O sangue na obra de arte: como imagem, como meio de expressão e suas implicações no fazer artístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Antonio Xavier de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24891
Resumo: This research is an invitation to the act of looking, or, in other words, to an intimate "action" towards such a different organic element called Blood, which can be either represented, or materialistically presented as a significant vehicle in the artwork at different times of Art History. Such evolution of Blood as a sthetic material will be done by analyzing the works of different artists such as: Pietro Lorenzetti, Mathias Grünewald, Annibale Carracci, Caravaggio, Artemisia Gentileschi, Francisco Goya, Pedro Américo, Gustave Moreau Frida Kahlo and Candido Portinari. Hermann Nitsch, Ana Mendieta, Gina Pane, Chris Burden, Artur Barrio, Karin Lambrecht, Marc Quinn, Betina Sor, Vanessa Tiegs e Regina José Galindo are contemporary artists, most of them representative either of the so called Body Art or of other innovative styles born after the Second World War or of Vietnam War or after 1968 movements. Anyway, all of them have blood as a fundamental and meaningful element, and this is what will be focused in this work.
id UPM_5af6ba11c2ae032e2917e5e6177aa28b
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24891
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling 2016-03-15T19:43:48Z2020-05-28T18:11:11Z2010-08-032020-05-28T18:11:11Z2010-03-18http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24891This research is an invitation to the act of looking, or, in other words, to an intimate "action" towards such a different organic element called Blood, which can be either represented, or materialistically presented as a significant vehicle in the artwork at different times of Art History. Such evolution of Blood as a sthetic material will be done by analyzing the works of different artists such as: Pietro Lorenzetti, Mathias Grünewald, Annibale Carracci, Caravaggio, Artemisia Gentileschi, Francisco Goya, Pedro Américo, Gustave Moreau Frida Kahlo and Candido Portinari. Hermann Nitsch, Ana Mendieta, Gina Pane, Chris Burden, Artur Barrio, Karin Lambrecht, Marc Quinn, Betina Sor, Vanessa Tiegs e Regina José Galindo are contemporary artists, most of them representative either of the so called Body Art or of other innovative styles born after the Second World War or of Vietnam War or after 1968 movements. Anyway, all of them have blood as a fundamental and meaningful element, and this is what will be focused in this work.Esta pesquisa é um convite à ação , ao exercício do olhar, a um olhar atento, diferenciado sobre o elemento orgânico sangue , que ora é representado, ora é apresentado e materializado como veículo expressivo na obra de arte, em diferentes momentos da história da Arte. Serão analisadas obras de diferentes artistas, tais como Pietro Lorenzetti, Mathias Grünewald, Annibale Carracci, Michelangelo Merisi, Caravaggio, Artemisia Gentileschi, Francisco Goya, Pedro Américo, Gustave Moreau, Frida Kahlo, Hermann Nitsch, Ana Mendieta, Gina Pane, Chris Burden, Artur Barrio, Karin Lambrecht, Marc Quinn, Betina Sor, Vanessa Tiegs e Regina José Galindo, em trabalhos em que o sangue se faz presente.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEducação, Arte e História da CulturaUPMBREducação, Arte e Históriaarte contemporâneaaçãosanguecorpo como suporteanalise de pinturamateriais precáriosmateriais perecíveiscampo de açãoperformancesinstalaçõescontemporary artactionbloodbody as a supportanalysis of paintingprecarious materialsperishable materialsfield actionperformancesinstallationCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESO sangue na obra de arte: como imagem, como meio de expressão e suas implicações no fazer artísticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisStori, Norbertohttp://lattes.cnpq.br/9008340653385020Ambrogi, Ingrid Höttehttp://lattes.cnpq.br/6330995631263989Nardin, Ermelindohttp://lattes.cnpq.br/9409424270662087http://lattes.cnpq.br/7675400893912447Queiroz, Antonio Xavier dehttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4406/Antonio%20Xavier%20de%20Queiroz.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2049/1/Antonio%20Xavier%20de%20Queiroz.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/248912020-05-28 15:11:11.485Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv O sangue na obra de arte: como imagem, como meio de expressão e suas implicações no fazer artístico
title O sangue na obra de arte: como imagem, como meio de expressão e suas implicações no fazer artístico
spellingShingle O sangue na obra de arte: como imagem, como meio de expressão e suas implicações no fazer artístico
Queiroz, Antonio Xavier de
arte contemporânea
ação
sangue
corpo como suporte
analise de pintura
materiais precários
materiais perecíveis
campo de ação
performances
instalações
contemporary art
action
blood
body as a support
analysis of painting
precarious materials
perishable materials
field action
performances
installation
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short O sangue na obra de arte: como imagem, como meio de expressão e suas implicações no fazer artístico
title_full O sangue na obra de arte: como imagem, como meio de expressão e suas implicações no fazer artístico
title_fullStr O sangue na obra de arte: como imagem, como meio de expressão e suas implicações no fazer artístico
title_full_unstemmed O sangue na obra de arte: como imagem, como meio de expressão e suas implicações no fazer artístico
title_sort O sangue na obra de arte: como imagem, como meio de expressão e suas implicações no fazer artístico
author Queiroz, Antonio Xavier de
author_facet Queiroz, Antonio Xavier de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stori, Norberto
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9008340653385020
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ambrogi, Ingrid Hötte
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6330995631263989
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Nardin, Ermelindo
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9409424270662087
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7675400893912447
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Antonio Xavier de
contributor_str_mv Stori, Norberto
Ambrogi, Ingrid Hötte
Nardin, Ermelindo
dc.subject.por.fl_str_mv arte contemporânea
ação
sangue
corpo como suporte
analise de pintura
materiais precários
materiais perecíveis
campo de ação
performances
instalações
topic arte contemporânea
ação
sangue
corpo como suporte
analise de pintura
materiais precários
materiais perecíveis
campo de ação
performances
instalações
contemporary art
action
blood
body as a support
analysis of painting
precarious materials
perishable materials
field action
performances
installation
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
dc.subject.eng.fl_str_mv contemporary art
action
blood
body as a support
analysis of painting
precarious materials
perishable materials
field action
performances
installation
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description This research is an invitation to the act of looking, or, in other words, to an intimate "action" towards such a different organic element called Blood, which can be either represented, or materialistically presented as a significant vehicle in the artwork at different times of Art History. Such evolution of Blood as a sthetic material will be done by analyzing the works of different artists such as: Pietro Lorenzetti, Mathias Grünewald, Annibale Carracci, Caravaggio, Artemisia Gentileschi, Francisco Goya, Pedro Américo, Gustave Moreau Frida Kahlo and Candido Portinari. Hermann Nitsch, Ana Mendieta, Gina Pane, Chris Burden, Artur Barrio, Karin Lambrecht, Marc Quinn, Betina Sor, Vanessa Tiegs e Regina José Galindo are contemporary artists, most of them representative either of the so called Body Art or of other innovative styles born after the Second World War or of Vietnam War or after 1968 movements. Anyway, all of them have blood as a fundamental and meaningful element, and this is what will be focused in this work.
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-08-03
2020-05-28T18:11:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-03-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:43:48Z
2020-05-28T18:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24891
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação, Arte e História da Cultura
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação, Arte e História
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757177245700456448