Professores de educação física e crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma relação em movimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22620 |
Resumo: | Esta pesquisa teve por objetivo conhecer a percepção de um grupo de professores de Educação Física sobre as características de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Propôs-se também a identificar a relação deste grupo de professores com alunos diagnosticados com TDAH e a buscar subsídios de contribuição em processo ensino-aprendizagem para disciplina de Educação Física diante dessa problemática. Para isso foi realizada uma pesquisa de campo, tendo como instrumento um questionário, direcionado aos objetivos desejados. Este instrumento, testado em uma pesquisa-piloto foi composto de questões abertas e fechadas que permitiram a análise de dados sob o ponto de vista quantitativo e qualitativo. Foram participantes da pesquisa professores de Educação Física de escolas particulares de ensino do Município de São Paulo. As informações coletadas permitiram descrever como este grupo de professores caracteriza o comportamento das crianças com TDAH, possibilitando, a partir das dificuldades enfrentadas, a expressão de sugestões favorecedoras de melhor aproveitamento das aulas e até intervenções propícias ao desenvolvimento. Necessidades de atividades práticas específicas direcionadas à disciplina de Educação Física foram reveladas, caracterizando questões ainda em aberto, propondo novas pesquisas. |
id |
UPM_4181e9cc37994ebf34659399acee03d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/22620 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/1534818842120676Silva, Evanilde MunizBecker, Elisabethhttp://lattes.cnpq.br/09553104014620572016-03-15T19:40:34Z2020-03-19T15:20:16Z2008-09-042020-03-19T15:20:16Z2008-08-22Esta pesquisa teve por objetivo conhecer a percepção de um grupo de professores de Educação Física sobre as características de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Propôs-se também a identificar a relação deste grupo de professores com alunos diagnosticados com TDAH e a buscar subsídios de contribuição em processo ensino-aprendizagem para disciplina de Educação Física diante dessa problemática. Para isso foi realizada uma pesquisa de campo, tendo como instrumento um questionário, direcionado aos objetivos desejados. Este instrumento, testado em uma pesquisa-piloto foi composto de questões abertas e fechadas que permitiram a análise de dados sob o ponto de vista quantitativo e qualitativo. Foram participantes da pesquisa professores de Educação Física de escolas particulares de ensino do Município de São Paulo. As informações coletadas permitiram descrever como este grupo de professores caracteriza o comportamento das crianças com TDAH, possibilitando, a partir das dificuldades enfrentadas, a expressão de sugestões favorecedoras de melhor aproveitamento das aulas e até intervenções propícias ao desenvolvimento. Necessidades de atividades práticas específicas direcionadas à disciplina de Educação Física foram reveladas, caracterizando questões ainda em aberto, propondo novas pesquisas.This study aimed to ascertain the perception of a group of teachers of Physical Education on the characteristics of children with Attention-Deficit of Trouble / Hyperactivity (ADHD). It was proposed also to identify the relationship between this group of teachers with students diagnosed with ADHD and seek grants for assistance in teaching-learning process for discipline of Physical Education in front of this issue. For this was done in a search field, taking as an instrument questionnaire, directed to the desired goals. This instrument, tested in a pilot research was composed of open and closed issues that allowed the analysis of data from the point of view quantitatively and qualitatively. The survey participants were teachers of Physical Education of private schools teaching the city of Sao Paulo. The information collected allowed describe how this group of teachers characterized the behavior of children with ADHD, allowing, from difficulties, the expression of favorecedoras suggestions of better utilization of classrooms and even speeches for the development. Needs of practical activities targeted to specific discipline of Physical Education were revealed, featuring issues still open, offering new research.application/pdfSILVA, Evanilde Muniz. Teachers of physical education and inconvenience of children with attention deficit and hyperactivity disorder: a relationship in motion. 2008. 92 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22620porUniversidade Presbiteriana Mackenzietranstorno de déficit de atençãohiperatividadeprofessores de educação físicainclusãotranstorno of attention deficithyperactivityteachers of physical educationinclusionCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3887/Evanilde%20Muniz%20Silva.pdf.jpgProfessores de educação física e crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma relação em movimentoProfessores de educação física e crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma relação em movimentoTeachers of physical education and inconvenience of children with attention deficit and hyperactivity disorder: a relationship in motionTeachers of physical education and inconvenience of children with attention deficit and hyperactivity disorder: a relationship in motioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEAssis, Silvana Maria Blascovi dehttp://lattes.cnpq.br/6553900966729412Godoy, Kathya Maria Ayres dehttp://lattes.cnpq.br/3508130169268695BRPsicologiaUPMDistúrbios do DesenvolvimentoORIGINALEvanilde Muniz Silva.pdfEvanilde Muniz Silva.pdfapplication/pdf714245https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9b21fc32-db65-4622-9e32-6c2bd8f61ac6/download0872b22dcbb196803fb85f62ae958e48MD51TEXTEvanilde Muniz Silva.pdf.txtEvanilde Muniz Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain157374https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d12b611d-a3bb-43e2-8602-623f0d8a3cf4/download9ab98adb2079d67b925a0e9927ad90e2MD52THUMBNAILEvanilde Muniz Silva.pdf.jpgEvanilde Muniz Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1228https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/3aaf4f4b-277c-4859-a1a7-c7990376d410/downloadefab09585992c0d7a5b2a5009ec51463MD5310899/226202022-03-14 15:41:55.45oai:dspace.mackenzie.br:10899/22620https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T15:41:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Professores de educação física e crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma relação em movimento Professores de educação física e crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma relação em movimento |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Teachers of physical education and inconvenience of children with attention deficit and hyperactivity disorder: a relationship in motion Teachers of physical education and inconvenience of children with attention deficit and hyperactivity disorder: a relationship in motion |
title |
Professores de educação física e crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma relação em movimento |
spellingShingle |
Professores de educação física e crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma relação em movimento Silva, Evanilde Muniz transtorno de déficit de atenção hiperatividade professores de educação física inclusão transtorno of attention deficit hyperactivity teachers of physical education inclusion CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
title_short |
Professores de educação física e crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma relação em movimento |
title_full |
Professores de educação física e crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma relação em movimento |
title_fullStr |
Professores de educação física e crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma relação em movimento |
title_full_unstemmed |
Professores de educação física e crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma relação em movimento |
title_sort |
Professores de educação física e crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma relação em movimento |
author |
Silva, Evanilde Muniz |
author_facet |
Silva, Evanilde Muniz |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1534818842120676 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Evanilde Muniz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Becker, Elisabeth |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0955310401462057 |
contributor_str_mv |
Becker, Elisabeth |
dc.subject.por.fl_str_mv |
transtorno de déficit de atenção hiperatividade professores de educação física inclusão |
topic |
transtorno de déficit de atenção hiperatividade professores de educação física inclusão transtorno of attention deficit hyperactivity teachers of physical education inclusion CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
transtorno of attention deficit hyperactivity teachers of physical education inclusion |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
description |
Esta pesquisa teve por objetivo conhecer a percepção de um grupo de professores de Educação Física sobre as características de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Propôs-se também a identificar a relação deste grupo de professores com alunos diagnosticados com TDAH e a buscar subsídios de contribuição em processo ensino-aprendizagem para disciplina de Educação Física diante dessa problemática. Para isso foi realizada uma pesquisa de campo, tendo como instrumento um questionário, direcionado aos objetivos desejados. Este instrumento, testado em uma pesquisa-piloto foi composto de questões abertas e fechadas que permitiram a análise de dados sob o ponto de vista quantitativo e qualitativo. Foram participantes da pesquisa professores de Educação Física de escolas particulares de ensino do Município de São Paulo. As informações coletadas permitiram descrever como este grupo de professores caracteriza o comportamento das crianças com TDAH, possibilitando, a partir das dificuldades enfrentadas, a expressão de sugestões favorecedoras de melhor aproveitamento das aulas e até intervenções propícias ao desenvolvimento. Necessidades de atividades práticas específicas direcionadas à disciplina de Educação Física foram reveladas, caracterizando questões ainda em aberto, propondo novas pesquisas. |
publishDate |
2008 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-09-04 2020-03-19T15:20:16Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-08-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:40:34Z 2020-03-19T15:20:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Evanilde Muniz. Teachers of physical education and inconvenience of children with attention deficit and hyperactivity disorder: a relationship in motion. 2008. 92 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22620 |
identifier_str_mv |
SILVA, Evanilde Muniz. Teachers of physical education and inconvenience of children with attention deficit and hyperactivity disorder: a relationship in motion. 2008. 92 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22620 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9b21fc32-db65-4622-9e32-6c2bd8f61ac6/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d12b611d-a3bb-43e2-8602-623f0d8a3cf4/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/3aaf4f4b-277c-4859-a1a7-c7990376d410/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0872b22dcbb196803fb85f62ae958e48 9ab98adb2079d67b925a0e9927ad90e2 efab09585992c0d7a5b2a5009ec51463 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813820039689666560 |