Clínicas jurídicas: por um novo modelo de ensino do direito no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24083 |
Resumo: | A dissertação se inicia por um breve relato dos aspectos históricos da criação do curso de Direito brasileiro, informando que ao longo dos anos ocorreram apenas alterações nas matrizes curriculares do ensino jurídico não sendo capaz de promover uma alternativa ao ensino vigente baseado em aulas expositivas. Como saída a esse cenário propõe-se o estudo dos métodos participativos idealizados inicialmente nos Estados Unidos da América, posteriormente, chega-se a América Latina e, então, no surge no Brasil, pautado em uma postura ativa do aluno. Em seguida por revisão bibliográfica, faz-se uma observação direta do funcionamento das Clínicas Jurídicas em quatros faculdades de Direito em São Paulo capitalevidenciando-se a importância do método clínico no ensino jurídico atual brasileiro, haja vista que, colabora para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da carreira técnica e científica do aluno. O método clínico busca aliar a teoria com a prática do direito, pelo qual o estudante trabalha sobre o litígio estratégico em casos reais. Trata-se de uma ferramenta pedagógica efetiva, na formação de interpretes do direito, é uma experiência ímpar de ensino e aprendizado, com pontos positivos para os professores, estudantes e sociedade em geral |
id |
UPM_44e749301205fde744e8f6ad0a55996f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/24083 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Repositório Digital do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/9554142049617388Fortes, Diego Monteiro de ArrudaPinto, Felipe Chiarello de Souzahttp://lattes.cnpq.br/66509447250425742019-02-05T16:58:28Z2020-05-28T18:06:40Z2020-05-28T18:06:40Z2018-08-03A dissertação se inicia por um breve relato dos aspectos históricos da criação do curso de Direito brasileiro, informando que ao longo dos anos ocorreram apenas alterações nas matrizes curriculares do ensino jurídico não sendo capaz de promover uma alternativa ao ensino vigente baseado em aulas expositivas. Como saída a esse cenário propõe-se o estudo dos métodos participativos idealizados inicialmente nos Estados Unidos da América, posteriormente, chega-se a América Latina e, então, no surge no Brasil, pautado em uma postura ativa do aluno. Em seguida por revisão bibliográfica, faz-se uma observação direta do funcionamento das Clínicas Jurídicas em quatros faculdades de Direito em São Paulo capitalevidenciando-se a importância do método clínico no ensino jurídico atual brasileiro, haja vista que, colabora para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da carreira técnica e científica do aluno. O método clínico busca aliar a teoria com a prática do direito, pelo qual o estudante trabalha sobre o litígio estratégico em casos reais. Trata-se de uma ferramenta pedagógica efetiva, na formação de interpretes do direito, é uma experiência ímpar de ensino e aprendizado, com pontos positivos para os professores, estudantes e sociedade em geralThis dissertation starts with a brief report of the historical aspects of the creation of the Brazilian Law course, informing that throughout the years there has been only changes in the curricular matrices of the legal education that was not able to promote an alternative to the current teaching based on lectures. As an exit to this scenario, the study proposes to research the participatory methods idealized initially in the United States of America, that later, arrived in Latin America, and then, came to Brazil, based on an active student posture. Then by bibliographical review a direct observation is made of the functioning of the Legal Clinics in four different Law faculties in São Paulo capital, showing the importance of the clinical method in the current Brazilian Legal education, given that, it contributes to the development and improvement of the technical and scientific career of the student. The student works with real cases. It is an effective pedagogical tool, especially in the training of the law interpreters, it is an unparalleled experience of teaching and learning, with positive aspects for lectures, students and the society as a whole.application/pdfFORTES, Diego Monteiro de Arruda. Clínicas jurídicas: por um novo modelo de ensino do direito no Brasil. 2018. 127 f. Dissertação (Direito Político e Econômico) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24083legal educationmethod of participatory teachingclinical legalmethod caseporUniversidade Presbiteriana Mackenziehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessensino jurídicométodo de ensino participativoclínica jurídicaestudo de casosCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::TEORIA DO DIREITOhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/17736/Diego%20Monteiro%20de%20Arruda%20Fortes%20p.pdf.jpgClínicas jurídicas: por um novo modelo de ensino do direito no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Digital do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEAvelino, Pedro Buckhttp://lattes.cnpq.br/6548222553958318Ghirardi, Jose Garcezhttp://lattes.cnpq.br/2258433269720331BrasilFaculdade de Direito (FDIR)UPMDireito Político e EconômicoORIGINALDiego Monteiro de Arruda Fortes p.pdfDiego Monteiro de Arruda Fortes p.pdfapplication/pdf1802711https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/696c755b-17de-4bc0-a971-81805a78bd54/download2eef734efba4660ce14dfc843e9f1021MD51TEXTDiego Monteiro de Arruda Fortes p.pdf.txtDiego Monteiro de Arruda Fortes p.pdf.txtExtracted texttext/plain295013https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/7d0afe99-55c4-4305-938c-4485d0362d62/download8da6a3444fae380502800f64a2e9484dMD52THUMBNAILDiego Monteiro de Arruda Fortes p.pdf.jpgDiego Monteiro de Arruda Fortes p.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1104https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d8734dce-4bf4-4987-8b7e-ea087a1e6476/download013574ed130ea7c2a468d8277205de89MD5310899/240832022-03-14 16:46:17.881http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertooai:dspace.mackenzie.br:10899/24083https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T16:46:17Repositório Digital do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Clínicas jurídicas: por um novo modelo de ensino do direito no Brasil |
title |
Clínicas jurídicas: por um novo modelo de ensino do direito no Brasil |
spellingShingle |
Clínicas jurídicas: por um novo modelo de ensino do direito no Brasil Fortes, Diego Monteiro de Arruda ensino jurídico método de ensino participativo clínica jurídica estudo de casos CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::TEORIA DO DIREITO |
title_short |
Clínicas jurídicas: por um novo modelo de ensino do direito no Brasil |
title_full |
Clínicas jurídicas: por um novo modelo de ensino do direito no Brasil |
title_fullStr |
Clínicas jurídicas: por um novo modelo de ensino do direito no Brasil |
title_full_unstemmed |
Clínicas jurídicas: por um novo modelo de ensino do direito no Brasil |
title_sort |
Clínicas jurídicas: por um novo modelo de ensino do direito no Brasil |
author |
Fortes, Diego Monteiro de Arruda |
author_facet |
Fortes, Diego Monteiro de Arruda |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9554142049617388 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fortes, Diego Monteiro de Arruda |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pinto, Felipe Chiarello de Souza |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6650944725042574 |
contributor_str_mv |
Pinto, Felipe Chiarello de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino jurídico método de ensino participativo clínica jurídica estudo de casos |
topic |
ensino jurídico método de ensino participativo clínica jurídica estudo de casos CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::TEORIA DO DIREITO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::TEORIA DO DIREITO |
description |
A dissertação se inicia por um breve relato dos aspectos históricos da criação do curso de Direito brasileiro, informando que ao longo dos anos ocorreram apenas alterações nas matrizes curriculares do ensino jurídico não sendo capaz de promover uma alternativa ao ensino vigente baseado em aulas expositivas. Como saída a esse cenário propõe-se o estudo dos métodos participativos idealizados inicialmente nos Estados Unidos da América, posteriormente, chega-se a América Latina e, então, no surge no Brasil, pautado em uma postura ativa do aluno. Em seguida por revisão bibliográfica, faz-se uma observação direta do funcionamento das Clínicas Jurídicas em quatros faculdades de Direito em São Paulo capitalevidenciando-se a importância do método clínico no ensino jurídico atual brasileiro, haja vista que, colabora para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da carreira técnica e científica do aluno. O método clínico busca aliar a teoria com a prática do direito, pelo qual o estudante trabalha sobre o litígio estratégico em casos reais. Trata-se de uma ferramenta pedagógica efetiva, na formação de interpretes do direito, é uma experiência ímpar de ensino e aprendizado, com pontos positivos para os professores, estudantes e sociedade em geral |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-08-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-02-05T16:58:28Z 2020-05-28T18:06:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-05-28T18:06:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FORTES, Diego Monteiro de Arruda. Clínicas jurídicas: por um novo modelo de ensino do direito no Brasil. 2018. 127 f. Dissertação (Direito Político e Econômico) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24083 |
identifier_str_mv |
FORTES, Diego Monteiro de Arruda. Clínicas jurídicas: por um novo modelo de ensino do direito no Brasil. 2018. 127 f. Dissertação (Direito Político e Econômico) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24083 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Repositório Digital do Mackenzie |
collection |
Repositório Digital do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/696c755b-17de-4bc0-a971-81805a78bd54/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/7d0afe99-55c4-4305-938c-4485d0362d62/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d8734dce-4bf4-4987-8b7e-ea087a1e6476/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2eef734efba4660ce14dfc843e9f1021 8da6a3444fae380502800f64a2e9484d 013574ed130ea7c2a468d8277205de89 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1822588009390800896 |