A (in) viabilidade de reconhecimento de vínculo empregatício entre a plataforma uber e seus motoristas colaboradores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camina, Isabela Buzana
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital do Mackenzie
Texto Completo: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/38414
Resumo: O presente trabalho acadêmico possui como objetivo central analisar a viabilidade do reconhecimento de vínculo empregatício entre a empresa Uber do Brasil Tecnologia Ltda. e seus motoristas colaboradores. Com o surgimento e crescimento das plataformas digitais de transporte no Brasil e ao redor do mundo, surgiram questionamentos sobre a natureza jurídica dos contratos de trabalho realizados por esses profissionais, ou seja, se eles seriam considerados empregados ou trabalhadores autônomos. A tese busca entender os elementos subjetivos necessários para o reconhecimento do vínculo empregatício, como a pessoa física (o motorista deve ser pessoa natural), a habitualidade (períodos de atividade e inatividade do trabalho), a onerosidade (a remuneração recebida pelo serviço prestado), a pessoalidade (quando a prestação do serviço não pode ser delegada a outro sem autorização), e a subordinação (quando o trabalhador está sujeito ao controle do empregador). A partir desses elementos, será possível avaliar qual seria o enquadramento mais adequado para os motoristas colaboradores da Uber, de acordo com o ordenamento jurídico e a jurisprudência. Dada a relevância desse tema na atualidade, devido à complexidade de interpretação e aplicação da legislação trabalhista em relação a novos modelos de negócio que envolvem a intermediação de trabalho por plataformas digitais, serão estudadas decisões recentes sobre o reconhecimento, ou não, do vínculo empregatício. O foco principal será dado à análise do elemento da subordinação, que é geralmente o mais controverso nas discussões sobre o tema. Com base nessas análises, espera-se contribuir para o debate sobre a viabilidade do reconhecimento de vínculo empregatício entre a Uber e seus motoristas colaboradores. Dessa forma, será possível entender melhor as repercussões jurídicas e sociais envolvidas nesse novo tipo de relação de trabalho e, possivelmente, auxiliar na construção de soluções que protejam os direitos dos trabalhadores sem prejudicar o desenvolvimento dessas novas formas de negócio.
id UPM_397e89c0bb7c7264d3ac0603718a8daa
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/38414
network_acronym_str UPM
network_name_str Repositório Digital do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling Camina, Isabela BuzanaRodrigues, Ivandick CruzellesAfonso, Túlio Augusto TayanoGrof, Rogério Aparecido2024-04-12T00:30:46Z2024-04-12T00:30:46Z2023-12O presente trabalho acadêmico possui como objetivo central analisar a viabilidade do reconhecimento de vínculo empregatício entre a empresa Uber do Brasil Tecnologia Ltda. e seus motoristas colaboradores. Com o surgimento e crescimento das plataformas digitais de transporte no Brasil e ao redor do mundo, surgiram questionamentos sobre a natureza jurídica dos contratos de trabalho realizados por esses profissionais, ou seja, se eles seriam considerados empregados ou trabalhadores autônomos. A tese busca entender os elementos subjetivos necessários para o reconhecimento do vínculo empregatício, como a pessoa física (o motorista deve ser pessoa natural), a habitualidade (períodos de atividade e inatividade do trabalho), a onerosidade (a remuneração recebida pelo serviço prestado), a pessoalidade (quando a prestação do serviço não pode ser delegada a outro sem autorização), e a subordinação (quando o trabalhador está sujeito ao controle do empregador). A partir desses elementos, será possível avaliar qual seria o enquadramento mais adequado para os motoristas colaboradores da Uber, de acordo com o ordenamento jurídico e a jurisprudência. Dada a relevância desse tema na atualidade, devido à complexidade de interpretação e aplicação da legislação trabalhista em relação a novos modelos de negócio que envolvem a intermediação de trabalho por plataformas digitais, serão estudadas decisões recentes sobre o reconhecimento, ou não, do vínculo empregatício. O foco principal será dado à análise do elemento da subordinação, que é geralmente o mais controverso nas discussões sobre o tema. Com base nessas análises, espera-se contribuir para o debate sobre a viabilidade do reconhecimento de vínculo empregatício entre a Uber e seus motoristas colaboradores. Dessa forma, será possível entender melhor as repercussões jurídicas e sociais envolvidas nesse novo tipo de relação de trabalho e, possivelmente, auxiliar na construção de soluções que protejam os direitos dos trabalhadores sem prejudicar o desenvolvimento dessas novas formas de negócio.The main objective of this academic work is to analyze the feasibility of recognizing employment relationship between Uber do Brasil Tecnologia Ltda. and its driver partners. With the emergence and growth of digital transportation platforms in Brazil and around the world, questions have arisen regarding the legal nature of the employment contracts of these professionals, specifically whether they should be considered employees or independent contractors. The thesis seeks to understand the subjective elements necessary for the recognition of an employment relationship, such as the individual (the driver must be a natural person), regularity (periods of work and inactivity), remuneration (the compensation received for the service rendered), personal service (when the provision of the service cannot be delegated to another without authorization), and subordination (when the worker is subject to the control of the employer). Based on these elements, it will be possible to evaluate the most appropriate classification for Uber's driver partners, in accordance with the legal framework and jurisprudence. Given the relevance of this topic in contemporary times, due to the complexity of interpreting and applying labor legislation in relation to new business models that involve labor intermediation through digital platforms, recent decisions regarding the recognition, or lack thereof, of an employment relationship will be studied. The main focus will be on analyzing the element of subordination, which is usually the most contentious in discussions on this topic. Based on these analyses, it is hoped to contribute to the debate on the feasibility of recognizing an employment relationship between Uber and its driver partners. In this way, it will be possible to better understand the legal and social implications involved in this new type of employment relationship and potentially assist in developing solutions that protect the rights of workers without impeding the development of these new business forms.Textohttps://dspace.mackenzie.br/handle/10899/38414Universidade Presbiteriana MackenzieUPMBrasilubermotoristasvínculo empregatíciodriversemployment relationshipA (in) viabilidade de reconhecimento de vínculo empregatício entre a plataforma uber e seus motoristas colaboradoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Digital do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEinfo:eu-repo/semantics/openAccessFaculdade de Direito (FD)ORIGINALISABELA BUZANA CAMINA ._4868022_assignsubmission_file_TCC finalizado.pdfISABELA BUZANA CAMINA ._4868022_assignsubmission_file_TCC finalizado.pdfapplication/pdf941737https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/5638ae0a-62d7-4eea-82ed-c47a0ee7c338/downloadcbda2a3a14d911893bf4e07793e33d38MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82269https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9cd5246e-3239-45d2-9fc7-f4eaae6031ef/downloadf0d4931322d30f6d2ee9ebafdf037c16MD52TEXTISABELA BUZANA CAMINA ._4868022_assignsubmission_file_TCC finalizado.pdf.txtISABELA BUZANA CAMINA ._4868022_assignsubmission_file_TCC finalizado.pdf.txtExtracted texttext/plain144363https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/84c84d4a-98b5-4b8a-8cc9-4c91977e6d2c/downloadc45769126bea77bfc56c4c6cbe414386MD53THUMBNAILISABELA BUZANA CAMINA ._4868022_assignsubmission_file_TCC finalizado.pdf.jpgISABELA BUZANA CAMINA ._4868022_assignsubmission_file_TCC finalizado.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2587https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/53a9f18d-bc3d-4c0c-9bed-a066f8654289/download8dfae0199f98b3cb0ba45ecd4f01acecMD5410899/384142024-04-12 03:01:19.826oai:dspace.mackenzie.br:10899/38414https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772024-04-12T03:01:19Repositório Digital do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)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
dc.title.none.fl_str_mv A (in) viabilidade de reconhecimento de vínculo empregatício entre a plataforma uber e seus motoristas colaboradores
title A (in) viabilidade de reconhecimento de vínculo empregatício entre a plataforma uber e seus motoristas colaboradores
spellingShingle A (in) viabilidade de reconhecimento de vínculo empregatício entre a plataforma uber e seus motoristas colaboradores
Camina, Isabela Buzana
uber
motoristas
vínculo empregatício
drivers
employment relationship
title_short A (in) viabilidade de reconhecimento de vínculo empregatício entre a plataforma uber e seus motoristas colaboradores
title_full A (in) viabilidade de reconhecimento de vínculo empregatício entre a plataforma uber e seus motoristas colaboradores
title_fullStr A (in) viabilidade de reconhecimento de vínculo empregatício entre a plataforma uber e seus motoristas colaboradores
title_full_unstemmed A (in) viabilidade de reconhecimento de vínculo empregatício entre a plataforma uber e seus motoristas colaboradores
title_sort A (in) viabilidade de reconhecimento de vínculo empregatício entre a plataforma uber e seus motoristas colaboradores
author Camina, Isabela Buzana
author_facet Camina, Isabela Buzana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camina, Isabela Buzana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, Ivandick Cruzelles
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Afonso, Túlio Augusto Tayano
Grof, Rogério Aparecido
contributor_str_mv Rodrigues, Ivandick Cruzelles
Afonso, Túlio Augusto Tayano
Grof, Rogério Aparecido
dc.subject.por.fl_str_mv uber
motoristas
vínculo empregatício
drivers
employment relationship
topic uber
motoristas
vínculo empregatício
drivers
employment relationship
description O presente trabalho acadêmico possui como objetivo central analisar a viabilidade do reconhecimento de vínculo empregatício entre a empresa Uber do Brasil Tecnologia Ltda. e seus motoristas colaboradores. Com o surgimento e crescimento das plataformas digitais de transporte no Brasil e ao redor do mundo, surgiram questionamentos sobre a natureza jurídica dos contratos de trabalho realizados por esses profissionais, ou seja, se eles seriam considerados empregados ou trabalhadores autônomos. A tese busca entender os elementos subjetivos necessários para o reconhecimento do vínculo empregatício, como a pessoa física (o motorista deve ser pessoa natural), a habitualidade (períodos de atividade e inatividade do trabalho), a onerosidade (a remuneração recebida pelo serviço prestado), a pessoalidade (quando a prestação do serviço não pode ser delegada a outro sem autorização), e a subordinação (quando o trabalhador está sujeito ao controle do empregador). A partir desses elementos, será possível avaliar qual seria o enquadramento mais adequado para os motoristas colaboradores da Uber, de acordo com o ordenamento jurídico e a jurisprudência. Dada a relevância desse tema na atualidade, devido à complexidade de interpretação e aplicação da legislação trabalhista em relação a novos modelos de negócio que envolvem a intermediação de trabalho por plataformas digitais, serão estudadas decisões recentes sobre o reconhecimento, ou não, do vínculo empregatício. O foco principal será dado à análise do elemento da subordinação, que é geralmente o mais controverso nas discussões sobre o tema. Com base nessas análises, espera-se contribuir para o debate sobre a viabilidade do reconhecimento de vínculo empregatício entre a Uber e seus motoristas colaboradores. Dessa forma, será possível entender melhor as repercussões jurídicas e sociais envolvidas nesse novo tipo de relação de trabalho e, possivelmente, auxiliar na construção de soluções que protejam os direitos dos trabalhadores sem prejudicar o desenvolvimento dessas novas formas de negócio.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-12T00:30:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-12T00:30:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/38414
url https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/38414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Texto
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Repositório Digital do Mackenzie
collection Repositório Digital do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/5638ae0a-62d7-4eea-82ed-c47a0ee7c338/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9cd5246e-3239-45d2-9fc7-f4eaae6031ef/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/84c84d4a-98b5-4b8a-8cc9-4c91977e6d2c/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/53a9f18d-bc3d-4c0c-9bed-a066f8654289/download
bitstream.checksum.fl_str_mv cbda2a3a14d911893bf4e07793e33d38
f0d4931322d30f6d2ee9ebafdf037c16
c45769126bea77bfc56c4c6cbe414386
8dfae0199f98b3cb0ba45ecd4f01acec
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1822588030553161728