Limites entre a privacidade e a publicidade nos meios digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/32029 |
Resumo: | Neste artigo nós tratamos da relação entre o direito fundamental da privacidade e as táticas publicitarias feitas dentro do meio digital, onde este marketing é feito de forma direcionada para cada usuário, oferecendo-lhe apenas os produtos e serviços que o mesmo teria interesse, ou que já estava interessado em comprar. Esse marketing é feito com a utilização dos dados pessoais dos usuários, tratados para criar um perfil deles, com informações quanto à personalidade, gostos, necessidades, etc., e assim lhe oferecer o que ele estaria mais propenso a comprar. Entretanto, este tratamento de dados vai de encontro com a ideia de privacidade, pois pode acabar monitorando todos os aspectos do dia a dia do indivíduo, adquirindo dados sobre os locais que ele visitou, o que ele pesquisou na internet, seus dados de contato, etc., o que pode ser considerado como uma clara violação da intimidade do usuário. |
id |
UPM_36b6a4d922063d308465d633c3922ad5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/32029 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
Grando, Carlos Eduardo HortaCasseb, Paulo AdibFreire, Rodrigo da Cunha LimaHerschander, Hermann2023-04-01T00:43:11Z2023-04-01T00:43:11Z2022-06Neste artigo nós tratamos da relação entre o direito fundamental da privacidade e as táticas publicitarias feitas dentro do meio digital, onde este marketing é feito de forma direcionada para cada usuário, oferecendo-lhe apenas os produtos e serviços que o mesmo teria interesse, ou que já estava interessado em comprar. Esse marketing é feito com a utilização dos dados pessoais dos usuários, tratados para criar um perfil deles, com informações quanto à personalidade, gostos, necessidades, etc., e assim lhe oferecer o que ele estaria mais propenso a comprar. Entretanto, este tratamento de dados vai de encontro com a ideia de privacidade, pois pode acabar monitorando todos os aspectos do dia a dia do indivíduo, adquirindo dados sobre os locais que ele visitou, o que ele pesquisou na internet, seus dados de contato, etc., o que pode ser considerado como uma clara violação da intimidade do usuário.In this article, we´ll deal about the relationship between the fundamental right of privacy and the advertising tactics made within the digital environment, where this marketing is done in a targeted way for each user, offering him only the products and services that he would be interested in buying, or that he was already interested in buying. This marketing is done by using the users' personal data, processed to create a profile of them, with information about their personality, tastes, needs, etc., and thus offering them what they would be more likely to buy. However, this data processing goes against the idea of privacy, as it can end up monitoring all the aspects of the individual's daily life, acquiring data about the places he visited, what he searched on the internet, his contact details, etc., which can be considered a clear violation of the user's privacy.Textohttps://dspace.mackenzie.br/handle/10899/32029Universidade Presbiteriana MackenzieUPMBrasilFaculdade de Direito (FD)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessprivacidadedados pessoaispublicidadeprivacypersonal dataadvertisingLimites entre a privacidade e a publicidade nos meios digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEORIGINALCARLOS EDUARDO HORTA GRANDO ._2719173_assignsubmission_file_TCC - Carlos Eduardo Horta Grando.pdfCARLOS EDUARDO HORTA GRANDO ._2719173_assignsubmission_file_TCC - Carlos Eduardo Horta Grando.pdfapplication/pdf414607https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/665360cd-e96c-47a1-8838-6d22a65c1828/download191c396c4d6747786e0585639df9727aMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d30cdef7-dab9-4a14-a843-d6f067a392ce/downloade39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81997https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/4189a7c1-471b-4451-b6e7-707043dc2bcd/downloadfb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57MD53TEXTCARLOS EDUARDO HORTA GRANDO ._2719173_assignsubmission_file_TCC - Carlos Eduardo Horta Grando.pdf.txtCARLOS EDUARDO HORTA GRANDO ._2719173_assignsubmission_file_TCC - Carlos Eduardo Horta Grando.pdf.txtExtracted texttext/plain60273https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/cab532f9-adb5-44bb-a554-c29f0ce38ed3/download640432c706d395cab09f839b3c92000fMD54THUMBNAILCARLOS EDUARDO HORTA GRANDO ._2719173_assignsubmission_file_TCC - Carlos Eduardo Horta Grando.pdf.jpgCARLOS EDUARDO HORTA GRANDO ._2719173_assignsubmission_file_TCC - Carlos Eduardo Horta Grando.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1101https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/12137781-0f96-49fd-b533-5d53052f13fa/download8e16439a31a29b645e8ec864d4377c00MD5510899/320292023-04-01 02:03:40.682http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Braziloai:dspace.mackenzie.br:10899/32029https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772023-04-01T02:03:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)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 |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Limites entre a privacidade e a publicidade nos meios digitais |
title |
Limites entre a privacidade e a publicidade nos meios digitais |
spellingShingle |
Limites entre a privacidade e a publicidade nos meios digitais Grando, Carlos Eduardo Horta privacidade dados pessoais publicidade privacy personal data advertising |
title_short |
Limites entre a privacidade e a publicidade nos meios digitais |
title_full |
Limites entre a privacidade e a publicidade nos meios digitais |
title_fullStr |
Limites entre a privacidade e a publicidade nos meios digitais |
title_full_unstemmed |
Limites entre a privacidade e a publicidade nos meios digitais |
title_sort |
Limites entre a privacidade e a publicidade nos meios digitais |
author |
Grando, Carlos Eduardo Horta |
author_facet |
Grando, Carlos Eduardo Horta |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grando, Carlos Eduardo Horta |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Casseb, Paulo Adib |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Freire, Rodrigo da Cunha Lima Herschander, Hermann |
contributor_str_mv |
Casseb, Paulo Adib Freire, Rodrigo da Cunha Lima Herschander, Hermann |
dc.subject.por.fl_str_mv |
privacidade dados pessoais publicidade privacy personal data advertising |
topic |
privacidade dados pessoais publicidade privacy personal data advertising |
description |
Neste artigo nós tratamos da relação entre o direito fundamental da privacidade e as táticas publicitarias feitas dentro do meio digital, onde este marketing é feito de forma direcionada para cada usuário, oferecendo-lhe apenas os produtos e serviços que o mesmo teria interesse, ou que já estava interessado em comprar. Esse marketing é feito com a utilização dos dados pessoais dos usuários, tratados para criar um perfil deles, com informações quanto à personalidade, gostos, necessidades, etc., e assim lhe oferecer o que ele estaria mais propenso a comprar. Entretanto, este tratamento de dados vai de encontro com a ideia de privacidade, pois pode acabar monitorando todos os aspectos do dia a dia do indivíduo, adquirindo dados sobre os locais que ele visitou, o que ele pesquisou na internet, seus dados de contato, etc., o que pode ser considerado como uma clara violação da intimidade do usuário. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-01T00:43:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-04-01T00:43:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/32029 |
url |
https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/32029 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Texto |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Direito (FD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/665360cd-e96c-47a1-8838-6d22a65c1828/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d30cdef7-dab9-4a14-a843-d6f067a392ce/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/4189a7c1-471b-4451-b6e7-707043dc2bcd/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/cab532f9-adb5-44bb-a554-c29f0ce38ed3/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/12137781-0f96-49fd-b533-5d53052f13fa/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
191c396c4d6747786e0585639df9727a e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 fb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57 640432c706d395cab09f839b3c92000f 8e16439a31a29b645e8ec864d4377c00 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813819967499403264 |