A relevância da reflexão crítica para o desenvolvimento de soft skills: análise de uma experiência de formação de líderes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23691 |
Resumo: | Esta dissertação se insere no campo de estudos sobre a reflexão crítica no ambiente de trabalho, tratando da sua importância para o desenvolvimento das soft skills. Utilizando a pesquisa-ação como estratégia de pesquisa, o estudo teve por objetivo descrever e analisar as narrativas dos gestores sobre suas experiências depois da participação em um programa de desenvolvimento de soft skills pautada pelos pressupostos da reflexão crítica. O referencial teórico fez uma retomada histórica sobre as mudanças ocorridas no contexto organizacional ao longo das revoluções industriais; traçou um panorama sobre as práticas de treinamento e desenvolvimento nos programas de educação corporativa; e discutiu, à luz das teorias de reflexão crítica e da aprendizagem transformadora, a questão da necessidade de soft skills com a reflexão crítica em vista de estimular o seu aprimoramento dentro de espaços formativos das organizações. Para levar o estudo à efeito, elaborou-se uma proposta de desenvolvimento para onze gestores, de acordo com o ciclo da investigação-ação, em um período de quatro meses, dividido em seis encontros. A reflexão crítica foi estimulada por rodas de conversa reflexivas, diários reflexivos solicitados e incidentes críticos. Emergiram temáticas relacionados aos dilemas de gestão, comunicação não violenta e valores. A trajetória de análise foi construída a partir destes assuntos como marcadores de significados da experiência reflexiva, sendo a comunicação a principal soft skill impactada. Os resultados apontam avanços que indicam que os gestores se engajaram na experiência, revisaram seu papel de liderança e, em alguns casos, romperam com um padrão de comportamento, buscando novas maneiras de agir. Do ponto de vista das limitações, embora os gestores revelassem alteração na forma de se comunicar com sua equipe e reproduzirem o formato dos encontros reflexivos na condução de seu trabalho com os subordinados, a experiência não teve impacto nas chefias superiores e não houve um processo de institucionalização da experiência pela organização para garantir sua continuidade. Pode-se concluir que o estímulo à reflexão crítica no ambiente corporativo apresenta um significativo potencial para transformação das ações dos gestores, no sentido de torná-los mais abertos e permeáveis à mudança, desenvolvendo soft skills relacionadas ao seu papel de líder. Como contribuição, os resultados trazem elementos relevantes para a discussão sobre a importância da institucionalização da reflexão crítica dentro dos espaços formativos empresariais e apresenta uma proposta de desenvolvimento profissional crítico-reflexivo que pode inspirar pesquisadores e profissionais da área de recursos humanos das empresas. |
id |
UPM_76c35ccc49cd0038172c39baa35f2073 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/23691 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/8568710701792092Lemos, Vanessa Angioletti FerreiraBrunstein, Janettehttp://lattes.cnpq.br/16418199659530722020-04-01T16:42:05Z2020-05-28T18:04:39Z2020-05-28T18:04:39Z2019-08-22Esta dissertação se insere no campo de estudos sobre a reflexão crítica no ambiente de trabalho, tratando da sua importância para o desenvolvimento das soft skills. Utilizando a pesquisa-ação como estratégia de pesquisa, o estudo teve por objetivo descrever e analisar as narrativas dos gestores sobre suas experiências depois da participação em um programa de desenvolvimento de soft skills pautada pelos pressupostos da reflexão crítica. O referencial teórico fez uma retomada histórica sobre as mudanças ocorridas no contexto organizacional ao longo das revoluções industriais; traçou um panorama sobre as práticas de treinamento e desenvolvimento nos programas de educação corporativa; e discutiu, à luz das teorias de reflexão crítica e da aprendizagem transformadora, a questão da necessidade de soft skills com a reflexão crítica em vista de estimular o seu aprimoramento dentro de espaços formativos das organizações. Para levar o estudo à efeito, elaborou-se uma proposta de desenvolvimento para onze gestores, de acordo com o ciclo da investigação-ação, em um período de quatro meses, dividido em seis encontros. A reflexão crítica foi estimulada por rodas de conversa reflexivas, diários reflexivos solicitados e incidentes críticos. Emergiram temáticas relacionados aos dilemas de gestão, comunicação não violenta e valores. A trajetória de análise foi construída a partir destes assuntos como marcadores de significados da experiência reflexiva, sendo a comunicação a principal soft skill impactada. Os resultados apontam avanços que indicam que os gestores se engajaram na experiência, revisaram seu papel de liderança e, em alguns casos, romperam com um padrão de comportamento, buscando novas maneiras de agir. Do ponto de vista das limitações, embora os gestores revelassem alteração na forma de se comunicar com sua equipe e reproduzirem o formato dos encontros reflexivos na condução de seu trabalho com os subordinados, a experiência não teve impacto nas chefias superiores e não houve um processo de institucionalização da experiência pela organização para garantir sua continuidade. Pode-se concluir que o estímulo à reflexão crítica no ambiente corporativo apresenta um significativo potencial para transformação das ações dos gestores, no sentido de torná-los mais abertos e permeáveis à mudança, desenvolvendo soft skills relacionadas ao seu papel de líder. Como contribuição, os resultados trazem elementos relevantes para a discussão sobre a importância da institucionalização da reflexão crítica dentro dos espaços formativos empresariais e apresenta uma proposta de desenvolvimento profissional crítico-reflexivo que pode inspirar pesquisadores e profissionais da área de recursos humanos das empresas.This dissertation is part of the field of studies on critical reflection in the work environment, addressing its importance for the development of soft skills. Using action research as a research strategy, the study aimed to describe and analyze managers' narratives about their experiences after participating in a program of development of soft skills based on the assumptions of critical reflection. The theoretical reference made a historical recovery on the changes that occurred in the organizational context throughout the industrial revolutions; outlined training and development practices in corporate education programs; and discussed, in the light of theories of critical reflection and transformative learning, the question of the need for soft skills with critical reflection in order to stimulate their improvement within the formative spaces of organizations. To carry out the study, a development proposal was prepared for eleven managers, according to the action-research cycle, over a period of four months, divided into six meetings. Critical reflection was stimulated by reflexive talk wheels, requested reflexive dials, and critical incidents. Emerging issues related to management dilemmas, non-violent communication and values.The trajectory of analysis was constructed from these subjects as markers of meanings of the reflexive experience, being the communication the main soft skill impacted. The results point to advances that indicate that managers engaged in the experience, reviewed their leadership role and, in some cases, broke away from a pattern of behavior, seeking new ways of acting. From the point of view of limitations, although managers revealed a change in how they communicated with their team and reproduced the format of reflective encounters in the conduct of their work with subordinates, the experience had no impact on senior managers and there was no process of institutionalization of the experience to guarantee its continuity. It can be concluded that the stimulus to critical reflection in the corporate environment presents a significant potential for the transformation of the actions of the managers, in the sense of making them more open and permeable to change, developing soft skills related to their role of leader. As a contribution, the results bring relevant elements to the discussion about the importance of the institutionalization of critical reflection within the corporate training spaces and presents a critical-reflexive professional development proposal that can inspire researchers and professionals in the human resources area of companies.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfLEMOS, Vanessa Angioletti Ferreira. A relevância da reflexão crítica para o desenvolvimento de soft skills: análise de uma experiência de formação de líderes. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23691soft skillscritical reflectioncorporate educationdevelopment of managerscritical incidentsporUniversidade Presbiteriana Mackenziesoft skillsreflexão críticaaprendizagem transformadoraeducação corporativadesenvolvimento de gestoresincidentes críticosCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASA relevância da reflexão crítica para o desenvolvimento de soft skills: análise de uma experiência de formação de líderesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEBido, Diógenes de Souzahttp://lattes.cnpq.br/7757562071320086Amaro, Rubens de Araújohttp://lattes.cnpq.br/7808207241810280BrasilCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)UPMAdministração de EmpresasORIGINALVANESSA ANGIOLETTI FERREIRA LEMOS.pdfVANESSA ANGIOLETTI FERREIRA LEMOS.pdfapplication/pdf2057203https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c7e58839-6e0b-4c96-a3bd-f5e6cbb68197/download7b1f5b6b52bfd8931d5371d9a804ba6cMD51TEXTVANESSA ANGIOLETTI FERREIRA LEMOS.pdf.txtVANESSA ANGIOLETTI FERREIRA LEMOS.pdf.txtExtracted texttext/plain244552https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/e9305606-a11d-4b5e-8db6-c81381ccff8d/download367b65ae713d76fb3fef7f7227c5a6f7MD52THUMBNAILVANESSA ANGIOLETTI FERREIRA LEMOS.pdf.jpgVANESSA ANGIOLETTI FERREIRA LEMOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1210https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/950c7ab6-c315-4bb1-b36a-54ef162be562/download32c99fa7fd4f912b9d62606fb7499906MD5310899/236912022-03-14 16:28:33.545oai:dspace.mackenzie.br:10899/23691https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T16:28:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A relevância da reflexão crítica para o desenvolvimento de soft skills: análise de uma experiência de formação de líderes |
title |
A relevância da reflexão crítica para o desenvolvimento de soft skills: análise de uma experiência de formação de líderes |
spellingShingle |
A relevância da reflexão crítica para o desenvolvimento de soft skills: análise de uma experiência de formação de líderes Lemos, Vanessa Angioletti Ferreira soft skills reflexão crítica aprendizagem transformadora educação corporativa desenvolvimento de gestores incidentes críticos CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
title_short |
A relevância da reflexão crítica para o desenvolvimento de soft skills: análise de uma experiência de formação de líderes |
title_full |
A relevância da reflexão crítica para o desenvolvimento de soft skills: análise de uma experiência de formação de líderes |
title_fullStr |
A relevância da reflexão crítica para o desenvolvimento de soft skills: análise de uma experiência de formação de líderes |
title_full_unstemmed |
A relevância da reflexão crítica para o desenvolvimento de soft skills: análise de uma experiência de formação de líderes |
title_sort |
A relevância da reflexão crítica para o desenvolvimento de soft skills: análise de uma experiência de formação de líderes |
author |
Lemos, Vanessa Angioletti Ferreira |
author_facet |
Lemos, Vanessa Angioletti Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8568710701792092 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemos, Vanessa Angioletti Ferreira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Brunstein, Janette |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1641819965953072 |
contributor_str_mv |
Brunstein, Janette |
dc.subject.por.fl_str_mv |
soft skills reflexão crítica aprendizagem transformadora educação corporativa desenvolvimento de gestores incidentes críticos |
topic |
soft skills reflexão crítica aprendizagem transformadora educação corporativa desenvolvimento de gestores incidentes críticos CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
Esta dissertação se insere no campo de estudos sobre a reflexão crítica no ambiente de trabalho, tratando da sua importância para o desenvolvimento das soft skills. Utilizando a pesquisa-ação como estratégia de pesquisa, o estudo teve por objetivo descrever e analisar as narrativas dos gestores sobre suas experiências depois da participação em um programa de desenvolvimento de soft skills pautada pelos pressupostos da reflexão crítica. O referencial teórico fez uma retomada histórica sobre as mudanças ocorridas no contexto organizacional ao longo das revoluções industriais; traçou um panorama sobre as práticas de treinamento e desenvolvimento nos programas de educação corporativa; e discutiu, à luz das teorias de reflexão crítica e da aprendizagem transformadora, a questão da necessidade de soft skills com a reflexão crítica em vista de estimular o seu aprimoramento dentro de espaços formativos das organizações. Para levar o estudo à efeito, elaborou-se uma proposta de desenvolvimento para onze gestores, de acordo com o ciclo da investigação-ação, em um período de quatro meses, dividido em seis encontros. A reflexão crítica foi estimulada por rodas de conversa reflexivas, diários reflexivos solicitados e incidentes críticos. Emergiram temáticas relacionados aos dilemas de gestão, comunicação não violenta e valores. A trajetória de análise foi construída a partir destes assuntos como marcadores de significados da experiência reflexiva, sendo a comunicação a principal soft skill impactada. Os resultados apontam avanços que indicam que os gestores se engajaram na experiência, revisaram seu papel de liderança e, em alguns casos, romperam com um padrão de comportamento, buscando novas maneiras de agir. Do ponto de vista das limitações, embora os gestores revelassem alteração na forma de se comunicar com sua equipe e reproduzirem o formato dos encontros reflexivos na condução de seu trabalho com os subordinados, a experiência não teve impacto nas chefias superiores e não houve um processo de institucionalização da experiência pela organização para garantir sua continuidade. Pode-se concluir que o estímulo à reflexão crítica no ambiente corporativo apresenta um significativo potencial para transformação das ações dos gestores, no sentido de torná-los mais abertos e permeáveis à mudança, desenvolvendo soft skills relacionadas ao seu papel de líder. Como contribuição, os resultados trazem elementos relevantes para a discussão sobre a importância da institucionalização da reflexão crítica dentro dos espaços formativos empresariais e apresenta uma proposta de desenvolvimento profissional crítico-reflexivo que pode inspirar pesquisadores e profissionais da área de recursos humanos das empresas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-08-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-04-01T16:42:05Z 2020-05-28T18:04:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-05-28T18:04:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LEMOS, Vanessa Angioletti Ferreira. A relevância da reflexão crítica para o desenvolvimento de soft skills: análise de uma experiência de formação de líderes. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23691 |
identifier_str_mv |
LEMOS, Vanessa Angioletti Ferreira. A relevância da reflexão crítica para o desenvolvimento de soft skills: análise de uma experiência de formação de líderes. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23691 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c7e58839-6e0b-4c96-a3bd-f5e6cbb68197/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/e9305606-a11d-4b5e-8db6-c81381ccff8d/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/950c7ab6-c315-4bb1-b36a-54ef162be562/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7b1f5b6b52bfd8931d5371d9a804ba6c 367b65ae713d76fb3fef7f7227c5a6f7 32c99fa7fd4f912b9d62606fb7499906 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813820003333439488 |