A relevância da reflexão crítica para o desenvolvimento de soft skills: análise de uma experiência de formação de líderes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Vanessa Angioletti Ferreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23691
Resumo: Esta dissertação se insere no campo de estudos sobre a reflexão crítica no ambiente de trabalho, tratando da sua importância para o desenvolvimento das soft skills. Utilizando a pesquisa-ação como estratégia de pesquisa, o estudo teve por objetivo descrever e analisar as narrativas dos gestores sobre suas experiências depois da participação em um programa de desenvolvimento de soft skills pautada pelos pressupostos da reflexão crítica. O referencial teórico fez uma retomada histórica sobre as mudanças ocorridas no contexto organizacional ao longo das revoluções industriais; traçou um panorama sobre as práticas de treinamento e desenvolvimento nos programas de educação corporativa; e discutiu, à luz das teorias de reflexão crítica e da aprendizagem transformadora, a questão da necessidade de soft skills com a reflexão crítica em vista de estimular o seu aprimoramento dentro de espaços formativos das organizações. Para levar o estudo à efeito, elaborou-se uma proposta de desenvolvimento para onze gestores, de acordo com o ciclo da investigação-ação, em um período de quatro meses, dividido em seis encontros. A reflexão crítica foi estimulada por rodas de conversa reflexivas, diários reflexivos solicitados e incidentes críticos. Emergiram temáticas relacionados aos dilemas de gestão, comunicação não violenta e valores. A trajetória de análise foi construída a partir destes assuntos como marcadores de significados da experiência reflexiva, sendo a comunicação a principal soft skill impactada. Os resultados apontam avanços que indicam que os gestores se engajaram na experiência, revisaram seu papel de liderança e, em alguns casos, romperam com um padrão de comportamento, buscando novas maneiras de agir. Do ponto de vista das limitações, embora os gestores revelassem alteração na forma de se comunicar com sua equipe e reproduzirem o formato dos encontros reflexivos na condução de seu trabalho com os subordinados, a experiência não teve impacto nas chefias superiores e não houve um processo de institucionalização da experiência pela organização para garantir sua continuidade. Pode-se concluir que o estímulo à reflexão crítica no ambiente corporativo apresenta um significativo potencial para transformação das ações dos gestores, no sentido de torná-los mais abertos e permeáveis à mudança, desenvolvendo soft skills relacionadas ao seu papel de líder. Como contribuição, os resultados trazem elementos relevantes para a discussão sobre a importância da institucionalização da reflexão crítica dentro dos espaços formativos empresariais e apresenta uma proposta de desenvolvimento profissional crítico-reflexivo que pode inspirar pesquisadores e profissionais da área de recursos humanos das empresas.
id UPM_76c35ccc49cd0038172c39baa35f2073
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/23691
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/8568710701792092Lemos, Vanessa Angioletti FerreiraBrunstein, Janettehttp://lattes.cnpq.br/16418199659530722020-04-01T16:42:05Z2020-05-28T18:04:39Z2020-05-28T18:04:39Z2019-08-22Esta dissertação se insere no campo de estudos sobre a reflexão crítica no ambiente de trabalho, tratando da sua importância para o desenvolvimento das soft skills. Utilizando a pesquisa-ação como estratégia de pesquisa, o estudo teve por objetivo descrever e analisar as narrativas dos gestores sobre suas experiências depois da participação em um programa de desenvolvimento de soft skills pautada pelos pressupostos da reflexão crítica. O referencial teórico fez uma retomada histórica sobre as mudanças ocorridas no contexto organizacional ao longo das revoluções industriais; traçou um panorama sobre as práticas de treinamento e desenvolvimento nos programas de educação corporativa; e discutiu, à luz das teorias de reflexão crítica e da aprendizagem transformadora, a questão da necessidade de soft skills com a reflexão crítica em vista de estimular o seu aprimoramento dentro de espaços formativos das organizações. Para levar o estudo à efeito, elaborou-se uma proposta de desenvolvimento para onze gestores, de acordo com o ciclo da investigação-ação, em um período de quatro meses, dividido em seis encontros. A reflexão crítica foi estimulada por rodas de conversa reflexivas, diários reflexivos solicitados e incidentes críticos. Emergiram temáticas relacionados aos dilemas de gestão, comunicação não violenta e valores. A trajetória de análise foi construída a partir destes assuntos como marcadores de significados da experiência reflexiva, sendo a comunicação a principal soft skill impactada. Os resultados apontam avanços que indicam que os gestores se engajaram na experiência, revisaram seu papel de liderança e, em alguns casos, romperam com um padrão de comportamento, buscando novas maneiras de agir. Do ponto de vista das limitações, embora os gestores revelassem alteração na forma de se comunicar com sua equipe e reproduzirem o formato dos encontros reflexivos na condução de seu trabalho com os subordinados, a experiência não teve impacto nas chefias superiores e não houve um processo de institucionalização da experiência pela organização para garantir sua continuidade. Pode-se concluir que o estímulo à reflexão crítica no ambiente corporativo apresenta um significativo potencial para transformação das ações dos gestores, no sentido de torná-los mais abertos e permeáveis à mudança, desenvolvendo soft skills relacionadas ao seu papel de líder. Como contribuição, os resultados trazem elementos relevantes para a discussão sobre a importância da institucionalização da reflexão crítica dentro dos espaços formativos empresariais e apresenta uma proposta de desenvolvimento profissional crítico-reflexivo que pode inspirar pesquisadores e profissionais da área de recursos humanos das empresas.This dissertation is part of the field of studies on critical reflection in the work environment, addressing its importance for the development of soft skills. Using action research as a research strategy, the study aimed to describe and analyze managers' narratives about their experiences after participating in a program of development of soft skills based on the assumptions of critical reflection. The theoretical reference made a historical recovery on the changes that occurred in the organizational context throughout the industrial revolutions; outlined training and development practices in corporate education programs; and discussed, in the light of theories of critical reflection and transformative learning, the question of the need for soft skills with critical reflection in order to stimulate their improvement within the formative spaces of organizations. To carry out the study, a development proposal was prepared for eleven managers, according to the action-research cycle, over a period of four months, divided into six meetings. Critical reflection was stimulated by reflexive talk wheels, requested reflexive dials, and critical incidents. Emerging issues related to management dilemmas, non-violent communication and values.The trajectory of analysis was constructed from these subjects as markers of meanings of the reflexive experience, being the communication the main soft skill impacted. The results point to advances that indicate that managers engaged in the experience, reviewed their leadership role and, in some cases, broke away from a pattern of behavior, seeking new ways of acting. From the point of view of limitations, although managers revealed a change in how they communicated with their team and reproduced the format of reflective encounters in the conduct of their work with subordinates, the experience had no impact on senior managers and there was no process of institutionalization of the experience to guarantee its continuity. It can be concluded that the stimulus to critical reflection in the corporate environment presents a significant potential for the transformation of the actions of the managers, in the sense of making them more open and permeable to change, developing soft skills related to their role of leader. As a contribution, the results bring relevant elements to the discussion about the importance of the institutionalization of critical reflection within the corporate training spaces and presents a critical-reflexive professional development proposal that can inspire researchers and professionals in the human resources area of companies.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfLEMOS, Vanessa Angioletti Ferreira. A relevância da reflexão crítica para o desenvolvimento de soft skills: análise de uma experiência de formação de líderes. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23691soft skillscritical reflectioncorporate educationdevelopment of managerscritical incidentsporUniversidade Presbiteriana Mackenziesoft skillsreflexão críticaaprendizagem transformadoraeducação corporativadesenvolvimento de gestoresincidentes críticosCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASA relevância da reflexão crítica para o desenvolvimento de soft skills: análise de uma experiência de formação de líderesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEBido, Diógenes de Souzahttp://lattes.cnpq.br/7757562071320086Amaro, Rubens de Araújohttp://lattes.cnpq.br/7808207241810280BrasilCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)UPMAdministração de EmpresasORIGINALVANESSA ANGIOLETTI FERREIRA LEMOS.pdfVANESSA ANGIOLETTI FERREIRA LEMOS.pdfapplication/pdf2057203https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c7e58839-6e0b-4c96-a3bd-f5e6cbb68197/download7b1f5b6b52bfd8931d5371d9a804ba6cMD51TEXTVANESSA ANGIOLETTI FERREIRA LEMOS.pdf.txtVANESSA ANGIOLETTI FERREIRA LEMOS.pdf.txtExtracted texttext/plain244552https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/e9305606-a11d-4b5e-8db6-c81381ccff8d/download367b65ae713d76fb3fef7f7227c5a6f7MD52THUMBNAILVANESSA ANGIOLETTI FERREIRA LEMOS.pdf.jpgVANESSA ANGIOLETTI FERREIRA LEMOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1210https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/950c7ab6-c315-4bb1-b36a-54ef162be562/download32c99fa7fd4f912b9d62606fb7499906MD5310899/236912022-03-14 16:28:33.545oai:dspace.mackenzie.br:10899/23691https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T16:28:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv A relevância da reflexão crítica para o desenvolvimento de soft skills: análise de uma experiência de formação de líderes
title A relevância da reflexão crítica para o desenvolvimento de soft skills: análise de uma experiência de formação de líderes
spellingShingle A relevância da reflexão crítica para o desenvolvimento de soft skills: análise de uma experiência de formação de líderes
Lemos, Vanessa Angioletti Ferreira
soft skills
reflexão crítica
aprendizagem transformadora
educação corporativa
desenvolvimento de gestores
incidentes críticos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short A relevância da reflexão crítica para o desenvolvimento de soft skills: análise de uma experiência de formação de líderes
title_full A relevância da reflexão crítica para o desenvolvimento de soft skills: análise de uma experiência de formação de líderes
title_fullStr A relevância da reflexão crítica para o desenvolvimento de soft skills: análise de uma experiência de formação de líderes
title_full_unstemmed A relevância da reflexão crítica para o desenvolvimento de soft skills: análise de uma experiência de formação de líderes
title_sort A relevância da reflexão crítica para o desenvolvimento de soft skills: análise de uma experiência de formação de líderes
author Lemos, Vanessa Angioletti Ferreira
author_facet Lemos, Vanessa Angioletti Ferreira
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8568710701792092
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Vanessa Angioletti Ferreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brunstein, Janette
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1641819965953072
contributor_str_mv Brunstein, Janette
dc.subject.por.fl_str_mv soft skills
reflexão crítica
aprendizagem transformadora
educação corporativa
desenvolvimento de gestores
incidentes críticos
topic soft skills
reflexão crítica
aprendizagem transformadora
educação corporativa
desenvolvimento de gestores
incidentes críticos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description Esta dissertação se insere no campo de estudos sobre a reflexão crítica no ambiente de trabalho, tratando da sua importância para o desenvolvimento das soft skills. Utilizando a pesquisa-ação como estratégia de pesquisa, o estudo teve por objetivo descrever e analisar as narrativas dos gestores sobre suas experiências depois da participação em um programa de desenvolvimento de soft skills pautada pelos pressupostos da reflexão crítica. O referencial teórico fez uma retomada histórica sobre as mudanças ocorridas no contexto organizacional ao longo das revoluções industriais; traçou um panorama sobre as práticas de treinamento e desenvolvimento nos programas de educação corporativa; e discutiu, à luz das teorias de reflexão crítica e da aprendizagem transformadora, a questão da necessidade de soft skills com a reflexão crítica em vista de estimular o seu aprimoramento dentro de espaços formativos das organizações. Para levar o estudo à efeito, elaborou-se uma proposta de desenvolvimento para onze gestores, de acordo com o ciclo da investigação-ação, em um período de quatro meses, dividido em seis encontros. A reflexão crítica foi estimulada por rodas de conversa reflexivas, diários reflexivos solicitados e incidentes críticos. Emergiram temáticas relacionados aos dilemas de gestão, comunicação não violenta e valores. A trajetória de análise foi construída a partir destes assuntos como marcadores de significados da experiência reflexiva, sendo a comunicação a principal soft skill impactada. Os resultados apontam avanços que indicam que os gestores se engajaram na experiência, revisaram seu papel de liderança e, em alguns casos, romperam com um padrão de comportamento, buscando novas maneiras de agir. Do ponto de vista das limitações, embora os gestores revelassem alteração na forma de se comunicar com sua equipe e reproduzirem o formato dos encontros reflexivos na condução de seu trabalho com os subordinados, a experiência não teve impacto nas chefias superiores e não houve um processo de institucionalização da experiência pela organização para garantir sua continuidade. Pode-se concluir que o estímulo à reflexão crítica no ambiente corporativo apresenta um significativo potencial para transformação das ações dos gestores, no sentido de torná-los mais abertos e permeáveis à mudança, desenvolvendo soft skills relacionadas ao seu papel de líder. Como contribuição, os resultados trazem elementos relevantes para a discussão sobre a importância da institucionalização da reflexão crítica dentro dos espaços formativos empresariais e apresenta uma proposta de desenvolvimento profissional crítico-reflexivo que pode inspirar pesquisadores e profissionais da área de recursos humanos das empresas.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-08-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-01T16:42:05Z
2020-05-28T18:04:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-28T18:04:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LEMOS, Vanessa Angioletti Ferreira. A relevância da reflexão crítica para o desenvolvimento de soft skills: análise de uma experiência de formação de líderes. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23691
identifier_str_mv LEMOS, Vanessa Angioletti Ferreira. A relevância da reflexão crítica para o desenvolvimento de soft skills: análise de uma experiência de formação de líderes. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c7e58839-6e0b-4c96-a3bd-f5e6cbb68197/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/e9305606-a11d-4b5e-8db6-c81381ccff8d/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/950c7ab6-c315-4bb1-b36a-54ef162be562/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 7b1f5b6b52bfd8931d5371d9a804ba6c
367b65ae713d76fb3fef7f7227c5a6f7
32c99fa7fd4f912b9d62606fb7499906
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813820003333439488