O ensinar e o aprender de professores no contexto da educação profissional e tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Said Pierre Carneiro, Isabel Magda
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Portes, Lorena Ferreira, Dias Cavalcante, Maria Marina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/791
Resumo: O processo de ensinar e aprender no contexto da Educação Profissional e Tecnológica é uma temática, atualmente, recorrente, visto que remete a fatoresque influenciam no desempenho acadêmico dos estudantes e no trabalho docente. Assim, este artigo tem como objetivo compreender as dificuldadesde aprendizagem dos estudantes e suas implicações no trabalho dos professores. Inserida numa abordagem qualitativa de educação, a pesquisaclassifica-se como um estudo de caso, tendo como lócus o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE, Campus de Maracanaú. Como estratégia de recolha de dados, foram aplicados questionários com dez docentes queministram disciplinas nos seguintes eixos tecnológicos: Telemática (3), Indústria (2), Química e Meio Ambiente (5). A análise de dados foi realizada com base nosautores que fundamentaram o estudo, quais sejam: Davis (1994); Tardif (2002); Zabalza (2004), dentre outros. Os resultados revelam que as principais causas de insucesso dos estudantes estão, prioritariamente, centradas no próprio discente diante da sua falta de tempo para estudar e da sua deficiência de conhecimentos nas áreas exatas, lacunas advindas da Educação Básica. Além disso, perdebemos que a falta de articulação entre os conteúdos ministrados em sala de aula e a realidade social dos discentes também influenciam na aprendizagem dos mesmos.O cenário trazido pela pesquisa sugere uma reflexão sobre os procedimentos metodológicos do professor, na tentativa de melhorar os níveis de compreensãodos estudantes. Para tanto, é necessário que os docentes reflitam sobre os processos de ensinar e aprender, apontando não somente as limitações dos discentes, mas, também, suas potencialidades.
id UESB-7_259d0a958cd6d35f8bb449320e5b6aa8
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/791
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling O ensinar e o aprender de professores no contexto da educação profissional e tecnológicaEnsinar e AprenderMetodologias de ensinoTrabalho docenteO processo de ensinar e aprender no contexto da Educação Profissional e Tecnológica é uma temática, atualmente, recorrente, visto que remete a fatoresque influenciam no desempenho acadêmico dos estudantes e no trabalho docente. Assim, este artigo tem como objetivo compreender as dificuldadesde aprendizagem dos estudantes e suas implicações no trabalho dos professores. Inserida numa abordagem qualitativa de educação, a pesquisaclassifica-se como um estudo de caso, tendo como lócus o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE, Campus de Maracanaú. Como estratégia de recolha de dados, foram aplicados questionários com dez docentes queministram disciplinas nos seguintes eixos tecnológicos: Telemática (3), Indústria (2), Química e Meio Ambiente (5). A análise de dados foi realizada com base nosautores que fundamentaram o estudo, quais sejam: Davis (1994); Tardif (2002); Zabalza (2004), dentre outros. Os resultados revelam que as principais causas de insucesso dos estudantes estão, prioritariamente, centradas no próprio discente diante da sua falta de tempo para estudar e da sua deficiência de conhecimentos nas áreas exatas, lacunas advindas da Educação Básica. Além disso, perdebemos que a falta de articulação entre os conteúdos ministrados em sala de aula e a realidade social dos discentes também influenciam na aprendizagem dos mesmos.O cenário trazido pela pesquisa sugere uma reflexão sobre os procedimentos metodológicos do professor, na tentativa de melhorar os níveis de compreensãodos estudantes. Para tanto, é necessário que os docentes reflitam sobre os processos de ensinar e aprender, apontando não somente as limitações dos discentes, mas, também, suas potencialidades.Edições UESB2014-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/791Práxis Educacional; v. 10 n. 17 (2014): Trabalho Docente e Desenvolvimento Profissional; 289-313Práxis Educacional; Vol. 10 Núm. 17 (2014): Trabalho Docente e Desenvolvimento Profissional; 289-313Práxis Educacional; Vol. 10 No. 17 (2014): Trabalho Docente e Desenvolvimento Profissional; 289-3132178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/791/670Said Pierre Carneiro, Isabel MagdaPortes, Lorena FerreiraDias Cavalcante, Maria Marinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:04:11Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/791Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:04:11Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensinar e o aprender de professores no contexto da educação profissional e tecnológica
title O ensinar e o aprender de professores no contexto da educação profissional e tecnológica
spellingShingle O ensinar e o aprender de professores no contexto da educação profissional e tecnológica
Said Pierre Carneiro, Isabel Magda
Ensinar e Aprender
Metodologias de ensino
Trabalho docente
title_short O ensinar e o aprender de professores no contexto da educação profissional e tecnológica
title_full O ensinar e o aprender de professores no contexto da educação profissional e tecnológica
title_fullStr O ensinar e o aprender de professores no contexto da educação profissional e tecnológica
title_full_unstemmed O ensinar e o aprender de professores no contexto da educação profissional e tecnológica
title_sort O ensinar e o aprender de professores no contexto da educação profissional e tecnológica
author Said Pierre Carneiro, Isabel Magda
author_facet Said Pierre Carneiro, Isabel Magda
Portes, Lorena Ferreira
Dias Cavalcante, Maria Marina
author_role author
author2 Portes, Lorena Ferreira
Dias Cavalcante, Maria Marina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Said Pierre Carneiro, Isabel Magda
Portes, Lorena Ferreira
Dias Cavalcante, Maria Marina
dc.subject.por.fl_str_mv Ensinar e Aprender
Metodologias de ensino
Trabalho docente
topic Ensinar e Aprender
Metodologias de ensino
Trabalho docente
description O processo de ensinar e aprender no contexto da Educação Profissional e Tecnológica é uma temática, atualmente, recorrente, visto que remete a fatoresque influenciam no desempenho acadêmico dos estudantes e no trabalho docente. Assim, este artigo tem como objetivo compreender as dificuldadesde aprendizagem dos estudantes e suas implicações no trabalho dos professores. Inserida numa abordagem qualitativa de educação, a pesquisaclassifica-se como um estudo de caso, tendo como lócus o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE, Campus de Maracanaú. Como estratégia de recolha de dados, foram aplicados questionários com dez docentes queministram disciplinas nos seguintes eixos tecnológicos: Telemática (3), Indústria (2), Química e Meio Ambiente (5). A análise de dados foi realizada com base nosautores que fundamentaram o estudo, quais sejam: Davis (1994); Tardif (2002); Zabalza (2004), dentre outros. Os resultados revelam que as principais causas de insucesso dos estudantes estão, prioritariamente, centradas no próprio discente diante da sua falta de tempo para estudar e da sua deficiência de conhecimentos nas áreas exatas, lacunas advindas da Educação Básica. Além disso, perdebemos que a falta de articulação entre os conteúdos ministrados em sala de aula e a realidade social dos discentes também influenciam na aprendizagem dos mesmos.O cenário trazido pela pesquisa sugere uma reflexão sobre os procedimentos metodológicos do professor, na tentativa de melhorar os níveis de compreensãodos estudantes. Para tanto, é necessário que os docentes reflitam sobre os processos de ensinar e aprender, apontando não somente as limitações dos discentes, mas, também, suas potencialidades.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/791
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/791
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/791/670
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 10 n. 17 (2014): Trabalho Docente e Desenvolvimento Profissional; 289-313
Práxis Educacional; Vol. 10 Núm. 17 (2014): Trabalho Docente e Desenvolvimento Profissional; 289-313
Práxis Educacional; Vol. 10 No. 17 (2014): Trabalho Docente e Desenvolvimento Profissional; 289-313
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815927869440