Classificação de perfis de jogadores por meio de um jogo digital adaptativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24507 |
Resumo: | The player rating study helps in the production of digital games, to classify a player it is necessary to answer a questionnaire. Your answers will tell you which profile the player belongs to. The present work aims the development of an adaptive digital game to identify the player profile in one of Bartle's classification archetypes without the need for a form. This game was developed with the RPG Maker MV engine, and makes use of classic game designer and mechanics to bring the player into an immersive state. And with decision tree technique created by scripts, will indicate the player profile at the end of the game. After creating a prototype the next step is to perform tests with users, at the end of the tests there will be the profile found. To authenticate the test result, the volunteers answered Bartle's form and finally the results will be compared. |
id |
UPM_61a506b3d30f33390d770a3ccab20874 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/24507 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/5131975026612008Ohata, Daniel Domingos Akira de Sá PimentelNotargiacomo, Pollyana Coelho da Silvahttp://lattes.cnpq.br/02993528926553592020-04-17T12:40:33Z2020-05-28T18:08:58Z2020-05-28T18:08:58Z2019-08-23The player rating study helps in the production of digital games, to classify a player it is necessary to answer a questionnaire. Your answers will tell you which profile the player belongs to. The present work aims the development of an adaptive digital game to identify the player profile in one of Bartle's classification archetypes without the need for a form. This game was developed with the RPG Maker MV engine, and makes use of classic game designer and mechanics to bring the player into an immersive state. And with decision tree technique created by scripts, will indicate the player profile at the end of the game. After creating a prototype the next step is to perform tests with users, at the end of the tests there will be the profile found. To authenticate the test result, the volunteers answered Bartle's form and finally the results will be compared.As empresas de jogos digitais observam com atenção, e de forma detalhada, as preferências de seus jogadores. Por isso, em um mercado competitivo como o do setor, desenvolver produtos e serviços que sejam satisfatórios aos seus clientes se tornou essencial para se destacar. Considerando este cenário, é relevante a importância de estudar os interesses dos jogadores e atender às suas necessidades. Uma das abordagens neste sentido corresponde ao estudo de classificação de jogadores, que procura auxiliar na produção de jogos digitais e adequar os projetos para cada perfil de jogador. Geralmente este inventário é realizado por meio de um questionário. A partir destas premissas, o presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um jogo digital adaptativo para identificar o jogador e classificar em um dos arquétipos da classificação de Bartle. Está aplicação foi desenvolvida com a engine RPG Maker MV, e faz uso de mecânicas e do designer de jogos clássicos para levar o jogador a um estado imersivo e mapear suas ações ao jogar. Do ponto de vista computacional, foi aplicada a técnica de árvore de decisão criada por scripts, que, após a interação com o jogo oferece a indicação do perfil do jogador. A partir do protótipo elaborado, a próxima etapa será constituída por testes com usuários para a validação da hipótese da investigação e a para autenticação dos resultados será utilizado o formulário de Bartle com os voluntários e seus resultados serão confrontados com os perfis identificados pelo jogo digital adaptativo.application/pdfOHATA, Daniel Domingos Akira de Sá Pimentel. Classificação de perfis de jogadores por meio de um jogo digital adaptativo. 2019. 99 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Computação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24507Bartle's classificationplayer profileclassifier gameadaptive gamedecision treeporUniversidade Presbiteriana Mackenzieclassificação de Bartleperfil de jogadorjogo classificadorjogo adaptativoárvore de decisão.CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICAClassificação de perfis de jogadores por meio de um jogo digital adaptativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIELopes, Paulo Batistahttp://lattes.cnpq.br/1678715490240349Cardoso, Alexandrehttp://lattes.cnpq.br/3767009717402045BrasilEscola de Engenharia Mackenzie (EE)UPMEngenharia ElétricaORIGINALDANIEL DOMINGOS AKIRA DE SÁ PIMENTEL OHATA PROTEGIDO .pdfDANIEL DOMINGOS AKIRA DE SÁ PIMENTEL OHATA PROTEGIDO .pdfapplication/pdf3537795https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2de44fd3-696d-49e4-861c-1e540d004f0f/downloadfe6b0b84e3bc4d96607bb3e575ab847cMD51TEXTDANIEL DOMINGOS AKIRA DE SÁ PIMENTEL OHATA PROTEGIDO .pdf.txtDANIEL DOMINGOS AKIRA DE SÁ PIMENTEL OHATA PROTEGIDO .pdf.txtExtracted texttext/plain174558https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/00cfd4bf-834b-4ac9-8c59-899f6207d012/download4e84bbf1e9c8b314dad5f41a79506e5fMD52THUMBNAILDANIEL DOMINGOS AKIRA DE SÁ PIMENTEL OHATA PROTEGIDO .pdf.jpgDANIEL DOMINGOS AKIRA DE SÁ PIMENTEL OHATA PROTEGIDO .pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1190https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/aed8e45e-cb20-4a10-89ae-bc66d5e9093c/download7a6f695cfb9742f6d667f4712b56e278MD5310899/245072022-03-14 17:10:37.289oai:dspace.mackenzie.br:10899/24507https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:10:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Classificação de perfis de jogadores por meio de um jogo digital adaptativo |
title |
Classificação de perfis de jogadores por meio de um jogo digital adaptativo |
spellingShingle |
Classificação de perfis de jogadores por meio de um jogo digital adaptativo Ohata, Daniel Domingos Akira de Sá Pimentel classificação de Bartle perfil de jogador jogo classificador jogo adaptativo árvore de decisão. CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
title_short |
Classificação de perfis de jogadores por meio de um jogo digital adaptativo |
title_full |
Classificação de perfis de jogadores por meio de um jogo digital adaptativo |
title_fullStr |
Classificação de perfis de jogadores por meio de um jogo digital adaptativo |
title_full_unstemmed |
Classificação de perfis de jogadores por meio de um jogo digital adaptativo |
title_sort |
Classificação de perfis de jogadores por meio de um jogo digital adaptativo |
author |
Ohata, Daniel Domingos Akira de Sá Pimentel |
author_facet |
Ohata, Daniel Domingos Akira de Sá Pimentel |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5131975026612008 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ohata, Daniel Domingos Akira de Sá Pimentel |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Notargiacomo, Pollyana Coelho da Silva |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0299352892655359 |
contributor_str_mv |
Notargiacomo, Pollyana Coelho da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
classificação de Bartle perfil de jogador jogo classificador jogo adaptativo árvore de decisão. |
topic |
classificação de Bartle perfil de jogador jogo classificador jogo adaptativo árvore de decisão. CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
description |
The player rating study helps in the production of digital games, to classify a player it is necessary to answer a questionnaire. Your answers will tell you which profile the player belongs to. The present work aims the development of an adaptive digital game to identify the player profile in one of Bartle's classification archetypes without the need for a form. This game was developed with the RPG Maker MV engine, and makes use of classic game designer and mechanics to bring the player into an immersive state. And with decision tree technique created by scripts, will indicate the player profile at the end of the game. After creating a prototype the next step is to perform tests with users, at the end of the tests there will be the profile found. To authenticate the test result, the volunteers answered Bartle's form and finally the results will be compared. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-08-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-04-17T12:40:33Z 2020-05-28T18:08:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-05-28T18:08:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OHATA, Daniel Domingos Akira de Sá Pimentel. Classificação de perfis de jogadores por meio de um jogo digital adaptativo. 2019. 99 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Computação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24507 |
identifier_str_mv |
OHATA, Daniel Domingos Akira de Sá Pimentel. Classificação de perfis de jogadores por meio de um jogo digital adaptativo. 2019. 99 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Computação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24507 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2de44fd3-696d-49e4-861c-1e540d004f0f/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/00cfd4bf-834b-4ac9-8c59-899f6207d012/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/aed8e45e-cb20-4a10-89ae-bc66d5e9093c/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fe6b0b84e3bc4d96607bb3e575ab847c 4e84bbf1e9c8b314dad5f41a79506e5f 7a6f695cfb9742f6d667f4712b56e278 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813819984885841920 |