O uso da inteligência competitiva por empresas estabelecidas do setor de telecomunicações na resposta a inovações disruptivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Claudio Jardim
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/27846
Resumo: Com esta pesquisa, procurou-se avaliar se e como o uso de Inteligência Competitiva (IC) pode auxiliar empresas estabelecidas na resposta a Inovações Disruptivas em seus mercados. Baseando-se em uma intensiva revisão da literatura, foi possível pressupor que a IC pode ser usada como uma estratégia dinâmica de monitoramento, análise e disseminação de informação e de geração de conhecimento para ajudar estas organizações a anteciparem e compreenderem melhor potenciais inovações disruptivas. Optou-se pelo setor de telecomunicações, como local de pesquisa, por ser um mercado relevante, maduro e altamente afetado por inovações disruptivas. Por meio de uma pesquisa de campo do tipo qualitativa de caráter exploratório e descritivo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores das quatro principais empresas do setor de telecomunicações do Brasil. Buscou-se avaliar a relação entre o uso da IC por estas organizações com a melhoria na capacidade de responder a inovações disruptivas em seus mercados. Os dados coletados, nestas entrevistas, foram analisados, utilizando-se técnicas de Análise de Conteúdo e identificaram-se evidências de que a IC pode auxiliar empresas estabelecidas a responder melhor a inovações disruptivas e foram identificadas seis categorias distintas que ajudam a explicar esta relação: CAT1 (Proposição de Valor aos clientes das organizações); CAT2 (Aspectos-chave de Inovação nas organizações); CAT3 (Obstáculos para adoção de Inovações Disruptivas); CAT4 (Aspectos-chave de Inteligência Competitiva nas organizações); CAT5 (Uso do ciclo de Inteligência Competitiva para Inovações Disruptivas); CAT6 (Resultados do uso de Inteligência Competitiva para Inovações Disruptivas). Acredita-se que os resultados obtidos podem beneficiar acadêmicos e estudiosos no campo de IC e de Inovação, e também profissionais de diferentes indústrias que estejam sendo ou que possam futuramente ser desafiados por inovações disruptivas.
id UPM_555be7a72ced663bc17edf97c1e1ca0e
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/27846
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/8699394703578756Vargas, Claudio JardimPerez, Gilbertohttp://lattes.cnpq.br/16465898775096162020-12-16T19:46:21Z2021-02-08T21:59:24Z2021-02-08T21:59:24Z2018-08-03Com esta pesquisa, procurou-se avaliar se e como o uso de Inteligência Competitiva (IC) pode auxiliar empresas estabelecidas na resposta a Inovações Disruptivas em seus mercados. Baseando-se em uma intensiva revisão da literatura, foi possível pressupor que a IC pode ser usada como uma estratégia dinâmica de monitoramento, análise e disseminação de informação e de geração de conhecimento para ajudar estas organizações a anteciparem e compreenderem melhor potenciais inovações disruptivas. Optou-se pelo setor de telecomunicações, como local de pesquisa, por ser um mercado relevante, maduro e altamente afetado por inovações disruptivas. Por meio de uma pesquisa de campo do tipo qualitativa de caráter exploratório e descritivo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores das quatro principais empresas do setor de telecomunicações do Brasil. Buscou-se avaliar a relação entre o uso da IC por estas organizações com a melhoria na capacidade de responder a inovações disruptivas em seus mercados. Os dados coletados, nestas entrevistas, foram analisados, utilizando-se técnicas de Análise de Conteúdo e identificaram-se evidências de que a IC pode auxiliar empresas estabelecidas a responder melhor a inovações disruptivas e foram identificadas seis categorias distintas que ajudam a explicar esta relação: CAT1 (Proposição de Valor aos clientes das organizações); CAT2 (Aspectos-chave de Inovação nas organizações); CAT3 (Obstáculos para adoção de Inovações Disruptivas); CAT4 (Aspectos-chave de Inteligência Competitiva nas organizações); CAT5 (Uso do ciclo de Inteligência Competitiva para Inovações Disruptivas); CAT6 (Resultados do uso de Inteligência Competitiva para Inovações Disruptivas). Acredita-se que os resultados obtidos podem beneficiar acadêmicos e estudiosos no campo de IC e de Inovação, e também profissionais de diferentes indústrias que estejam sendo ou que possam futuramente ser desafiados por inovações disruptivas.This study aims to evaluate if and how the use of Competitive Intelligence (CI) can help established organizations (incumbents) in the response to Disruptive Innovations in their markets. Based on an intense literature review it was possible to assume that CI can be used as dynamic strategic for monitoring, analyzing and dissemination of information and knowledge creation to help these organizations to better anticipate and understand disruptive innovations. The telecommunications sector was chosen for the research since is a relevant and mature market highly influenced by disruptive innovations. Through a qualitative field research with exploratory and descriptive characteristics, semi-structured interviews were conducted with managers from the four main telecommunication companies of Brazil. The study tried to evaluate the relation between the use of IC by these organizations with the enhanced capacity to respond to disruptive innovations in their markets. The data collected in these interviews were analyzed using Content Analysis techniques. It was observed evidences that CI can help incumbents to better respond to disruptive innovations and six different categories help to explain this relation CAT1 (Value Proposition to the customers of the organizations); CAT2 (Key aspects of Innovation in the organizations); CAT3 (Obstacles for the adoption of Disruptive Innovations); CAT4 (Key aspects of Competitive Intelligence in the organizations); CAT5 (Use of the CI cycle to Disruptive Innovations); CAT6 (Reults of the use of CI for Disruptive Innovations). The results obtained may benefit academics and scholars in the field of CI and Innovation and also professionals from different industries that may be of can eventually be challenged by Disruptive Innovations.application/pdfVARGAS, Claudio Jardim. O uso da inteligência competitiva por empresas estabelecidas do setor de telecomunicações na resposta a inovações disruptivas. 2018. 168 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2018.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/27846competitive intelligenceinnovationdisruptive innovationtelecommunicationsporUniversidade Presbiteriana Mackenziehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessinteligência competitivainovaçãoinovação disruptivatelecomunicaçõesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASO uso da inteligência competitiva por empresas estabelecidas do setor de telecomunicações na resposta a inovações disruptivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIESambiase, Marta Fabianohttp://lattes.cnpq.br/1235732641318213Sun, Violetahttp://lattes.cnpq.br/1018507649746734BrasilCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)UPMAdministração de EmpresasORIGINALClaudio Jardim Vargas.pdfClaudio Jardim Vargas.pdfapplication/pdf2350903https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c6c8e2ee-fd7a-42f0-bfff-6f56b3072d42/download0fc2205599064317e7362b2f80b03c50MD51TEXTClaudio Jardim Vargas.pdf.txtClaudio Jardim Vargas.pdf.txtExtracted texttext/plain332695https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/6d2ddb10-3c9b-474d-a0b1-cc2614f23a9f/downloadfb4caeaaf204845713d24d3ca566f145MD52THUMBNAILClaudio Jardim Vargas.pdf.jpgClaudio Jardim Vargas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1161https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/7c41c138-c195-4190-81c4-5825ae76cb54/downloadb9e1846f1302065f30e934f916700f9aMD5310899/278462022-03-14 20:15:17.122http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertooai:dspace.mackenzie.br:10899/27846https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T20:15:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv O uso da inteligência competitiva por empresas estabelecidas do setor de telecomunicações na resposta a inovações disruptivas
title O uso da inteligência competitiva por empresas estabelecidas do setor de telecomunicações na resposta a inovações disruptivas
spellingShingle O uso da inteligência competitiva por empresas estabelecidas do setor de telecomunicações na resposta a inovações disruptivas
Vargas, Claudio Jardim
inteligência competitiva
inovação
inovação disruptiva
telecomunicações
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
title_short O uso da inteligência competitiva por empresas estabelecidas do setor de telecomunicações na resposta a inovações disruptivas
title_full O uso da inteligência competitiva por empresas estabelecidas do setor de telecomunicações na resposta a inovações disruptivas
title_fullStr O uso da inteligência competitiva por empresas estabelecidas do setor de telecomunicações na resposta a inovações disruptivas
title_full_unstemmed O uso da inteligência competitiva por empresas estabelecidas do setor de telecomunicações na resposta a inovações disruptivas
title_sort O uso da inteligência competitiva por empresas estabelecidas do setor de telecomunicações na resposta a inovações disruptivas
author Vargas, Claudio Jardim
author_facet Vargas, Claudio Jardim
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8699394703578756
dc.contributor.author.fl_str_mv Vargas, Claudio Jardim
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Perez, Gilberto
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1646589877509616
contributor_str_mv Perez, Gilberto
dc.subject.por.fl_str_mv inteligência competitiva
inovação
inovação disruptiva
telecomunicações
topic inteligência competitiva
inovação
inovação disruptiva
telecomunicações
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
description Com esta pesquisa, procurou-se avaliar se e como o uso de Inteligência Competitiva (IC) pode auxiliar empresas estabelecidas na resposta a Inovações Disruptivas em seus mercados. Baseando-se em uma intensiva revisão da literatura, foi possível pressupor que a IC pode ser usada como uma estratégia dinâmica de monitoramento, análise e disseminação de informação e de geração de conhecimento para ajudar estas organizações a anteciparem e compreenderem melhor potenciais inovações disruptivas. Optou-se pelo setor de telecomunicações, como local de pesquisa, por ser um mercado relevante, maduro e altamente afetado por inovações disruptivas. Por meio de uma pesquisa de campo do tipo qualitativa de caráter exploratório e descritivo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores das quatro principais empresas do setor de telecomunicações do Brasil. Buscou-se avaliar a relação entre o uso da IC por estas organizações com a melhoria na capacidade de responder a inovações disruptivas em seus mercados. Os dados coletados, nestas entrevistas, foram analisados, utilizando-se técnicas de Análise de Conteúdo e identificaram-se evidências de que a IC pode auxiliar empresas estabelecidas a responder melhor a inovações disruptivas e foram identificadas seis categorias distintas que ajudam a explicar esta relação: CAT1 (Proposição de Valor aos clientes das organizações); CAT2 (Aspectos-chave de Inovação nas organizações); CAT3 (Obstáculos para adoção de Inovações Disruptivas); CAT4 (Aspectos-chave de Inteligência Competitiva nas organizações); CAT5 (Uso do ciclo de Inteligência Competitiva para Inovações Disruptivas); CAT6 (Resultados do uso de Inteligência Competitiva para Inovações Disruptivas). Acredita-se que os resultados obtidos podem beneficiar acadêmicos e estudiosos no campo de IC e de Inovação, e também profissionais de diferentes indústrias que estejam sendo ou que possam futuramente ser desafiados por inovações disruptivas.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-16T19:46:21Z
2021-02-08T21:59:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-02-08T21:59:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VARGAS, Claudio Jardim. O uso da inteligência competitiva por empresas estabelecidas do setor de telecomunicações na resposta a inovações disruptivas. 2018. 168 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/27846
identifier_str_mv VARGAS, Claudio Jardim. O uso da inteligência competitiva por empresas estabelecidas do setor de telecomunicações na resposta a inovações disruptivas. 2018. 168 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2018.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/27846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c6c8e2ee-fd7a-42f0-bfff-6f56b3072d42/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/6d2ddb10-3c9b-474d-a0b1-cc2614f23a9f/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/7c41c138-c195-4190-81c4-5825ae76cb54/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 0fc2205599064317e7362b2f80b03c50
fb4caeaaf204845713d24d3ca566f145
b9e1846f1302065f30e934f916700f9a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813819976140718080