A Influência da Embalagem na decisão de compra do consumidor: perspetiva infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salvado, Adriana
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/1436
Resumo: Diante da competitividade de mercado atual, o sucesso torna-se o objetivo para qualquer pessoa ou empresa. Colocar um produto no mercado, não significa que a venda e a procura do mesmo estejam garantidas. No entanto, a presença de uma boa e eficaz embalagem, importante ferramenta de marketing, pode levar ao reconhecimento do produto/marca, agregando-lhe valor. A embalagem “fala”, ou seja, esta passa mensagens importantes para o consumidor, desperta os sentidos humanos e cria uma forte identidade com a marca. Os elementos que caracterizam este processo: a dimensão estética, a formal, a cromática e a funcional, captam a atenção do consumidor no ato da decisão de compra, atraindo novos públicos e diferenciando-se dos concorrentes. Dada a importância do item embalagem durante o processo de compra, este trabalho tem como objetivo mostrar a influência da embalagem sobre o comportamento de compra do público infantil com o pressuposto de compreender as crianças enquanto consumidores, analisando os fatores que influenciam o seu comportamento de compra e consumo. Através de um estudo qualitativo assente em entrevistas estruturadas analisámos a influência das características das embalagens de cereais para o alvo infantil sabendo que o design, a utilização de personagens antropomorfizadas pela marca e a cor na própria embalagem são elementos fulcrais para a escolha de um determinado produto.
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