A disciplina escolar no pensamento de João Amós Comenius

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Panarelli, Angélica Moreira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25694
Resumo: Nesta dissertação, buscou-se analisar o estudo a respeito da disciplina escolar no ensino fundamental II em junção com o Sagrado, verificando o trabalho desenvolvido pelos reformadores Lutero e Calvino e outros pedagogos, como Comenius, no meio educacional, a respeito da questão disciplinar do aluno, constatando o que caracterizou a indisciplina no século dos reformadores, e o que a caracteriza hoje. Discorrendo o que professor e aluno esperam um do outro em sala de aula, visando capacitar o docente com técnicas e métodos que trabalham a questão disciplinar. E assim resgatar do passado técnicas que proporcionem a construção de uma relação, na qual haja menos conflitos e garanta um melhor aprendizado. A proposta de Comenius e desses reformadores e pedagogos é totalmente atual, válida e indispensável, em razão da crise pela qual a humanidade educacional atravessa, devido aos problemas de relacionamento que gera a indisciplina pela insatisfação, quando algo não vai bem em sala. A partir desses questionamentos foram realizadas pesquisas bibliográficas e observações em salas de aulas, trazendo à tona toda a contribuição dos estudos desses reformadores à aplicação nas escolas nos dias de hoje.
id UPM_6c194f6fa59dcfee14b3a8cd2e9aa85d
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/25694
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/3150301525676448Panarelli, Angélica MoreiraGomes, Antonio Máspoli de Araújo http://lattes.cnpq.br/21142815677224062016-03-15T19:48:52Z2020-05-28T18:14:35Z2009-09-082020-05-28T18:14:35Z2009-03-05Nesta dissertação, buscou-se analisar o estudo a respeito da disciplina escolar no ensino fundamental II em junção com o Sagrado, verificando o trabalho desenvolvido pelos reformadores Lutero e Calvino e outros pedagogos, como Comenius, no meio educacional, a respeito da questão disciplinar do aluno, constatando o que caracterizou a indisciplina no século dos reformadores, e o que a caracteriza hoje. Discorrendo o que professor e aluno esperam um do outro em sala de aula, visando capacitar o docente com técnicas e métodos que trabalham a questão disciplinar. E assim resgatar do passado técnicas que proporcionem a construção de uma relação, na qual haja menos conflitos e garanta um melhor aprendizado. A proposta de Comenius e desses reformadores e pedagogos é totalmente atual, válida e indispensável, em razão da crise pela qual a humanidade educacional atravessa, devido aos problemas de relacionamento que gera a indisciplina pela insatisfação, quando algo não vai bem em sala. A partir desses questionamentos foram realizadas pesquisas bibliográficas e observações em salas de aulas, trazendo à tona toda a contribuição dos estudos desses reformadores à aplicação nas escolas nos dias de hoje.En esta disertación se buscó analizar el estudio con respecto a la disciplina escolar en la enseñanza media en conjunto con el Sagrado, analizando el trabajo desarrollado por los reformadores Lutero y Calvino y otros pedagogos como Comenius, en el medio educacional con respecto a la disciplina escolar, percibiendo lo que caracterizó la indisciplina en el siglo de los reformadores y lo que la caracteriza hoy en día, apuntando lo que profesores y alumnos esperan unos de los otros en clase, buscando capacitar al docente con tecnicas y metodos que trabajan en la questión disciplinar. Lo que se puede rescatar del pasado hacia el presente que produzca una mejora en la construcción, donde haya menos conflictos entre docentes y alumnos. Lo que falta en ambos para una mejor relación. La propuesta de Comenius y de estos reformadores y pedagogos es totalmente actual, valida e indispensable, con razón a la crisis por la cual la humanidad educacional atravieza. A partir de estos questionamientos fueron realizadas pesquisas bibliograficas y observaciones en clases, demostrando toda la importancia de la contribuición de los estudios de estos reformadores a la aplicación en las escuelas en los días actuales.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfPANARELLI, Angélica Moreira. A disciplina escolar no pensamento de João Amós Comenius. 2009. 59 f. Dissertação (Mestrado em Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25694porUniversidade Presbiteriana MackenzieJoão Amós Comeniusdisciplinaeducaçãoensino fundamentalrelação professor/alunoensino religiosoJoão Amós Comeniusdisciplinaeducaciónenseñanza fundamentalrelación profesor/alumnoenseñanza religiosaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4727/Angelica%20Moreira%20Panarelli.pdf.jpgA disciplina escolar no pensamento de João Amós Comeniusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIELopes, Edson Pereirahttp://lattes.cnpq.br/7707777703469117Chaves, Arthur Pintohttp://lattes.cnpq.br/3855733672656727BRReligiãoUPMCiências da ReligiãoORIGINALAngelica Moreira Panarelli.pdfAngelica Moreira Panarelli.pdfapplication/pdf349393https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/0784dff2-5ca1-4553-9e88-8ab3cc8019a9/download87441fb3fd8d4e64ce1fed2eacbcd15dMD51TEXTAngelica Moreira Panarelli.pdf.txtAngelica Moreira Panarelli.pdf.txtExtracted texttext/plain105898https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/30c6dcbd-deda-4279-a702-099d4415a617/download98e24ec808ae336414bc68e7262dd4d0MD52THUMBNAILAngelica Moreira Panarelli.pdf.jpgAngelica Moreira Panarelli.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1127https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/7ac5e0ef-0036-4539-9752-2ba124af69ca/downloadea9f2819cdb72d4abe50903043cb12efMD5310899/256942023-11-13 14:06:49.931oai:dspace.mackenzie.br:10899/25694https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772023-11-13T14:06:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv A disciplina escolar no pensamento de João Amós Comenius
title A disciplina escolar no pensamento de João Amós Comenius
spellingShingle A disciplina escolar no pensamento de João Amós Comenius
Panarelli, Angélica Moreira
João Amós Comenius
disciplina
educação
ensino fundamental
relação professor/aluno
ensino religioso
João Amós Comenius
disciplina
educación
enseñanza fundamental
relación profesor/alumno
enseñanza religiosa
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
title_short A disciplina escolar no pensamento de João Amós Comenius
title_full A disciplina escolar no pensamento de João Amós Comenius
title_fullStr A disciplina escolar no pensamento de João Amós Comenius
title_full_unstemmed A disciplina escolar no pensamento de João Amós Comenius
title_sort A disciplina escolar no pensamento de João Amós Comenius
author Panarelli, Angélica Moreira
author_facet Panarelli, Angélica Moreira
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3150301525676448
dc.contributor.author.fl_str_mv Panarelli, Angélica Moreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gomes, Antonio Máspoli de Araújo
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2114281567722406
contributor_str_mv Gomes, Antonio Máspoli de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv João Amós Comenius
disciplina
educação
ensino fundamental
relação professor/aluno
ensino religioso
topic João Amós Comenius
disciplina
educação
ensino fundamental
relação professor/aluno
ensino religioso
João Amós Comenius
disciplina
educación
enseñanza fundamental
relación profesor/alumno
enseñanza religiosa
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
dc.subject.spa.fl_str_mv João Amós Comenius
disciplina
educación
enseñanza fundamental
relación profesor/alumno
enseñanza religiosa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
description Nesta dissertação, buscou-se analisar o estudo a respeito da disciplina escolar no ensino fundamental II em junção com o Sagrado, verificando o trabalho desenvolvido pelos reformadores Lutero e Calvino e outros pedagogos, como Comenius, no meio educacional, a respeito da questão disciplinar do aluno, constatando o que caracterizou a indisciplina no século dos reformadores, e o que a caracteriza hoje. Discorrendo o que professor e aluno esperam um do outro em sala de aula, visando capacitar o docente com técnicas e métodos que trabalham a questão disciplinar. E assim resgatar do passado técnicas que proporcionem a construção de uma relação, na qual haja menos conflitos e garanta um melhor aprendizado. A proposta de Comenius e desses reformadores e pedagogos é totalmente atual, válida e indispensável, em razão da crise pela qual a humanidade educacional atravessa, devido aos problemas de relacionamento que gera a indisciplina pela insatisfação, quando algo não vai bem em sala. A partir desses questionamentos foram realizadas pesquisas bibliográficas e observações em salas de aulas, trazendo à tona toda a contribuição dos estudos desses reformadores à aplicação nas escolas nos dias de hoje.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-09-08
2020-05-28T18:14:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-03-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:48:52Z
2020-05-28T18:14:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PANARELLI, Angélica Moreira. A disciplina escolar no pensamento de João Amós Comenius. 2009. 59 f. Dissertação (Mestrado em Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25694
identifier_str_mv PANARELLI, Angélica Moreira. A disciplina escolar no pensamento de João Amós Comenius. 2009. 59 f. Dissertação (Mestrado em Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/0784dff2-5ca1-4553-9e88-8ab3cc8019a9/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/30c6dcbd-deda-4279-a702-099d4415a617/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/7ac5e0ef-0036-4539-9752-2ba124af69ca/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 87441fb3fd8d4e64ce1fed2eacbcd15d
98e24ec808ae336414bc68e7262dd4d0
ea9f2819cdb72d4abe50903043cb12ef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813820010412376064