O uso da inteligência competitiva por empresas estabelecidas do setor de telecomunicações na resposta a inovações disruptivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/27846 |
Resumo: | Com esta pesquisa, procurou-se avaliar se e como o uso de Inteligência Competitiva (IC) pode auxiliar empresas estabelecidas na resposta a Inovações Disruptivas em seus mercados. Baseando-se em uma intensiva revisão da literatura, foi possível pressupor que a IC pode ser usada como uma estratégia dinâmica de monitoramento, análise e disseminação de informação e de geração de conhecimento para ajudar estas organizações a anteciparem e compreenderem melhor potenciais inovações disruptivas. Optou-se pelo setor de telecomunicações, como local de pesquisa, por ser um mercado relevante, maduro e altamente afetado por inovações disruptivas. Por meio de uma pesquisa de campo do tipo qualitativa de caráter exploratório e descritivo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores das quatro principais empresas do setor de telecomunicações do Brasil. Buscou-se avaliar a relação entre o uso da IC por estas organizações com a melhoria na capacidade de responder a inovações disruptivas em seus mercados. Os dados coletados, nestas entrevistas, foram analisados, utilizando-se técnicas de Análise de Conteúdo e identificaram-se evidências de que a IC pode auxiliar empresas estabelecidas a responder melhor a inovações disruptivas e foram identificadas seis categorias distintas que ajudam a explicar esta relação: CAT1 (Proposição de Valor aos clientes das organizações); CAT2 (Aspectos-chave de Inovação nas organizações); CAT3 (Obstáculos para adoção de Inovações Disruptivas); CAT4 (Aspectos-chave de Inteligência Competitiva nas organizações); CAT5 (Uso do ciclo de Inteligência Competitiva para Inovações Disruptivas); CAT6 (Resultados do uso de Inteligência Competitiva para Inovações Disruptivas). Acredita-se que os resultados obtidos podem beneficiar acadêmicos e estudiosos no campo de IC e de Inovação, e também profissionais de diferentes indústrias que estejam sendo ou que possam futuramente ser desafiados por inovações disruptivas. |
id |
UPM_555be7a72ced663bc17edf97c1e1ca0e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/27846 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/8699394703578756Vargas, Claudio JardimPerez, Gilbertohttp://lattes.cnpq.br/16465898775096162020-12-16T19:46:21Z2021-02-08T21:59:24Z2021-02-08T21:59:24Z2018-08-03Com esta pesquisa, procurou-se avaliar se e como o uso de Inteligência Competitiva (IC) pode auxiliar empresas estabelecidas na resposta a Inovações Disruptivas em seus mercados. Baseando-se em uma intensiva revisão da literatura, foi possível pressupor que a IC pode ser usada como uma estratégia dinâmica de monitoramento, análise e disseminação de informação e de geração de conhecimento para ajudar estas organizações a anteciparem e compreenderem melhor potenciais inovações disruptivas. Optou-se pelo setor de telecomunicações, como local de pesquisa, por ser um mercado relevante, maduro e altamente afetado por inovações disruptivas. Por meio de uma pesquisa de campo do tipo qualitativa de caráter exploratório e descritivo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores das quatro principais empresas do setor de telecomunicações do Brasil. Buscou-se avaliar a relação entre o uso da IC por estas organizações com a melhoria na capacidade de responder a inovações disruptivas em seus mercados. Os dados coletados, nestas entrevistas, foram analisados, utilizando-se técnicas de Análise de Conteúdo e identificaram-se evidências de que a IC pode auxiliar empresas estabelecidas a responder melhor a inovações disruptivas e foram identificadas seis categorias distintas que ajudam a explicar esta relação: CAT1 (Proposição de Valor aos clientes das organizações); CAT2 (Aspectos-chave de Inovação nas organizações); CAT3 (Obstáculos para adoção de Inovações Disruptivas); CAT4 (Aspectos-chave de Inteligência Competitiva nas organizações); CAT5 (Uso do ciclo de Inteligência Competitiva para Inovações Disruptivas); CAT6 (Resultados do uso de Inteligência Competitiva para Inovações Disruptivas). Acredita-se que os resultados obtidos podem beneficiar acadêmicos e estudiosos no campo de IC e de Inovação, e também profissionais de diferentes indústrias que estejam sendo ou que possam futuramente ser desafiados por inovações disruptivas.This study aims to evaluate if and how the use of Competitive Intelligence (CI) can help established organizations (incumbents) in the response to Disruptive Innovations in their markets. Based on an intense literature review it was possible to assume that CI can be used as dynamic strategic for monitoring, analyzing and dissemination of information and knowledge creation to help these organizations to better anticipate and understand disruptive innovations. The telecommunications sector was chosen for the research since is a relevant and mature market highly influenced by disruptive innovations. Through a qualitative field research with exploratory and descriptive characteristics, semi-structured interviews were conducted with managers from the four main telecommunication companies of Brazil. The study tried to evaluate the relation between the use of IC by these organizations with the enhanced capacity to respond to disruptive innovations in their markets. The data collected in these interviews were analyzed using Content Analysis techniques. It was observed evidences that CI can help incumbents to better respond to disruptive innovations and six different categories help to explain this relation CAT1 (Value Proposition to the customers of the organizations); CAT2 (Key aspects of Innovation in the organizations); CAT3 (Obstacles for the adoption of Disruptive Innovations); CAT4 (Key aspects of Competitive Intelligence in the organizations); CAT5 (Use of the CI cycle to Disruptive Innovations); CAT6 (Reults of the use of CI for Disruptive Innovations). The results obtained may benefit academics and scholars in the field of CI and Innovation and also professionals from different industries that may be of can eventually be challenged by Disruptive Innovations.application/pdfVARGAS, Claudio Jardim. O uso da inteligência competitiva por empresas estabelecidas do setor de telecomunicações na resposta a inovações disruptivas. 2018. 168 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2018.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/27846competitive intelligenceinnovationdisruptive innovationtelecommunicationsporUniversidade Presbiteriana Mackenziehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessinteligência competitivainovaçãoinovação disruptivatelecomunicaçõesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASO uso da inteligência competitiva por empresas estabelecidas do setor de telecomunicações na resposta a inovações disruptivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIESambiase, Marta Fabianohttp://lattes.cnpq.br/1235732641318213Sun, Violetahttp://lattes.cnpq.br/1018507649746734BrasilCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)UPMAdministração de EmpresasORIGINALClaudio Jardim Vargas.pdfClaudio Jardim Vargas.pdfapplication/pdf2350903https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c6c8e2ee-fd7a-42f0-bfff-6f56b3072d42/download0fc2205599064317e7362b2f80b03c50MD51TEXTClaudio Jardim Vargas.pdf.txtClaudio Jardim Vargas.pdf.txtExtracted texttext/plain332695https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/6d2ddb10-3c9b-474d-a0b1-cc2614f23a9f/downloadfb4caeaaf204845713d24d3ca566f145MD52THUMBNAILClaudio Jardim Vargas.pdf.jpgClaudio Jardim Vargas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1161https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/7c41c138-c195-4190-81c4-5825ae76cb54/downloadb9e1846f1302065f30e934f916700f9aMD5310899/278462022-03-14 20:15:17.122http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertooai:dspace.mackenzie.br:10899/27846https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T20:15:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O uso da inteligência competitiva por empresas estabelecidas do setor de telecomunicações na resposta a inovações disruptivas |
title |
O uso da inteligência competitiva por empresas estabelecidas do setor de telecomunicações na resposta a inovações disruptivas |
spellingShingle |
O uso da inteligência competitiva por empresas estabelecidas do setor de telecomunicações na resposta a inovações disruptivas Vargas, Claudio Jardim inteligência competitiva inovação inovação disruptiva telecomunicações CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
title_short |
O uso da inteligência competitiva por empresas estabelecidas do setor de telecomunicações na resposta a inovações disruptivas |
title_full |
O uso da inteligência competitiva por empresas estabelecidas do setor de telecomunicações na resposta a inovações disruptivas |
title_fullStr |
O uso da inteligência competitiva por empresas estabelecidas do setor de telecomunicações na resposta a inovações disruptivas |
title_full_unstemmed |
O uso da inteligência competitiva por empresas estabelecidas do setor de telecomunicações na resposta a inovações disruptivas |
title_sort |
O uso da inteligência competitiva por empresas estabelecidas do setor de telecomunicações na resposta a inovações disruptivas |
author |
Vargas, Claudio Jardim |
author_facet |
Vargas, Claudio Jardim |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8699394703578756 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vargas, Claudio Jardim |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Perez, Gilberto |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1646589877509616 |
contributor_str_mv |
Perez, Gilberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
inteligência competitiva inovação inovação disruptiva telecomunicações |
topic |
inteligência competitiva inovação inovação disruptiva telecomunicações CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
description |
Com esta pesquisa, procurou-se avaliar se e como o uso de Inteligência Competitiva (IC) pode auxiliar empresas estabelecidas na resposta a Inovações Disruptivas em seus mercados. Baseando-se em uma intensiva revisão da literatura, foi possível pressupor que a IC pode ser usada como uma estratégia dinâmica de monitoramento, análise e disseminação de informação e de geração de conhecimento para ajudar estas organizações a anteciparem e compreenderem melhor potenciais inovações disruptivas. Optou-se pelo setor de telecomunicações, como local de pesquisa, por ser um mercado relevante, maduro e altamente afetado por inovações disruptivas. Por meio de uma pesquisa de campo do tipo qualitativa de caráter exploratório e descritivo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores das quatro principais empresas do setor de telecomunicações do Brasil. Buscou-se avaliar a relação entre o uso da IC por estas organizações com a melhoria na capacidade de responder a inovações disruptivas em seus mercados. Os dados coletados, nestas entrevistas, foram analisados, utilizando-se técnicas de Análise de Conteúdo e identificaram-se evidências de que a IC pode auxiliar empresas estabelecidas a responder melhor a inovações disruptivas e foram identificadas seis categorias distintas que ajudam a explicar esta relação: CAT1 (Proposição de Valor aos clientes das organizações); CAT2 (Aspectos-chave de Inovação nas organizações); CAT3 (Obstáculos para adoção de Inovações Disruptivas); CAT4 (Aspectos-chave de Inteligência Competitiva nas organizações); CAT5 (Uso do ciclo de Inteligência Competitiva para Inovações Disruptivas); CAT6 (Resultados do uso de Inteligência Competitiva para Inovações Disruptivas). Acredita-se que os resultados obtidos podem beneficiar acadêmicos e estudiosos no campo de IC e de Inovação, e também profissionais de diferentes indústrias que estejam sendo ou que possam futuramente ser desafiados por inovações disruptivas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-08-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-16T19:46:21Z 2021-02-08T21:59:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-02-08T21:59:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VARGAS, Claudio Jardim. O uso da inteligência competitiva por empresas estabelecidas do setor de telecomunicações na resposta a inovações disruptivas. 2018. 168 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/27846 |
identifier_str_mv |
VARGAS, Claudio Jardim. O uso da inteligência competitiva por empresas estabelecidas do setor de telecomunicações na resposta a inovações disruptivas. 2018. 168 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2018. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/27846 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c6c8e2ee-fd7a-42f0-bfff-6f56b3072d42/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/6d2ddb10-3c9b-474d-a0b1-cc2614f23a9f/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/7c41c138-c195-4190-81c4-5825ae76cb54/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0fc2205599064317e7362b2f80b03c50 fb4caeaaf204845713d24d3ca566f145 b9e1846f1302065f30e934f916700f9a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813819976140718080 |