Memória e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, José Neander Silva
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47135/tde-08012008-160148/
Resumo: O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é o transtorno psiquiátrico mais comum em crianças e adolescentes, com prevalência de 6%. O TDAH classifica-se nos subtipos desatento (TDAHD), hiperativo (TDAHH) ou combinado (TDAHC). Suas manifestações incluem problemas de cognição, comportamentais, afetivos e sociais. Distúrbios de memória e atenção são problemas cognitivos freqüentes. A memória de curta e longa duração foi avaliada em 44 sujeitos portadores do TDAH por subtipos, (TDAHD, n=17; TDAHH, n=11 ;TDHAC, n=16; idade: 12,8 anos; escolaridade: 6,1 a) e 43 indivíduos não portadores que constituíram o grupo controle (idade: 12,11 anos; escolaridade: 6,4 a). Os escores foram a média de evocações corretas em um experimento desenvolvido para este estudo. 64 figuras distribuídas em 4 apresentações com 16 figuras cada constituíram a avaliação de memória (MEMO). As apresentações para recordação imediata e tardia: memória categorizável agrupada, memória não-categorizável seriada, memória não-categorizável agrupada. Inteligência e atenção também foram analisadas. Os resultados mostraram os grupo TDAHH e TDAHC tiveram um pior desempenho na memória de longa duração categorizável e não categorizável na apresentação seriada; os três grupos com TDAH tiveram desempenho inferior ao grupo controle com figuras categorizáveis e não-categorizáveis agrupadas, com maior efeito para TDAHD e TDAHC. Os resultados indicam prejuízo de memória de longa e curta duração no TDAH independente da contribuição de estratégias de memória.
id USP_baf3f967fd93228b352324e6e6354507
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-08012008-160148
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Memória e transtorno do déficit de atenção e hiperatividadeMemory and attention deficit/hyperactivity disorderatençãoattentionattention deficit disorder with hyperactivitymemóriamemoryneuropsicologianeuropsychologytranstorno da falta de atenção com hiperatividadeO Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é o transtorno psiquiátrico mais comum em crianças e adolescentes, com prevalência de 6%. O TDAH classifica-se nos subtipos desatento (TDAHD), hiperativo (TDAHH) ou combinado (TDAHC). Suas manifestações incluem problemas de cognição, comportamentais, afetivos e sociais. Distúrbios de memória e atenção são problemas cognitivos freqüentes. A memória de curta e longa duração foi avaliada em 44 sujeitos portadores do TDAH por subtipos, (TDAHD, n=17; TDAHH, n=11 ;TDHAC, n=16; idade: 12,8 anos; escolaridade: 6,1 a) e 43 indivíduos não portadores que constituíram o grupo controle (idade: 12,11 anos; escolaridade: 6,4 a). Os escores foram a média de evocações corretas em um experimento desenvolvido para este estudo. 64 figuras distribuídas em 4 apresentações com 16 figuras cada constituíram a avaliação de memória (MEMO). As apresentações para recordação imediata e tardia: memória categorizável agrupada, memória não-categorizável seriada, memória não-categorizável agrupada. Inteligência e atenção também foram analisadas. Os resultados mostraram os grupo TDAHH e TDAHC tiveram um pior desempenho na memória de longa duração categorizável e não categorizável na apresentação seriada; os três grupos com TDAH tiveram desempenho inferior ao grupo controle com figuras categorizáveis e não-categorizáveis agrupadas, com maior efeito para TDAHD e TDAHC. Os resultados indicam prejuízo de memória de longa e curta duração no TDAH independente da contribuição de estratégias de memória.Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is the most common psychiatric disorder among children and teenagers, with a prevalence of 6%. ADHD disorder has three subtypes: inattentive (ADHDI), hyperactive (ADHDH) and combined (ADHDC). The symptoms include cognitive, behavioral, affective, and social disturbances. Memory and attention deficits are the cognitive problems that frequently attend this disorder. Long and short-term memory were assessed in 44 children and teenagers with ADHD (ADHDD, n=17; ADADH, n=11 ;ADHDC, n=16; age: 12,8 y; 6,1 years of education) and 44 healthy participants (Control group, age: 12,11; 6,4 years of education). An experiment was developed to investigate memory (MEMO). The experiment consisted of 64 figures in 4 different presentations. Each presentation had 16 figures designed to measure immediate and delayed recall in four conditions: serial categorizable memory, grouped categorizable memory, serial non-categorizable memory, and grouped non-categorizable memory. Intelligence and attention were also assessed. The recall of ADHDD and ADHDC groups was worse in the categorizable and non-categorizable serial conditions; the performance of all three ADHD groups was worse than that of the control group with respect to the two grouped conditions, but ADHDD and ADHDC were the worst. These results suggest memory deficit for long and short-term memory on ADHD independent of memory strategies contribution.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBueno, Jose Lino OliveiraXavier, Gilberto FernandoAbreu, José Neander Silva2007-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47135/tde-08012008-160148/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:55Zoai:teses.usp.br:tde-08012008-160148Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Memória e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
Memory and attention deficit/hyperactivity disorder
title Memória e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
spellingShingle Memória e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
Abreu, José Neander Silva
atenção
attention
attention deficit disorder with hyperactivity
memória
memory
neuropsicologia
neuropsychology
transtorno da falta de atenção com hiperatividade
title_short Memória e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
title_full Memória e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
title_fullStr Memória e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
title_full_unstemmed Memória e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
title_sort Memória e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
author Abreu, José Neander Silva
author_facet Abreu, José Neander Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bueno, Jose Lino Oliveira
Xavier, Gilberto Fernando
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, José Neander Silva
dc.subject.por.fl_str_mv atenção
attention
attention deficit disorder with hyperactivity
memória
memory
neuropsicologia
neuropsychology
transtorno da falta de atenção com hiperatividade
topic atenção
attention
attention deficit disorder with hyperactivity
memória
memory
neuropsicologia
neuropsychology
transtorno da falta de atenção com hiperatividade
description O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é o transtorno psiquiátrico mais comum em crianças e adolescentes, com prevalência de 6%. O TDAH classifica-se nos subtipos desatento (TDAHD), hiperativo (TDAHH) ou combinado (TDAHC). Suas manifestações incluem problemas de cognição, comportamentais, afetivos e sociais. Distúrbios de memória e atenção são problemas cognitivos freqüentes. A memória de curta e longa duração foi avaliada em 44 sujeitos portadores do TDAH por subtipos, (TDAHD, n=17; TDAHH, n=11 ;TDHAC, n=16; idade: 12,8 anos; escolaridade: 6,1 a) e 43 indivíduos não portadores que constituíram o grupo controle (idade: 12,11 anos; escolaridade: 6,4 a). Os escores foram a média de evocações corretas em um experimento desenvolvido para este estudo. 64 figuras distribuídas em 4 apresentações com 16 figuras cada constituíram a avaliação de memória (MEMO). As apresentações para recordação imediata e tardia: memória categorizável agrupada, memória não-categorizável seriada, memória não-categorizável agrupada. Inteligência e atenção também foram analisadas. Os resultados mostraram os grupo TDAHH e TDAHC tiveram um pior desempenho na memória de longa duração categorizável e não categorizável na apresentação seriada; os três grupos com TDAH tiveram desempenho inferior ao grupo controle com figuras categorizáveis e não-categorizáveis agrupadas, com maior efeito para TDAHD e TDAHC. Os resultados indicam prejuízo de memória de longa e curta duração no TDAH independente da contribuição de estratégias de memória.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47135/tde-08012008-160148/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47135/tde-08012008-160148/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256779949342720