Comparação de padrões comportamentais referidos por múltiplos informantes e desempenho neuropsicológico na caracterização de sinais de desatenção e hiperatividade em adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Adriana de Fátima
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22548
Resumo: O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) se caracteriza por um padrão de desatenção e/ou hiperatividade persistente e mais grave do que o normalmente observado em indivíduos com nível equivalente de desenvolvimento. Trata-se de um transtorno cujos sintomas são variados e podem interferir em graus diversos conforme o ambiente no qual o indivíduo está inserido. A identificação dos sinais desse transtorno deve levar em consideração uma avaliação das funções neuropsicológicas e de indicadores comportamentais, preferencialmente a partir de múltiplos informantes como pais ou responsáveis, professores e o próprio adolescente. Este projeto tem como objetivo identificar as principais concordâncias referentes aos comportamentos dos adolescentes com queixa dos sintomas de TDAH, observados pelos múltiplos informantes e posteriormente correlacioná-los ao seu desempenho nos testes neuropsicológicos. Foram usados os inventários CBCL/6-18, TRF/6-18 e YSR/11-18 que pertencem ao Sistema de Avaliação Baseado em Evidência do Achenbach (ASEBA) e WISC-III, Wisconsin e Teste de Atenção Concentrada (AC). Participaram desse estudo 20 adolescentes com idades entre 11 a 16 anos, divididos em dois grupos, 10 com diagnóstico (grupo TDAH) e 10 sem TDAH (grupo controle).Todos os participantes fizeram parte do protocolo de avaliação neuropsicológica, comportamental e clínica para identificar sinais de desatenção e hiperatividade/impulsividade do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Os resultados para os índices de concordância nas respostas fornecidas pelos múltiplos informantes na correlação entre CBCL versus TRF, CBCL versus YSR e TRF versus YSR, pelo meio dos valores de referência (Q corr), de acordo com o programa ADM versão 7, mostrou-se alta para os dois grupos. Na comparação das escalas de Problemas Internalizantes, Externalizantes e Totais em função dos grupos e instrumentos tanto quanto para as escalas de Problemas de atenção e Problemas de déficit de atenção e hiperatividade, observou-se no grupo TDAH que os pais relataram mais problemas que os professores e no grupo controle os professores é quem relataram um número significativamente maior de problemas. Na comparação das escalas de Ritmo Cognitivo Lento em função dos grupos e instrumentos, verificou-se que os pais também perceberam mais alterações nos comportamentos constituintes dessa escala que os professores. Com relação às correlações dos testes neuropsicológicos e dos indicadores comportamentais de problemas de comportamento nos diferentes instrumentos, não foram observadas diferenças significativas. Conclui-se, assim, a necessidade de compor procedimentos de avalição de pessoas com queixas de TDAH com diferentes instrumentos de relato por múltiplos informantes, além de outros procedimentos como observação direta ou testagem neuropsicológica para o estabelecimento de um perfil cognitivo para auxiliar no processo de avaliação.
id UPM_650597dd9adefb4c9d8446eb6b3eef62
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/22548
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/0203967709311323Ribeiro, Adriana de FátimaCarreiro, Luiz Renato Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/89220634445743452016-03-15T19:40:15Z2020-03-19T15:20:03Z2014-04-042020-03-19T15:20:03Z2014-02-13O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) se caracteriza por um padrão de desatenção e/ou hiperatividade persistente e mais grave do que o normalmente observado em indivíduos com nível equivalente de desenvolvimento. Trata-se de um transtorno cujos sintomas são variados e podem interferir em graus diversos conforme o ambiente no qual o indivíduo está inserido. A identificação dos sinais desse transtorno deve levar em consideração uma avaliação das funções neuropsicológicas e de indicadores comportamentais, preferencialmente a partir de múltiplos informantes como pais ou responsáveis, professores e o próprio adolescente. Este projeto tem como objetivo identificar as principais concordâncias referentes aos comportamentos dos adolescentes com queixa dos sintomas de TDAH, observados pelos múltiplos informantes e posteriormente correlacioná-los ao seu desempenho nos testes neuropsicológicos. Foram usados os inventários CBCL/6-18, TRF/6-18 e YSR/11-18 que pertencem ao Sistema de Avaliação Baseado em Evidência do Achenbach (ASEBA) e WISC-III, Wisconsin e Teste de Atenção Concentrada (AC). Participaram desse estudo 20 adolescentes com idades entre 11 a 16 anos, divididos em dois grupos, 10 com diagnóstico (grupo TDAH) e 10 sem TDAH (grupo controle).Todos os participantes fizeram parte do protocolo de avaliação neuropsicológica, comportamental e clínica para identificar sinais de desatenção e hiperatividade/impulsividade do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Os resultados para os índices de concordância nas respostas fornecidas pelos múltiplos informantes na correlação entre CBCL versus TRF, CBCL versus YSR e TRF versus YSR, pelo meio dos valores de referência (Q corr), de acordo com o programa ADM versão 7, mostrou-se alta para os dois grupos. Na comparação das escalas de Problemas Internalizantes, Externalizantes e Totais em função dos grupos e instrumentos tanto quanto para as escalas de Problemas de atenção e Problemas de déficit de atenção e hiperatividade, observou-se no grupo TDAH que os pais relataram mais problemas que os professores e no grupo controle os professores é quem relataram um número significativamente maior de problemas. Na comparação das escalas de Ritmo Cognitivo Lento em função dos grupos e instrumentos, verificou-se que os pais também perceberam mais alterações nos comportamentos constituintes dessa escala que os professores. Com relação às correlações dos testes neuropsicológicos e dos indicadores comportamentais de problemas de comportamento nos diferentes instrumentos, não foram observadas diferenças significativas. Conclui-se, assim, a necessidade de compor procedimentos de avalição de pessoas com queixas de TDAH com diferentes instrumentos de relato por múltiplos informantes, além de outros procedimentos como observação direta ou testagem neuropsicológica para o estabelecimento de um perfil cognitivo para auxiliar no processo de avaliação.Attention Deficit Disorder and Hyperactivity (ADHD) is characterized by a pattern of persistent inattention and/ or hyperactivity that it is more severe than normally observed in individuals with an equivalent level of development. It is a disorder in which the symptoms are varied and may interfere in different degrees according to the environment in which the individual is inserted. The identification of the signs of this disorder must take into consideration an assessment of the neuropsychological functions and of the behavioral indicators, preferably from multiple informants such as parents or guardians, teachers and the adolescent itself. This project aims to identify the main agreements relating to the behaviors of adolescents complaining of symptoms of ADHD observed by multiple informants, and correlate them to their performance on neuropsychological tests. It was used the inventories CBCL/6-18, TRF/6-18 and YSR/11-18 belonging to the Achenbach System of Empirically Based Assessment (ASEBA) and WISC-III, Wisconsin and the Concentrated Attention Test (AC). Twenty adolescents participated in this study aged between 11 and 16 years, divided into two groups, ten with diagnostic (ADHD group) and ten without ADHD (control group). All participants were part of the protocol of neuropsychological, behavioral and clinical assessment to identify signs of inattention and hyperactivity/ impulsivity of the Developmental Disorders Post-Graduation Program at Mackenzie Presbyterian University. The results for the concordance rates in the answers provided by multiple informants in the correlation between CBCL versus TRF, CBCL versus YSR and TRF versus YSR, through values of reference (Q corr), according to the ADM program version 7, were high for both groups. In the comparison of the scales of Internalizing, Externalizing and Total Problems in function of the groups and instruments, as much as for the scales of problems of attention and attention deficit disorder and hyperactivity, it was observed in the ADHD group that the parents reported more problems than the teachers and in the control group the teachers reported significantly greater number of problems. In the comparison of the scales of Sluggish Cognitive Tempo in function of the groups and instruments it was verified that the parents also perceive more alterations in the behavior in different instruments constituents of this scale than the teachers. Regarding to correlations of neuropsychological tests and behavioral indicators of problems of behavior in different instruments, no significant differences were observed. It is therefore concluded the need to compose procedures of assessment of people with the complaint of ADHD with different reporting instruments by multiple informants, besides other procedures such as direct observation or neuropsychological testing for the establishment of a cognitive profile as an aid in the process of assessment.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfRIBEIRO, Adriana de Fátima. Comparisons of behavior pattern referred by multiple informants and neuropsychological performance in the characterization of inattention and hyperactivity in adolescents. 2014. 97 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22548porUniversidade Presbiteriana Mackenzietranstorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH)múltiplos informantesescala de inteligência Wechsler para criançaslista de verificação comportamental para crianças (CBCL)TRFYSRADHDmultiple informantsCBCLTRFYSRCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3859/Adriana%20de%20Fatima%20Ribeiro.pdf.jpgComparação de padrões comportamentais referidos por múltiplos informantes e desempenho neuropsicológico na caracterização de sinais de desatenção e hiperatividade em adolescentesComparisons of behavior pattern referred by multiple informants and neuropsychological performance in the characterization of inattention and hyperactivity in adolescentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIETeixeira, Maria Cristina Triguero Velozhttp://lattes.cnpq.br/1500695593391363Bertolla, Márcia Helena da Silva Melohttp://lattes.cnpq.br/9056547581744982BRPsicologiaUPMDistúrbios do DesenvolvimentoORIGINALAdriana de Fatima Ribeiro.pdfAdriana de Fatima Ribeiro.pdfapplication/pdf1024920https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/19ef50e6-3073-4f01-b11c-e0e69f11d7cf/download83e40b026a313226730e823830bd6d36MD51TEXTAdriana de Fatima Ribeiro.pdf.txtAdriana de Fatima Ribeiro.pdf.txtExtracted texttext/plain205318https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d91b2194-31ba-4ca9-8bf8-1fcb98f13a89/downloadf265658d6ab52b6fba89c7caa7389535MD52THUMBNAILAdriana de Fatima Ribeiro.pdf.jpgAdriana de Fatima Ribeiro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1231https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ec4bbf12-f5ce-46d9-94cd-c7b03a939710/download58c48fc0a5fa12e20992cafb56234ebcMD5310899/225482022-03-14 15:39:24.383oai:dspace.mackenzie.br:10899/22548https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T15:39:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv Comparação de padrões comportamentais referidos por múltiplos informantes e desempenho neuropsicológico na caracterização de sinais de desatenção e hiperatividade em adolescentes
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Comparisons of behavior pattern referred by multiple informants and neuropsychological performance in the characterization of inattention and hyperactivity in adolescents
title Comparação de padrões comportamentais referidos por múltiplos informantes e desempenho neuropsicológico na caracterização de sinais de desatenção e hiperatividade em adolescentes
spellingShingle Comparação de padrões comportamentais referidos por múltiplos informantes e desempenho neuropsicológico na caracterização de sinais de desatenção e hiperatividade em adolescentes
Ribeiro, Adriana de Fátima
transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH)
múltiplos informantes
escala de inteligência Wechsler para crianças
lista de verificação comportamental para crianças (CBCL)
TRF
YSR
ADHD
multiple informants
CBCL
TRF
YSR
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short Comparação de padrões comportamentais referidos por múltiplos informantes e desempenho neuropsicológico na caracterização de sinais de desatenção e hiperatividade em adolescentes
title_full Comparação de padrões comportamentais referidos por múltiplos informantes e desempenho neuropsicológico na caracterização de sinais de desatenção e hiperatividade em adolescentes
title_fullStr Comparação de padrões comportamentais referidos por múltiplos informantes e desempenho neuropsicológico na caracterização de sinais de desatenção e hiperatividade em adolescentes
title_full_unstemmed Comparação de padrões comportamentais referidos por múltiplos informantes e desempenho neuropsicológico na caracterização de sinais de desatenção e hiperatividade em adolescentes
title_sort Comparação de padrões comportamentais referidos por múltiplos informantes e desempenho neuropsicológico na caracterização de sinais de desatenção e hiperatividade em adolescentes
author Ribeiro, Adriana de Fátima
author_facet Ribeiro, Adriana de Fátima
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0203967709311323
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Adriana de Fátima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carreiro, Luiz Renato Rodrigues
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8922063444574345
contributor_str_mv Carreiro, Luiz Renato Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH)
múltiplos informantes
escala de inteligência Wechsler para crianças
lista de verificação comportamental para crianças (CBCL)
TRF
YSR
topic transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH)
múltiplos informantes
escala de inteligência Wechsler para crianças
lista de verificação comportamental para crianças (CBCL)
TRF
YSR
ADHD
multiple informants
CBCL
TRF
YSR
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv ADHD
multiple informants
CBCL
TRF
YSR
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) se caracteriza por um padrão de desatenção e/ou hiperatividade persistente e mais grave do que o normalmente observado em indivíduos com nível equivalente de desenvolvimento. Trata-se de um transtorno cujos sintomas são variados e podem interferir em graus diversos conforme o ambiente no qual o indivíduo está inserido. A identificação dos sinais desse transtorno deve levar em consideração uma avaliação das funções neuropsicológicas e de indicadores comportamentais, preferencialmente a partir de múltiplos informantes como pais ou responsáveis, professores e o próprio adolescente. Este projeto tem como objetivo identificar as principais concordâncias referentes aos comportamentos dos adolescentes com queixa dos sintomas de TDAH, observados pelos múltiplos informantes e posteriormente correlacioná-los ao seu desempenho nos testes neuropsicológicos. Foram usados os inventários CBCL/6-18, TRF/6-18 e YSR/11-18 que pertencem ao Sistema de Avaliação Baseado em Evidência do Achenbach (ASEBA) e WISC-III, Wisconsin e Teste de Atenção Concentrada (AC). Participaram desse estudo 20 adolescentes com idades entre 11 a 16 anos, divididos em dois grupos, 10 com diagnóstico (grupo TDAH) e 10 sem TDAH (grupo controle).Todos os participantes fizeram parte do protocolo de avaliação neuropsicológica, comportamental e clínica para identificar sinais de desatenção e hiperatividade/impulsividade do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Os resultados para os índices de concordância nas respostas fornecidas pelos múltiplos informantes na correlação entre CBCL versus TRF, CBCL versus YSR e TRF versus YSR, pelo meio dos valores de referência (Q corr), de acordo com o programa ADM versão 7, mostrou-se alta para os dois grupos. Na comparação das escalas de Problemas Internalizantes, Externalizantes e Totais em função dos grupos e instrumentos tanto quanto para as escalas de Problemas de atenção e Problemas de déficit de atenção e hiperatividade, observou-se no grupo TDAH que os pais relataram mais problemas que os professores e no grupo controle os professores é quem relataram um número significativamente maior de problemas. Na comparação das escalas de Ritmo Cognitivo Lento em função dos grupos e instrumentos, verificou-se que os pais também perceberam mais alterações nos comportamentos constituintes dessa escala que os professores. Com relação às correlações dos testes neuropsicológicos e dos indicadores comportamentais de problemas de comportamento nos diferentes instrumentos, não foram observadas diferenças significativas. Conclui-se, assim, a necessidade de compor procedimentos de avalição de pessoas com queixas de TDAH com diferentes instrumentos de relato por múltiplos informantes, além de outros procedimentos como observação direta ou testagem neuropsicológica para o estabelecimento de um perfil cognitivo para auxiliar no processo de avaliação.
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014-04-04
2020-03-19T15:20:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-02-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:40:15Z
2020-03-19T15:20:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RIBEIRO, Adriana de Fátima. Comparisons of behavior pattern referred by multiple informants and neuropsychological performance in the characterization of inattention and hyperactivity in adolescents. 2014. 97 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22548
identifier_str_mv RIBEIRO, Adriana de Fátima. Comparisons of behavior pattern referred by multiple informants and neuropsychological performance in the characterization of inattention and hyperactivity in adolescents. 2014. 97 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/19ef50e6-3073-4f01-b11c-e0e69f11d7cf/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d91b2194-31ba-4ca9-8bf8-1fcb98f13a89/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ec4bbf12-f5ce-46d9-94cd-c7b03a939710/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 83e40b026a313226730e823830bd6d36
f265658d6ab52b6fba89c7caa7389535
58c48fc0a5fa12e20992cafb56234ebc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813819976947073024