Ensino de língua e estudo da cultura: um desafio aos cursos de letras na formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25259 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo investigar a formação de professores de Língua Inglesa pelos Cursos de Letras, a saber, se o ensino da cultura está presente no ensino da língua. Procuramos analisar como os Cursos de Letras preparam efetivamente seus alunos, futuros professores, para alcançarem as propostas idealizadas pelas Orientações Curriculares Nacionais, OCN, aos docentes de Língua Estrangeira no Ensino Médio. As Orientações Curriculares Nacionais contemplam o ensino de língua estrangeira contextualizado pela abordagem cultural, a fim de promover o desenvolvimento da consciência social, criatividade, mente aberta para conhecimentos novos, enfim, uma nova maneira de pensar e ver o mundo. Para este estudo analisamos e estabelecemos um paralelo entre os Planos de Ensino do Curso de Letras de duas conceituadas universidades do Estado de São Paulo, uma universidade privada e uma universidade pública. Investigamos as disciplinas com foco em língua inglesa e verificamos detalhadamente, com base no princípio de Conexão Linguístico-Cultural, a presença, ou não, do ensino da cultura no ensino de língua. Os resultados desta pesquisa qualitativa indicam diferenças evidentes entre a teoria e a prática, ou seja, entre os objetivos que os documentos das instituições de ensino propõem ao Curso de Letras e o que esses mesmos documentos sugerem como prática. Espera-se que este estudo instigue reflexão, discussão e futuras pesquisas sobre a relevância da interconexão entre o ensino da cultura no ensino de línguas nos Cursos de Letras para a formação de professores. |
id |
UPM_433070df67be9a36e961ae35dcdf46b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/25259 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/7378861073762519Silva, Vanessa Maria daHanna, Vera Lucia Harabagi http://lattes.cnpq.br/00134196818231452016-03-15T19:45:25Z2020-05-28T18:12:59Z2012-05-142020-05-28T18:12:59Z2012-03-09Este trabalho tem como objetivo investigar a formação de professores de Língua Inglesa pelos Cursos de Letras, a saber, se o ensino da cultura está presente no ensino da língua. Procuramos analisar como os Cursos de Letras preparam efetivamente seus alunos, futuros professores, para alcançarem as propostas idealizadas pelas Orientações Curriculares Nacionais, OCN, aos docentes de Língua Estrangeira no Ensino Médio. As Orientações Curriculares Nacionais contemplam o ensino de língua estrangeira contextualizado pela abordagem cultural, a fim de promover o desenvolvimento da consciência social, criatividade, mente aberta para conhecimentos novos, enfim, uma nova maneira de pensar e ver o mundo. Para este estudo analisamos e estabelecemos um paralelo entre os Planos de Ensino do Curso de Letras de duas conceituadas universidades do Estado de São Paulo, uma universidade privada e uma universidade pública. Investigamos as disciplinas com foco em língua inglesa e verificamos detalhadamente, com base no princípio de Conexão Linguístico-Cultural, a presença, ou não, do ensino da cultura no ensino de língua. Os resultados desta pesquisa qualitativa indicam diferenças evidentes entre a teoria e a prática, ou seja, entre os objetivos que os documentos das instituições de ensino propõem ao Curso de Letras e o que esses mesmos documentos sugerem como prática. Espera-se que este estudo instigue reflexão, discussão e futuras pesquisas sobre a relevância da interconexão entre o ensino da cultura no ensino de línguas nos Cursos de Letras para a formação de professores.This work aims to address the graduation of English Language Teacher at Graduation Course in Language, whether the teaching of culture is present in the process of language teaching. We attempt to evaluate how effectively the Graduation Course in Language prepare its students, future teachers, to achieve the proposals devised by the National Curriculum Guidelines, for High School Foreign Language Teachers . The purpose of this research is to understand whether the Language Courses prepare effectively their students, future teachers, to achieve the goals envisioned by the OCN. The National Curriculum Guidelines contemplate the foreign languages teaching through contextualized socio-cultural approach in order to promote the development of social consciousness, creativity, open mind to new knowledge, finally, a new way of thinking and understanding the world. For this study we analyzed and established a parallel between the Education Plans of Language Courses of two prestigious universities in the State of São Paulo, a private university and a public university. We investigated the disciplines with a focus on English Language and verified in detail, based on the principle of linguistic and cultural connection, the presence or not of the culture study in language teaching. The results of this qualitative research indicate clear differences between theory and practice, it means, between the goals that the documents of Educational Institutions propose to the Language Courses and what the same documents suggest as practice. It is expected that this study instigates reflection, discussion and future research on the importance of the interconnection between the culture study and language teaching in Language Courses in the process of teachers graduation.Instituto Presbiteriano Mackenzieapplication/pdfSILVA, Vanessa Maria da. Ensino de língua e estudo da cultura: um desafio aos cursos de letras na formação de professores. 2012. 118 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25259porUniversidade Presbiteriana Mackenzieformação de professorescurso de Letraslínguaculturaplano de ensinoorientações curriculares nacionaisteacher graduationgraduation course in languagelanguagecultureeducational plannational curriculum guidelinesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4417/Vanessa%20Maria%20da%20Silva.pdf.jpgEnsino de língua e estudo da cultura: um desafio aos cursos de letras na formação de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEVasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/8867051797313548Soares, Maria Fachinhttp://lattes.cnpq.br/7964905832936986BRLetrasUPMLetrasORIGINALVanessa Maria da Silva.pdfVanessa Maria da Silva.pdfapplication/pdf765837https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/91becfa2-7812-4f7d-ac98-33847dbccff6/download9a18c506eddd1c91cef9792945ceed1fMD51TEXTVanessa Maria da Silva.pdf.txtVanessa Maria da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain223106https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/0ca273bd-ee81-4960-9d78-ad4108d588eb/downloade023ef8c51c51765095e46ef20cfa1c9MD52THUMBNAILVanessa Maria da Silva.pdf.jpgVanessa Maria da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1181https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/42868f0b-2cb1-4bad-a678-b6f8f80cc3eb/downloaddae17d901a5fb73412262ea0c36dad83MD5310899/252592023-11-21 12:02:59.037oai:dspace.mackenzie.br:10899/25259https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772023-11-21T12:02:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Ensino de língua e estudo da cultura: um desafio aos cursos de letras na formação de professores |
title |
Ensino de língua e estudo da cultura: um desafio aos cursos de letras na formação de professores |
spellingShingle |
Ensino de língua e estudo da cultura: um desafio aos cursos de letras na formação de professores Silva, Vanessa Maria da formação de professores curso de Letras língua cultura plano de ensino orientações curriculares nacionais teacher graduation graduation course in language language culture educational plan national curriculum guidelines CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
title_short |
Ensino de língua e estudo da cultura: um desafio aos cursos de letras na formação de professores |
title_full |
Ensino de língua e estudo da cultura: um desafio aos cursos de letras na formação de professores |
title_fullStr |
Ensino de língua e estudo da cultura: um desafio aos cursos de letras na formação de professores |
title_full_unstemmed |
Ensino de língua e estudo da cultura: um desafio aos cursos de letras na formação de professores |
title_sort |
Ensino de língua e estudo da cultura: um desafio aos cursos de letras na formação de professores |
author |
Silva, Vanessa Maria da |
author_facet |
Silva, Vanessa Maria da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7378861073762519 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Vanessa Maria da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hanna, Vera Lucia Harabagi |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0013419681823145 |
contributor_str_mv |
Hanna, Vera Lucia Harabagi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação de professores curso de Letras língua cultura plano de ensino orientações curriculares nacionais |
topic |
formação de professores curso de Letras língua cultura plano de ensino orientações curriculares nacionais teacher graduation graduation course in language language culture educational plan national curriculum guidelines CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
teacher graduation graduation course in language language culture educational plan national curriculum guidelines |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
Este trabalho tem como objetivo investigar a formação de professores de Língua Inglesa pelos Cursos de Letras, a saber, se o ensino da cultura está presente no ensino da língua. Procuramos analisar como os Cursos de Letras preparam efetivamente seus alunos, futuros professores, para alcançarem as propostas idealizadas pelas Orientações Curriculares Nacionais, OCN, aos docentes de Língua Estrangeira no Ensino Médio. As Orientações Curriculares Nacionais contemplam o ensino de língua estrangeira contextualizado pela abordagem cultural, a fim de promover o desenvolvimento da consciência social, criatividade, mente aberta para conhecimentos novos, enfim, uma nova maneira de pensar e ver o mundo. Para este estudo analisamos e estabelecemos um paralelo entre os Planos de Ensino do Curso de Letras de duas conceituadas universidades do Estado de São Paulo, uma universidade privada e uma universidade pública. Investigamos as disciplinas com foco em língua inglesa e verificamos detalhadamente, com base no princípio de Conexão Linguístico-Cultural, a presença, ou não, do ensino da cultura no ensino de língua. Os resultados desta pesquisa qualitativa indicam diferenças evidentes entre a teoria e a prática, ou seja, entre os objetivos que os documentos das instituições de ensino propõem ao Curso de Letras e o que esses mesmos documentos sugerem como prática. Espera-se que este estudo instigue reflexão, discussão e futuras pesquisas sobre a relevância da interconexão entre o ensino da cultura no ensino de línguas nos Cursos de Letras para a formação de professores. |
publishDate |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-05-14 2020-05-28T18:12:59Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-03-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:45:25Z 2020-05-28T18:12:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Vanessa Maria da. Ensino de língua e estudo da cultura: um desafio aos cursos de letras na formação de professores. 2012. 118 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25259 |
identifier_str_mv |
SILVA, Vanessa Maria da. Ensino de língua e estudo da cultura: um desafio aos cursos de letras na formação de professores. 2012. 118 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25259 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/91becfa2-7812-4f7d-ac98-33847dbccff6/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/0ca273bd-ee81-4960-9d78-ad4108d588eb/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/42868f0b-2cb1-4bad-a678-b6f8f80cc3eb/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9a18c506eddd1c91cef9792945ceed1f e023ef8c51c51765095e46ef20cfa1c9 dae17d901a5fb73412262ea0c36dad83 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813819980221775872 |