Correlações entre a gravidade dos sintomas do TDAH e o desempenho escolar de crianças e adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lilian Clemente dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26483
Resumo: Considerando o que vivenciamos em ambiente educacional, com relação às dificuldades de aprendizagem, falta de concentração e problemas de comportamento, decidimos como tema para esse estudo o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH e seus impactos na aprendizagem de crianças e adolescentes, matriculados em escola de São Paulo. Foram analisados os prontuários do Protocolo interdisciplinar de avaliação neuropsicológica, comportamental e clínica para crianças e adolescentes com queixas de desatenção e hiperatividade do Programa de Pós-Graduação de Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O objetivo do estudo foi descrever as principais a queixa dos professores e pais em relação às dificuldades de aprendizagem em crianças com queixas de TDAH. Foram analisados 18 prontuários de crianças e adolescentes com queixa de desatenção e/ou hiperatividade/impulsividade e problemas escolares. Como índices de análise foram utilizados os relatos dos pais no Inventário de Comportamentos de Crianças e Adolescentes de 6 a 18 anos (CBCL/6–18) e dos professores (TRF/6-18), para avaliação das dificuldades com relação à leitura e escrita foi analisado o Teste de Desempenho Escolar – TDE. O relato de pais e professores, indica grande número de problemas relacionados à desatenção. Na avaliação da aprendizagem via subtestes de leitura e escrita no TDE, observamos que os resultados obtidos com base nos padrões normativos correlacionam-se com os relatos das queixas dos professores com relação ao desempenho escolar. Foi possível verificar impactos dos problemas comportamentais no desempenho acadêmico das crianças e adolescentes avaliados. Desse modo, reforça-se a necessidade de formação continuada dos professores para compreender as necessidades escolares de crianças com TDAH.
id UPM_3ccd21c7bf312ead0b28d9a1f9d1e121
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/26483
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/7069953370349465Santos, Lilian Clemente dosRibeiro, Miriam Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/72727088708776642020-04-18T20:21:54Z2020-12-07T15:07:02Z2020-12-07T15:07:02Z2020-02-06Considerando o que vivenciamos em ambiente educacional, com relação às dificuldades de aprendizagem, falta de concentração e problemas de comportamento, decidimos como tema para esse estudo o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH e seus impactos na aprendizagem de crianças e adolescentes, matriculados em escola de São Paulo. Foram analisados os prontuários do Protocolo interdisciplinar de avaliação neuropsicológica, comportamental e clínica para crianças e adolescentes com queixas de desatenção e hiperatividade do Programa de Pós-Graduação de Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O objetivo do estudo foi descrever as principais a queixa dos professores e pais em relação às dificuldades de aprendizagem em crianças com queixas de TDAH. Foram analisados 18 prontuários de crianças e adolescentes com queixa de desatenção e/ou hiperatividade/impulsividade e problemas escolares. Como índices de análise foram utilizados os relatos dos pais no Inventário de Comportamentos de Crianças e Adolescentes de 6 a 18 anos (CBCL/6–18) e dos professores (TRF/6-18), para avaliação das dificuldades com relação à leitura e escrita foi analisado o Teste de Desempenho Escolar – TDE. O relato de pais e professores, indica grande número de problemas relacionados à desatenção. Na avaliação da aprendizagem via subtestes de leitura e escrita no TDE, observamos que os resultados obtidos com base nos padrões normativos correlacionam-se com os relatos das queixas dos professores com relação ao desempenho escolar. Foi possível verificar impactos dos problemas comportamentais no desempenho acadêmico das crianças e adolescentes avaliados. Desse modo, reforça-se a necessidade de formação continuada dos professores para compreender as necessidades escolares de crianças com TDAH.Considering what we have experienced into an educational environment, regarding learning difficulties, lack of concentration and behavioral problems, we decided as the theme for this study the Attention Deficit Hyperactivity Disorder - ADHD and its impacts on the learning process of children and adolescents, enrolled in schools of São Paulo. The medical records of the Interdisciplinary Neuropsychological, Behavioral and Clinical Assessment Protocol for children and adolescents with complaints of inattention and hyperactivity related to the Graduate Program of Developmental Disorders at Mackenzie Presbyterian University were analyzed. The aim of the study was to describe the main complaints from teachers and parents regarding learning disabilities in children with ADHD complaints. We analyzed 18 medical records of children and adolescents complaining of inattention and / or hyperactivity / impulsivity and school problems. As indexes of analysis were used the reports of parents in the Inventory of Behavior of Children and Adolescents from 6 to 18 years (CBCL / 6– 18) and teachers (TRF / 6-18), to evaluate the difficulties regarding of reading and writing was analyzed the School Achievement Test - TDE. The report of parents and teachers indicates many problems related to inattention. In the assessment of learning through reading and writing subtests in the TDE, we have observed that the results obtained based on normative standards correlating with the reports of teachers' complaints regarding school performance. It was possible to verify impacts of behavioral problems on the academic performance of the evaluated children and adolescents. This reinforces the need for continuing teacher education to understand the school needs of children with ADHD.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfSANTOS, Lilian Clemente dos. Correlações entre a gravidade dos sintomas do TDAH e o desempenho escolar de crianças e adolescentes. 2020. 41 f. Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26483ADHDCBCL / 6-18TRF / 6-18TDEschool learningporUniversidade Presbiteriana MackenzieTDAHCBCL/6-18TRF/6-18TDEaprendizagem escolarCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIACorrelações entre a gravidade dos sintomas do TDAH e o desempenho escolar de crianças e adolescentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIECarreiro, Luiz Renato Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/0203967709311323Lowenthal, Rosanehttp://lattes.cnpq.br/3764252492071682BrasilCentro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)UPMDistúrbios do DesenvolvimentoORIGINALLilian Clemente dos Santos.pdfLilian Clemente dos Santos.pdfapplication/pdf914488https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/0a5792c4-195a-44a3-a7a3-361e139807c7/download93bd2a1ebd5b9e3ade7dfbe4966d1110MD51TEXTLilian Clemente dos Santos.pdf.txtLilian Clemente dos Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain58767https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9e0c98aa-179c-4707-bb2a-cf72bfb6e4f2/downloada769488088e0b84a6b944c45e93dbeb4MD52THUMBNAILLilian Clemente dos Santos.pdf.jpgLilian Clemente dos Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1169https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/db126b2b-365c-4f30-aa15-fe9e33165799/downloade8afd6c787e77f5c89fc1e9971666cd1MD5310899/264832022-03-14 19:53:13.045oai:dspace.mackenzie.br:10899/26483https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T19:53:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv Correlações entre a gravidade dos sintomas do TDAH e o desempenho escolar de crianças e adolescentes
title Correlações entre a gravidade dos sintomas do TDAH e o desempenho escolar de crianças e adolescentes
spellingShingle Correlações entre a gravidade dos sintomas do TDAH e o desempenho escolar de crianças e adolescentes
Santos, Lilian Clemente dos
TDAH
CBCL/6-18
TRF/6-18
TDE
aprendizagem escolar
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short Correlações entre a gravidade dos sintomas do TDAH e o desempenho escolar de crianças e adolescentes
title_full Correlações entre a gravidade dos sintomas do TDAH e o desempenho escolar de crianças e adolescentes
title_fullStr Correlações entre a gravidade dos sintomas do TDAH e o desempenho escolar de crianças e adolescentes
title_full_unstemmed Correlações entre a gravidade dos sintomas do TDAH e o desempenho escolar de crianças e adolescentes
title_sort Correlações entre a gravidade dos sintomas do TDAH e o desempenho escolar de crianças e adolescentes
author Santos, Lilian Clemente dos
author_facet Santos, Lilian Clemente dos
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7069953370349465
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Lilian Clemente dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Miriam Oliveira
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7272708870877664
contributor_str_mv Ribeiro, Miriam Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv TDAH
CBCL/6-18
TRF/6-18
TDE
aprendizagem escolar
topic TDAH
CBCL/6-18
TRF/6-18
TDE
aprendizagem escolar
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description Considerando o que vivenciamos em ambiente educacional, com relação às dificuldades de aprendizagem, falta de concentração e problemas de comportamento, decidimos como tema para esse estudo o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH e seus impactos na aprendizagem de crianças e adolescentes, matriculados em escola de São Paulo. Foram analisados os prontuários do Protocolo interdisciplinar de avaliação neuropsicológica, comportamental e clínica para crianças e adolescentes com queixas de desatenção e hiperatividade do Programa de Pós-Graduação de Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O objetivo do estudo foi descrever as principais a queixa dos professores e pais em relação às dificuldades de aprendizagem em crianças com queixas de TDAH. Foram analisados 18 prontuários de crianças e adolescentes com queixa de desatenção e/ou hiperatividade/impulsividade e problemas escolares. Como índices de análise foram utilizados os relatos dos pais no Inventário de Comportamentos de Crianças e Adolescentes de 6 a 18 anos (CBCL/6–18) e dos professores (TRF/6-18), para avaliação das dificuldades com relação à leitura e escrita foi analisado o Teste de Desempenho Escolar – TDE. O relato de pais e professores, indica grande número de problemas relacionados à desatenção. Na avaliação da aprendizagem via subtestes de leitura e escrita no TDE, observamos que os resultados obtidos com base nos padrões normativos correlacionam-se com os relatos das queixas dos professores com relação ao desempenho escolar. Foi possível verificar impactos dos problemas comportamentais no desempenho acadêmico das crianças e adolescentes avaliados. Desse modo, reforça-se a necessidade de formação continuada dos professores para compreender as necessidades escolares de crianças com TDAH.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-18T20:21:54Z
2020-12-07T15:07:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-07T15:07:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Lilian Clemente dos. Correlações entre a gravidade dos sintomas do TDAH e o desempenho escolar de crianças e adolescentes. 2020. 41 f. Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26483
identifier_str_mv SANTOS, Lilian Clemente dos. Correlações entre a gravidade dos sintomas do TDAH e o desempenho escolar de crianças e adolescentes. 2020. 41 f. Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/0a5792c4-195a-44a3-a7a3-361e139807c7/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9e0c98aa-179c-4707-bb2a-cf72bfb6e4f2/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/db126b2b-365c-4f30-aa15-fe9e33165799/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 93bd2a1ebd5b9e3ade7dfbe4966d1110
a769488088e0b84a6b944c45e93dbeb4
e8afd6c787e77f5c89fc1e9971666cd1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813819991960584192