Desenvolvimento motor, funções executivas e desempenho acadêmico de crianças entre 7 e 9 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Rodrigo Carlos Toscano
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26484
Resumo: Uma situação que gera preocupação na Educação Básica e que tem atingido grande parte de escolares, é o elevado número de crianças com dificuldades de aprendizagem. Dados da literatura indicam possível relação entre os impactos positivos do desenvolvimento motor e o desenvolvimento cognitivo, especialmente com as Funções Executivas - FE. Portanto, o objetivo do presente estudo é investigar a relação entre o desenvolvimento motor, funções executivas e desempenho acadêmico em crianças de 7 a 9 anos. Participaram dessa pesquisa 79 crianças matriculadas do 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental I, de uma escola particular da Zona Oeste da Cidade de São Paulo, seus respectivos responsáveis, professores de classe e professores de educação física (EF). Foram utilizados os seguintes instrumentos para avaliação: Desenvolvimento motor - Movement Assessment Battery for Children - Second Edition (MABC-2); Funções Executivas - Teste de Trilhas, Teste de Atenção por Cancelamento (TAC) e o Inventário de Funções Executivas e Regulação Infantil (IFERA-I), respondido por pais e professores de sala. Além do Inventário de comportamento motor (MBC) que foi respondido pelo professor de EF. A escola forneceu as notas de Português e Matemática para avaliação do desempenho acadêmico. Foi realizada a análise de correlação de Pearson, com os escores obtidos do desenvolvimento motor, FE e desempenho acadêmico, ao longo das diferentes faixas etárias, para buscar por possíveis associações. Os resultados apresentados nesta dissertação apontam uma correlação positiva entre habilidades motoras, FE e notas escolares. A associação entre a escala de desenvolvimento motor (MABC-2) e o teste de atenção por cancelamento (TAC) obteve uma correlação significativa com p < 0,007. Por sua vez, também houve correlação significativa entre o MABC-2 e a nota de Português com p < 0,014. Entretanto, novos estudos deverão ser realizados para concluir os reais impactos do desenvolvimento motor nas habilidades cognitivas.
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Participaram dessa pesquisa 79 crianças matriculadas do 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental I, de uma escola particular da Zona Oeste da Cidade de São Paulo, seus respectivos responsáveis, professores de classe e professores de educação física (EF). Foram utilizados os seguintes instrumentos para avaliação: Desenvolvimento motor - Movement Assessment Battery for Children - Second Edition (MABC-2); Funções Executivas - Teste de Trilhas, Teste de Atenção por Cancelamento (TAC) e o Inventário de Funções Executivas e Regulação Infantil (IFERA-I), respondido por pais e professores de sala. Além do Inventário de comportamento motor (MBC) que foi respondido pelo professor de EF. A escola forneceu as notas de Português e Matemática para avaliação do desempenho acadêmico. Foi realizada a análise de correlação de Pearson, com os escores obtidos do desenvolvimento motor, FE e desempenho acadêmico, ao longo das diferentes faixas etárias, para buscar por possíveis associações. Os resultados apresentados nesta dissertação apontam uma correlação positiva entre habilidades motoras, FE e notas escolares. A associação entre a escala de desenvolvimento motor (MABC-2) e o teste de atenção por cancelamento (TAC) obteve uma correlação significativa com p < 0,007. Por sua vez, também houve correlação significativa entre o MABC-2 e a nota de Português com p < 0,014. Entretanto, novos estudos deverão ser realizados para concluir os reais impactos do desenvolvimento motor nas habilidades cognitivas.A situation that raises concern in Basic Education and that has reached most students is the high number of children with learning difficulties. Literature data indicate a possible relationship between the positive impacts of motor development and cognitive development, especially with the Executive Functions - FE. Therefore, the aim of the present study is to investigate the relationship between motor development, executive functions and academic performance in children aged 7 to 9 years. Seventy-nine children enrolled in the 2nd to 4th grades of Elementary School I, from a private school in the West Zone of the city of São Paulo, their parents, class teachers and physical education teachers participated in this research. The following instruments were used for evaluation: Motor Development - Movement Assessment Battery for Children - Second Edition (MABC-2); Executive Functions - Trail Making Test, Attention Test for Cancellation (TAC) and Children’s Regulation Inventory (IFERA-I), answered by parents and class teachers. In addition to the Motor Behavior Inventory (MBC) that was answered by the PE teacher. The school provided Portuguese and Mathematics grades for assessment of academic performance. Pearson's correlation analysis was performed, with the scores obtained from motor development, executive functions and academic performance, over the different age groups, to search for possible associations. The results presented in this dissertation indicate a positive correlation between motor skills, EF and school grades. The association between the motor development scale (MABC-2) and the Attention Test for Cancellation (TAC) obtained a significant correlation with p < 0,007. In turn, there was also a significant correlation between MABC-2 and Portuguese grade, with p < 0,014. However, further studies should be conducted to conclude the real impacts of motor development on cognitive abilities.application/pdfFERREIRA, Rodrigo Carlos Toscano. Desenvolvimento motor, funções executivas e desempenho acadêmico de crianças entre 7 e 9 anos. 2019. 80 f. Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26484executive functionsmotor developmentacademic achievementporUniversidade Presbiteriana Mackenziefunções executivasdesenvolvimento motordesempenho acadêmicoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVADesenvolvimento motor, funções executivas e desempenho acadêmico de crianças entre 7 e 9 anosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEPaiano, Ronêhttp://lattes.cnpq.br/3353051481377761Costa, André dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/9846819271734920BrasilCentro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)UPMDistúrbios do DesenvolvimentoORIGINALRodrigo Carlos Toscano Ferreira.pdfRodrigo Carlos Toscano Ferreira.pdfapplication/pdf2199372https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/babc703c-bd4f-498c-a47a-f4dd1c4b7bba/download87ad18be41654ea2f5715916314a71d7MD51TEXTRodrigo Carlos Toscano Ferreira.pdf.txtRodrigo Carlos Toscano Ferreira.pdf.txtExtracted texttext/plain127380https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/920379a6-e68d-427c-9b15-ea71862d62af/download791d404852be44e8376abd565054ea28MD52THUMBNAILRodrigo Carlos Toscano Ferreira.pdf.jpgRodrigo Carlos Toscano Ferreira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1120https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2d5de1f9-3531-4dc3-95c1-56ea76b5250d/downloadb12d1f7bc9933621422b64644d9ed898MD5310899/264842022-03-14 19:53:16.926oai:dspace.mackenzie.br:10899/26484https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T19:53:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
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