Professores de educação física e crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma relação em movimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Evanilde Muniz
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22620
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo conhecer a percepção de um grupo de professores de Educação Física sobre as características de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Propôs-se também a identificar a relação deste grupo de professores com alunos diagnosticados com TDAH e a buscar subsídios de contribuição em processo ensino-aprendizagem para disciplina de Educação Física diante dessa problemática. Para isso foi realizada uma pesquisa de campo, tendo como instrumento um questionário, direcionado aos objetivos desejados. Este instrumento, testado em uma pesquisa-piloto foi composto de questões abertas e fechadas que permitiram a análise de dados sob o ponto de vista quantitativo e qualitativo. Foram participantes da pesquisa professores de Educação Física de escolas particulares de ensino do Município de São Paulo. As informações coletadas permitiram descrever como este grupo de professores caracteriza o comportamento das crianças com TDAH, possibilitando, a partir das dificuldades enfrentadas, a expressão de sugestões favorecedoras de melhor aproveitamento das aulas e até intervenções propícias ao desenvolvimento. Necessidades de atividades práticas específicas direcionadas à disciplina de Educação Física foram reveladas, caracterizando questões ainda em aberto, propondo novas pesquisas.
id UPM_4181e9cc37994ebf34659399acee03d9
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/22620
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/1534818842120676Silva, Evanilde MunizBecker, Elisabethhttp://lattes.cnpq.br/09553104014620572016-03-15T19:40:34Z2020-03-19T15:20:16Z2008-09-042020-03-19T15:20:16Z2008-08-22Esta pesquisa teve por objetivo conhecer a percepção de um grupo de professores de Educação Física sobre as características de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Propôs-se também a identificar a relação deste grupo de professores com alunos diagnosticados com TDAH e a buscar subsídios de contribuição em processo ensino-aprendizagem para disciplina de Educação Física diante dessa problemática. Para isso foi realizada uma pesquisa de campo, tendo como instrumento um questionário, direcionado aos objetivos desejados. Este instrumento, testado em uma pesquisa-piloto foi composto de questões abertas e fechadas que permitiram a análise de dados sob o ponto de vista quantitativo e qualitativo. Foram participantes da pesquisa professores de Educação Física de escolas particulares de ensino do Município de São Paulo. As informações coletadas permitiram descrever como este grupo de professores caracteriza o comportamento das crianças com TDAH, possibilitando, a partir das dificuldades enfrentadas, a expressão de sugestões favorecedoras de melhor aproveitamento das aulas e até intervenções propícias ao desenvolvimento. Necessidades de atividades práticas específicas direcionadas à disciplina de Educação Física foram reveladas, caracterizando questões ainda em aberto, propondo novas pesquisas.This study aimed to ascertain the perception of a group of teachers of Physical Education on the characteristics of children with Attention-Deficit of Trouble / Hyperactivity (ADHD). It was proposed also to identify the relationship between this group of teachers with students diagnosed with ADHD and seek grants for assistance in teaching-learning process for discipline of Physical Education in front of this issue. For this was done in a search field, taking as an instrument questionnaire, directed to the desired goals. This instrument, tested in a pilot research was composed of open and closed issues that allowed the analysis of data from the point of view quantitatively and qualitatively. The survey participants were teachers of Physical Education of private schools teaching the city of Sao Paulo. The information collected allowed describe how this group of teachers characterized the behavior of children with ADHD, allowing, from difficulties, the expression of favorecedoras suggestions of better utilization of classrooms and even speeches for the development. Needs of practical activities targeted to specific discipline of Physical Education were revealed, featuring issues still open, offering new research.application/pdfSILVA, Evanilde Muniz. Teachers of physical education and inconvenience of children with attention deficit and hyperactivity disorder: a relationship in motion. 2008. 92 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22620porUniversidade Presbiteriana Mackenzietranstorno de déficit de atençãohiperatividadeprofessores de educação físicainclusãotranstorno of attention deficithyperactivityteachers of physical educationinclusionCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3887/Evanilde%20Muniz%20Silva.pdf.jpgProfessores de educação física e crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma relação em movimentoProfessores de educação física e crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma relação em movimentoTeachers of physical education and inconvenience of children with attention deficit and hyperactivity disorder: a relationship in motionTeachers of physical education and inconvenience of children with attention deficit and hyperactivity disorder: a relationship in motioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEAssis, Silvana Maria Blascovi dehttp://lattes.cnpq.br/6553900966729412Godoy, Kathya Maria Ayres dehttp://lattes.cnpq.br/3508130169268695BRPsicologiaUPMDistúrbios do DesenvolvimentoORIGINALEvanilde Muniz Silva.pdfEvanilde Muniz Silva.pdfapplication/pdf714245https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9b21fc32-db65-4622-9e32-6c2bd8f61ac6/download0872b22dcbb196803fb85f62ae958e48MD51TEXTEvanilde Muniz Silva.pdf.txtEvanilde Muniz Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain157374https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d12b611d-a3bb-43e2-8602-623f0d8a3cf4/download9ab98adb2079d67b925a0e9927ad90e2MD52THUMBNAILEvanilde Muniz Silva.pdf.jpgEvanilde Muniz Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1228https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/3aaf4f4b-277c-4859-a1a7-c7990376d410/downloadefab09585992c0d7a5b2a5009ec51463MD5310899/226202022-03-14 15:41:55.45oai:dspace.mackenzie.br:10899/22620https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T15:41:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv Professores de educação física e crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma relação em movimento
Professores de educação física e crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma relação em movimento
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Teachers of physical education and inconvenience of children with attention deficit and hyperactivity disorder: a relationship in motion
Teachers of physical education and inconvenience of children with attention deficit and hyperactivity disorder: a relationship in motion
title Professores de educação física e crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma relação em movimento
spellingShingle Professores de educação física e crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma relação em movimento
Silva, Evanilde Muniz
transtorno de déficit de atenção
hiperatividade
professores de educação física
inclusão
transtorno of attention deficit
hyperactivity
teachers of physical education
inclusion
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short Professores de educação física e crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma relação em movimento
title_full Professores de educação física e crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma relação em movimento
title_fullStr Professores de educação física e crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma relação em movimento
title_full_unstemmed Professores de educação física e crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma relação em movimento
title_sort Professores de educação física e crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma relação em movimento
author Silva, Evanilde Muniz
author_facet Silva, Evanilde Muniz
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1534818842120676
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Evanilde Muniz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Becker, Elisabeth
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0955310401462057
contributor_str_mv Becker, Elisabeth
dc.subject.por.fl_str_mv transtorno de déficit de atenção
hiperatividade
professores de educação física
inclusão
topic transtorno de déficit de atenção
hiperatividade
professores de educação física
inclusão
transtorno of attention deficit
hyperactivity
teachers of physical education
inclusion
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv transtorno of attention deficit
hyperactivity
teachers of physical education
inclusion
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description Esta pesquisa teve por objetivo conhecer a percepção de um grupo de professores de Educação Física sobre as características de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Propôs-se também a identificar a relação deste grupo de professores com alunos diagnosticados com TDAH e a buscar subsídios de contribuição em processo ensino-aprendizagem para disciplina de Educação Física diante dessa problemática. Para isso foi realizada uma pesquisa de campo, tendo como instrumento um questionário, direcionado aos objetivos desejados. Este instrumento, testado em uma pesquisa-piloto foi composto de questões abertas e fechadas que permitiram a análise de dados sob o ponto de vista quantitativo e qualitativo. Foram participantes da pesquisa professores de Educação Física de escolas particulares de ensino do Município de São Paulo. As informações coletadas permitiram descrever como este grupo de professores caracteriza o comportamento das crianças com TDAH, possibilitando, a partir das dificuldades enfrentadas, a expressão de sugestões favorecedoras de melhor aproveitamento das aulas e até intervenções propícias ao desenvolvimento. Necessidades de atividades práticas específicas direcionadas à disciplina de Educação Física foram reveladas, caracterizando questões ainda em aberto, propondo novas pesquisas.
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-09-04
2020-03-19T15:20:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-08-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:40:34Z
2020-03-19T15:20:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Evanilde Muniz. Teachers of physical education and inconvenience of children with attention deficit and hyperactivity disorder: a relationship in motion. 2008. 92 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22620
identifier_str_mv SILVA, Evanilde Muniz. Teachers of physical education and inconvenience of children with attention deficit and hyperactivity disorder: a relationship in motion. 2008. 92 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9b21fc32-db65-4622-9e32-6c2bd8f61ac6/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d12b611d-a3bb-43e2-8602-623f0d8a3cf4/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/3aaf4f4b-277c-4859-a1a7-c7990376d410/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 0872b22dcbb196803fb85f62ae958e48
9ab98adb2079d67b925a0e9927ad90e2
efab09585992c0d7a5b2a5009ec51463
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813820039689666560