Clínicas jurídicas: por um novo modelo de ensino do direito no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortes, Diego Monteiro de Arruda
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24083
Resumo: A dissertação se inicia por um breve relato dos aspectos históricos da criação do curso de Direito brasileiro, informando que ao longo dos anos ocorreram apenas alterações nas matrizes curriculares do ensino jurídico não sendo capaz de promover uma alternativa ao ensino vigente baseado em aulas expositivas. Como saída a esse cenário propõe-se o estudo dos métodos participativos idealizados inicialmente nos Estados Unidos da América, posteriormente, chega-se a América Latina e, então, no surge no Brasil, pautado em uma postura ativa do aluno. Em seguida por revisão bibliográfica, faz-se uma observação direta do funcionamento das Clínicas Jurídicas em quatros faculdades de Direito em São Paulo capitalevidenciando-se a importância do método clínico no ensino jurídico atual brasileiro, haja vista que, colabora para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da carreira técnica e científica do aluno. O método clínico busca aliar a teoria com a prática do direito, pelo qual o estudante trabalha sobre o litígio estratégico em casos reais. Trata-se de uma ferramenta pedagógica efetiva, na formação de interpretes do direito, é uma experiência ímpar de ensino e aprendizado, com pontos positivos para os professores, estudantes e sociedade em geral
id UPM_44e749301205fde744e8f6ad0a55996f
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24083
network_acronym_str UPM
network_name_str Repositório Digital do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/9554142049617388Fortes, Diego Monteiro de ArrudaPinto, Felipe Chiarello de Souzahttp://lattes.cnpq.br/66509447250425742019-02-05T16:58:28Z2020-05-28T18:06:40Z2020-05-28T18:06:40Z2018-08-03A dissertação se inicia por um breve relato dos aspectos históricos da criação do curso de Direito brasileiro, informando que ao longo dos anos ocorreram apenas alterações nas matrizes curriculares do ensino jurídico não sendo capaz de promover uma alternativa ao ensino vigente baseado em aulas expositivas. Como saída a esse cenário propõe-se o estudo dos métodos participativos idealizados inicialmente nos Estados Unidos da América, posteriormente, chega-se a América Latina e, então, no surge no Brasil, pautado em uma postura ativa do aluno. Em seguida por revisão bibliográfica, faz-se uma observação direta do funcionamento das Clínicas Jurídicas em quatros faculdades de Direito em São Paulo capitalevidenciando-se a importância do método clínico no ensino jurídico atual brasileiro, haja vista que, colabora para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da carreira técnica e científica do aluno. O método clínico busca aliar a teoria com a prática do direito, pelo qual o estudante trabalha sobre o litígio estratégico em casos reais. Trata-se de uma ferramenta pedagógica efetiva, na formação de interpretes do direito, é uma experiência ímpar de ensino e aprendizado, com pontos positivos para os professores, estudantes e sociedade em geralThis dissertation starts with a brief report of the historical aspects of the creation of the Brazilian Law course, informing that throughout the years there has been only changes in the curricular matrices of the legal education that was not able to promote an alternative to the current teaching based on lectures. As an exit to this scenario, the study proposes to research the participatory methods idealized initially in the United States of America, that later, arrived in Latin America, and then, came to Brazil, based on an active student posture. Then by bibliographical review a direct observation is made of the functioning of the Legal Clinics in four different Law faculties in São Paulo capital, showing the importance of the clinical method in the current Brazilian Legal education, given that, it contributes to the development and improvement of the technical and scientific career of the student. The student works with real cases. It is an effective pedagogical tool, especially in the training of the law interpreters, it is an unparalleled experience of teaching and learning, with positive aspects for lectures, students and the society as a whole.application/pdfFORTES, Diego Monteiro de Arruda. Clínicas jurídicas: por um novo modelo de ensino do direito no Brasil. 2018. 127 f. Dissertação (Direito Político e Econômico) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24083legal educationmethod of participatory teachingclinical legalmethod caseporUniversidade Presbiteriana Mackenziehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessensino jurídicométodo de ensino participativoclínica jurídicaestudo de casosCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::TEORIA DO DIREITOhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/17736/Diego%20Monteiro%20de%20Arruda%20Fortes%20p.pdf.jpgClínicas jurídicas: por um novo modelo de ensino do direito no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Digital do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEAvelino, Pedro Buckhttp://lattes.cnpq.br/6548222553958318Ghirardi, Jose Garcezhttp://lattes.cnpq.br/2258433269720331BrasilFaculdade de Direito (FDIR)UPMDireito Político e EconômicoORIGINALDiego Monteiro de Arruda Fortes p.pdfDiego Monteiro de Arruda Fortes p.pdfapplication/pdf1802711https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/696c755b-17de-4bc0-a971-81805a78bd54/download2eef734efba4660ce14dfc843e9f1021MD51TEXTDiego Monteiro de Arruda Fortes p.pdf.txtDiego Monteiro de Arruda Fortes p.pdf.txtExtracted texttext/plain295013https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/7d0afe99-55c4-4305-938c-4485d0362d62/download8da6a3444fae380502800f64a2e9484dMD52THUMBNAILDiego Monteiro de Arruda Fortes p.pdf.jpgDiego Monteiro de Arruda Fortes p.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1104https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d8734dce-4bf4-4987-8b7e-ea087a1e6476/download013574ed130ea7c2a468d8277205de89MD5310899/240832022-03-14 16:46:17.881http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertooai:dspace.mackenzie.br:10899/24083https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T16:46:17Repositório Digital do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv Clínicas jurídicas: por um novo modelo de ensino do direito no Brasil
title Clínicas jurídicas: por um novo modelo de ensino do direito no Brasil
spellingShingle Clínicas jurídicas: por um novo modelo de ensino do direito no Brasil
Fortes, Diego Monteiro de Arruda
ensino jurídico
método de ensino participativo
clínica jurídica
estudo de casos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::TEORIA DO DIREITO
title_short Clínicas jurídicas: por um novo modelo de ensino do direito no Brasil
title_full Clínicas jurídicas: por um novo modelo de ensino do direito no Brasil
title_fullStr Clínicas jurídicas: por um novo modelo de ensino do direito no Brasil
title_full_unstemmed Clínicas jurídicas: por um novo modelo de ensino do direito no Brasil
title_sort Clínicas jurídicas: por um novo modelo de ensino do direito no Brasil
author Fortes, Diego Monteiro de Arruda
author_facet Fortes, Diego Monteiro de Arruda
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9554142049617388
dc.contributor.author.fl_str_mv Fortes, Diego Monteiro de Arruda
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pinto, Felipe Chiarello de Souza
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6650944725042574
contributor_str_mv Pinto, Felipe Chiarello de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv ensino jurídico
método de ensino participativo
clínica jurídica
estudo de casos
topic ensino jurídico
método de ensino participativo
clínica jurídica
estudo de casos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::TEORIA DO DIREITO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::TEORIA DO DIREITO
description A dissertação se inicia por um breve relato dos aspectos históricos da criação do curso de Direito brasileiro, informando que ao longo dos anos ocorreram apenas alterações nas matrizes curriculares do ensino jurídico não sendo capaz de promover uma alternativa ao ensino vigente baseado em aulas expositivas. Como saída a esse cenário propõe-se o estudo dos métodos participativos idealizados inicialmente nos Estados Unidos da América, posteriormente, chega-se a América Latina e, então, no surge no Brasil, pautado em uma postura ativa do aluno. Em seguida por revisão bibliográfica, faz-se uma observação direta do funcionamento das Clínicas Jurídicas em quatros faculdades de Direito em São Paulo capitalevidenciando-se a importância do método clínico no ensino jurídico atual brasileiro, haja vista que, colabora para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da carreira técnica e científica do aluno. O método clínico busca aliar a teoria com a prática do direito, pelo qual o estudante trabalha sobre o litígio estratégico em casos reais. Trata-se de uma ferramenta pedagógica efetiva, na formação de interpretes do direito, é uma experiência ímpar de ensino e aprendizado, com pontos positivos para os professores, estudantes e sociedade em geral
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-05T16:58:28Z
2020-05-28T18:06:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-28T18:06:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FORTES, Diego Monteiro de Arruda. Clínicas jurídicas: por um novo modelo de ensino do direito no Brasil. 2018. 127 f. Dissertação (Direito Político e Econômico) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24083
identifier_str_mv FORTES, Diego Monteiro de Arruda. Clínicas jurídicas: por um novo modelo de ensino do direito no Brasil. 2018. 127 f. Dissertação (Direito Político e Econômico) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Repositório Digital do Mackenzie
collection Repositório Digital do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/696c755b-17de-4bc0-a971-81805a78bd54/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/7d0afe99-55c4-4305-938c-4485d0362d62/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d8734dce-4bf4-4987-8b7e-ea087a1e6476/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 2eef734efba4660ce14dfc843e9f1021
8da6a3444fae380502800f64a2e9484d
013574ed130ea7c2a468d8277205de89
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1822588009390800896