Funções executivas: progressão escolar e desempenho acadêmico em crianças do 1° ao 5° ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Priscilla Almeida Pedroneiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22730
Resumo: Executive functions are a set of cognitive abilities, which includes working memory, cognitive flexibility, and inhibitory control. They are essential for targeting behavior toward non-immediate goals. These components are important for academic skills. Thus, the present study aimed to investigate differences in executive functions throughout the school years and its relationship with academic performance in elementary school children. Participants included 80 students aged 6 to 10 years, from 1st to 5th grades in elementary level, in two private schools in São Paulo city. The instruments were: TAFE (Computerized Test for Evaluation of Executive Functions) that evaluates Visual Working Memory, Verbal Working Memory, Cognitive Flexibility and Inhibitory Control. The students' grades were also collected. Analyses of Variance revealed significant grade effect on all measures of executive functions (working memory, cognitive flexibility and inhibitory control). Pearson correlations between school grades and executive function measures were significant mainly for working memory, with fewer correlations of academic performance with cognitive flexibility and inhibitory control. It should be emphasized that the research contributed with relevant data on the effect of grade school on the executive functions, as well as on the relationship with the academic performance.
id UPM_780db237f0f7543a75797a3cabc564ee
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/22730
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling 2017-09-20T15:58:50Z2020-03-19T15:20:35Z2020-03-19T15:20:35Z2017-08-01CORREIA, Priscilla Almeida Pedroneiro. Funções executivas: progressão escolar e desempenho acadêmico em crianças do 1° ao 5° ano do ensino fundamental. 2017. 95 f. Dissertação( Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo .http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22730Executive functions are a set of cognitive abilities, which includes working memory, cognitive flexibility, and inhibitory control. They are essential for targeting behavior toward non-immediate goals. These components are important for academic skills. Thus, the present study aimed to investigate differences in executive functions throughout the school years and its relationship with academic performance in elementary school children. Participants included 80 students aged 6 to 10 years, from 1st to 5th grades in elementary level, in two private schools in São Paulo city. The instruments were: TAFE (Computerized Test for Evaluation of Executive Functions) that evaluates Visual Working Memory, Verbal Working Memory, Cognitive Flexibility and Inhibitory Control. The students' grades were also collected. Analyses of Variance revealed significant grade effect on all measures of executive functions (working memory, cognitive flexibility and inhibitory control). Pearson correlations between school grades and executive function measures were significant mainly for working memory, with fewer correlations of academic performance with cognitive flexibility and inhibitory control. It should be emphasized that the research contributed with relevant data on the effect of grade school on the executive functions, as well as on the relationship with the academic performance.Funções executivas são um conjunto de habilidades cognitivas que inclui os componentes de memória de trabalho, flexibilidade cognitiva e controle inibitório. São essenciais para direcionar o comportamento voltado para objetivos não imediatos. Esses componentes têm grande importância no desempenho das habilidades acadêmicas. Deste modo, o presente estudo teve por objetivo investigar diferenças nas funções executivas ao longo dos anos escolares e sua relação com o desempenho acadêmico em crianças do Ensino Fundamental I. Participaram 80 estudantes com idades de 6 a 10 anos, estudantes de 1º ao 5º ano do ensino fundamental de duas escolas particulares da cidade de São Paulo. Os instrumentos foram: TAFE (Teste Informatizado para Avaliação das Funções Executivas) que avalia a Memória de Trabalho Visual, Memória de Trabalho Verbal, Flexibilidade Cognitiva e Controle Inibitório. Foram também coletadas as notas escolares dos alunos. Análises de Variância do revelaram efeito significativo de série sobre todas as medidas de funções executivas (memória de trabalho, flexibilidade cognitiva e controle inibitório). Análises de correlação de Pearson entre notas escolares e medidas de funções executivas foram significativas principalmente para a memória de trabalho, com menos correlações do desempenho acadêmico com flexibilidade cognitiva e controle inibitório. Destaca-se que a pesquisa contribuiu com dados relevantes sobre o efeito de série escolar sobre as funções executivas, bem como sobre a relação com as notas escolares.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieDistúrbios do DesenvolvimentoUPMBrasilCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessfunções executivasdesempenho acadêmicorendimento escolarteste informatizadoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVAFunções executivas: progressão escolar e desempenho acadêmico em crianças do 1° ao 5° ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSeabra, Alessandra Gotuzohttp://lattes.cnpq.br/7828325860191703Macedo, Elizeu Coutinho deDias, Natália Martinshttp://lattes.cnpq.br/3426842980897417Correia, Priscilla Almeida Pedroneirohttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/14856/Priscilla%20Pedroneiro.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3321/5/Priscilla%20Pedroneiro.pdfexecutive functionsacademic performanceschool performancecomputerized testreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/227302020-03-19 12:20:35.751Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Funções executivas: progressão escolar e desempenho acadêmico em crianças do 1° ao 5° ano do ensino fundamental
title Funções executivas: progressão escolar e desempenho acadêmico em crianças do 1° ao 5° ano do ensino fundamental
spellingShingle Funções executivas: progressão escolar e desempenho acadêmico em crianças do 1° ao 5° ano do ensino fundamental
Correia, Priscilla Almeida Pedroneiro
funções executivas
desempenho acadêmico
rendimento escolar
teste informatizado
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVA
title_short Funções executivas: progressão escolar e desempenho acadêmico em crianças do 1° ao 5° ano do ensino fundamental
title_full Funções executivas: progressão escolar e desempenho acadêmico em crianças do 1° ao 5° ano do ensino fundamental
title_fullStr Funções executivas: progressão escolar e desempenho acadêmico em crianças do 1° ao 5° ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Funções executivas: progressão escolar e desempenho acadêmico em crianças do 1° ao 5° ano do ensino fundamental
title_sort Funções executivas: progressão escolar e desempenho acadêmico em crianças do 1° ao 5° ano do ensino fundamental
author Correia, Priscilla Almeida Pedroneiro
author_facet Correia, Priscilla Almeida Pedroneiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Seabra, Alessandra Gotuzo
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7828325860191703
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Macedo, Elizeu Coutinho de
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Dias, Natália Martins
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3426842980897417
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Priscilla Almeida Pedroneiro
contributor_str_mv Seabra, Alessandra Gotuzo
Macedo, Elizeu Coutinho de
Dias, Natália Martins
dc.subject.por.fl_str_mv funções executivas
desempenho acadêmico
rendimento escolar
teste informatizado
topic funções executivas
desempenho acadêmico
rendimento escolar
teste informatizado
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVA
description Executive functions are a set of cognitive abilities, which includes working memory, cognitive flexibility, and inhibitory control. They are essential for targeting behavior toward non-immediate goals. These components are important for academic skills. Thus, the present study aimed to investigate differences in executive functions throughout the school years and its relationship with academic performance in elementary school children. Participants included 80 students aged 6 to 10 years, from 1st to 5th grades in elementary level, in two private schools in São Paulo city. The instruments were: TAFE (Computerized Test for Evaluation of Executive Functions) that evaluates Visual Working Memory, Verbal Working Memory, Cognitive Flexibility and Inhibitory Control. The students' grades were also collected. Analyses of Variance revealed significant grade effect on all measures of executive functions (working memory, cognitive flexibility and inhibitory control). Pearson correlations between school grades and executive function measures were significant mainly for working memory, with fewer correlations of academic performance with cognitive flexibility and inhibitory control. It should be emphasized that the research contributed with relevant data on the effect of grade school on the executive functions, as well as on the relationship with the academic performance.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-20T15:58:50Z
2020-03-19T15:20:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-01
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-19T15:20:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CORREIA, Priscilla Almeida Pedroneiro. Funções executivas: progressão escolar e desempenho acadêmico em crianças do 1° ao 5° ano do ensino fundamental. 2017. 95 f. Dissertação( Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo .
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22730
identifier_str_mv CORREIA, Priscilla Almeida Pedroneiro. Funções executivas: progressão escolar e desempenho acadêmico em crianças do 1° ao 5° ano do ensino fundamental. 2017. 95 f. Dissertação( Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo .
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Distúrbios do Desenvolvimento
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757177230921826304