O ensinar e o aprender de professores no contexto da educação profissional e tecnológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/791 |
Resumo: | O processo de ensinar e aprender no contexto da Educação Profissional e Tecnológica é uma temática, atualmente, recorrente, visto que remete a fatoresque influenciam no desempenho acadêmico dos estudantes e no trabalho docente. Assim, este artigo tem como objetivo compreender as dificuldadesde aprendizagem dos estudantes e suas implicações no trabalho dos professores. Inserida numa abordagem qualitativa de educação, a pesquisaclassifica-se como um estudo de caso, tendo como lócus o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE, Campus de Maracanaú. Como estratégia de recolha de dados, foram aplicados questionários com dez docentes queministram disciplinas nos seguintes eixos tecnológicos: Telemática (3), Indústria (2), Química e Meio Ambiente (5). A análise de dados foi realizada com base nosautores que fundamentaram o estudo, quais sejam: Davis (1994); Tardif (2002); Zabalza (2004), dentre outros. Os resultados revelam que as principais causas de insucesso dos estudantes estão, prioritariamente, centradas no próprio discente diante da sua falta de tempo para estudar e da sua deficiência de conhecimentos nas áreas exatas, lacunas advindas da Educação Básica. Além disso, perdebemos que a falta de articulação entre os conteúdos ministrados em sala de aula e a realidade social dos discentes também influenciam na aprendizagem dos mesmos.O cenário trazido pela pesquisa sugere uma reflexão sobre os procedimentos metodológicos do professor, na tentativa de melhorar os níveis de compreensãodos estudantes. Para tanto, é necessário que os docentes reflitam sobre os processos de ensinar e aprender, apontando não somente as limitações dos discentes, mas, também, suas potencialidades. |
id |
UESB-7_259d0a958cd6d35f8bb449320e5b6aa8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/791 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensinar e o aprender de professores no contexto da educação profissional e tecnológicaEnsinar e AprenderMetodologias de ensinoTrabalho docenteO processo de ensinar e aprender no contexto da Educação Profissional e Tecnológica é uma temática, atualmente, recorrente, visto que remete a fatoresque influenciam no desempenho acadêmico dos estudantes e no trabalho docente. Assim, este artigo tem como objetivo compreender as dificuldadesde aprendizagem dos estudantes e suas implicações no trabalho dos professores. Inserida numa abordagem qualitativa de educação, a pesquisaclassifica-se como um estudo de caso, tendo como lócus o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE, Campus de Maracanaú. Como estratégia de recolha de dados, foram aplicados questionários com dez docentes queministram disciplinas nos seguintes eixos tecnológicos: Telemática (3), Indústria (2), Química e Meio Ambiente (5). A análise de dados foi realizada com base nosautores que fundamentaram o estudo, quais sejam: Davis (1994); Tardif (2002); Zabalza (2004), dentre outros. Os resultados revelam que as principais causas de insucesso dos estudantes estão, prioritariamente, centradas no próprio discente diante da sua falta de tempo para estudar e da sua deficiência de conhecimentos nas áreas exatas, lacunas advindas da Educação Básica. Além disso, perdebemos que a falta de articulação entre os conteúdos ministrados em sala de aula e a realidade social dos discentes também influenciam na aprendizagem dos mesmos.O cenário trazido pela pesquisa sugere uma reflexão sobre os procedimentos metodológicos do professor, na tentativa de melhorar os níveis de compreensãodos estudantes. Para tanto, é necessário que os docentes reflitam sobre os processos de ensinar e aprender, apontando não somente as limitações dos discentes, mas, também, suas potencialidades.Edições UESB2014-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/791Práxis Educacional; v. 10 n. 17 (2014): Trabalho Docente e Desenvolvimento Profissional; 289-313Práxis Educacional; Vol. 10 Núm. 17 (2014): Trabalho Docente e Desenvolvimento Profissional; 289-313Práxis Educacional; Vol. 10 No. 17 (2014): Trabalho Docente e Desenvolvimento Profissional; 289-3132178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/791/670Said Pierre Carneiro, Isabel MagdaPortes, Lorena FerreiraDias Cavalcante, Maria Marinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:04:11Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/791Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:04:11Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensinar e o aprender de professores no contexto da educação profissional e tecnológica |
title |
O ensinar e o aprender de professores no contexto da educação profissional e tecnológica |
spellingShingle |
O ensinar e o aprender de professores no contexto da educação profissional e tecnológica Said Pierre Carneiro, Isabel Magda Ensinar e Aprender Metodologias de ensino Trabalho docente |
title_short |
O ensinar e o aprender de professores no contexto da educação profissional e tecnológica |
title_full |
O ensinar e o aprender de professores no contexto da educação profissional e tecnológica |
title_fullStr |
O ensinar e o aprender de professores no contexto da educação profissional e tecnológica |
title_full_unstemmed |
O ensinar e o aprender de professores no contexto da educação profissional e tecnológica |
title_sort |
O ensinar e o aprender de professores no contexto da educação profissional e tecnológica |
author |
Said Pierre Carneiro, Isabel Magda |
author_facet |
Said Pierre Carneiro, Isabel Magda Portes, Lorena Ferreira Dias Cavalcante, Maria Marina |
author_role |
author |
author2 |
Portes, Lorena Ferreira Dias Cavalcante, Maria Marina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Said Pierre Carneiro, Isabel Magda Portes, Lorena Ferreira Dias Cavalcante, Maria Marina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensinar e Aprender Metodologias de ensino Trabalho docente |
topic |
Ensinar e Aprender Metodologias de ensino Trabalho docente |
description |
O processo de ensinar e aprender no contexto da Educação Profissional e Tecnológica é uma temática, atualmente, recorrente, visto que remete a fatoresque influenciam no desempenho acadêmico dos estudantes e no trabalho docente. Assim, este artigo tem como objetivo compreender as dificuldadesde aprendizagem dos estudantes e suas implicações no trabalho dos professores. Inserida numa abordagem qualitativa de educação, a pesquisaclassifica-se como um estudo de caso, tendo como lócus o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE, Campus de Maracanaú. Como estratégia de recolha de dados, foram aplicados questionários com dez docentes queministram disciplinas nos seguintes eixos tecnológicos: Telemática (3), Indústria (2), Química e Meio Ambiente (5). A análise de dados foi realizada com base nosautores que fundamentaram o estudo, quais sejam: Davis (1994); Tardif (2002); Zabalza (2004), dentre outros. Os resultados revelam que as principais causas de insucesso dos estudantes estão, prioritariamente, centradas no próprio discente diante da sua falta de tempo para estudar e da sua deficiência de conhecimentos nas áreas exatas, lacunas advindas da Educação Básica. Além disso, perdebemos que a falta de articulação entre os conteúdos ministrados em sala de aula e a realidade social dos discentes também influenciam na aprendizagem dos mesmos.O cenário trazido pela pesquisa sugere uma reflexão sobre os procedimentos metodológicos do professor, na tentativa de melhorar os níveis de compreensãodos estudantes. Para tanto, é necessário que os docentes reflitam sobre os processos de ensinar e aprender, apontando não somente as limitações dos discentes, mas, também, suas potencialidades. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/791 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/791 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/791/670 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 10 n. 17 (2014): Trabalho Docente e Desenvolvimento Profissional; 289-313 Práxis Educacional; Vol. 10 Núm. 17 (2014): Trabalho Docente e Desenvolvimento Profissional; 289-313 Práxis Educacional; Vol. 10 No. 17 (2014): Trabalho Docente e Desenvolvimento Profissional; 289-313 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068815927869440 |