Projeto TIM música nas escolas e a educação musical não-formal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Renato Alves de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24901
Resumo: This work is a research of TIM Música nas Escolas developed with students of periphery of Sao Paulo. After selected 120 childrens of 5 thousand that participated of music workshops, was divided in 4 groups of 30 students, what I had the opportunity to teach music during the period of 2003 through 2005 to a class of EMEF General De Gaulle located at Jardim Sao Luis, south of the city. In the begining of 2006 the class was tranfered to an auditorium of Ibirapuera School and guided to a deeper study of singing and musical instruments with a goal to build a symphonic band. A research of this work with the students of this project was done with the results until the end of 2008. This research had the ambition to help on the studies of social projects with kids that is in a risc situation and that uses the music as an instrument to a social inclusion.
id UPM_6c56b2965eb18a6c93caf628d21645b0
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24901
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling 2016-03-15T19:43:50Z2020-05-28T18:11:12Z2010-08-032020-05-28T18:11:12Z2010-02-12http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24901This work is a research of TIM Música nas Escolas developed with students of periphery of Sao Paulo. After selected 120 childrens of 5 thousand that participated of music workshops, was divided in 4 groups of 30 students, what I had the opportunity to teach music during the period of 2003 through 2005 to a class of EMEF General De Gaulle located at Jardim Sao Luis, south of the city. In the begining of 2006 the class was tranfered to an auditorium of Ibirapuera School and guided to a deeper study of singing and musical instruments with a goal to build a symphonic band. A research of this work with the students of this project was done with the results until the end of 2008. This research had the ambition to help on the studies of social projects with kids that is in a risc situation and that uses the music as an instrument to a social inclusion.Este trabalho trata-se de um estudo de caso sobre o projeto Tim Música nas Escolas, desenvolvido com alunos da periferia de São Paulo. Após selecionadas 120 crianças das 5 mil que participaram de oficinas musicais, foram divididas em 4 turmas de 30 alunos, das quais tive a oportunidade de ministrar aulas de musicalização durante o período de 2003 a 2005 a uma turma da EMEF General De Gaulle situada no Jardim São Luiz, Zona Sul. No inicio de 2006 as aulas foram transferidas para a Escola do Auditório Ibirapuera e direcionadas para o aprendizado mais aprofundado do canto e de instrumentos musicais com o intuito primeiro de formarem uma Banda Sinfônica. Foi realizado um levantamento e uma análise dos trabalhos realizados com os participantes do projeto, assim como os resultados alcançados até o final de 2008. Essa pesquisa tem a ambição de auxiliar nos estudos sobre as práticas realizadas em projetos sociais com crianças que se encontram em situação de risco e que se utilizam da música como instrumento facilitador das suas ações em busca de uma inclusão social.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEducação, Arte e História da CulturaUPMBREducação, Arte e Históriaeducação musicaleducação musical não-formalprojeto socialinclusão socialmusical educationno-formal musical educationsocial projectsocial inclusionCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAProjeto TIM música nas escolas e a educação musical não-formalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisContier, Arnaldo Darayahttp://lattes.cnpq.br/4480300676683430Schwartz, Rosana Maria Pires Barbatohttp://lattes.cnpq.br/8177502122038987Mojola, Celso Antoniohttp://lattes.cnpq.br/4264212879213540http://lattes.cnpq.br/4020770254032202Oliveira, Renato Alves dehttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4357/Renato%20Alves%20de%20Oliveira.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2059/1/Renato%20Alves%20de%20Oliveira.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/249012020-05-28 15:11:13.009Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Projeto TIM música nas escolas e a educação musical não-formal
title Projeto TIM música nas escolas e a educação musical não-formal
spellingShingle Projeto TIM música nas escolas e a educação musical não-formal
Oliveira, Renato Alves de
educação musical
educação musical não-formal
projeto social
inclusão social
musical education
no-formal musical education
social project
social inclusion
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
title_short Projeto TIM música nas escolas e a educação musical não-formal
title_full Projeto TIM música nas escolas e a educação musical não-formal
title_fullStr Projeto TIM música nas escolas e a educação musical não-formal
title_full_unstemmed Projeto TIM música nas escolas e a educação musical não-formal
title_sort Projeto TIM música nas escolas e a educação musical não-formal
author Oliveira, Renato Alves de
author_facet Oliveira, Renato Alves de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Contier, Arnaldo Daraya
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4480300676683430
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Schwartz, Rosana Maria Pires Barbato
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8177502122038987
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Mojola, Celso Antonio
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4264212879213540
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4020770254032202
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Renato Alves de
contributor_str_mv Contier, Arnaldo Daraya
Schwartz, Rosana Maria Pires Barbato
Mojola, Celso Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv educação musical
educação musical não-formal
projeto social
inclusão social
topic educação musical
educação musical não-formal
projeto social
inclusão social
musical education
no-formal musical education
social project
social inclusion
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
dc.subject.eng.fl_str_mv musical education
no-formal musical education
social project
social inclusion
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
description This work is a research of TIM Música nas Escolas developed with students of periphery of Sao Paulo. After selected 120 childrens of 5 thousand that participated of music workshops, was divided in 4 groups of 30 students, what I had the opportunity to teach music during the period of 2003 through 2005 to a class of EMEF General De Gaulle located at Jardim Sao Luis, south of the city. In the begining of 2006 the class was tranfered to an auditorium of Ibirapuera School and guided to a deeper study of singing and musical instruments with a goal to build a symphonic band. A research of this work with the students of this project was done with the results until the end of 2008. This research had the ambition to help on the studies of social projects with kids that is in a risc situation and that uses the music as an instrument to a social inclusion.
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-08-03
2020-05-28T18:11:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-02-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:43:50Z
2020-05-28T18:11:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24901
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24901
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação, Arte e História da Cultura
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação, Arte e História
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757177225751298048