Da alta costura de Chanel às adequações contemporâneas: novos rumos da moda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zaher, Mônica Abed
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28827
Resumo: Esta pesquisa apresenta um estudo sobre as mudanças efetuadas no vestuário feminino por meio das propostas de Gabrielle Bonheur Chanel, criadora de um estilo que facilitou a vida das mulheres do século XX, foi largamente copiado e até hoje se faz presente nas composições de vestimentas, nas atitudes e nos hábitos. Nosso olhar para a moda não está orientado para as limitações dos últimos lançamentos, das vitrines ou do exibicionismo infrutífero do uso dos produtos e marcas, mas para o reflexo de tais hábitos no cotidiano das sociedades. Com isso, entendemos que a moda é uma forma de comunicar, agrupando e identificando pessoas com intenções afins. Movimentos culturais e políticos se configuraram dentro da cultura de moda e até se utilizaram dela para contestar, representar, reivindicar. Isto posto, analisamos os rumos da moda dentro da nova realidade mundial: a necessidade de ampliar projetos de sustentabilidade e cooperação — por meio de processos de customização e reutilização de roupas — especialmente diante da nova realidade mundial que se configurou desde o início da pandemia de COVID-19.
id UPM_52a0c56728df01cfe231cc7adab6ddc9
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/28827
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling Zaher, Mônica AbedRamos, Rosangela Patriota2022-02-09T14:34:06Z2022-02-09T14:34:06Z2021-08-19https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28827Esta pesquisa apresenta um estudo sobre as mudanças efetuadas no vestuário feminino por meio das propostas de Gabrielle Bonheur Chanel, criadora de um estilo que facilitou a vida das mulheres do século XX, foi largamente copiado e até hoje se faz presente nas composições de vestimentas, nas atitudes e nos hábitos. Nosso olhar para a moda não está orientado para as limitações dos últimos lançamentos, das vitrines ou do exibicionismo infrutífero do uso dos produtos e marcas, mas para o reflexo de tais hábitos no cotidiano das sociedades. Com isso, entendemos que a moda é uma forma de comunicar, agrupando e identificando pessoas com intenções afins. Movimentos culturais e políticos se configuraram dentro da cultura de moda e até se utilizaram dela para contestar, representar, reivindicar. Isto posto, analisamos os rumos da moda dentro da nova realidade mundial: a necessidade de ampliar projetos de sustentabilidade e cooperação — por meio de processos de customização e reutilização de roupas — especialmente diante da nova realidade mundial que se configurou desde o início da pandemia de COVID-19.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de NívelAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessmodaChanelcomunicaçãoreutilizaçãoDa alta costura de Chanel às adequações contemporâneas: novos rumos da modainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEhttp://lattes.cnpq.br/8434935867197930http://lattes.cnpq.br/2113892001554593Ramos, AlcidesMoura, GilsamaraRenata Domingues Balbino Munhoz, SoaresMendes, MarcelThis research presents a study on the changes made in clothing through the proposals made by Gabrielle Bonheur Chanel, creator of a style that made life easier for women in the 20th century, that has been widely copied, and is still present in the composition of clothing, attitudes and habits. our look at fashion is not oriented towards the limitations of the latest releases, shop windows or the fruitless exhibitionism of the use of products and brands, but on the reflection of such habits in the daily lives of societies. With this, we understand that fashion is a way of communicating, grouping and identifying people with similar intentions. Cultural and political movements were configured within the fashion culture and even used it to contest, represent, claim. That said, we analyzed the direction of fashion within the new world reality: the need to expand sustainability and cooperation projects – through processes of customization and reuse of clothes – especially in light of the new global reality that has been configured since the beginning of the COVID-19 pandemic.fashionChanelcommunicationreuseCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)Educação, Arte e História da CulturaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28827/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALMÔNICA ABED ZAHER.pdfMÔNICA ABED ZAHER.pdfMônica Abed Zaherapplication/pdf18914606https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28827/1/M%c3%94NICA%20ABED%20ZAHER.pdfd53bf192dcee451b7ea40d4214689535MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81997https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28827/3/license.txtfb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57MD53TEXTMÔNICA ABED ZAHER.pdf.txtMÔNICA ABED ZAHER.pdf.txtExtracted texttext/plain403189https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28827/4/M%c3%94NICA%20ABED%20ZAHER.pdf.txt55ee67b4ac60e0bcd6b16362f2b6a229MD54THUMBNAILMÔNICA ABED ZAHER.pdf.jpgMÔNICA ABED ZAHER.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1145https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28827/5/M%c3%94NICA%20ABED%20ZAHER.pdf.jpg8b879677e9c0b878a4cf4ae1a4eede80MD5510899/288272022-02-10 03:01:17.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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Da alta costura de Chanel às adequações contemporâneas: novos rumos da moda
title Da alta costura de Chanel às adequações contemporâneas: novos rumos da moda
spellingShingle Da alta costura de Chanel às adequações contemporâneas: novos rumos da moda
Zaher, Mônica Abed
moda
Chanel
comunicação
reutilização
title_short Da alta costura de Chanel às adequações contemporâneas: novos rumos da moda
title_full Da alta costura de Chanel às adequações contemporâneas: novos rumos da moda
title_fullStr Da alta costura de Chanel às adequações contemporâneas: novos rumos da moda
title_full_unstemmed Da alta costura de Chanel às adequações contemporâneas: novos rumos da moda
title_sort Da alta costura de Chanel às adequações contemporâneas: novos rumos da moda
author Zaher, Mônica Abed
author_facet Zaher, Mônica Abed
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zaher, Mônica Abed
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Rosangela Patriota
contributor_str_mv Ramos, Rosangela Patriota
dc.subject.por.fl_str_mv moda
Chanel
comunicação
reutilização
topic moda
Chanel
comunicação
reutilização
description Esta pesquisa apresenta um estudo sobre as mudanças efetuadas no vestuário feminino por meio das propostas de Gabrielle Bonheur Chanel, criadora de um estilo que facilitou a vida das mulheres do século XX, foi largamente copiado e até hoje se faz presente nas composições de vestimentas, nas atitudes e nos hábitos. Nosso olhar para a moda não está orientado para as limitações dos últimos lançamentos, das vitrines ou do exibicionismo infrutífero do uso dos produtos e marcas, mas para o reflexo de tais hábitos no cotidiano das sociedades. Com isso, entendemos que a moda é uma forma de comunicar, agrupando e identificando pessoas com intenções afins. Movimentos culturais e políticos se configuraram dentro da cultura de moda e até se utilizaram dela para contestar, representar, reivindicar. Isto posto, analisamos os rumos da moda dentro da nova realidade mundial: a necessidade de ampliar projetos de sustentabilidade e cooperação — por meio de processos de customização e reutilização de roupas — especialmente diante da nova realidade mundial que se configurou desde o início da pandemia de COVID-19.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-08-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-09T14:34:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-09T14:34:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28827
url https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28827/2/license_rdf
https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28827/1/M%c3%94NICA%20ABED%20ZAHER.pdf
https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28827/3/license.txt
https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28827/4/M%c3%94NICA%20ABED%20ZAHER.pdf.txt
https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28827/5/M%c3%94NICA%20ABED%20ZAHER.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
d53bf192dcee451b7ea40d4214689535
fb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57
55ee67b4ac60e0bcd6b16362f2b6a229
8b879677e9c0b878a4cf4ae1a4eede80
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757177231199698944