Metodologias ativas: estratégias propostas em práticas pedagógicas no curso de publicidade e propaganda: período de 2013 a 2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Favaro, José Estevão
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24650
Resumo: This thesis aims at presenting a study concerning the degree of college teachers who teaches students from the Advertising and Marketing course at an educational institution in São Paulo and identifying which teaching methodologies they use in their classes and if the Political and Educational Project recommend these. For this purpose, we carried out a qualitative research with educators who teach creative and marketing disciplines, divided not only by students’ degree but also considering the period in which such teachers started giving the course. From the responses obtained, we could verify that educators have a degree in different areas, including Social Communication, they are unfamiliar with active methodologies, and either they use methodologies similar to the ones they learned as students or they developed another way of conveying knowledge. They show some confusion concerning the expression “learn to teach to teach to learn,” and they believe it is a matter of learning contents, and not learn to teach so that they can teach students to learn.
id UPM_44b90fc9c445240fb2ebd94902cf7c94
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24650
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling 2018-09-17T11:30:27Z2020-05-28T18:09:56Z2020-05-28T18:09:56Z2018-06-22FAVARO, José Estevão. Metodologias ativas: estratégias propostas em práticas pedagógicas no curso de publicidade e propaganda: período de 2013 a 2017. 2018. 136 f. Tese (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24650This thesis aims at presenting a study concerning the degree of college teachers who teaches students from the Advertising and Marketing course at an educational institution in São Paulo and identifying which teaching methodologies they use in their classes and if the Political and Educational Project recommend these. For this purpose, we carried out a qualitative research with educators who teach creative and marketing disciplines, divided not only by students’ degree but also considering the period in which such teachers started giving the course. From the responses obtained, we could verify that educators have a degree in different areas, including Social Communication, they are unfamiliar with active methodologies, and either they use methodologies similar to the ones they learned as students or they developed another way of conveying knowledge. They show some confusion concerning the expression “learn to teach to teach to learn,” and they believe it is a matter of learning contents, and not learn to teach so that they can teach students to learn.Esta tese tem por objetivo apresentar um estudo referente à formação dos professores de ensino superior, que ministram aulas no curso de Publicidade e Propaganda de uma instituição de ensino superior na cidade de São Paulo, identificar quais metodologias de ensino utilizam e se elas são recomendadas pelo Projeto Político Pedagógico. Para tanto, foi feita uma pesquisa qualitativa com professores que ministram aulas na área de criação e de marketing, divididos não só pela linha de formação dos alunos, mas também pelo período em que ingressaram como professores no curso. Pelas respostas obtidas, foi possível verificar que os educadores têm formação docente em diferentes cursos, inclusive em Comunicação Social, desconhecendo as metodologias ativas e se utilizando em sala de aula de estratégias de ensino semelhantes àquelas que aprenderam enquanto alunos ou desenvolveram alguma forma própria de transmitir conhecimentos. Apresentam alguma confusão com o “aprender a ensinar para ensinar a aprender”, acreditando ser uma questão de aprender conteúdos, e não como ensinar para então ensinar os alunos a aprenderem.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEducação, Arte e História da CulturaUPMBrasilCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessaprenderensinarformação docentemetodologias ativascurso de publicidade e propagandaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMMetodologias ativas: estratégias propostas em práticas pedagógicas no curso de publicidade e propaganda: período de 2013 a 2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisMizukami, Maria da Graça Nicoletti http://lattes.cnpq.br/2121396261196481Andrade, Maria de Fátima Ramos deMaria de Fátima Ramos deAparício, Ana Sílvia Moçohttp://lattes.cnpq.br/8495340055635407Duarte, Marcos Nepomucenohttp://lattes.cnpq.br/9148704066781850Demarchi, Rita de Cassiahttp://lattes.cnpq.br/4770016544453387http://lattes.cnpq.br/6576810942613172Favaro, José Estevãohttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/16983/Jos%c3%a9%20Estev%c3%a3o%20Favaro.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3651/5/Jos%C3%A9%20Estev%C3%A3o%20Favaro.pdflearnteachteacher formationactive methodologiesadvertising and marketing coursereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/246502020-05-28 15:09:56.578Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Metodologias ativas: estratégias propostas em práticas pedagógicas no curso de publicidade e propaganda: período de 2013 a 2017
title Metodologias ativas: estratégias propostas em práticas pedagógicas no curso de publicidade e propaganda: período de 2013 a 2017
spellingShingle Metodologias ativas: estratégias propostas em práticas pedagógicas no curso de publicidade e propaganda: período de 2013 a 2017
Favaro, José Estevão
aprender
ensinar
formação docente
metodologias ativas
curso de publicidade e propaganda
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Metodologias ativas: estratégias propostas em práticas pedagógicas no curso de publicidade e propaganda: período de 2013 a 2017
title_full Metodologias ativas: estratégias propostas em práticas pedagógicas no curso de publicidade e propaganda: período de 2013 a 2017
title_fullStr Metodologias ativas: estratégias propostas em práticas pedagógicas no curso de publicidade e propaganda: período de 2013 a 2017
title_full_unstemmed Metodologias ativas: estratégias propostas em práticas pedagógicas no curso de publicidade e propaganda: período de 2013 a 2017
title_sort Metodologias ativas: estratégias propostas em práticas pedagógicas no curso de publicidade e propaganda: período de 2013 a 2017
author Favaro, José Estevão
author_facet Favaro, José Estevão
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv  http://lattes.cnpq.br/2121396261196481
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Andrade, Maria de Fátima Ramos de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv Maria de Fátima Ramos de
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Aparício, Ana Sílvia Moço
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8495340055635407
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Duarte, Marcos Nepomuceno
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9148704066781850
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Demarchi, Rita de Cassia
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4770016544453387
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6576810942613172
dc.contributor.author.fl_str_mv Favaro, José Estevão
contributor_str_mv Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Aparício, Ana Sílvia Moço
Duarte, Marcos Nepomuceno
Demarchi, Rita de Cassia
dc.subject.por.fl_str_mv aprender
ensinar
formação docente
metodologias ativas
curso de publicidade e propaganda
topic aprender
ensinar
formação docente
metodologias ativas
curso de publicidade e propaganda
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description This thesis aims at presenting a study concerning the degree of college teachers who teaches students from the Advertising and Marketing course at an educational institution in São Paulo and identifying which teaching methodologies they use in their classes and if the Political and Educational Project recommend these. For this purpose, we carried out a qualitative research with educators who teach creative and marketing disciplines, divided not only by students’ degree but also considering the period in which such teachers started giving the course. From the responses obtained, we could verify that educators have a degree in different areas, including Social Communication, they are unfamiliar with active methodologies, and either they use methodologies similar to the ones they learned as students or they developed another way of conveying knowledge. They show some confusion concerning the expression “learn to teach to teach to learn,” and they believe it is a matter of learning contents, and not learn to teach so that they can teach students to learn.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-17T11:30:27Z
2020-05-28T18:09:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-06-22
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-28T18:09:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FAVARO, José Estevão. Metodologias ativas: estratégias propostas em práticas pedagógicas no curso de publicidade e propaganda: período de 2013 a 2017. 2018. 136 f. Tese (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24650
identifier_str_mv FAVARO, José Estevão. Metodologias ativas: estratégias propostas em práticas pedagógicas no curso de publicidade e propaganda: período de 2013 a 2017. 2018. 136 f. Tese (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação, Arte e História da Cultura
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757177218510880768