Da alta costura de Chanel às adequações contemporâneas: novos rumos da moda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28827 |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta um estudo sobre as mudanças efetuadas no vestuário feminino por meio das propostas de Gabrielle Bonheur Chanel, criadora de um estilo que facilitou a vida das mulheres do século XX, foi largamente copiado e até hoje se faz presente nas composições de vestimentas, nas atitudes e nos hábitos. Nosso olhar para a moda não está orientado para as limitações dos últimos lançamentos, das vitrines ou do exibicionismo infrutífero do uso dos produtos e marcas, mas para o reflexo de tais hábitos no cotidiano das sociedades. Com isso, entendemos que a moda é uma forma de comunicar, agrupando e identificando pessoas com intenções afins. Movimentos culturais e políticos se configuraram dentro da cultura de moda e até se utilizaram dela para contestar, representar, reivindicar. Isto posto, analisamos os rumos da moda dentro da nova realidade mundial: a necessidade de ampliar projetos de sustentabilidade e cooperação — por meio de processos de customização e reutilização de roupas — especialmente diante da nova realidade mundial que se configurou desde o início da pandemia de COVID-19. |
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Zaher, Mônica AbedRamos, Rosangela Patriota2022-02-09T14:34:06Z2022-02-09T14:34:06Z2021-08-19Esta pesquisa apresenta um estudo sobre as mudanças efetuadas no vestuário feminino por meio das propostas de Gabrielle Bonheur Chanel, criadora de um estilo que facilitou a vida das mulheres do século XX, foi largamente copiado e até hoje se faz presente nas composições de vestimentas, nas atitudes e nos hábitos. Nosso olhar para a moda não está orientado para as limitações dos últimos lançamentos, das vitrines ou do exibicionismo infrutífero do uso dos produtos e marcas, mas para o reflexo de tais hábitos no cotidiano das sociedades. Com isso, entendemos que a moda é uma forma de comunicar, agrupando e identificando pessoas com intenções afins. Movimentos culturais e políticos se configuraram dentro da cultura de moda e até se utilizaram dela para contestar, representar, reivindicar. Isto posto, analisamos os rumos da moda dentro da nova realidade mundial: a necessidade de ampliar projetos de sustentabilidade e cooperação — por meio de processos de customização e reutilização de roupas — especialmente diante da nova realidade mundial que se configurou desde o início da pandemia de COVID-19.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nívelhttps://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28827Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessmodaChanelcomunicaçãoreutilizaçãoDa alta costura de Chanel às adequações contemporâneas: novos rumos da modainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEhttp://lattes.cnpq.br/8434935867197930http://lattes.cnpq.br/2113892001554593Ramos, AlcidesMoura, GilsamaraRenata Domingues Balbino Munhoz, SoaresMendes, MarcelThis research presents a study on the changes made in clothing through the proposals made by Gabrielle Bonheur Chanel, creator of a style that made life easier for women in the 20th century, that has been widely copied, and is still present in the composition of clothing, attitudes and habits. our look at fashion is not oriented towards the limitations of the latest releases, shop windows or the fruitless exhibitionism of the use of products and brands, but on the reflection of such habits in the daily lives of societies. With this, we understand that fashion is a way of communicating, grouping and identifying people with similar intentions. Cultural and political movements were configured within the fashion culture and even used it to contest, represent, claim. That said, we analyzed the direction of fashion within the new world reality: the need to expand sustainability and cooperation projects – through processes of customization and reuse of clothes – especially in light of the new global reality that has been configured since the beginning of the COVID-19 pandemic.fashionChanelcommunicationreuseCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)Educação, Arte e História da CulturaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1be220ff-1a0d-4369-a766-b12ef0ef88d2/downloade39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALMÔNICA ABED ZAHER.pdfMÔNICA ABED ZAHER.pdfMônica Abed Zaherapplication/pdf18914606https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/6bba8f66-4108-4a1b-846f-85a4c210809c/downloadd53bf192dcee451b7ea40d4214689535MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81997https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/f3b69ec5-881e-420c-aec7-5d9ff643afd3/downloadfb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57MD53TEXTMÔNICA ABED ZAHER.pdf.txtMÔNICA ABED ZAHER.pdf.txtExtracted texttext/plain403189https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c5d0f508-2b14-4338-8347-ef7dc65222f2/download55ee67b4ac60e0bcd6b16362f2b6a229MD56THUMBNAILMÔNICA ABED ZAHER.pdf.jpgMÔNICA ABED ZAHER.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1145https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/7ed2e2bd-ed3f-4333-8872-6933f9536a4a/download8b879677e9c0b878a4cf4ae1a4eede80MD5710899/288272022-03-14 21:51:55.675http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Braziloai:dspace.mackenzie.br:10899/28827https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T21:51:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)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 |
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