Jornalismo do broadcasting ao streaming: caso globopla
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/32289 |
Resumo: | O presente projeto pretende analisar, através de levantamento bibliográfico e pesquisa qualitativa, as mudanças estruturais de formato e linguagem nas produções jornalísticas audiovisuais produzidas exclusivamente para o streaming, usando como recorte de estudo o caso Globoplay. Para isso, será analisado como era pensado e executado o jornalismo para a televisão aberta da empresa - no formato broadcast - e como está sendo feito agora, através do formato documental, para o streaming. Dentro deste contexto de digitalização e “passagem” do jornalismo para o universo on demand - onde o espectador escolhe onde e como consumir o conteúdo - é possível observar novas produções que carregam a herança do jornalismo no formato broadcast, conhecido como tradicional - dentro do padrão Globo - porém com uma roupagem mais cinematográfica. Ou seja, em contraponto ao que vemos todos os dias nos telejornais, essas produções trazem técnicas e cuidados estéticos da linguagem documental, promovendo um diálogo cada vez maior entre o jornalismo e o cinema. |
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Isern, Laura HernandezCoutinho, Suzana Ramos2023-04-19T15:43:22Z2023-04-19T15:43:22Z2021-08-13O presente projeto pretende analisar, através de levantamento bibliográfico e pesquisa qualitativa, as mudanças estruturais de formato e linguagem nas produções jornalísticas audiovisuais produzidas exclusivamente para o streaming, usando como recorte de estudo o caso Globoplay. Para isso, será analisado como era pensado e executado o jornalismo para a televisão aberta da empresa - no formato broadcast - e como está sendo feito agora, através do formato documental, para o streaming. Dentro deste contexto de digitalização e “passagem” do jornalismo para o universo on demand - onde o espectador escolhe onde e como consumir o conteúdo - é possível observar novas produções que carregam a herança do jornalismo no formato broadcast, conhecido como tradicional - dentro do padrão Globo - porém com uma roupagem mais cinematográfica. Ou seja, em contraponto ao que vemos todos os dias nos telejornais, essas produções trazem técnicas e cuidados estéticos da linguagem documental, promovendo um diálogo cada vez maior entre o jornalismo e o cinema.https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/32289Universidade Presbiteriana MackenzieAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessdocumentáriocinemajornalismostreamingon-demandbroadcastmídias digitaisJornalismo do broadcasting ao streaming: caso globoplainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEhttp://lattes.cnpq.br/5740289479298880http://lattes.cnpq.br/1396678096012149Schwartz, RosanaMello, Paulo Cezar BarbosaThe present project intends to analyze, through a bibliographic survey and qualitative research, the structural changes regarding format and language in audiovisual journalistic content produced exclusively for streaming platforms, using the Globoplay case as a study clipping. For this, it will be analyzed how the journalism for the company's open television was thought and executed - in the broadcast format - and how it is being done now, through the documentary format, for streaming. Within this context of digitization and the “passage” of journalism to the on-demand universe - where the viewer chooses where and how to consume the content - it is possible to observe new productions that carry the legacy of journalism in the broadcast format, known as traditional - within the Globo standard - but with a more cinematographic appearance. In other words, in contrast to what we see every day on TV news, these productions bring aesthetic techniques from documentary language, promoting an increasing dialogue between journalism and cinema.documentarycinemajournalismstreamingon-demandbroadcastdigital mediaBrasilCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)UPMEducação, Arte e História da CulturaCNPQ::CIENCIAS HUMANASORIGINALLaura Hernandez Isern.pdfLaura Hernandez Isern.pdfLaura Hernandez Isernapplication/pdf2310987https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/e4fb0d00-4b40-4bf9-a9ac-91fcc4ade45e/download548817eebe347d5b1465f08b1de10e55MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/0a9af69f-4af6-4884-a423-3a41e9be82f7/downloade39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81997https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/67564c2b-a67a-4902-b859-f6b20ce880b8/downloadfb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57MD53TEXTLaura Hernandez Isern.pdf.txtLaura Hernandez Isern.pdf.txtExtracted texttext/plain285620https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/6749b550-dd74-47ab-86d3-203dafdac6c5/download3daa36847c2939aba526298d6558db26MD54THUMBNAILLaura Hernandez Isern.pdf.jpgLaura Hernandez Isern.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1136https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/574e526d-ec70-49b9-b78c-e779cd021b41/download10463aa53c4641c40ff8e0a06b4a61fbMD5510899/322892023-04-20 02:03:13.855http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Braziloai:dspace.mackenzie.br:10899/32289https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772023-04-20T02:03:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)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 |
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