As arquiteturas do conhecimento: características arquitetônicas, sociais e urbanas dos espaços culturais contemporâneos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/21146 |
Resumo: | Os espaços culturais, apontados nesta pesquisa como “arquiteturas do conhecimento”, são de essencial importância para a formação acadêmica e social de um indivíduo e da própria sociedade. A rapidez com que a tecnologia vem se desenvolvendo e as novas possibilidades por ela apresentadas tornaram as últimas gerações peritas em mudança, pois tiveram que adaptar-se rapidamente às transformações ocorridas, principalmente no que se refere aos métodos de aquisição e de produção de novos conhecimentos, para alcançar melhores condições na vida social e urbana. Essa necessidade de adaptação é a responsável pela alteração das relações pessoais e espaciais bem como pelas renovações nas demandas institucionais, culturais e pedagógicas. Isso explica a importância dada nos últimos anos à criação de espaços voltados para o conhecimento e para o lazer, como representantes de uma sociedade que procura atender, cada vez mais, às novas dinâmicas sociais e urbanas voltadas para o aprendizado colaborativo, a interatividade e à customização. Esta pesquisa pretende, portanto, ressaltar como o estudo das premissas das novas dinâmicas sociais e urbanas e as questões arquitetônicas são importantes para que possamos construir arquiteturas do conhecimento não só práticas, interativas e adaptáveis, mas acima de tudo, inspiradoras. |
id |
UPM_79219a3c49a2292a56523e24ca25409a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/21146 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
Baldoni, Isabella GonzalezPontes, Ana Paula Gonçalves2020-01-15T18:41:25Z2020-01-15T18:41:25Z2019-06Os espaços culturais, apontados nesta pesquisa como “arquiteturas do conhecimento”, são de essencial importância para a formação acadêmica e social de um indivíduo e da própria sociedade. A rapidez com que a tecnologia vem se desenvolvendo e as novas possibilidades por ela apresentadas tornaram as últimas gerações peritas em mudança, pois tiveram que adaptar-se rapidamente às transformações ocorridas, principalmente no que se refere aos métodos de aquisição e de produção de novos conhecimentos, para alcançar melhores condições na vida social e urbana. Essa necessidade de adaptação é a responsável pela alteração das relações pessoais e espaciais bem como pelas renovações nas demandas institucionais, culturais e pedagógicas. Isso explica a importância dada nos últimos anos à criação de espaços voltados para o conhecimento e para o lazer, como representantes de uma sociedade que procura atender, cada vez mais, às novas dinâmicas sociais e urbanas voltadas para o aprendizado colaborativo, a interatividade e à customização. Esta pesquisa pretende, portanto, ressaltar como o estudo das premissas das novas dinâmicas sociais e urbanas e as questões arquitetônicas são importantes para que possamos construir arquiteturas do conhecimento não só práticas, interativas e adaptáveis, mas acima de tudo, inspiradoras.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/21146Universidade Presbiteriana MackenziearquiteturaurbanismoSESCespaços culturaisAs arquiteturas do conhecimento: características arquitetônicas, sociais e urbanas dos espaços culturais contemporâneosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEinfo:eu-repo/semantics/openAccessFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)THUMBNAILISABELLA BALDONI.pdf.jpgISABELLA BALDONI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1017https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/11f88ebd-a8be-494e-9e73-45fbbe8feec8/download26d326620790320304e043ce6f7e4e99MD55TEXTISABELLA BALDONI.pdf.txtISABELLA BALDONI.pdf.txtExtracted texttext/plain66086https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/5d858ef7-ae83-4d0b-9666-40fc9e5a864e/downloadd2a87ae0e7a390537663db0bc6080975MD54ORIGINALISABELLA BALDONI.pdfISABELLA BALDONI.pdfISABELLA BALDONIapplication/pdf11724242https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/a63dac1e-f03a-4897-bc70-1b2d3607e7f4/download5329bca9be9dd3d8c187aee3cd0f9412MD5110899/211462022-03-14 15:27:39.385oai:dspace.mackenzie.br:10899/21146https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T15:27:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As arquiteturas do conhecimento: características arquitetônicas, sociais e urbanas dos espaços culturais contemporâneos |
title |
As arquiteturas do conhecimento: características arquitetônicas, sociais e urbanas dos espaços culturais contemporâneos |
spellingShingle |
As arquiteturas do conhecimento: características arquitetônicas, sociais e urbanas dos espaços culturais contemporâneos Baldoni, Isabella Gonzalez arquitetura urbanismo SESC espaços culturais |
title_short |
As arquiteturas do conhecimento: características arquitetônicas, sociais e urbanas dos espaços culturais contemporâneos |
title_full |
As arquiteturas do conhecimento: características arquitetônicas, sociais e urbanas dos espaços culturais contemporâneos |
title_fullStr |
As arquiteturas do conhecimento: características arquitetônicas, sociais e urbanas dos espaços culturais contemporâneos |
title_full_unstemmed |
As arquiteturas do conhecimento: características arquitetônicas, sociais e urbanas dos espaços culturais contemporâneos |
title_sort |
As arquiteturas do conhecimento: características arquitetônicas, sociais e urbanas dos espaços culturais contemporâneos |
author |
Baldoni, Isabella Gonzalez |
author_facet |
Baldoni, Isabella Gonzalez |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baldoni, Isabella Gonzalez |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pontes, Ana Paula Gonçalves |
contributor_str_mv |
Pontes, Ana Paula Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
arquitetura urbanismo SESC espaços culturais |
topic |
arquitetura urbanismo SESC espaços culturais |
description |
Os espaços culturais, apontados nesta pesquisa como “arquiteturas do conhecimento”, são de essencial importância para a formação acadêmica e social de um indivíduo e da própria sociedade. A rapidez com que a tecnologia vem se desenvolvendo e as novas possibilidades por ela apresentadas tornaram as últimas gerações peritas em mudança, pois tiveram que adaptar-se rapidamente às transformações ocorridas, principalmente no que se refere aos métodos de aquisição e de produção de novos conhecimentos, para alcançar melhores condições na vida social e urbana. Essa necessidade de adaptação é a responsável pela alteração das relações pessoais e espaciais bem como pelas renovações nas demandas institucionais, culturais e pedagógicas. Isso explica a importância dada nos últimos anos à criação de espaços voltados para o conhecimento e para o lazer, como representantes de uma sociedade que procura atender, cada vez mais, às novas dinâmicas sociais e urbanas voltadas para o aprendizado colaborativo, a interatividade e à customização. Esta pesquisa pretende, portanto, ressaltar como o estudo das premissas das novas dinâmicas sociais e urbanas e as questões arquitetônicas são importantes para que possamos construir arquiteturas do conhecimento não só práticas, interativas e adaptáveis, mas acima de tudo, inspiradoras. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-15T18:41:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-01-15T18:41:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/21146 |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/21146 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/11f88ebd-a8be-494e-9e73-45fbbe8feec8/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/5d858ef7-ae83-4d0b-9666-40fc9e5a864e/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/a63dac1e-f03a-4897-bc70-1b2d3607e7f4/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
26d326620790320304e043ce6f7e4e99 d2a87ae0e7a390537663db0bc6080975 5329bca9be9dd3d8c187aee3cd0f9412 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813819965879353344 |