicação da tecnologia IoT, com efeito moderador, na relação entre o ecossistema da cadeia de Suprimentos, custos de transação e desempenho (IoT em ECS-CT-D) do setor automotivo brasileiro. Para tanto, a pesquisa aconteceu em duas etapas. A primeira, de natureza qualitativa e exploratória, foi realizada por meio de entrevistas em profundidade junto a dez lojistas de veículos, cujos dados foram tratados com a aplicação do Atlas.ti e, posteriormente, os conteúdos foram analisados e, finalmente, discutidos. A segunda etapa, do tipo quantitativa com questionário estruturado, foi realizada de forma on-line, por meio de aplicativo e QR Code, junto a 150 respondentes que atuam em empresas do setor automotivo brasileiro. O tratamento e a análise dos dados foram realizados por meio da modelagem de equações estruturais com o software SmartPLS® 4.0. Na pesquisa qualitativa, os resultados apontaram a função relevante da IoT em oferecer acesso às plataformas digitais e mídias sociais para efetivar o negócio, com predominância no relacionamento B2C (Business to Consumer). A IoT neste ambiente de negócio dos lojistas é utilizada para transacionar, efetivar o comércio de compra e venda de veículos e fazer a divulgação dos veículos em mídias sociais. Na pesquisa quantitativa, com os testes dos modelos de mensuração e bootstraping, constatou-se que a IoT não apresentou efeito moderador nas relações entre ECS-CT-D. Devido a relação IoT em ECS-CT-D não apresentar correlação e significância estatística, as hipóteses de moderação não foram validadas, indicando que os resultados estão em desacordo com a teoria elaborada para a variável Internet das coisas (IoT) como variável moderadora. 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In this process, technological innovation and system digitization are sought to achieve agility and competitiveness in the market, with the expectation of reducing environmental impacts, uncertainties, and operating costs. The use of the Internet of Things (IoT) in the business environment can contribute not only to managing the supply chain ecosystem but also to facilitating information sharing, automation control, and promoting agility in operation and communication. Thus, based on the theoretical contribution on Supply Chain Ecosystem (SCE), Internet of Things (IoT), Transaction Costs (TC), Uncertainties (UN), and Performance (P), this study aimed to verify the application of the Internet of Things (IoT) technology, with a moderating effect, in the relationship between the Supply Chain Ecosystem, Transaction Costs and Performance (IoT in SCE-TC-P) of the Brazilian automotive sector. For this purpose, the research was carried out in two stages. The first, qualitative, was conducted through in-depth interviews with ten representatives from automotive dealerships. Their data were analyzed using Atlas.ti software. The second stage, quantitative, employed a structured questionnaire distributed online through an application and QR Code. 150 respondents working in companies within the Brazilian automotive sector participated. Data treatment and analysis were performed using structural equation modeling with the SmartPLS® 4.0 software. The qualitative research highlighted the significant role of IoT in offering access to digital platforms and social media to conduct business, with a predominance in the B2C (Business to Consumer) relationship. In the automotive dealership environment, IoT is used for transactions, facilitating vehicle purchases and sales, and publicizing vehicles on social media. The quantitative research, with tests of the measurement and bootstrapping models, found that IoT does not moderate the relationships between SCE-TC-P. Due to the lack of correlation and statistical significance in the IoT-SCETC-P relationship, three hypotheses were not validated. These results diverged from the theory regarding the moderating effect of the Internet of Things (IoT) variable. In testing the other hypotheses, it was found that: the supply chain ecosystem negatively impacts chain performance; transaction costs have a mediating effect between ecosystem and performance; ecosystem negatively impacts transaction costs; and uncertainty positively impacts the supply chain ecosystem. Therefore, the findings suggest that among the proposed hypotheses, three of them were validated by alignment with the theory developed for this research, as they demonstrated a relationship between the Supply Chain Ecosystem, Internet of Things, Transaction Costs, and Performance. The use of IoT in the business environment can contribute to optimizing supply chain management, mitigating transaction costs, and helping to leverage operational performance.supply chain ecosysteminternet of thingstransaction costsuncertainties, and performanceBrasilCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)UPMAdministração de EmpresasCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82269https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/021d75f8-f53d-4cfd-bcbc-4e0d6915caf0/downloadf0d4931322d30f6d2ee9ebafdf037c16MD51ORIGINALMARILIA TEIXEIRA DOS REIS....pdfMARILIA TEIXEIRA DOS REIS....pdfapplication/pdf4551972https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8c35e701-3cae-427b-a015-f91ddf848124/download831282db3571c19bc35e004ef4e3e248MD5210899/396522024-10-23 18:41:43.494oai:dspace.mackenzie.br:10899/39652https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772024-10-23T18:41:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)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